quinta-feira, 8 de julho de 2010

1401 - HISTÓRIA DO LIVRO

Principal Cursos Online Contato Empregos Livros
--------------------------------------------------------------------------------
InfoEscola » Literatura » Livros »
Dom Casmurro
Por Fernando Rebouças

Romance escrito por Machado de Assis e lançado em 1899. A história tem como cenário o Rio de Janeiro do Segundo Império.

O personagem Bentinho, filho de um fazendeiro deputado já falecido tem que cumprir a missão que devia à mãe, que tinha prometido tornar o filho em padre. O fato de se dedicar aos seus estudos do seminário iria afastá-lo de sua primeira amiga, a menina Capitu.

Depois de muitos esforços, Bentinho se liberta da promessa e casa-se com Capitu, em 1865. O modo de contar a história fica acima das qualidades da mesma, algumas cenas da história revelam temas já apresentados em outras obras machadianas, como suspeitas de traição, heranças, triângulo amoroso e a condição psicológica dos personagens.

A história do livro é narrada pelo personagem Bentinho, é o personagem central modificado pelo tempo. Tudo o que acontece no livro é submetido à visão e existência ficcional do personagem central.

O romance parece partir de um personagem que se isolou do mundo e não interage tanto com os outros, mergulhando em seu mundo interior. Segundo Machado de Assis, ”Casmurro” é colocado como homem calado, metido consigo.

Um dos pontos de fechamento da história é a eterna pergunta se houve ou não adultério por parte de Capitu. As suspeitas em relação à personagem Capitu é percebida inicialmente no capítulo 62, cujo ciúme, Bentinho “não alimentava desde então”; a presença do amigo Escobar na casa de Bentinho, quando este não estava e o pranto de Capitu no enterro de Escobar são indícios que expressariam uma sentimentalidade entre Capitu e Escobar (amigo de Bentinho).


Estamos realizando uma pesquisa de audiência no InfoEscola. Clique aqui para responder ao questionário!


Torne o InfoEscola a sua página inicial! Clique aqui e saiba como.
Data de publicação: 22/04/2008
Categorias: Livros Exercícios | Imprimir | Recomendar | Link



Nenhum comentário sobre "Dom Casmurro". Clique aqui para adicionar um comentário.
Deixe um Comentário
Clique aqui para cancelar a resposta.
Você precisa estar logado para comentar este texto.

Pesquisa personalizada

ConteúdoAdministração Artes Astronomia Biografias Biologia Ciências Curiosidades Direito Doenças Drogas Economia Educação Espanhol Esportes Filosofia Física Francês Geografia História Informática Inglês Literatura Matemática Medicina Mitologia Política Português Profissões Psicologia Química Redação Religião Sexualidade Sociedade Sociologia





--------------------------------------------------------------------------------
Política de Privacidade | Feed RSS | Twitter | Facebook | XML Sitemap
Copyright 2006-2010 - Todos os direitos reservados. É proibida a cópia do conteúdo deste site, exceto para trabalhos escolares. (Lei 9610/98).

COPYRIGHT DEVIDO À INFOESCOLA - FERNANDO REBOUÇAS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas