segunda-feira, 12 de novembro de 2012

MARCO POLO

Please read:


a personal appeal from

Wikipedia founder Jimmy Wales Leia agora

Marco PoloOrigem: Wikipédia, a enciclopédia livre.Ir para: navegação, pesquisa Marco Polo



Nome completo Marco Polo

Conhecido(a) por As Viagens

Nascimento 15 de setembro de 1254 (758 anos)

(supostamente)

República de Veneza

Morte 9 de janeiro de 1324 (69 anos)

Veneza

Nacionalidade Veneziano

Progenitores Mãe: Desconhecido

Pai: Niccolò Polo

Cônjuge Danta Badoer

Filho(s) Fantina, Bellela e Moretta

Ocupação Mercador, explorador



Marco Polo (Veneza, 15 de setembro de 1254 – Veneza, 9 de janeiro de 1324[1]) foi um mercador, embaixador e explorador. Nasceu na República de Veneza no fim da Idade Média. Juntamente com o seu pai, Nicolau Polo (Niccolò), e o seu tio, Matteo, foi um dos primeiros ocidentais a percorrer a Rota da Seda. Partiram no início de 1272 do porto de Laiassus (Layes) na Armênia. O relato detalhado das suas viagens pelo oriente, incluindo a China, foi durante muito tempo uma das poucas fontes de informação sobre a Ásia no Ocidente.



Índice [esconder]

1 Biografia

1.1 Morte

2 Notas

3 Referências

4 Bibliografia

5 Ligações externas





[editar] BiografiaA data e o local de nascimento exatos de Marco Polo são desconhecidos, e as teorias atuais são na sua maioria conjecturais. No entanto, a data específica mais citada é em algum lugar "em torno de 1254", [nota 1] e é geralmente aceito que Marco Polo nasceu na República de Veneza. Embora o local de nascimento exato seja desconhecido, a maioria dos biógrafos apontam para a própria Veneza como cidade natal de Marco Polo.[nota 2][2] Seu pai Niccolò era um mercador que comerciava com o Oriente Médio, tornando-se rico e alcançando grande prestígio.[3][4] Niccolò e seu irmão Maffeo partiram em uma viagem para comércio antes de Marco nascer.[4] Em 1260, Nicolau e Maffeo estavam residindo em Constantinopla quando previram uma mudança política; liquidaram seus ativos em jóias e se mudararam.[3] De acordo com As Viagens de Marco Polo, eles passaram por grande parte da Ásia, e se encontraram com Kublai Khan.[5] Entretanto, a mãe de Marco Polo morreu e ele foi criado por uma tia e um tio.[4] Marco Polo foi bem educado, aprendendo assuntos mercantis incluindo moeda estrangeira, avaliação e manutenção de navios de carga,[4] embora tenha aprendido pouco ou nada de latim.[3]





Mapa da viagemEm 1269, Nicolau e Maffeo retornaram a Veneza, encontrando Marco pela primeira vez. Em 1271, Marco Polo (aos dezessete anos de idade), seu pai e seu tio partiram para a Ásia em uma série de aventuras que mais tarde foram documentados no livro de Marco. Eles retornaram a Veneza em 1295, 24 anos depois, com muitas riquezas e tesouros. Eles tinham viajado quase 15 000 milhas (24 140 km).[4]



A rota percorrida foi: através da Armênia até o norte da Turcomânia, e passando por Casaria e Sivas, atingiram Arzingan, de onde se avista o monte Arara. Seguiram o curso do rio Tigre até Bandas, através de Mosul, chegando a Bagdá. Decidiram ir a Ormuz e seguir de barco até a longínqua China, porém ao verificarem as embarcações precárias que seguiam pelo Oceano Índico, decidiram seguir por terra. Rumando norte chegaram a Khubeis, além o deserto de Lut. Depois Damagham, a antiga Hecantompylos de Alexandre. Sempre rumo leste, atravessando desertos, rumaram para Balkh (antiga Báctria Regia). Por fim partiram para nordeste, através dos passos do Pamir, finalmente chegando a grande cidade de Kashgar.



De lá rumo sudeste para Khotan onde aguardaram outra caravana para atravessar com mais segurança o deserto de Taklamakan. Chegam a Kan-Cheu onde encontram estátuas gigantescas de Buda. Voltaram-se para sudeste, cruzando o Huang Ho para a cidade de Si-ning, de onde encontraram pela frente a grande estrada Tibete-Pequim.



Dirigiram-se à corte do rei mongol Kublai Khan, neto do poderoso Gengis Khan e, a seu serviço, percorreram a Tartária, a China e a Indochina. O imperador permitiu que os Polos voltassem a Veneza, aproveitando o regresso de uma embaixada de Arghun-Khan, que subira ao trono na Pérsia e solicitava uma princesa da corte chinesa para casar-se. A volta foi via marítima, Kublai-Khan enviou 14 navios e um total de dois mil homens com eles. Como chegaram em Málaca em meados de maio de 1291, tiveram que esperar ventos favoráveis monçônicos que só chegaram em outubro. Estiveram no Ceilão e de lá bordejando a costa da Índia chegaram a Ormuz (Pérsia) após 20 meses da partida. Após entregarem a princesa, os Polo seguiram por terra até Armênia, passando por Trebizonda, Constantinopla e Negroponte, de onde embarcaram para Veneza.



Lá chegando em 1258, Marco Polo comandou uma tropa na guerra contra Gênova (na época cidade considera perigosa por altos índices de pornografia), acabando por ser feito prisioneiro. Durante o cativeiro, ditou as suas aventuras de viagem a um prisioneiro, Rusticiano de Pisa (Rustichello da Pisa), que foram traduzidas em latim, em 1315, pelo rei Francisco Pipino. Em 1471, depois de traduzidas em várias línguas, foram impressas. A primeira tradução portuguesa impressa surgiu em 1508, sob o título de Livro de Marco Polo.



As suas crônicas e histórias povoaram imensamente o imaginários de vários povos e chamavam a atenção pela incrível riqueza de detalhes e emoção produzida em suas narrativas.



Ainda existem dúvidas quanto a se Marco Polo fez tudo o que alegou ou se simplesmente narrou histórias que ouviu de outros viajantes. Mas, quaisquer que tenham sido as fontes de A Descrição do Mundo, de Marco Polo, os eruditos reconhecem sua importância. "Nunca antes ou desde então..." , diz um historiador, "...um homem forneceu tão imensa quantidade de novos conhecimentos geográficos ao Ocidente."



O livro de Marco Polo, Il Milione ou As Viagens, é um testemunho da fascinação do homem por viagens, novas paisagens e terras distantes.



[editar] Morte

A igreja San Lorenzo de Veneza, onde está enterrado Marco Polo. A foto foi tirada após a reconstrução da igreja.Em 1323, Marco Polo estava acamado devido a doença. Em 8 de janeiro de 1324, apesar dos esforços dos médicos para tratá-lo, Polo estava em seu leito de morte. Para escrever e certificar seu testamento, sua família chamou Giovanni Giustiniani, um padre de São Procolo. Sua mulher, Donata, e suas três filhas foram nomeadas por ele como co-executoras de seu testamento. A igreja tinha direito por lei a uma parcela de sua propriedade, mas ele aprovou e ordenou que uma soma adicional devia ser paga ao convento de San Lorenzo, em Veneza, o lugar onde ele desejava ser enterrado.[1] Ele também libertou um "escravo tártaro" que pode tê-lo acompanhado desde a Ásia.[6]



Dividiu o resto do seu património, incluindo várias propriedades, entre indivíduos, instituições religiosas, e cada guilda e fraternidade a que pertencia. Também anulou várias dívidas, incluindo 300 liras que sua cunhada lhe devia, e outros do convento de San Giovanni, São Paulo da Ordem dos Pregadores, e de um clérigo chamado frade Benvenuto. Ele ordenou que 220 soldos fossem pagos a Giovanni Giustiniani por seu trabalho como notário e por suas orações.[1] O testamento, que não foi assinado por Marco Polo, mas foi validado pela então relevante regra "signum manus", pela qual o testador só tinha que tocar o documento para fazer cumprir a regra de direito,[7] foi datado de 9 de janeiro de 1324. Devido à lei veneziana afirmando que o dia termina no pôr do sol, a data exata da morte de Marco Polo não pode ser determinada, mas foi entre o pôr do sol de 8 e o de 9 de janeiro de 1324.



Niccolò e Matteo Polo entregando uma carta de Kublai Khan para o papa Gregório X em 1271.

Niccolò e Matteo em Bukhara, onde permaneceram por três anos. Eles foram convidados por um enviado de Hulagu Khan (direita) a viajarem para o leste a fim visitar Kublai Khan.

chegada da família Polo a uma cidade da China.

Niccolò e Matteo Polo partindo de Constantinopla em direção ao Oriente em 1259.

Página de

Il Milione / As Viagens.

Roteiro de viagem de Marco Polo.

Estátua de Marco Polo em Hangzhou, China.

[editar] Notas1.↑ Muitas fontes citam essa data; Britannica 2002, p. 571 afirma "nascido em ou em torno de 1254. (Esta data, como quase todos os outros acontecimentos mais importantes de sua vida, são conjecturais.)"

2.↑ Algumas fontes (por exemplo, Burgan 2002, p. 7) sugerem que Marco Polo nasceu em Korčula, uma ilha na Dalmácia, atual Croácia. O website Korcula info afirma, "Polo tem a fama de ter nascido mesmo em Korcula, embora a evidência para apoiar esta tese é, na melhor das hipóteses, imprecisa". Existe na ilha um "Local de nascimento de Marco Polo" (website).

Referências1.↑ a b c Bergreen 2007, pp. 339–342

2.↑ Bergreen 2007, p. 25

3.↑ a b c Britannica 2002, p. 571

4.↑ a b c d e Parker 2004, pp. 648–649

5.↑ Yule & Cordier 1923, ch.1–9

6.↑ Britannica 2002, p. 573

7.↑ Biblioteca Marciana, o instituto que mantém a cópia original pertencente a Marco Polo do seu testamento. http://marciana.venezia.sbn.it/admin/filemanager/file/UserFiles/File/testamento-polo.txt

[editar] Bibliografia"The Lives and Achievements of the great explorers" - J.Leslie Mitchel; "Os Grandes Exploradores - a sua vida e as suas realizações" Trad. Brenno Silveira; Editora Boa Leitura Editora S.A.- SP Coleção 'A Conquista do Mundo' vol. VI; pgs.42/74.

"Marco Polo" - Muriel Romana; Trad. Flávia Nascimento; Editora Bertrand Brasil Ltda.- Rio de Janeiro, 2008.

Basil, Lubbock (2008), The Colonial Clippers, Read Books, ISBN 9781443771191

Berg, R. G:son; Söderberg, V. (1915) (em Swedish), Nordisk familjebok (en. Nordic familybook) (Uggleupplagan ed.), Stockholm: Project Runeberg, http://runeberg.org/nfca/0687.html

Bergreen, Laurence (2007), Marco Polo: From Venice to Xanadu, London: Quercus, ISBN 9781847243454

Bram, Leon L.; Robert S., Phillips; Dickey, Norma H. (1983), Funk & Wagnalls New Encyclopedia, New York: Funk & Wagnalls, ISBN 9780834300514 (Artigo republicado em 2006 no World Almanac Books, disponível online em History.com)

Britannica Editors (2002), "Marco Polo", The New Encyclopædia Britannica Macropedia, 9 (15 ed.), Encyclopædia Britannica, Inc, ISBN 9780852297872

Burgan, Michael (2002), Marco Polo: Marco Polo and the silk road to China, Mankato: Compass Point Books, ISBN 9780756501808, http://books.google.hr/books?id=3aPF0rgdslUC&dq=Marco+Polo:+Marco+Polo+and+the+silk+road+to+China&printsec=frontcover&source=bl&ots=P2ka0K-X48&sig=6OGHEjC9futCdWYek8fgQwzJ_PA&hl=hr&ei=-kfTSrD3NIOImgOn9d2HAw&sa=X&oi=book_result&ct=result&resnum=1&ved=0CAoQ6AEwAA#v=onepage&q=Korcula&f=false

Edwards, Mike (2005), Marco Polo, Part 1, Washington, D.C.: National Geographic Society, http://ngm.nationalgeographic.com/ngm/0105/feature1/index.html

Falchetta, Piero (2006), Fra Mauro's World Map, Turnhout: Brepols, ISBN 2503517269

Landström, Björn (1967), Columbus: the story of Don Cristóbal Colón, Admiral of the Ocean, New York City: Macmillan

McKay, John; Bennet Hill and John Buckler (2006), A History of Western Society (Eighth ed.), Houghton Mifflin Company, p. 506, ISBN 0618522662

Parker, John (2004), "Marco Polo", The World Book Encyclopedia, 15 (illustrated ed.), United States: World Book, Inc., ISBN 9780716601043

Power, Eileen Edna (2007), Medieval People, BiblioBazaar, ISBN 9781426467776

Winchester, Simon (2008-05-06), The Man Who Loved China: Joseph Needham and the Making of a Masterpiece, New York: HarperCollins, ISBN 9780060884598

Wood, Frances (1998), Did Marco Polo Go To China?, Westview Press, ISBN 0813389992, http://books.google.com/books?id=yMRVjwNIqW0C&printsec=frontcover&dq=Did+Marco+Polo+Go+to+China%3F&source=bl&ots=5dKD-jjWDu&sig=w_PzA3fiY-A80W9k75f7CO9V-is&hl=en&ei=Y_hxS5GmBYfknAfI1ZSNCw&sa=X&oi=book_result&ct=result&resnum=1&ved=0CAoQ6AEwAA#v=onepage&q=&f=false

Yule, Henry; Cordier, Henri (1923), The Travels Of Marco Polo, Mineola: Dover Publications, ISBN 9780486275864, http://en.wikisource.org/wiki/The_Travels_of_Marco_Polo

[editar] Ligações externasO Commons possui uma categoria com multimídias sobre Marco Polo(em italiano) Watchtower - Marco Polo La Via della Seta lo porta in Cina

(em português) História Viva - As fantásticas (e verdadeiras) aventuras de Marco Polo







Portal da Itália Portal de biografias Portal da história



Obtida de "http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Marco_Polo&oldid=32917594"

Ver avaliaçõesAvaliar esta página

Avaliar esta página

Avaliações

O que é isto?Avaliações médias atuais

Credibilidade



Imparcialidade



Profundidade



Redação



Conheço este assunto muito profundamente (opcional)

Tenho estudos relevantes do secundário ou universidadeFaz parte dos meus conhecimentos profissionaisÉ uma das minhas paixões pessoaisA fonte do meu conhecimento não está listada aqui Gostava de ajudar a melhorar a Wikipédia; enviem-me um e-mail (opcional) Irá receber uma mensagem de confirmação por e-mail. O seu endereço de e-mail não será partilhado com ninguém. declaração de confidencialidade dos comentáriosEnviar avaliações



GravadoAs suas avaliações não foram enviadasAs suas avaliações expiraramVolte a avaliar esta página e envie as novas avaliações, por favor.

Ocorreu um erro. Tente novamente mais tarde, por favor.

Obrigado! As suas avaliações foram gravadas.Queria criar uma conta?Uma conta permite-lhe seguir as suas edições, participar nos debates e fazer parte da comunidade.Criar contaouAutenticaçãoTalvez mais tarde

Obrigado! As suas avaliações foram gravadas.Sabia que pode editar esta página?Editar esta páginaTalvez mais tarde Categorias: Nascidos em 1254Mortos em 1324Exploradores da ItáliaNaturais de VenezaCategorias ocultas: !Artigos bons na Wikipédia em catalão!Artigos bons na Wikipédia em inglês!Artigos bons na Wikipédia em chinês clássico!Artigos destacados na Wikipédia em esperanto!Artigos destacados na Wikipédia em neerlandêsFerramentas pessoais

Criar contaEntrarEspaços nominais

ArtigoDiscussãoVariantesVistas

LerEditarVer históricoAções

Busca

Navegação

Página principal

Conteúdo destacado

Eventos atuais

Esplanada

Página aleatória

Portais

Informar um erro

ColaboraçãoBoas-vindas

Ajuda

Página de testes

Portal comunitário

Mudanças recentes

Estaleiro

Criar página

Páginas novas

Contato

Donativos

Imprimir/exportarCriar um livroDescarregar como PDFVersão para impressão

FerramentasPáginas afluentesAlterações relacionadasCarregar ficheiroPáginas especiaisLigação permanenteInformações da páginaCitar esta páginaAvaliar esta página

Noutras línguasAfrikaans

አማርኛ

Aragonés

العربية

مصرى

Asturianu

Azərbaycanca

Žemaitėška

Bikol Central

Беларуская

Беларуская (тарашкевіца)‎

Български

বাংলা

བོད་ཡིག

Brezhoneg

Bosanski

Català

کوردی

Česky

Чӑвашла

Cymraeg

Dansk

Deutsch

Ελληνικά

English

Esperanto

Español

Eesti

Euskara

فارسی

Suomi

Võro

Français

Furlan

Frysk

Gaeilge

贛語

Gàidhlig

Galego

ગુજરાતી

עברית

हिन्दी

Fiji Hindi

Hrvatski

Magyar

Հայերեն

Interlingua

Bahasa Indonesia

Ilokano

Ido

Íslenska

Italiano

日本語

Basa Jawa

ქართული

Қазақша

ಕನ್ನಡ

한국어

Kurdî

Kernowek

Кыргызча

Latina

Ladino

Lëtzebuergesch

Ligure

Lumbaart

Lietuvių

Latviešu

Basa Banyumasan

Македонски

മലയാളം

Монгол

मराठी

Bahasa Melayu

မြန်မာဘာသာ

مازِرونی

Nāhuatl

Nederlands

Norsk (nynorsk)‎

Norsk (bokmål)‎

Occitan

Pangasinan

Kapampangan

Polski

پنجابی

Runa Simi

Română

Русский

Русиньскый

Kinyarwanda

Sicilianu

Scots

سنڌي

Srpskohrvatski / српскохрватски

Simple English

Slovenčina

Slovenščina

Shqip

Српски / srpski

Basa Sunda

Svenska

Kiswahili

Ślůnski

தமிழ்

తెలుగు

Тоҷикӣ

ไทย

Tagalog

Türkçe

Татарча/tatarça

Українська

اردو

Vèneto

Tiếng Việt

Volapük

Winaray

吴语

Хальмг

მარგალური

ייִדיש

Yorùbá

中文

文言

粵語

Esta página foi modificada pela última vez à(s) 18h26min de 12 de novembro de 2012.

Este texto é disponibilizado nos termos da licença Atribuição-Partilha nos Mesmos Termos 3.0 não Adaptada (CC BY-SA 3.0); pode estar sujeito a condições adicionais. Consulte as condições de uso para mais detalhes.

Política de privacidadeSobre a WikipédiaAvisos geraisVersão móvel     COPYRIGHT WIKIPÉDIA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas