segunda-feira, 26 de novembro de 2012

O ISLÃ E A FILOSOFIA: AVICENA

AvicenaOrigem: Wikipédia, a enciclopédia livre.Ir para: navegação, pesquisa Avicena


Nascimento ca. 980

Morte 1037 (57 anos)

Hamadã, Irã

Nacionalidade persa[1]

Ocupação Filósofo

Influências

--------------------------------------------------------------------------------



Influências[Expandir]Maomé, Ja'far al-Sadiq, Hipócrates, Sushruta, Charaka, Aristóteles, Cláudio Galeno, Plotino, Neoplatonismo, matemática indiana, Wasil ibn Ata, al-Kindi, al-Farabi, Rasis, Abu Rayhan Biruni, João Filopono, medicina islâmica

Influenciados

--------------------------------------------------------------------------------



Influenciados[Expandir]Abu Rayhan Biruni, Omar Khayyám, al-Ghazali, Fakhr al-Din al-Razi, Abubacer, Averróis, Shahab al-Din Suhrawardi, Nasīr al-Dīn al-Tūsī, Ibn al-Nafis, Escolástica, Alberto Magno, Duns Scot, Tomás de Aquino, Jean Buridan, Giambattista Benedetti, Galileo Galilei, William Harvey, René Descartes, Spinoza, John Locke

Principais interesses medicina, alquimia, química, astronomia, etica, filosofia, geografia, matemática, psicologia, física, poesia, ciência, paleontologia

Ideias notáveis Pai da moderna medicina e o conceito de quantidade de movimento linear, fundador da Avicenismo e da lógica avicenista, precursor da pioneira psicanálise, da aromaterapia e neuropsiquiatria, e importante contribuidor para a geologia.



Abū ʿAlī al-Ḥusayn ibn ʿAbd Allāh ibn Sīnā[2] (persa پورسينا Pur-e Sina - "filho de Sina"; Afshana, perto de Bukhara, ca. 980 — Hamadan, Irã, 1037), conhecido como Ibn Sīnā ou por seu nome latinizado Avicena, foi um polímata persa[3][4][5][6] escreveu tratados sobre variado conjunto de assuntos, dos quais aproximadamente 240 chegaram aos nossos dias. Em particular, 150 destes tratados se concentram em filosofia e 40 em medicina.[7][8]



Suas obras mais famosas são o “Livro da Cura”, uma vasta enciclopédia filosófica e científica, e o “Cânone da Medicina” [1], que era o texto padrão em muitas universidades medievais.[9], entre elas a Universidade de Montpellier e a Universidade Católica de Leuven, ainda em 1650.[10]. Ela apresenta um sistema completo de medicina em acordo com os princípios de Galeno e Hipócrates).[11][12].



Suas demais obras incluem ainda escritos sobre filosofia, astronomia, alquimia, geografia, psicologia, teologia islâmica, lógica, matemática, física, além de poesia[13]. Ele é considerado como o mais famoso e influente polímata da Era de Ouro Islâmica[14].



Índice [esconder]

1 Contexto

2 Biografia

3 Filosofia de Avicena

4 Obras

4.1 O Cânone da Medicina

5 Referências

6 Bibliografia





[editar] ContextoAvicena criou um extenso corpus literário durante a época geralmente conhecida como “Era de Ouro do Islão”, na qual traduções de textos greco-romanos, persas e indianos foram extensivamente estudados. Textos greco-romanos (médio, neoplatônicos e aristotélicos da escola de Kindi foram comentados, foram novamente editados e foram substancialmente desenvolvidos pelos intelectuais islâmicos, que também evoluíram a partir de sistemas matemáticos, astronômicos, de álgebra, trigonometria e medicina hindus e persas.[15]. A dinastia Samânida, na parte oriental da Pérsia, chamada de Grande Khorasan e na Ásia Central e também a dinastia Búyida na parte ociental da Pérsia e do Iraque estimularam uma atmosfera propícia para o desenvolvimento cultural e acadêmico. Sob os Samânidas. Bucara rivalizava com Bagdá como a capital cultural do mundo islâmico[16].



O estudo do Corão e do Hadith floresceu neste ambiente. A filosofia (Fiqh) e a teologia (Kalam) também se desenvolveram, principalmente pelas mãos de Avicena e seus adversários. Al-Razi e Al-Farabi providenciaram a metodologia e o conhecimento necessário sobre medicina e filosofia. Avicena teve acesso às grandes bibliotecas de Balkh, Khwarezm, Gorgan, Rey, Isfahan e Hamadan. Vários textos (como o 'Ahd with Bahmanyar) mostram que ele debateu pontos filosóficos com os grandes acadêmicos de seu tempo. Aruzi Samarqandi descreve como Avicena, antes de deixar Khwarezm, conhecera Abu Rayhan Biruni (um famoso cientista e astrônomo), Abu Nasr Iraqi (um renomado matemático), Abu Sahl Masihi (um respeitado filósofo) e Abu al-Khayr Khammar (um importante médico).



[editar] BiografiaA única fonte de informações para a primeira parte da vida de Avicena é a sua autobiografia, escrita por seu discípulo, Jūzjānī. Na falta de outras, é impossível ter certeza do quanto dela é verdadeiro. Já foi notado que ele usa sua autobiografia para avançar a sua teoria do conhecimento (de que é impossível para um indivíduo adquirir informações e compreender a ciência filosófica aristotélica sem ser um mestre) e já se questionou se a cronologia dos eventos descrita não está ajustada para se conformar de forma mais perfeita ao modelo aristotélico. Em outras palavras, se Avicena descreveu a si estudando na "ordem correta". Porém, dada a ausência de quaisquer outras evidências, o relato deve ser tomado pelo literalmente[17].



Avicena teria nascido por volta de 980 d.C. perto de Bukhara (atualmente no Uzquequistão, a capital dos Samânidas, uma dinastia persa na Ásia Central e no Grande Khorasan. Sua mãe, chamada Setareh, era também de Bukhara[18], enquanto que seu pai, Abdullah, seria um respeitado acadêmico Ismaili[19] de Balkh, uma importante cidade do Império Samânida, no que é hoje a Província de Balkh, no Afeganistão. Seu pai foi, na época do nascimento de seu filho, o zelador das propriedades do samânida Nuh ibn Mansur. Ele educou seu filho cuidadosamente em Bukhara e diz-se que não havia mais nada que ele não tivesse aprendido já aos dezoito anos.



De acordo com a sua autobiografia, Avicena já tinha memorizado todo o Corão aos dez anos [1]. Ele aprendeu aritmética indiana de um verdureiro indiano e começou a aprender mais de um sábio errante que ganhava a vida curando os doentes e ensinando os jovens. Ele também estudou a Fiqh sob o acadêmico hanafi Ismail al-Zahid.[20].



[editar] Filosofia de AvicenaIbn Sīnā escreveu extensivamente sobre a filosofia islâmica primitiva, especialmente nos temas de lógica, ética e metafísica. A maior parte de suas obras foram escritos em árabe, que era a linguagem científica ‘’de facto’’ na época no Oriente Médio, e algumas em persa.



Na Idade de ouro islâmica, por causa do sucesso de Avicena em reconciliar o neoplatonismo e o aristotelianismo juntamente com o Kalam, o “avicenismo” eventualmente se tornou a principal escola de filosofia islâmica já no século XII, com Avicena assumindo um papel de autoridade maior no assunto[21].



O “avicenismo” também teve influência na Europa medieval, particularmente as suas doutrinas sobre a alma e a distinção entre existência-essência, principalmente por causa dos debates e tentativas de censura que elas provocaram na Europa escolástica. Essa situação foi particularmente visível em Paris, onde o “avicenismo” foi proscrito em 1210. Mesmo assim, a sua psicologia e a sua teoria do conhecimento influenciaram Wiliam de Auvergne e Albert Magnus, enquanto que a sua metafísica teve impacto no pensamento de Tomás de Aquino[22].



[editar] Obras

Uma cópia latina de "O Cânone da Medicina", de 1484, atualmente preservada no P.I. Nixon Medical Historical Library da The University of Texas Health Science Center em San Antonio, EUA.Al-Qanun - O Cânone da Medicina;

Kitab al-Shifa;

Al-Najat;

Al-Hidaya;

Al-Isharat wa'l-tanbihat.

[editar] O Cânone da MedicinaA sua principal obra médica é o enciclopédico al-Qanun (ou "O Cânone da Medicina"), mais importante no seu tempo que a obra de Rasis ou de Galeno[23].



O Cânone foi iniciado em Gorgan, depois em Ray e completado em Hamadã e é o maior trabalho desenvolvido por Avicena, com cerca de um milhão de palavras. Esta obra foi muito bem-recebida pela comunidade científica e compreendia 5 livros (I- Generalidades, II- Matéria médica, III- Doenças da cabeça aos pés, IV- Doenças não específicas de órgãos, V- Drogas compostas)



A parte farmacêutica encontra-se nos livros II e V que invocam, respectivamente, a medicamentos simples e os medicamentos compostos. O livro II está dividido em duas partes, a primeira acerca das propriedades das drogas (qualidades, virtudes e modos de conservação) e a segunda consiste numa lista de fármacos e as suas virtudes terapêuticas, ordenados alfabeticamente. Ambos os livros contêm uma lista extensa de medicamentos simples, uns tratados sobre venenos, uma secção acerca da preparação e manipulação de medicamentos e ainda uma longa lista de receitas e fórmulas medicinais. Muita dessa informação é proveniente em Dioscórides e Galeno, mas Avicena introduziu e argumentou grandes novidades com drogas utilizadas por árabes, persas, indianos e gregos.



O seu Cânone foi traduzido posteriormente, no século XIII, para o latim por Gerardo de Cremona e posteriormente imprimido e reimprimido por toda a Europa. Depois de Avicena e até ao século XVIII, todo o trabalho farmacêutico na matéria médica foi influenciado pelo seu trabalho. Foi o livro de estudo adoptado nas Universidades de Montpellier e Louvain até 1650. Ficou conhecido como o príncipe dos médicos pelo seu Cânone.



A vasta informação fornecida pelo o Al-Qanun, apelou a numerosos comentários e notas (até ao século XIX). Além do Al-Qanun, Ibn Sina escreveu cerca de 40 trabalhos médicos, a maioria preservados na forma de manuscritos.



Referências1.↑ a b c Nasr, Seyyed Hossein (2007). "Avicenna". Encyclopedia Britannica Online. Consultado em 2007-11-05.

2.↑ (Goichon 1999)

3.↑ Paul Strathern. A brief history of medicine: from Hippocrates to gene therapy. [S.l.]: Running Press, 2005. p. 58. ISBN 9780786715251

4.↑ Brian Duignan. Medieval Philosophy. [S.l.]: The Rosen Publishing Group, 2010. p. 89. ISBN 9781615302444

5.↑ Michael Kort. Central Asian republics. [S.l.]: Infobase Publishing, 2004. p. 24. ISBN 9780816050741

6.↑

Ibn Sina ("Avicenna") Encyclopedia of Islam. 2nd edition. Edited by P. Berman, Th. Bianquis, C.E. Bosworth, E. van Donzel and W.P. Henrichs. Brill 2009. Accessed through Brill online: www.encislam.brill.nl (2009) Quote: "He was born in 370/980 in Afshana, his mother's home, near Bukhara. His native language was Persian."

A.J. Arberry, "Avicenna on Theology", KAZI PUBN INC, 1995. excerpt: "Avicenna was the greatest of all Persian thinkers; as physician and metaphysician"[1]

Henry Corbin, "The Voyage and the messenger: Iran and Philosophy", North Atlantic Books, 1998. pg 74:"Whereas the name of Avicenna (Ibn sinda, died 1037) is generally listed as chronologically first among noteworthy Iranian philosophers, recent evidence has revealed previous existence of Ismaili philosophical systems with a structure no less complete than of Avicenna". [2]

7.↑ Avicenna (Abu Ali Sina). Sjsu.edu. Página visitada em 2010-01-19.

8.↑ Biografia em MacTutor (em inglês)

9.↑ Avicenna 980-1037. Hcs.osu.edu. Página visitada em 2010-01-19.

10.↑ Medicine: an exhibition of books relating to medicine and surgery from the collection formed by J.K. Lilly. Indiana.edu. Página visitada em 2010-01-19.

11.↑ Edwin Clarke, Charles Donald O'Malley (1996). The human brain and spinal cord: a historical study illustrated by writings from antiquity to the twentieth century. Norman Publishing. p.20. ISBN 0930405250

12.↑ Iris Bruijn (2009). "Ship's Surgeons of the Dutch East India Company: Commerce and the Progress of Medicine in the Eighteenth Century". Amsterdam University Press. p.26. ISBN 9087280513

13.↑ Avicenna", in Encyclopaedia Iranica, Online Version 2006. Iranica.com. Página visitada em 2010-01-19.

14.↑ Avicenna (Persian philosopher and scientist) - Britannica Online Encyclopedia. Britannica.com. Página visitada em 2012-01-07.

15.↑ "Major periods of Muslim education and learning". Encyclopædia Britannica Online. (2007). Consultado em 2007-12-16.

16.↑ Afary, Janet (2007). "Iran". Encyclopædia Britannica Online. Consultado em 2007-12-16.

17.↑ Encyclopaedia Iranica, Avicenna biography

18.↑ "Avicenna"Encyclopædia Britannica, Concise Online Version, 2006 ([3]); D. Gutas, "Avicenna", in Encyclopaedia Iranica, Online Version 2006, (LINK); Avicenna in (Encyclopedia of Islam: © 1999 Koninklijke Brill NV, Leiden, The Netherlands)

19.↑ Corbin, Henry. History of Islamic Philosophy, Translated by Liadain Sherrard, Philip Sherrard. [S.l.]: London; Kegan Paul International in association with Islamic Publications for The Institute of Ismaili Studies, 1993 (original French 1964). 167–175 p. (OCLC 22109949 221646817 22181827 225287258) ISBN 0710304161

20.↑ Jorge J. E. Gracia and Timothy B. Noone (2003), A Companion to Philosophy in the Middle Ages, p. 196, Blackwell Publishing, ISBN 0631216731.

21.↑ Nahyan A. G. Fancy (2006), p. 80-81, "Pulmonary Transit and Bodily Resurrection: The Interaction of Medicine, Philosophy and Religion in the Works of Ibn al-Nafīs (d. 1288)", Electronic Theses and Dissertations, University of Notre Dame.[4]

22.↑ The Internet Encyclopedia of Philosophy, Avicenna/Ibn Sina (CA. 980-1037). Iep.utm.edu (2006-01-06). Página visitada em 2010-01-19.

23.↑ Ziauddin Sardar, Science in Islamic philosophy

O Commons possui multimídias sobre AvicenaO Wikiquote possui citações de ou sobre: Avicena[editar] BibliografiaDias, José Pedro sousa, A Farmácia e a História - Uma introdução à história da Farmácia, da farmacologia e da Terapêutica, Faculdade de Farmácia da *Universidade de Lisboa, 2005.

Gillispie, Charles Carlston et al, Dictionary of Scientific Biography cSc - VI, American Council of Learned Societies, New York, 1981.

Guerra, Francisco, Historia de la medicina, Madrid Ediciones Norma,S.A., Madrid, 1982.

Krumer e Urdang, History of Pharmacy, 4ª edição, J.B. Lippincott Company, Philadelphia, 1941.

Pita, Rui João, História da Farmácia, 2ª edição, Minerva, Coimbra, 2000.







[Expandir]v • eAnestesia antiga

Plantas/animais Aconitum • Castóreo • Cannabis • Coca • Beladona • Henbane • Lactucarium • Mandrágora • Metel nut • Ópio • Conium • Saussurea • Toloatzin • Salgueiro

Pessoas Abulcasis • Ibn Zuhr • Avicena • Celso • Dioscórides • Cláudio Galeno • Hipócrates • Rasis • Sabuncuoğlu • Sushrutha • Teofrasto • Zhang

Componentes Aconitine • Δ9-THC • Atropina • Cocaína • Coniine • Hyoscyamine • Morfina • Ácido salicílico • Escopolamina



[Expandir]v • eAlquimia e química no Islã medieval

Alquimistas e Químicos Século VII d.C. Khālid ibn Yazīd

Século VIII d.C. Harbi al-Himyari • Ja'far al-Sadiq

Século IX d.C. Jābir ibn Hayyān • Abbas Ibn Firnas • Ahmad ibn Yahya al-Baladhuri • Ziryab

Século X d.C. Ibn Wahshiyya • Muhammed ibn Umail al-Tamimi • Al-Razi • Al-Farabi • Ibn al-Nadim • Al-Majriti • Abu Mansur Muwaffaq

Século XI d.C. Ibn al-Wafid • Al-Bīrūnī • Avicena • Al-Khwarizmi al-Khati • Ibn Miskawayh • Al-Muizz ibn Badis • Ahmad ibn 'Imad al-Din •

Século XII d.C. Al-Khazini • Artephius • Al-Tughrai • Al-Nabarawi • Abul Hasan ibn Musa ibn Arfa Ra'a •Abu al-Salt

Século XIII d.C. Ibn al-Baitar • Abu al-Abbas al-Nabati • Al-Kātibī • Attar of Nishapur • Al-Simawi • Mansur al-Kamili

Século XIV d.C. Ibn Rassam • Al-Jaldaki • Abul Ashba ibn Tammam •





Teorias e conceitos Takwin • Pedra filosofal • Al-iksīr • Alambique • Atanor







[Expandir]v • eEruditos de Coração

Cientistas: Abu Ma'shar · Abu Wafa · Abu Zayd Balkhi · Alfraganus · Ali Qushji · Avicena · Birjandi · Biruni · Hāsib Marwazī · Ibn Hayyān · Khāzin · Khāzinī · Khujandi · Khwarizmi · Nasawi · Nasir al-Din Tusi · Omar Khayyám · Sharaf al-Din Tusi · Sijzi

Filósofos: Algazel · Amiri · Avicena · Farabi · Nasir Khusraw · Qushayri · Sejestani · Shahrastani

Eruditos islâmicos: Abu Dawood · Abu Hanifa · Ahmad ibn Hanbal · Ansari · Baghavi · Bayhaqi · Bukhari · Ghazali · Hākim Nishapuri · Juwayni · Malik ibn Dinar · Maturidi · Muslim ibn al-Hajjaj · Nasa'i · Qushayri · Razi · Shaykh Tusi · Taftazani · Tirmizi · Zamakhshari

Poetas & Artistas: Abu al-Khair · Attar · Behzad · Daqiqi · Ferdusi · Jami · Rabi'a Balkhi · Rudaki · Rumi · Sanā'ī

Historiadores & Figuras políticas: Abul-Fazl Bayhaqi · Abu Muslim Khorasani · Abu Saʿīd Gardēzī · Ali Sher Nava'i · Ata al-Mulk Juvayni · Aufi · Bal'ami · Gawhar Shad · Ibn Khordadbeh · Khalid ibn Barmak · Nizam al-Mulk · Tahir Foshanji · Yahya Barmaki



[Expandir]v • eMatemática no Islã medieval

Matemáticos Século IX 'Abd al-Hamīd ibn Turk · Sind ibn Ali · Al-Abbās ibn Said al-Jawharī · Al-Ḥajjāj ibn Yūsuf ibn Maṭar · Al-Kindi · Al-Mahani · Banū Mūsā · Hunayn ibn Ishaq · Muḥammad ibn Mūsā al-Khwārizmī · Thabit ibn Qurra · Na'im ibn Musa · Sahl ibn Bishr · Habash al-Hasib al-Marwazi

Século X Abd al-Rahman al-Sufi · Abū al-Wafā' al-Būzjānī · Abū Ja'far al-Khāzin · Abū Kāmil Shujāʿ ibn Aslam · Abu'l-Hasan al-Uqlidisi · Abu-Mahmud Khojandi · Ahmad ibn Yusuf · Al-Nayrizi · Al-Saghani · Confrades da Pureza · Ibn Sahl · Ibn Yunus · Ibrahim ibn Sinan · Muhammad ibn Jābir al-Harrānī al-Battānī · Sinan ibn Thabit · Al-Isfahani · Abu-Mahmud Khojandi · Nazif ibn Yumn · Abū Sahl al-Qūhī

Século XI Abū Ishāq Ibrāhīm al-Zarqālī · Abu Nasr Mansur · Abū Rayḥān al-Bīrūnī · Alhazen · Ibn Muʿādh al-Jayyānī · Al-Karaji · Al-Sijzi · Alī ibn Ahmad al-Nasawī · Avicenna · Ibn Tahir al-Baghdadi · Kushyar ibn Labban · Yusuf al-Mu'taman ibn Hud

Século XII Al-Khazini · Ibn Yahyā al-Maghribī al-Samaw'al · Omar Khayyám · Jabir ibn Aflah

Século XIII Muhyi al-Dīn al-Maghribī · Nasīr al-Dīn al-Tūsī · Shams al-Dīn al-Samarqandī · Sharaf al-Dīn al-Tūsī · Ibn al‐Ha'im al‐Ishbili · Ibn Abi al-Shukr

Século XIV Yaʿīsh ibn Ibrāhīm al-Umawī · Ibn al-Banna' al-Marrakushi · Ibn al-Shatir · Kamāl al-Dīn Fārisī · Al-Khalili · Qotb al-Din Shirazi · Ahmad al-Qalqashandi

Século XV Abū al-Ḥasan ibn ʿAlī al-Qalaṣādī · Ali Qushji · Jamshīd al-Kāshī · Qāḍī Zāda al-Rūmī · Ulugh Beg ·

Século XVI Al-Birjandi · Muhammad Baqir Yazdi · Taqi al-Din · Ibn Hamza al-Maghribi · Ibn Ghazi al-Miknasi





Tratados Almanaque · Livro das Estrelas Fixas · Livro de Ótica · De Gradibus · Enciclopédia dos Confrades da Pureza · Tábuas toledanas · Tabula Rogeriana · O Livro Conciso sobre Cálculo por Conclusão e Comparação · O Livro da Cura · Zij · Zij-i Ilkhani · Zij-i-Sultani



Conceitos Problema de Alhazen



Centros Universidade Al-Azhar · Universidade Al-Mustansiriya · Casa do conhecimento · Casa da sabedoria · Observatório de Istambul de Taqi al-Din · Madrasah · Maktab · Observatório Maragheh · Universidade de Al-Karaouine



Influências Matemática babilônica · Matemática grega · Matemática indiana



Influenciados Matemática bizantina · Matemática européia · Matemática indiana





[Expandir]v • eMedicina no mundo islâmico medieval

Médicos Século 7 d.C. Abu Haftzah Yazid • Bukhtishu • Masarjawaih • Nafi ibn al-Harith • Ibn Abi Ramtha al-Tamimi • Rufaida Al-Aslamia

Século 8 d.C. Bukhtishu

Século 9 d.C. Albubather • Bukhtishu • Jabril ibn Bukhtishu • Jābir ibn Hayyān • Hunayn ibn Ishaq • Yahya ibn Sarafyun • Al-Kindi • Masawaiyh • Sabur ibn Sahl • Ali ibn Sahl Rabban al-Tabari • Al-Ruhawi • Yuhanna ibn Bukhtishu

Século 10 d.C. Qusta ibn Luqa • Abu ul-Ala Shirazi • Abul Hasan al-Tabari • Al-Natili • Qumri • Abu Zayd al-Balkhi • Isaac Israeli ben Solomon • Ali ibn Abbas al-Majusi • Abu Sahl 'Isa ibn Yahya al-Masihi • Muvaffak • Muhammad ibn Zakariya al-Razi • Ibn Juljul • Al-Zahrawi • Ibn al-Jazzar • Al-Kaŝkarī • Ibn Abi al-Ashʿath • Ibn al-Batriq • Ibrahim ibn Baks

Século 11 d.C. Abu Ubaid Juzjani • Alhazen • Ali ibn Ridwan • Avicena • Ephraim ibn al-Za'faran • Ibn al-Wafid • Abdollah ibn Bukhtishu

• Ibn Butlan • Ibn al-Kattani • Ibn Jazla • Masawaih al-Mardini • Yusuf al-Ilaqi • Ibn Al-Thahabi • Ibn Abi Sadiq • ʿAlī ibn ʿĪsā al-Kahhal

Século 12 d.C. Abu al-Bayan ibn al-Mudawwar • Ahmad ibn Farrokh • Ismail Gorgani • Ibn Hubal • Zayn al-Din Gorgani • Maimônides • Serapião, o Jovem • Ibn Zuhr • Ya'qub ibn Ishaq al-Israili • Abu Jafar ibn Harun de Trujillo • Averróis • Ibn Tufail • Al-Ghafiqi • Ibn Abi al-Hakam • Abu'l-Barakat al-Baghdaadi

Século 13 d.C. Sa'ad al-Dawla • Al-Shahrazuri • Rashidun al-Suri • Amin al-Din Rashid al-Din Vatvat • Avraham, filho de Rambam • Da'ud Abu al-Fadl • Al-Dakhwar • Ibn Abi Usaibia • Joseph ben Judah de Ceuta • Abd al-Latif al-Baghdadi (escritor medieval) • Ibn al-Nafis • Zakariya al-Qazwini • Najib ad-Din-e-Samarqandi • Qotb al-Din Shirazi • Ibn al-Quff

Século 14 d.C. Muhammad ibn Mahmud Amuli • Al-Nagawri • Aqsara'i • Zayn-e-Attar • Mansur ibn Ilyas • Jaghmini • Mas‘ud ibn Muhammad Sijzi • Najm al-Din Mahmud ibn Ilyas al-Shirazi • Nakhshabi • Sadid al-Din al-Kazaruni • Yusuf ibn Ismail al-Kutubi • Ibn al-Khatib • Rashid-al-Din Hamadani

Século 15 d.C. Abu Sa'id al-Afif • Muhammad Ali Astarabadi • Husayni Isfahani • Burhan-ud-din Kermani • Şerafeddin Sabuncuoğlu • Muhammad ibn Yusuf al-Harawi • Nurbakhshi •Shaykh Muhammad ibn Thaleb

Século 16 d.C. Hakim-e-Gilani • Abul Qasim ibn Mohammed al-Ghassani • Taqi al-Din Muhammad ibn Ma'ruf





Conceitos Psicologia • Oftalmologia





Trabalhos O Canon da Medicina • Mapas de Anatomia dos árabes • O Livro da Cura • Livro dos Dez Tesouros do Olho • De Gradibus • Al-Tasrif • Zakhireye Khwarazmshahi • Adab al-Tabib ("Ética Prática do Médico")





Centros Bimaristan • Nur al-Din Bimaristan • Al-'Adudi





Influências Medicina antiga grega





Influenciados Renascença médica





[Expandir]v • eFilosofia islâmica

Campos Alquimia · Aqidah · 'Aql · Cosmologia (Astrologia · Astronomia teórica) · Escatologia · Ética · Kalam · Filosofia legal · Lógica · Metafísica · Filosofia Natural · Paz · Filosofia da Educação · Filosofia da ciência · Psicologia · Sociologia (Sociologia Medieval) · Sufismo

Escolas de Filosofia Filosofia primitiva · Farabismo · Avicenismo · Averroísmo · Iluminacionismo · Filosofia Sufi (Cosmologia · Metafísica) · Teosofia Transcendente · Escola Tradicionalista · Filosofia Contemporânea

Filósofos Alkindus · Apharabius · Zakariya Razi · Abu Hatim al-Razi · Al Amiri · Ibn Miskawayh · Avicena · Ikhwan al-Safa · Abu Sulayman al-Sijistani · Ayn-al-Quzat · Ibn Masarrah · Ibn Hazm · Ibn Tufail · Averróis · Bahmanyar · Ibn Sab’in · Abu Yaqub al-Sijistani · Mu'ayyad fi'l-Din al-Shirazi · Nasir Khusraw · Omar Khayyám · Suhrawardi · Ibn Arabi · Afdal al-Din Kashani · al-Abharī · Nasir al-Din Tusi · Qutb al-Din al-Shirazi · Jalaladdin Davani · Qadi Mir Husayn al-Maybudi · Mir Damad · Mir Fendereski · Mulla Sadra · Mohsen Fayz Kashani · Abd al-Razzaq Lahiji · Imam Rabbani Mujaddid Alf-i-Sani · Shah Waliullah · Mulla Hadi Sabzevari · Allameh Tabatabaei · Muhammad Iqbal · Gohar Shahi · Mohammad Baqir al-Sadr · Ha'eri Yazdi · René Guénon · Frithjof Schuon · Martin Lings · Hossein Nasr · Naquib al-Attas · Abdolkarim Soroush



[Expandir]v • eFilósofos medievais

Abd-el-latif · Pedro Abelardo · Abu'l-Barakāt al-Baghdādī · Abu Rayhan Biruni (Alberonius) · Al Amiri · Al-Farabi (Alfarábi) · Al-Ghazali (Algazel) · Al-Jahiz · Alkindus · Al-Razi (Rasis) · Alain de Lille · Alberto Magno · Alexandre de Hales · Anselmo de Cantuária · Tomás de Aquino · Athir al-Din al-Abhari · Agostinho de Hipona · Averroës · Avicena · Ayn-al-Quzat Hamadani · Bernardo de Chartres · Boaventura de Bagnoregio · Confrades da Pureza · Jean Buridan · Duns Scot · Fakhr al-Din al-Razi · Gersónides · Gilberto de la Porrée · Gil de Roma · Godfrey de Fontaines · John Hennon · Henry of Ghent · Hugo de São Vitor · Ibn al-Haytham (Alhazen) · Ibn al-Nafis · Ibn al-Rawandi · Ibn Arabi · Ibn Bajjah (Avempace) · Ibn Hazm · Ibn Khaldun · Ibn Masarrah · Ibn Miskawayh · Ibn Taymiyyah · Ibn Tufail · João Escoto Erígena · Lambertus de Monte · Maimônides · Mohammad Ibn Abd-al-Haq Ibn Sab'in · Nasir al-Din al-Tusi · Nicole d'Oresme · Qutb al-Din al-Shirazi · Ramon Llull · Rashid al-Din · Richard de St. Victor · Robert Grosseteste · Roger Bacon · Roscelin · Shahab al-Din Suhrawardi · Guilherme de Ockham · Zachariah Kazwin ·



[Expandir]v • eLiteratura persa

[Expandir] Antiga



Inscrição Behistun · Antigas inscrições persas





[Expandir] Central



Ayadgar-i Zariran · Conselhos de Adurbad-e Mahrspandan · Dēnkard · Livro de Jamasp · Livro de Arda Viraf · Karnamak-i Artaxshir-i Papakan · Cubo de Zoroastro · Dana-i_Menog_Khrat · Shabuhragan de Mani · Shahrestanha-ye Eranshahr · Bundahishn · Bundahishn Maior · Menog-i Khrad · Jamasp Namag · Pazand · Dadestan-i Denig · Zadspram · Sudgar Nask · Warshtmansr · Zand-i Vohuman Yasht · Drakht-i Asurig · Bahman Yasht · Shikand-gumanic Vichar · Hushang Irani · Ali Abdolrezaei





[Expandir] Clássica



900 d.C.–1000 d.C. Rudaki · Abu-Mansur Daqiqi · Ferdowsi (Shahnameh) · Abu Shakur Balkhi · Bal'ami · Rabia Balkhi · Abusaeid Abolkheir (967–1049) · Avicena (980–1037) · Unsuri · Asjadi · Kisai Marvazi · Ayyuqi

1000 d.C.–1100 d.C. Bābā Tāher · Nasir Khusraw (1004–1088) · Al-Ghazali (1058–1111) · Khwaja Abdullah Ansari (1006–1088) · Asadi Tusi · Qatran Tabrizi (1009–1072) · Nizam al-Mulk (1018–1092) · Masud Sa'd Salman (1046–1121) · Moezi Neyshapuri · Omar Khayyām (1048–1131) · Fakhruddin As'ad Gurgani · Ahmad Ghazali · Hujwiri · Manuchehri · Ayn-al-Quzat Hamadani (1098–1131) · Uthman Mukhtari · Abu-al-Faraj Runi · Sanai · Banu Goshasp · Borzu-Nama · Afdal al-Din Kashani · Abu'l Hasan Mihyar al-Daylami · Mu'izzi · Mahsati Ganjavi

1100 d.C.–1200 d.C. Hakim Iranshah · Suzani Samarqandi · Ashraf Ghaznavi · Faramarz Nama · Shahab al-Din Suhrawardi (1155–1191) · Adib Sabir · Am'aq · Najm-al-Din Razi · Attār (1142–c.1220) · Khaghani (1120–1190) · Anvari (1126–1189) · Faramarz-e Khodadad · Nizami Ganjavi (1141–1209) · Fakhr al-Din al-Razi (1149–1209) · Kamal al-din Esfahani · Shams Tabrizi (d.1248)

1200 d.C.–1300 d.C. Abu Tahir Tarsusi · Najm al-din Razi · Awhadi Maraghai · Shams al-Din Qays Razi · Baha al-din Walad · Nasīr al-Dīn al-Tūsī · Baba Afdal al-Din Kashani · Fakhr al-din Araqi · Mahmud Shabistari (1288–1320s) · Abu'l Majd Tabrizi · Amir Khusro (1253–1325) · Saadi (Bustan / Golestān) · Bahram-e-Pazhdo · Zartosht Bahram e Pazhdo · Rumi · Homam Tabrizi (1238–1314) · Nozhat al-Majales · Khwaju Kermani · Sultão Walad

1300 d.C.–1400 d.C. Ibn Yamin · Shah Ni'matullah Wali · Hafez · Abu Ali Qalandar · Fazlallah Astarabadi · Nasimi · Emad al-Din Faqih Kermani

1400 d.C.–1500 d.C. Ubayd Zakani · Salman Sawaji · Hatefi · Jami · Kamal Khujandi · Ahli Shirzi (1454–1535) · Fuzûlî (1483–1556) · Baba Faghani Shirzani

1500 d.C.–1600 d.C. Vahshi Bafqi (1523–1583) · 'Orfi Shirazi

1600 d.C.–1700 d.C. Saib Tabrizi (1607–1670) · Kalim Kashani · Hazin Lāhiji (1692–1766) · Saba Kashani · Bidel Dehlavi (1642–1720)

1700 d.C.–1800 d.C. Neshat Esfahani · Forughi Bistami (1798–1857) · Mahmud Saba Kashani (1813–1893)







[Expandir] Contemporânea



Poeta Irã Ahmadreza Ahmadi · Mehdi Akhavan-Sales · Hormoz Alipour · Qeysar Aminpour · Mohammadreza Aslani · Aref Qazvini · Manouchehr Atashi · Mahmoud Mosharraf Azad Tehrani · Mohammad-Taqi Bahar · Reza Baraheni · Simin Behbahani · Hushang Ebtehaj · Bijan Elahi · Parviz Eslampour · Parvin E'tesami · Forough Farrokhzad · Hossein Monzavi · Hushang Irani · Iraj Mirza · Bijan Jalali · Siavash Kasraie · Esmail Khoi · Shams Langeroodi · Mohammad Mokhtari · Nosrat Rahmani · Yadollah Royaee · Tahereh Saffarzadeh · Sohrab Sepehri · Mohammad-Reza Shafiei Kadkani · Mohammad-Hossein Shahriar · Ahmad Shamlou · Manouchehr Sheybani · Nima Yooshij

Afeganistão Nadia Anjuman · Wasef Bakhtari · Raziq Faani · Khalilullah Khalili · Youssof Kohzad · Massoud Nawabi · Abdul Ali Mustaghni



Tadjiquistão Sadriddin Ayni · Farzona · Iskandar Khatloni · Abolqasem Lahouti · Gulrukhsor Safieva · Loiq Sher-Ali · Payrav Sulaymoni · Mirzo Tursunzoda

Uzbequistão Asad Gulzoda

Paquistão Muhammad Iqbal

Índia



Romance Ali Mohammad Afghani · Ghazaleh Alizadeh · Bozorg Alavi · Reza Amirkhani · Mahshid Amirshahi · Reza Baraheni · Simin Daneshvar · Mahmoud Dowlatabadi · Reza Ghassemi · Houshang Golshiri · Aboutorab Khosravi · Ahmad Mahmoud · Shahriyar Mandanipour · Abbas Maroufi · Iraj Pezeshkzad

Conto Jalal Al-e-Ahmad · Yousef Alikhani · Kourosh Asadi · Shamim Bahar · Sadeq Chubak · Simin Daneshvar · Nader Ebrahimi · Ali-Moraf Fadaeenia · Ebrahim Golestan · Houshang Golshiri · Sadegh Hedayat · Bahram Heydari · Mohammad-Ali Jamalzadeh · Aboutorab Khosravi · Mostafa Mastoor · Jaafar Modarres-Sadeghi · Houshang Moradi Kermani · Bijan Najdi · Shahrnush Parsipur · Gholam-Hossein Sa'edi · Bahram Sadeghi · Goli Taraqqi

Peça Reza Abdoh · Hamid Amjad · Bahram Bayzai · Mohammad Charmshir · Alireza Koushk Jalali · Hadi Marzban · Bijan Mofid · Hengameh Mofid · Abbas Na'lbandian · Akbar Radi · Pari Saberi · Mohammad Yaghoubi

Roteiro Saeed Aghighi · Mohammadreza Aslani · Rakhshan Bani-E'temad · Bahram Bayzai · Hajir Darioush · Pouran Derakhshandeh · Asghar Farhadi · Bahman Farmanara · Hamid Farrokhnezhad · Farrokh Ghaffari · Behrouz Gharibpour · Bahman Ghobadi · Fereydun Gole · Ebrahim Golestan · Ali Hatami · Hossein Jafarian · Abolfazl Jalili · Ebrahim Hatamikia · Abdolreza Kahani · Varuzh Karim-Masihi · Samuel Khachikian · Abbas Kiarostami · David Mahmoudieh · Majid Majidi · Mohsen Makhmalbaf · Dariush Mehrjui · Reza Mirkarimi · Hengameh Mofid · Rasoul Mollagholipour · Amir Naderi · Jafar Panahi · Kambuzia Partovi · Rasul Sadr Ameli · Mohammad Sadri · Parviz Shahbazi · Sohrab Shahid-Saless

Outros Dehkhoda ·







O Persa Contemporâneo e o Clássico são a mesma língua, mas escritores desde 1900 são classificados como contemporâneos. De uma só vez, o persa foi uma linguagem cultural comum de muitos do mundo islâmico não-árabe. Hoje é a língua oficial do Irã, do Tadjiquistão e uma das duas línguas oficiais do Afeganistão.





[Expandir]v • eLógica

[Expandir] Visão global



[Expandir][[Predefinição:{{{name}}}
v]] • [{{fullurl:Predefinição:{{{name}}}
action=edit}}e]

Áreas

acadêmicas Teoria da argumentação · Axiologia · Pensamento crítico · Teoria da computabilidade · Semântica formal · História da lógica · Lógica informal · Lógica na ciência da computação · Lógica matemática · Matemática · Metalógica · Metamatemática · Teoria dos modelos · Lógica filosófica · Filosofia · Filosofia da lógica · Filosofia da matemática · Teoria das provas · Teoria dos conjuntos

Conceitos

fundamentais Abdução · Verdade analítica · Antinomia · A priori · Dedução · Definição · Descrição · Vinculação · Indução · Inferência · Consequência lógica · Forma lógica · Implicação lógica · Verdade lógica · Nome · Necessidade · Significado · Paradoxo · Mundo possível · Pressuposição · Probabilidade · Razão · Raciocínio · Referência · Semântica · Declaração · Substituição · Sintaxe · Verdade · Valor da verdade · Validade · Organon







[Expandir] Lógica filosófica



[Expandir][[Predefinição:{{{name}}}
v]] • [{{fullurl:Predefinição:{{{name}}}
action=edit}}e]

Pensamento crítico

and

Lógica informal Análise · Ambiguidade · Argumento · Crença · Campo · Credibilidade · Evidência · Explicação · Poder explicativo · Fato · Falácia · Investigação · Opinião · Parcimônia · Premissa · Propaganda · Prudência · Raciocínio · Relevância · Retórica · Rigor · Vagueza

Teorias da dedução Construtivismo · Dialetismo · Ficcionalismo · Finitismo · Formalismo · Intuicionismo · Atomismo lógico · Logicismo · Nominalismo · Realismo platônico · Pragmatismo · Realismo







[Expandir] Metalógica e Metamatemática



Teorema de Cantor · Teorema de Church · Tese de Church · Consistência · Método efetivo · Fundamentos da matemática · Teorema da completude de Gödel · Teoremas da incompletude de Gödel · Solidez · Completude · Decidabilidade · Interpretação · Teorema de Löwenheim–Skolem · Metateorema · Satisfabilidade · Independência · Distinção Sin-signo e Legi-signo · Distinção uso/menção





[Expandir] Lógica matemática



Geral Linguagem formal · Regra de formação · Sistema formal · Sistema dedutivo · Prova formal · Semântica formal · Fórmula bem formulada · Conjunto · Elemento · Classe · Lógica clássica · Axioma · Dedução natural · Regra de inferência · Relação · Teorema · Consequência lógica · Sistema axiomático · Teoria dos tipos · Símbolo · Sintaxe · Teoria



Lógica aristotélica Proposição · Inferência · Argumento · Validade · Irrefutabilidade · Silogismo · Quadrado das oposições · Diagrama de Venn

Cálculo proposicional

e Lógica booleana Funções booleanas · Cálculo proposicional · Fórmula proposicional · Conectivo lógico · Tabela verdade

Predicativa Primeira ordem · Quantificadores · Predicado · Segunda ordem · Cálculo do predicado monádico

Teoria dos conjuntos Conjunto · Conjunto vazio · Enumeração · Extensionabilidade · Conjunto finito · Função · Subconjunto · Conjunto de partes · Conjunto contável · Conjunto recursivo · Domínio · Imagem da função · Par ordenado · Conjunto incontável

Teoria dos modelos Modelo · Interpretação · Modelo não-padrão · Teoria do modelo finito · Valor da verdade · Validade

Teoria da prova Prova formal · Sistema dedutivo · Sistema formal · Teorema · Consequência lógica · Regra de inferência · Sintaxe

Teoria da computabilidade Recursão · Conjunto recursivo · Conjunto enumerável recursivamente · Problema da decisão · Tese de Church-Turing

· Função computável · Função recursiva primitiva







[Expandir] Lógica não-clássica



Lógica modal Alética · Axiológico · Deôntica · Doxástica · Epistêmica · Temporal

Intuicionismo Lógica intuicionística · Análise construtiva · Aritmética de Heyting · Teoria do tipo intuicionística · Teoria do conjunto construtiva

Lógica difusa Grau de verdade · Regra difusa · Conjunto difuso · Elemento infinito difuso · Operações de conjunto difusas

Lógica subestrutural Regra estrutural · Lógica relevante · Lógica linear



Lógica paraconsistente Dialeteísmo

Lógica de descrição Ontologia · Linguagem ontológica







[Expandir] Lógicos



Alfarabi · Anderson · Algazel · Al-Razi · Aristóteles · Averróis · Avicena · Bain · Barwise · Bernays · Boole · Boolos · Cantor · Carnap · Church · Chrysippus · Curry · Dharmakirti · Dignāga · De Morgan · Frege · Geach · Gentzen · Gotama · Kanada · Gödel · Hilbert · Ibn al-Nafis · Ibn Hazm · Ibn Taymiyyah · Kleene · Kripke · Leibniz · Löwenheim · Mozi · Nagarjuna · Pāṇini · Peano · Peirce · Putnam · Quine · Russell · Schröder · Scotus · Skolem · Smullyan · Suhrawardi · Tarski · Turing · Whitehead · William of Ockham · Wittgenstein · Zadeh · Zermelo





[Expandir] Listas



[Expandir][[Predefinição:{{{name}}}
v]] • [{{fullurl:Predefinição:{{{name}}}
action=edit}}e]

Tópicos Esboço de lógica · Índice de artigos sobre lógica · Lógica matemática · Álgebra booleana · Teoria dos conjuntos

Outros Lógicos · Regras de inferência · Paradoxos · Falácias · Símbolos lógicos







Portal · Categoria · Esboço · WikiProjeto · Discussão · [//pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Especial:Recentchangeslinked&target=Template:Logic&hidebots=0



Portal de história da ciência. Os artigos sobre história da ciência, tecnologia e medicina.

A Wikipédia possui o:

Portal de Filosofia







Obtida de "http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Avicena&oldid=32912338"

Ver avaliaçõesAvaliar esta página

Avaliar esta página

Avaliações

O que é isto?Avaliações médias atuais

Credibilidade



Imparcialidade



Profundidade



Redação



Conheço este assunto muito profundamente (opcional)

Tenho estudos relevantes do secundário ou universidadeFaz parte dos meus conhecimentos profissionaisÉ uma das minhas paixões pessoaisA fonte do meu conhecimento não está listada aqui Gostava de ajudar a melhorar a Wikipédia; enviem-me um e-mail (opcional) Irá receber uma mensagem de confirmação por e-mail. O seu endereço de e-mail não será partilhado com ninguém. declaração de confidencialidade dos comentáriosEnviar avaliações



GravadoAs suas avaliações não foram enviadasAs suas avaliações expiraramVolte a avaliar esta página e envie as novas avaliações, por favor.

Ocorreu um erro. Tente novamente mais tarde, por favor.

Obrigado! As suas avaliações foram gravadas.Queria criar uma conta?Uma conta permite-lhe seguir as suas edições, participar nos debates e fazer parte da comunidade.Criar contaouAutenticaçãoTalvez mais tarde

Obrigado! As suas avaliações foram gravadas.Sabia que pode editar esta página?Editar esta páginaTalvez mais tarde Categorias: Nascidos em 980Mortos em 1037Médicos do século XIAstrônomos do século XIFilósofos islâmicosFilósofos do IrãoFilosofia medievalMédicos escritoresFilósofos do século XIPoetas da PérsiaCategorias ocultas: !Biografias que carecem de local de nascimento!Artigos destacados na Wikipédia em malaialaFerramentas pessoais

Criar contaEntrarEspaços nominais

ArtigoDiscussãoVariantesVistas

LerEditarVer históricoAções

Busca

Navegação

Página principal

Conteúdo destacado

Eventos atuais

Esplanada

Página aleatória

Portais

Informar um erro

ColaboraçãoBoas-vindas

Ajuda

Página de testes

Portal comunitário

Mudanças recentes

Estaleiro

Criar página

Páginas novas

Contato

Donativos

Imprimir/exportarCriar um livroDescarregar como PDFVersão para impressão

FerramentasPáginas afluentesAlterações relacionadasCarregar ficheiroPáginas especiaisLigação permanenteInformações da páginaCitar esta páginaAvaliar esta página

Noutras línguasAragonés

العربية

مصرى

Azərbaycanca

Башҡортса

Žemaitėška

Беларуская

Беларуская (тарашкевіца)‎

Български

বাংলা

Brezhoneg

Bosanski

Català

Cebuano

کوردی

Česky

Чӑвашла

Cymraeg

Dansk

Deutsch

Zazaki

Ελληνικά

English

Esperanto

Español

Eesti

Euskara

Estremeñu

فارسی

Suomi

Français

Frysk

贛語

Galego

עברית

Fiji Hindi

Hrvatski

Magyar

Հայերեն

Bahasa Indonesia

Ilokano

Íslenska

Italiano

日本語

Basa Jawa

ქართული

Қазақша

한국어

Kurdî

Кыргызча

Latina

Lumbaart

Lietuvių

Latviešu

Македонски

മലയാളം

Монгол

Bahasa Melayu

Mirandés

Nederlands

Norsk (nynorsk)‎

Norsk (bokmål)‎

Occitan

Polski

پنجابی

پښتو

Română

Armãneashce

Русский

Русиньскый

संस्कृतम्

Саха тыла

Srpskohrvatski / српскохрватски

Simple English

Slovenčina

Slovenščina

Soomaaliga

Shqip

Српски / srpski

Basa Sunda

Svenska

Kiswahili

தமிழ்

తెలుగు

Тоҷикӣ

ไทย

Türkçe

Татарча/tatarça

ئۇيغۇرچە / Uyghurche

Українська

اردو

Oʻzbekcha

Tiếng Việt

Winaray

მარგალური

ייִדיש

Yorùbá

Vahcuengh

中文

Esta página foi modificada pela última vez à(s) 04h24min de 12 de novembro de 2012.

Este texto é disponibilizado nos termos da licença Atribuição-Partilha nos Mesmos Termos 3.0 não Adaptada (CC BY-SA 3.0); pode estar sujeito a condições adicionais. Consulte as condições de uso para mais detalhes.

Política de privacidadeSobre a WikipédiaAvisos geraisVersão móvel   COPYREIWIKIPÉDIA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas