sexta-feira, 2 de julho de 2010

1360 - HISTÓRIA DO LIVRO

Julho 2010 HOMEPAINEL/EMPRESACOACHINGDOSSIERESTRATÉGIAPAUSACURIOSIDADESSAL E PIMENTAA MINHA AGENDAPágina Inicial > DOSSIER
Diário Económico: 20 anos de história em livro
1/04/2010 Deixar um comentário
Compilar em livro a história de um jornal que se tornou num repositório da economia portuguesa, foi o desafio lançado a Filipe Fernandes, um jornalista com vasta experiência nesta área, que trabalhou no Diário Económico (DE) e no Jornal de Negócios e que integrou a equipa fundadora das revistas Exame e Fortuna.
Actual director-adjunto da Exame, Filipe Fernandes, embora não se considere um “escritor no sentido literário do termo”, sente-se, isso sim, “um jornalista que escreve livros…”, como “O Homem Sonae”, “Negócios Viciados”, “Organizem-se!” e “Excomungados de Abril”.

Lançado à margem do vigésimo aniversário do jornal que lhe dá o nome, o livro Os 20 anos do Diário Económico foi escrito com o objectivo de deixar para os vindouros um “registo intemporal da história do DE”, explicou-nos Pedro Montargil, da editora.
“Filipe Fernandes contou com a ajuda e apoio de todas as pessoas que contactou, nomeadamente accionistas e membros das equipas de direcção que ao longo dos anos foram passando pelo jornal, tornando-se assim possível a construção de um memorando de valores, princípios e pessoas que fazem parte do sucesso do DE e que constitui também um compromisso de futuro com os leitores”, assegurou-nos Pedro Montargil, acrescentando que a obra “recorda o passado, marca o presente e regista novos desafios e projectos do Económico”.

e-Magazine – Pode dizer-se que o livro Os 20 anos do Diário Económico retrata a economia portuguesa das últimas duas décadas?
Filipe Fernandes – Não diria assim. O que pretendi foi contar a forma como o jornal se foi afirmando, do ponto de vista dos seus proprietários, directores e jornalistas. Em simultâneo, procurei formatar, em termos descritivos, um painel da evolução da economia portuguesa intentando mostrar como é que as principais políticas económicas e financeiras se foram afirmando ao longo dos anos e como é que os negócios e a vida empresarial foram também eles sofrendo mutações.

“História da economia e dos negócios dos últimos 20 anos é inseparável do DE”

e-M – O que mais o fascinou na concepção do livro e na história do DE?
F.F. – O que mais me fascinou foi sentir que a cultura do DE, que eu conhecia como jornalista, ainda se mantém e é partilhada por muitos que por lá passaram. É algo que tem a ver sobretudo com uma identidade muito forte de defesa dos principais valores e do core business do jornal. Ao mesmo tempo, entusiasmou-me verificar que a leitura do DE é indissociável da história da economia e dos negócios dos últimos 20 anos.
e-M – Quais são os episódios mais marcantes que retrata?
F.F. – Os três capítulos em que se divide a parte referente à história económica assinalam, provavelmente, os três grandes momentos vividos no país nos últimos 20 anos: as políticas de modernização com a entrada na União Europeia, a estratégia de adesão ao Euro e o choque provocado por uma crise que parece não ter fim…
e-M – Como caracteriza o livro enquanto obra literária?
F.F. – É a história de um jornal económico diário em Portugal entre dois séculos e que tem mostrado uma grande resistência. É isso.
e-M – Quais as suas expectativas quanto à recepção de Os 20 anos do Diário Económico, por parte do público e dos agentes directamente interessados?
F.F. – Que seja lido.
e-M – O que é que o atraiu, o que é que o levou a tornar-se jornalista em áreas tão complexas como a economia e os negócios?
F.F. – É, de facto, a minha área de eleição! É aqui que se cruzam temas e ideias que, muitas vezes, começaram por ser artigos mas que depois, à medida que prossigo a pesquisa, vão ganhando dimensão e isso é infinitamente atraente…

“Existe uma comunhão entre os leitores do jornal e o livro”

“Temos recebido diversas mensagens de felicitação e posso, desde já, avançar que o livro está a ter uma grande procura. A obra Os 20 anos do Diário Económico veio reforçar a relação de proximidade entre o DE e os seus leitores. Por esse motivo, é com satisfação que verificamos o entusiasmo com que recordam ou até mesmo, aprendem, a história de um jornal que já faz parte do seu dia-a-dia”, referiu-nos a fechar este trabalho, Pedro Montargil, responsável pela edição.

Carla Sofia Flores

VN:F [1.5.0_759]

please wait...
Avalie esse artigo: 4.0/10 (17 votos até o momento)Categories: DOSSIER Tags:
Comentários (0) Deixar um comentário
Nenhum comentário ainda. Nome (obrigatório)
E-Mail (não será publicado) (obrigatório)

PAINEL/EMPRESA | COACHING | DOSSIER | ESTRATÉGIA | PAUSA | CURIOSIDADES | SAL E PIMENTA | A MINHA AGENDA
Copyright © 2009 - E-revista. Todos os direitos reservados
Site melhor visualizado no Internet Explorer 8.0 e Mozilla 3.0




COPYRIGHT DEVIDO A E.REVISTA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas