segunda-feira, 26 de novembro de 2012

FILÓSOFOS DA NATUREZA: ANAXIMANDRO

AnaximandroOrigem: Wikipédia, a enciclopédia livre.Ir para: navegação, pesquisa Este artigo ou secção contém uma lista de fontes ou uma única fonte no fim do texto, mas esta(s) não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde julho de 2009)


Por favor, melhore este artigo introduzindo notas de rodapé citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto quando necessário.

Este artigo ou seção precisa ser wikificado (desde junho de 2010).

Por favor ajude a formatar este artigo de acordo com as diretrizes estabelecidas no livro de estilo.

Anaximandro

Pré-socráticos



Nome completo Ἀναξίμανδρος

Escola/Tradição: Naturalismo, Escola de Mileto, Jônicos

Data de nascimento: 610 a.C.

* Local: Grécia

Data de falecimento 547 a.C. (63 anos)

Principais interesses: Metafísica, Astronomia, Geometria, Geografia

Influenciado por: Tales de Mileto

Influências: Pitágoras, Anaxímenes de Mileto

Portal Filosofia



Anaximandro (em grego: Ἀναξίμανδρος; 610 — 547 a.C.) foi um geógrafo, matemático, astrônomo, político e filósofo pré-Socrático; discípulo de Tales, seguiu a escola jônica[1]. Os relatos doxográficos nos dão conta de que escreveu um livro intitulado "Sobre a Natureza"; contudo, essa obra se perdeu.



Atribui-se a Anaximandro a confecção de um mapa do mundo habitado, a introdução na Grécia do uso do Gnômon (relógio solar) e a medição das distâncias entre as estrelas e o cálculo de sua magnitude (é o iniciador da astronomia grega).



Anaximandro acreditava que o princípio de tudo são coisas chamadas apéiron e arché, que apéiron é algo que não tenha vida, e arché que tenha vida, tanto no sentido quantitativo (externa e espacialmente), quanto no sentido qualitativo (internamente). Esse a-peiron é algo insurgido (não surgiu nunca, embora exista) e imortal.



Além de definir o princípio, Anaximandro se preocupa com os "comos e porquês" das coisas todas que saem do princípio.



Ele diz que o mundo é constituído de contrários, que se auto-excluem o tempo todo. O tempo é o "juiz" que permite que ora exista um, ora outro.



Por isso, o mundo surge de duas grandes injustiças: primeiro, da cisão dos opostos que "fere" a unidade do princípio; segundo, da luta entre os princípios onde sempre um deles quer tomar o lugar do outro para poder existir.



Índice [esconder]

1 O Universo de Anaximandro

2 O Evolucionismo de Anaximandro

3 A Cosmologia de Anaximandro

4 Anaximandro e a Física moderna

5 Bibliografia

6 Ligações externas

7 Referências





[editar] O Universo de Anaximandro

Representação do possível mapa mundial de Anaximandro.Anaximandro considerava que a Terra tinha o formato de um cilindro e que era circundada por várias rodas cósmicas, imensas e cheias de fogo.



O Sol era um furo, numa dessas rodas cósmicas, que deixava o fogo escapar. À medida que essa roda girava, o Sol também girava, explicando-se assim o movimento do Sol em torno da Terra. Eclipses se deviam ao bloqueio total ou parcial desse furo.



A mesma explicação era dada para as fases da Lua, que também era um furo em outra roda cósmica. E finalmente, as estrelas eram pequenos furos em uma terceira roda cósmica, que se situava mais perto da Terra, do que as rodas do Sol e da Lua.



"Anaximandro,…, representa a passagem da simples designação de uma substância como princípio da natureza para uma ideia desta, mais aguda e profunda, que já aponta para os traços que irão caracterizá-la em toda a filosofia pré-socrática." (Julian Marías, 'História da Filosofia', Martins Fontes, 1ª edição, 2004, pg.17). -



[editar] O Evolucionismo de AnaximandroAnaximandro afirmava que os bebês são indefesos ao nascerem. Portanto, se os seres humanos apareceram na terra como bebês, não teriam sobrevivido. Possivelmente, foi a primeira alusão a evolução da história. Já em seu tempo, ele ensinava a evolução das coisas e das espécies. Para ele, os animais nasceram do lodo marinho, e o homem teria se formado, no princípio, dentro de peixes, onde se desenvolveu e donde foi expulso logo que se tornou de tamanho suficiente para bastar-se a si próprio.



[editar] A Cosmologia de AnaximandroEm seu livro - Física, o pensador Simplício nos relata: "Dentre os que afirmam que há um só princípio, móvel e ilimitado, Anaximandro, filho de Praxíades, de Mileto, sucessor e discípulo de Tales, disse que o a-peiron (ilimitado) era o princípio e o elemento das coisas existentes. Foi o primeiro a introduzir o termo princípio. Diz que este não é a água nem algum dos chamados elementos, mas alguma natureza diferente, ilimitada, e dela nascem os céus e os mundos neles contidos (…) É manifesto que, observando a transformação recíproca dos quatro elementos, não achou apropriado fixar um destes como substrato, mas algo diferente, fora estes. Não atribui então a geração ao elemento em mudança, mas à separação dos contrários por causa do eterno movimento."



Para Anaximandro, o Universo era eterno e infinito. Um número infinito de mundos existiram antes do nosso. Após sua existência, eles se dissolveram na matéria primordial (o a-peiron) e posteriormente outros mundos tornaram a nascer.





Anaximandro, contudo, não acreditava em nenhum deus, para ele todos os ciclos de criação, evolução e destruição eram fenômenos naturais, que ocorriam a partir do ponto em que a matéria abandonava e se separava do a-peiron. O a-peiron era a realidade primordial e final de todas as coisas e, consequentemente, continha toda a natureza do divino em si próprio.



Tudo o que existe, somente existe em função de uma emancipação do ser eterno e portanto ao se separar deste, é digno de castigo.



"De onde as coisas têm seu nascimento, ali também devem ir ao fundo. Segundo a necessidade, pois têm de pagar penitência e de ser julgadas por suas injustiças, conforme a ordem do Tempo."



Tudo o que nasce, um dia vai morrer. Tudo o que é quente, um dia vai esfriar. Tudo o que é grande, pode ser quebrado em pedaços menores. Fogo pode ser combatido com água, e como resultado, fogo e água deixam de existir.



Assim, Anaximandro conclui que a essência de todas as coisas não pode possuir essas propriedades determinadas que sucumbem ao longo do Tempo. Daí, seu conceito de a-peiron, ser algo ilimitado, infinito, indefinido e eterno.



[editar] Anaximandro e a Física modernaAlgumas de suas ideias são muito semelhantes a opiniões e teorias da Física atual:



sua ideia de um mundo que sustenta-se por um equilíbrio de forças é muito semelhante à gravidade e à força centrípeta, forças que mantêm a Terra girando em torno do Sol;

sua ideia de que a ação do Sol faz surgirem as criaturas de estrutura simples na água, que depois migram para a terra e adquirem estrutura mais complexa se parece com a teoria da evolução das espécies;

sua ideia dos opostos se parece com a teoria de que o vácuo produz partículas (se supõe que, logo depois do Big-Bang, o vácuo tenha produzido pares de partículas e anti-partículas que se exterminavam ao se encontrarem, pois o espaço ainda era muito pequeno e os pares sempre se encontravam); as únicas diferenças entre as teorias são que, para Anaximandro, os pares eram de coisas com propriedades determinadas como frio e calor, e para a Física, aqueles pares eram algo como energia concentrada;

para Anaximandro, os contrários revezam-se no tempo, e para os cientistas, os pares se auto-exterminavam - pois eram como +1 (matéria) e -1 (anti-matéria) e, ao se encontrarem, precisavam "saldar" sua dívida de energia.

Se pode sempre supor que Anaximandro tenha chegado, em sua época, às mesmas conclusões a que muitos cientistas chegaram hoje, ainda que por meios diferentes (pois Anaximandro dispunha apenas de sua observação e de sua reflexão); assim como se pode supor que tais teorias físicas tenham sido inspiradas na leitura, por parte dos cientistas, de Anaximandro. Em qualquer das hipóteses, pode-se notar que o filósofo era uma pessoa notável.



[editar] BibliografiaHEIDEL, William. O livro de Anaximandro. trad. Katsuzo Koike. São Paulo: Ixtlan, 2011.

SPINELLI, Miguel. Filósofos Pré-Socráticos. Primeiros Mestres da Filosofia e da Ciência Grega. 2ª edição. Porto Alegre: Edipucrs, 2003, pp. 15–92.

[editar] Ligações externasO Commons possui uma categoria com multimídias sobre AnaximandroO Wikiquote possui citações de ou sobre: Anaximandro de MiletoInternet Encyclopedia of Philosophy — Anaximandro (em inglês)

Referências1.↑ Anaximandro, pag. 118 - Grande Enciclopédia Universal - edição de 1980 - ed. Amazonas









Filósofos pré-socráticos

Alcmeão
Anaxágoras
Anaximandro
Anaxímenes
Arquelau
Arquitas
Demócrito
Diógenes
Diotima de Mantinea
Empédocles
Ferécides
Filolau
Górgias
Heráclito de Éfeso
Hípias
Íon
Leucipo
Melissa
Melisso
Parmênides
Pitágoras
Pródico
Protágoras
Tales
Temistocleia
Timeu de Locros
Xenófanes
Zenão de Eleia



Atomismo
Escola eleática
Escola de Mileto
Escola pitagórica
Escola pluralista
Escola sofística editar





[Esconder]v • eAstronomia grega

Astronômos Acoreus · Aglaonice · Agripa · Anaximandro · Andrônico · Apolônio · Arato · Aristarco · Aristilo · Atalo · Autolico · Bion · Calipo · Cleomedes · Cleóstrato · Conon · Eratóstenes · Euctêmon · Eudóxio · Geminus · Heráclides · Hicetas · Hiparco · Hipócrates de Quíos · Hipsicles · Menelau · Meton de Atenas · Oenópides · Filipo de Opunte · Filolau · Posidônio · Ptolemeu · Píteas · Seleuco · Sosígenes de Alexandria · Sosígenes, o Peripatético · Estrabão · Tales · Teodósio · Téon de Alexandria · Téon de Esmirna · Timocares

Trabalhos Almagesto (Ptolemeu) · Sobre tamanhos e distâncias (Hiparco) · Sobre tamanhos e distâncias (Aristarco) · Sobre os Céus (Aristóteles)



Instrumentos Máquina de Anticítera · Esfera armilar · Astrolábio · Dioptra · Anel equatorial · Gnômon · Instrumento de mural · Triquetrum



Conceitos Ciclo calípico · Esferas celestiais · Círculo de latitude · Contra-Terra · Deferente e epiciclo · Equante ·



Geocentrismo · Heliocentrismo · Ciclo hipárquico · Ciclo metônico · Octaetéride · Solstício · Terra esférica · Esfera sublunar · Zodíaco



Influências Astronomia babilônica · Astronomia egípcia



Influenciados Astronomia europeia · Astronomia indiana · Astronomia islâmica





Portal da matemática



Obtida de "http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Anaximandro&oldid=33058275"

Ver avaliaçõesAvaliar esta página

Avaliar esta página

Avaliações

O que é isto?Avaliações médias atuais

Credibilidade



Imparcialidade



Profundidade



Redação



Conheço este assunto muito profundamente (opcional)

Tenho estudos relevantes do secundário ou universidadeFaz parte dos meus conhecimentos profissionaisÉ uma das minhas paixões pessoaisA fonte do meu conhecimento não está listada aqui Gostava de ajudar a melhorar a Wikipédia; enviem-me um e-mail (opcional) Irá receber uma mensagem de confirmação por e-mail. O seu endereço de e-mail não será partilhado com ninguém. declaração de confidencialidade dos comentáriosEnviar avaliações



GravadoAs suas avaliações não foram enviadasAs suas avaliações expiraramVolte a avaliar esta página e envie as novas avaliações, por favor.

Ocorreu um erro. Tente novamente mais tarde, por favor.

Obrigado! As suas avaliações foram gravadas.Queria criar uma conta?Uma conta permite-lhe seguir as suas edições, participar nos debates e fazer parte da comunidade.Criar contaouAutenticaçãoTalvez mais tarde

Obrigado! As suas avaliações foram gravadas.Sabia que pode editar esta página?Editar esta páginaTalvez mais tarde Categorias: Nascidos em 610 a.C.Mortos em 547 a.C.Pessoas mortasPré-socráticosMatemáticos da Grécia AntigaCategorias ocultas: !Artigos que carecem de notas de rodapé desde Julho de 2009!Artigos de ciência que carecem de notas de rodapé!Artigos precisando de wikificação desde Junho de 2010!Artigos destacados na Wikipédia em francêsFerramentas pessoais

Criar contaEntrarEspaços nominais

ArtigoDiscussãoVariantesVistas

LerEditarVer históricoAções

Busca

Navegação

Página principal

Conteúdo destacado

Eventos atuais

Esplanada

Página aleatória

Portais

Informar um erro

ColaboraçãoBoas-vindas

Ajuda

Página de testes

Portal comunitário

Mudanças recentes

Estaleiro

Criar página

Páginas novas

Contato

Donativos

Imprimir/exportarCriar um livroDescarregar como PDFVersão para impressão

FerramentasPáginas afluentesAlterações relacionadasCarregar ficheiroPáginas especiaisLigação permanenteInformações da páginaCitar esta páginaAvaliar esta página

Noutras línguasالعربية

مصرى

Azərbaycanca

Беларуская

Беларуская (тарашкевіца)‎

Български

বাংলা

Bosanski

Català

Corsu

Česky

Cymraeg

Dansk

Deutsch

Ελληνικά

English

Esperanto

Español

Eesti

Euskara

فارسی

Suomi

Français

Gàidhlig

Galego

עברית

Hrvatski

Magyar

Հայերեն

Bahasa Indonesia

Íslenska

Italiano

日本語

ქართული

Қазақша

한국어

Кыргызча

Latina

Lëtzebuergesch

Limburgs

Lietuvių

Latviešu

Македонски

മലയാളം

Монгол

Nederlands

Norsk (nynorsk)‎

Norsk (bokmål)‎

Polski

Piemontèis

پښتو

Română

Русский

Sardu

Sicilianu

Srpskohrvatski / српскохрватски

Simple English

Slovenčina

Slovenščina

Shqip

Српски / srpski

Svenska

తెలుగు

Türkçe

Татарча/tatarça

Українська

اردو

Tiếng Việt

中文

Esta página foi modificada pela última vez à(s) 09h10min de 25 de novembro de 2012.

Este texto é disponibilizado nos termos da licença Atribuição-Partilha nos Mesmos Termos 3.0 não Adaptada (CC BY-SA 3.0); pode estar sujeito a condições adicionais. Consulte as condições de uso para mais detalhes.

Política de privacidadeSobre a WikipédiaAvisos geraisVersão móvel     COPYRIGHT WIKIPÉDIA\.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas