quinta-feira, 22 de novembro de 2012

FORMAS DE GOVERNO: COLONIALISMO

ColonialismoOrigem: Wikipédia, a enciclopédia livre.Ir para: navegação, pesquisa Este artigo ou se(c)ção cita fontes fiáveis e independentes, mas elas não cobrem todo o texto (desde novembro de 2011).


Por favor, melhore este artigo providenciando mais fontes fiáveis e independentes, inserindo-as em notas de rodapé ou no corpo do texto, nos locais indicados.

Encontre fontes: Google — notícias, livros, acadêmico — Scirus — Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.





Nota: Se procura colonialismo, grupo de organismo, veja Colonialismo (Biologia).

Política

Poderes[Expandir]Executivo
Judiciário
Legislativo
Moderador



Formas de governo[Expandir]Monarquia
República
Anarquia
Despotismo



Regimes e sistemas[Expandir]Parlamentarismo
Presidencialismo
Democracia
Democracia direta
Democracia semidireta
Democracia representativa
Ditadura
Absolutismo
Autoritarismo
Regência
Parlamentarismo regencial
Totalitarismo



Tipos de poder[Expandir]Aristocracia
Autocracia
Burocracia
Demagogia
Cleptocracia
Clerocracia
Corporativismo
Corporocracia
Meritocracia
Minarquia
Oclocracia
Oligarquia
Plutocracia
Sociocracia
Tecnocracia
Teocracia
Caudilhismo
Coronelismo
Nepotismo
Fisiologismo



Classes de Estado[Expandir]Colônia
Confederação
Federação
Império
Principado
Protetorado
Reino
República



Conceitos[Expandir]Ativismo
Congresso
Corrupção
Doutrina
Estado
Governo
Hegemonia
Ideologia
Legislatura
Liberdade
Nação
Partido
Pátria
Parlamento
Regionalismo
Soberania
Tirania
Unitarismo



Processos[Expandir]Eleições
Golpe
Revolução
Independência
Plebiscito
Referendo
Protesto
Repressão
Expurgo
Lobby
Intervenção



Divisões administrativas[Expandir]Concelho
Condado
Departamento
Estado
Distrito
Município
Província
Freguesia



Cargos e postos[Expandir]Burgomestre
Capitão-regente
Chanceler
Deputado
Ditador
Governador
Grão-duque
Imperador
Intendente
Ministro
Prefeito
Presidente
Primeiro-ministro
Príncipe
Rei
Secretário
Senador
Sultão
Vereador
Regente vitalício



Disciplinas[Expandir]Ciência Política
Diplomacia
Filosofia Política
Geopolítica
História Política
Metapolítica
Política Internacional
Teoria Política



Espectro político[Expandir]Esquerda
Centro
Direita



Ideologias[Expandir]Anarquismo
Comunismo
Fascismo
Nazismo
Neonazismo
Sionismo
Liberalismo
Libertarianismo
Populismo
Esquerdismo
Socialdemocracia
Socialismo
Trabalhismo
Estadismo
Ultranacionalismo
Democracia Cristã



Atitudes[Expandir]Clientelismo
Chauvinismo
Coletivismo
Colonialismo
Conservadorismo
Elitismo
Imperialismo
Neoimperialismo
Intervencionismo

Isolacionismo
Nacionalismo
Oposicionismo
Pacifismo
Radicalismo
Sectarismo
Separatismo
Secularismo
Tradicionalismo

Pluri
Bi
Unipartidarismo

Abstenção
Anistia
Desobediência civil
Dissidência
Resistência
Subversão
Clandestinidade
Multiculturalismo
Terrorismo





Colonialismo é a política de exercer o controle ou a autoridade sobre um território ocupado e administrado por um grupo de indivíduos com poder militar, ou por representantes do governo de um país ao qual esse território não pertencia, contra a vontade dos seus habitantes que, muitas vezes, são desapossados de parte dos seus bens (como terra arável ou de pastagem) e de eventuais direitos políticos que detinham.



O termo colônia vem do latim, designando o estabelecimento de comunidades de romanos, geralmente para fins agrícolas, fora do território de Roma. Ao longo da história, a formação de colónias foi a forma como a raça humana se espalhou pelo mundo



A exploração desenfreada dos recursos dos territórios ocupados — incluindo a sua população, quase totalmente aniquilada, como aconteceu nas Américas, ou transformada em escravos que espalharam pelo resto do mundo, como na África — levou a movimentos de resistência dos povos locais e, finalmente à sua independência, num processo denominado descolonização, terminando estes impérios coloniais em meados do século XX.



Índice [esconder]

1 Tipos de colonialismo

2 História

2.1 Neocolonialismo

3 Colonialismo e a história do pensamento

3.1 Colonialismo e geografia

3.2 Colonialismo e imperialismo

4 Referências

5 Ver também

6 Ligações externas





[editar] Tipos de colonialismoOs historiadores muitas vezes distinguem duas formas de colonialismo, principalmente com base no número de pessoas do país colonizador que se estabelecem na colônia:



O colonialismo colonizador envolveu um grande número de colonos, geralmente à procura de terras férteis para cultivar.

O colonialismo de exploração envolvia menos colonos, normalmente interessados em extrair recursos para exportação para a metrópole. Esta categoria inclui entrepostos, mas aplica-se mais para as colônias muito maiores, onde os colonos proporcionariam grande parte da administração e possuíam a maioria das terras e do capital, mas dependiam de povos indígenas para o trabalho.

Estes modelos de colonialismo se sebrepõem. Em ambos os casos, as pessoas se mudaram para a colônia e os bens eram exportados para a metrópole.



A colônia de plantation normalmente se ajusta ao modelo de exploração do colonialismo. No entanto, neste caso, podem haver outros imigrantes para a colônia - escravos para fazer crescer a cultura de rendimento para a exportação. Os agricultores na Índia sob domínio britânico colonial também foram forçados a cultivar determinadas culturas, vendê-las a Grã-Bretanha, a fim de pagar impostos opressivos e assim por diante.[1][2]



Em alguns casos, o colonialismo colonizador ocorreu em áreas substancialmente pré-preenchidas e o resultado foi tanto uma população culturalmente mista (como os mestiços das Américas), ou uma população racialmente dividida, como na Argélia Francesa ou Rodésia do Sul.



Embora legalmente diferentes das colônias, o Mandato da Sociedade das Nações tinham muitos elementos de do colonialismo de exploração. Creia em Deus



[editar] HistóriaVer artigos principais: História do Colonialismo e Cronologia do Colonialismo



Mapa-mundi do colonialismo em 1800

Esse mapa do mundo em 1914 mostra os grandes impérios coloniais que as nações poderosas estabeleceram pelo planeta

Mapa-mundi do colonialism no fim da Segunda Guerra Mundial em 1945A atividade que poderia ser chamada de colonialismo tem uma longa história. Os egípcios, fenícios, gregos e romanos, todos construíram colônias na Antiguidade. A palavra "metrópole" vem do grego metropolis [grego: "μητρόπολις"] - "cidade mãe". A palavra "colônia" vem do latim colonia' '- "um lugar para a agricultura". Entre os séculos XI e XVIII, os vietnamitas estabeleceram colônias militares ao sul de suas fronteiras originais e absorveram o território, em um processo conhecido como nam tiến.[3]



O colonialismo moderno começou com a Era dos Descobrimentos. Portugal e Espanha descobriram novas terras do outro lado do oceano e construíram feitorias. Para algumas pessoas, é esta construção de colônias em outro continente que diferencia o colonialismo de outros tipos de expansionismo. Essas novas terras foram divididas entre o Império Português e o Império Espanhol, primeiro pela bula papal Inter Coetera e depois pelo Tratado de Tordesilhas eo Tratado de Saragoça (1529).



Este período também é associado com a Revolução Comercial. O final da Idade Média viu reformas na contabilidade e sistema bancário na Itália e no Mediterrâneo oriental. Essas idéias foram adotadas e adaptadas na Europa Ocidental para os altos riscos e benefícios associados aos empreendimentos coloniais.



No século 17, ocorreu a criação do império colonial francês e do Império Colonial Neerlandês, bem como do Império Colonial do Reino de Inglaterra, que mais tarde tornou-se o Império Britânico. Também ocorreu a criação de algumas colônias suecas e um império colonial dinamarquês.



A disseminação dos impérios coloniais foi reduzida no final do século XVIII e início do século XIX pela Guerra Revolucionária Americana e a independência da América Espanhola. No entanto, muitas novas colônias foram estabelecidas após esse tempo, inclusive para o império colonial alemão e o império belga. No final do século XIX, muitas potências européias estavam envolvidas na partilha da África.



O Império Russo, Império Otomano e o Império Austríaco existiam ao mesmo tempo, como os impérios acima, mas não expandiram sobre os oceanos. Em vez disso, esses impérios expandiram através da rota mais tradicional de conquista de territórios vizinhos. Havia, porém, alguma colonização russa das Américas através do Estreito de Bering. O Império do Japão modelou-se nos impérios coloniais europeus. Os Estados Unidos ganhou territórios ultramarinos após a Guerra Hispano-Americana e o termo "Império americano" foi cunhado.



Após a Primeira Guerra Mundial, os vitoriosos Aliados dividiram o império colonial alemão e grande parte do Império Otomano entre eles como Mandato da Sociedade das Nações. Esses territórios foram divididos em três classes de acordo com a rapidez com que eram consideradas que eles estariam prontos para a independência .[4] No entanto, a descolonização fora das Américas demorou para ocorrer até depois da Segunda Guerra Mundial. Em 1962, as Nações Unidas criaram um Comitê Especial de Descolonização, muitas vezes chamado de Comitê dos 24, para incentivar este processo.



[editar] NeocolonialismoO termo neocolonialismo tem sido usado para se referir a uma variedade de coisas desde a descolonização, após a Segunda Guerra Mundial. Geralmente, ele não se refere a um tipo específico de colonialismo, mas sim ao colonialismo por outros meios. Especificamente, a teoria de que a relação entre os países mais fortes e mais fracos é semelhante ao colonialismo de exploração, sem que o país mais forte tenha que construir ou manter colônias. Tais teorias são baseadas em relações econômicas e interferência na política de países mais fracos pelos países mais fortes.



[editar] Colonialismo e a história do pensamento[editar] Colonialismo e geografiaOs colonos agiam como o elo entre os nativos e a hegemonia imperial, fazendo a ponte geográfica, ideológica e comercial entre os colonizadores e colonizados. Painter, J. e Jeffrey, A. afirmam que determinados avanços ajudaram a expansão dos Estados europeus. Com ferramentas como a cartografia, construção naval, navegação, mineração e produtividade agrícola, os colonizadores tinham uma grande vantagem sob os outros. A sua consciência da superfície da Terra e a abundância de habilidades práticas forneceram aos colonizadores um conhecimento que, por sua vez, criou poder.



Painter e Jeffrey argumentam que a geografia como uma disciplina não foi e não é uma ciência objetiva, mas sim é baseada em suposições sobre o mundo físico. Considerando que isso pode ter dado ao Ocidente uma vantagem em relação à exploração, ele também criou zonas de inferioridade racial. Crenças geográficas, como o determinismo ambiental, a visão de que algumas regiões do mundo são subdesenvolvidas, legitimaram o colonialismo e criaram noções de evolução distorcidas.[5] Estes elementos são agora vistos como conceitos elementares. Geógrafos políticos afirmam que o comportamento colonial foi reforçado pelo mapeamento físico do mundo, visualmente separando "eles" de "nós". Os geógrafos focam principalmente os espaços do colonialismo e do imperialismo, mais especificamente, a apropriação material e simbólica do espaço, permitindo o colonialismo.[6]



[editar] Colonialismo e imperialismoUma colônia é parte de um império e, portanto, o colonialismo está intimamente relacionado com o imperialismo. Supõe-se que o colonialismo e o imperialismo são intercambiáveis, entretanto Robert Young sugere que o imperialismo é o conceito, enquanto o colonialismo é a prática. O colonialismo é baseado em uma visão imperial, criando assim uma relação de consequência. Através de um império, o colonialismo é estabelecido e o capitalismo é expandido, por outro lado, uma economia capitalista, naturalmente, dá suporte a um império.



Referências1.↑ Johannorberg.net. 04/09/2004.

2.↑ Late Victorian Holocausts: El Niño Famines and the Making of the Third World, Mike Davis, 2000

3.↑ The Le Dynasty and Southward Expansion

4.↑ The Trusteeship Council - The mandate system of the league of nations. Encyclopedia of the Nations. Advameg (2010). Página visitada em 8 August 2010.

5.↑ "Painter, J. & Jeffrey, A., 2009. Political Geography 2nd ed., Sage. “Imperialism” pg 23 (GIC)

6.↑ Gallaher, C. et al., 2008. Key Concepts in Political Geography, Sage Publications Ltd. "Imperialism/Colonialism" pg 5 (GIC)

[editar] Ver tambémColonização

Império colonial

[editar] Ligações externasDAVIS JR, R. Hunt. Encyclopedia of African History and Culture. Vol IV - The Colonial Era (1850 to 1960)

[Esconder]v • eColonialismo

Tópicos Colonização · Descolonização · Pós-colonialismo · Neocolonialismo · Imperialismo · Império colonial · Império global · Metrópole · Colónia · Domínio · Protetorado · Feitoria · Colonização de povoamento · Colonização de exploração · Companhia majestática · Pacto Colonial · Assimilação colonial · Ultramar

História Colonização da África (cronologia) · Colonização da América (cronologia) · Colonização da Ásia e Oceania (cronologia) · Descolonização da África (cronologia) · Descolonização da América (cronologia) · Descolonização da Ásia e Oceania (cronologia)

Obtida de "http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Colonialismo&oldid=32945759"

Ver avaliaçõesAvaliar esta página

Avaliar esta página

Avaliações

O que é isto?Avaliações médias atuais

Credibilidade



Imparcialidade



Profundidade



Redação



Conheço este assunto muito profundamente (opcional)

Tenho estudos relevantes do secundário ou universidadeFaz parte dos meus conhecimentos profissionaisÉ uma das minhas paixões pessoaisA fonte do meu conhecimento não está listada aqui Gostava de ajudar a melhorar a Wikipédia; enviem-me um e-mail (opcional) Irá receber uma mensagem de confirmação por e-mail. O seu endereço de e-mail não será partilhado com ninguém. declaração de confidencialidade dos comentáriosEnviar avaliações



GravadoAs suas avaliações não foram enviadasAs suas avaliações expiraramVolte a avaliar esta página e envie as novas avaliações, por favor.

Ocorreu um erro. Tente novamente mais tarde, por favor.

Obrigado! As suas avaliações foram gravadas.Queria criar uma conta?Uma conta permite-lhe seguir as suas edições, participar nos debates e fazer parte da comunidade.Criar contaouAutenticaçãoTalvez mais tarde

Obrigado! As suas avaliações foram gravadas.Sabia que pode editar esta página?Editar esta páginaTalvez mais tarde Categoria: ColonialismoCategoria oculta: !Artigos que carecem de notas de rodapé desde novembro de 2011Ferramentas pessoais

Criar contaEntrarEspaços nominais

ArtigoDiscussãoVariantesVistas

LerEditarVer históricoAções

Busca

Navegação

Página principal

Conteúdo destacado

Eventos atuais

Esplanada

Página aleatória

Portais

Informar um erro

ColaboraçãoBoas-vindas

Ajuda

Página de testes

Portal comunitário

Mudanças recentes

Estaleiro

Criar página

Páginas novas

Contato

Donativos

Imprimir/exportarCriar um livroDescarregar como PDFVersão para impressão

FerramentasPáginas afluentesAlterações relacionadasCarregar ficheiroPáginas especiaisLigação permanenteInformações da páginaCitar esta páginaAvaliar esta página

Noutras línguasAragonés

العربية

مصرى

Asturianu

Žemaitėška

Беларуская

Беларуская (тарашкевіца)‎

Български

Bosanski

Català

Česky

Cymraeg

Dansk

Deutsch

Ελληνικά

English

Esperanto

Español

Eesti

فارسی

Suomi

Français

Galego

עברית

हिन्दी

Fiji Hindi

Hrvatski

Bahasa Indonesia

Íslenska

Italiano

日本語

Basa Jawa

Қазақша

한국어

Къарачай-малкъар

Kurdî

Latina

Lietuvių

Latviešu

മലയാളം

Bahasa Melayu

Nederlands

Norsk (nynorsk)‎

Norsk (bokmål)‎

Chi-Chewa

Occitan

Papiamentu

Polski

پنجابی

Română

Русский

Русиньскый

Саха тыла

Sicilianu

Srpskohrvatski / српскохрватски

Simple English

Slovenčina

Slovenščina

Shqip

Српски / srpski

Svenska

Kiswahili

தமிழ்

తెలుగు

ไทย

Tagalog

Türkçe

Українська

اردو

Tiếng Việt

Walon

Winaray

ייִדיש

Vahcuengh

中文

Bân-lâm-gú

Esta página foi modificada pela última vez à(s) 04h15min de 15 de novembro de 2012.

Este texto é disponibilizado nos termos da licença Atribuição-Partilha nos Mesmos Termos 3.0 não Adaptada (CC BY-SA 3.0); pode estar sujeito a condições adicionais. Consulte as condições de uso para mais detalhes.

Política de privacidadeSobre a WikipédiaAvisos geraisVersão móvel   CO9PYRIGHTN WIKIPÉDIA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas