terça-feira, 13 de julho de 2010

1509 - HISTÓRIA DAS BIBLIOTECAS

| Registo | Entrar

EntradaBiblioteca Manuel Alegre
História
Missão e Objectivos
Organograma e Secções
Equipa
Arquitectura
Planta e Áreas
Regulamentos
Agenda CulturalServiços Projectos e Actividades
Rede de Bibliotecas de Águeda
Catálogo Novidades
Sugestões de Leitura
Galeria FotográficaSugestões e ReclamaçõesContactos Site Web

. Biblioteca . História

História da Biblioteca Municipal

A história da Biblioteca Municipal de Águeda remonta ao ano de 1935, quando o Dr. Ferreira Lopes Baptista, conservador do Registo Civil, fundou a Biblioteca Popular, com os seus próprios livros e outros que lhe foram sendo oferecidos. Esta foi instalada no rés-do-chão da sua residência, além da ponte, também conhecida como "casa da porqueira".



Em 1950, a Biblioteca Popular mudou a sua morada para a Rua Ferraz de Macedo, onde se juntaram as obras existentes no Município.
No dia12 de Abril de 1965 foi inaugurada a Biblioteca Fixa n.º 89 da Fundação Calouste Gulbenkian que, periodicamente. Em 1991, foi transferida para a Escola do Adro.
No dia 2 de Abril de 2002 é celebrado um Contrato-Programa entre a Direcção Geral do Livro e das Bibliotecas e o Município de Águeda, iniciando uma nova fase na história da Biblioteca.


Em Janeiro de 2003, o Conselho de Administração da Fundação Calouste Gulbenkian procedeu à doação do espólio bibliográfico existente nesta Autarquia, passando a designar-se por Biblioteca Municipal de Águeda
No dia 1 de Setembro de 2009, foi aberta ao público a nova Biblioteca Municipal nas novas instalações e com um novo patrono: o Dr. Manuel Alegre. Fica situada na Avenida 25 de Abril n.º 3.
É uma Biblioteca de tipologia BM2 e é dotada de uma área bruta de construção de 2496 m2, encontrando-se distribuída por 5 pisos, pelos quais se repartem os vários espaços e serviços destinados ao público e aos técnicos. O projecto é da autoria do Arquitecto Alcino Soutinho.
Enquanto espaço público, a Biblioteca pretende oferecer serviços que respondam às reais necessidades dos cidadãos que a procuram, desde o direito básico à informação e ao conhecimento, passando pela alfabetização informacional e tecnológica à educação ao longo da vida, constituindo-se, simultaneamente, como um espaço de debate e inquietação cultural, dando um particular ênfase à sua função de espaço propício à inclusão de todos os cidadãos, à sua plena integração social, bem como privilegiar a sua relação institucional com os demais parceiros sociais.


Esta Biblioteca pública perspectiva-se como um lugar ideal de encontro e descoberta, onde se oferece matéria de sonho, encantamento e investigação, excelência e modernidade, numa dinâmica de oferta global de serviços de valor informativo, educativo, cultural e social acrescentado.



Questionário


1. Como classifica o atendimento na Biblioteca Municipal Manuel Alegre?


Insuficiente (2) 12%

Suficiente (3) 19%

Bom (1) 6%

Muito bom (10) 62%














Entrada | Biblioteca | Agenda Cultural | Serviços | Catálogo | Galeria Fotográfica | Sugestões e Reclamações | Contactos
Copyright 2009, Biblioteca Municipal Manuel Alegre
Privacidade | Condições de Utilização



);

BIBLIOTECA MUNICIPAL MANUEL ALEGRE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas