segunda-feira, 19 de novembro de 2012

GRNADES ACONTECIMENTOS POÇLÍOTICOS: FIDEL CASTRO (LIDEROU A REVOLUÇÃO QUE PÔS FIM AO REGIME DE FULGÊNCIO BATISTA)

Fidel CastroOrigem: Wikipédia, a enciclopédia livre.Ir para: navegação, pesquisa Esta biografia de uma pessoa viva cita fontes fiáveis e independentes, mas elas não cobrem todo o texto. (desde outubro de 2012) Ajude a melhorar esta biografia providenciando mais fontes fiáveis e independentes. Material controverso sobre pessoas vivas sem apoio de fontes fiáveis e verificáveis deve ser imediatamente removido, especialmente se for de natureza difamatória.


Encontre fontes: Google — notícias, livros, acadêmico — Scirus — Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.



Este artigo ou seção possui trechos que não respeitam o princípio da imparcialidade.

Justifique o uso dessa marca na página de discussão e tente torná-la mais imparcial.

Fidel Castro



39º presidente de Cuba

Mandato 2 de dezembro de 1976

a 24 de fevereiro de 2008[1]

Vice-presidente nenhum

Antecessor(a) Osvaldo Dorticós Torrado

Sucessor(a) Raúl Castro

Primeiro-ministro de Cuba

Mandato 16 de fevereiro de 1959

a 2 de dezembro de 1976

Antecessor(a) José Miró Cardona

Sucessor(a) Raúl Castro

Primeiro-Secretário do Partido Comunista de Cuba

Mandato 3 de outubro de 1965

a 19 de abril de 2011

Vida

Nascimento 13 de agosto de 1926 (86 anos)

Birán (Holguín)

Cônjuge Mirta Diaz-Balart (1948–1955)

Dalia Soto del Valle (1980–presente)

Partido Partido Comunista

Religião Ateu

Profissão Advogado

Assinatura

Filhos Fidel Ángel Castro Diaz-Balart

Alina Fernández-Revuelta

Alexis Castro-Soto

Alejandro Castro-Soto

Antonio Castro-Soto

Angel Castro-Soto

Alex Castro-Soto

Jorge Angel Castro

Francisca Pupo

ver



Fidel Alejandro Castro Ruz (Birán, 13 de agosto de 1926) é um revolucionário comunista cubano, primeiro presidente do Conselho de Estado da República de Cuba (1976-2008). Até 2006 foi primeiro-secretário do Comitê Central do Partido Comunista de Cuba[2].



Em 19 de fevereiro de 2008, Castro anunciou ao jornal do Partido Comunista, o Granma, que não se recandidataria ao cargo de presidente de Cuba, cinco dias antes de o seu mandato terminar.[1]



Castro nunca foi eleito através de eleições diretas, não permitiu a criação de partidos de oposição, nem liberdade de imprensa (Cuba é considerado um dos países com menor liberdade de imprensa do Mundo) durante o período em que esteve como líder do regime ditatorial cubano.[3][4] Seu governo foi e continua sendo amplamente criticado pela comunidade internacional por violações aos direitos humanos.[5][6][7] Apesar das controvérsias, foi durante o governo de Castro que Cuba alcançou altos índices de desenvolvimento humano e social e deu diversos exemplos de solidariedade humanitária, como a menor taxa de mortalidade infantil das Américas [8], erradicação do analfabetismo [9] e da desnutrição infantil[10], tratamento gratuito de mais de 124 mil vítimas do acidente nuclear de Chernobyl[11], participação direta na luta pelo fim do Apartheid na África do Sul[12], treinamento de médicos do Timor Leste[13], entre outros.



Líder e secretário-geral do partido desde sua fundação, em 1965, em 19 de abril de 2011, Fidel, que já havia entregue o cargo de presidente em 2006, foi substituído como secretário-geral do Partido Comunista Cubano por seu irmão, Raúl Castro, retirando-se oficialmente da vida política do país.[14][15]



Ganhou o Prêmio Olivo da Paz do Conselho Mundial da Paz em 2011 pela coexistência pacífica entre as nações e por ser uma personalidade que contribuiu para o desarmamento.[16]



Índice [esconder]

1 Biografia

1.1 Infância e estudos

1.2 Início da carreira política

1.3 A história me absolverá

1.4 Anistia

1.5 Novo exílio no México

1.6 Preparação da revolução

1.7 Pós-revolução

1.8 Relações mundiais

1.9 Transferência inédita e retirada de poder

2 Vida pessoal

2.1 Família

2.2 Patrimônio

3 Ver também

4 Referências

5 Ligações externas





[editar] Biografia[editar] Infância e estudosNascido da união entre Ángel Castro Argiz, imigrante da Galiza, e Lina Ruiz González. Fidel Castro, que é canhoto[17], apesar de aparecer em algumas fotografias escrevendo com a mão direita,[18][19], foi educado em colégios jesuítas, como o La Salle, Dolores (ambos localizados em Santiago de Cuba) e Colegio Belén (em Marianao, Havana). Foi um acólito ou coroinha (ajudante do sacerdote na missa católica). Alto e de porte atlético, foi premiado como o melhor atleta estudantil secundarista cubano em 1944. Em 1945 entrou na Universidade de Havana. Enquanto cursava o segundo ano (1946-1947) editou, em colaboração com Baudilio Castellanos, o periódico mensal Saeta, impresso em seu mimeógrafo pessoal no qual reproduzia, entre outras coisas, conferências de classes para entregar gratuitamente a seus colegas de estudo.



Durante sua permanência na Universidade de Havana (onde graduou-se em Direito em 1949), foi dirigente da Federação de Estudantes Universitários (FEU) a diferentes instâncias, participou da frustrada expedição de Cayo Confites (1947) para lutar contra a tirania de Rafael Leónidas Trujillo na República Dominicana e colaborou no projeto para celebrar o Congresso Latino-americano de Estudantes que coincidiu com a IX Conferência Panamericana, o que o levou junto a Alfredo Guevara, dentre outros, à Colômbia.



[editar] Início da carreira políticaDepois de graduado, dedicou-se de modo especial à defesa dos opositores ao governo, trabalhadores e sindicatos, denunciou as corrupções e atos ilegais do governo de Carlos Prío através do diário Alerta e das emissoras Radio Álvarez e COCO e se vinculou estreitamente ao Partido do Povo Cubano (Ortodoxo) que era liderado por Eduardo Chibás, partido pelo qual seria candidato a Representante nas eleições de 1952. O golpe de estado em 10 de março de 1952 por Fulgencio Batista, ao qual Fidel condenou no diário La Palabra e pretendeu levar aos tribunais, o convenceu da necessidade de buscar novas formas de ação para transformar a sociedade cubana.



Nos dias que se seguiram ao golpe, imprimiu em mimeógrafo e distribuiu clandestinamente sua denúncia. Uniu-se a jovens que editavam o periódico mimeografado clandestino, Son los Mismos, sugeriu a troca de seu nome pelo de El Acusador e foi co-editor desse novo órgão, onde assinou seus trabalhos apenas com seu segundo nome, Alejandro. Este mesmo pseudônimo utilizaria mais tarde em suas correspondências e mensagens.



Daquele grupo sairia o núcleo inicial de jovens que sob seu comando atacariam de assalto ao Quartel Moncada em Santiago de Cuba e de Céspedes, (Bayamo) em 26 de julho de 1953 e fundaria depois o Movimento Revolucionário 26 de Julho (M-26-7).



[editar] A história me absolveráVer artigo principal: A História me Absolverá

No julgamento que se seguiu pelas ações, assumiu sua própria defesa e defendeu o direito dos povos de lutarem contra a tirania. Condenado a quinze anos de prisão, começou a cumprir a pena na prisão de Boniato (Santiago de Cuba) e depois foi transferido ao Presidio Modelo (Isla de Pinos), onde reelaborou sua auto-defesa que levou o nome de A História me Absolverá, e teve sua primeira publicação e distribuição clandestinas em 1954 e desde então foi editada numerosas vezes em Cuba, como em muitos outros países e traduzido nos mais diversos idiomas.



[editar] AnistiaApós ser anistiado em maio de 1955 graças a um amplo movimento popular, ocorreu uma intensa tarefa periodística de caráter político através do diário La Calle e do semanário Bohemia e em aparições em radioauditivas e televisivas enquanto estruturava o movimento 26 de julho em escala nacional e internacional.



[editar] Novo exílio no MéxicoPorém, ao começarem a censurar seus artigos e cerrar as vias e meios legais de expressão de suas idéias, decidiu seguir, apenas dois meses depois ao seu exílio no México onde trabalhou na preparação dos homens que o acompanhariam em seu intento de iniciar a luta insurrecional em Cuba, participou em atividades políticas, escreveu o Manifesto número um do Movimento 26 de Julho ao povo de Cuba que circulou clandestinamente na Ilha e firmou, com José Antonio Echeverría, presidente da FEU, o Pacto do México a favor da unidade das forças que se opunham à ditadura de Fulgêncio Batista.



[editar] Preparação da revoluçãoEm 1955 viajou aos Estados Unidos em busca de apoio dos emigrados cubanos neste país. Pronunciou discursos em Nova York e Miami. Ao fim de novembro de 1956, partiu do porto mexicano de Tuxpan, a bordo do Iate Granma, com várias dezenas de combatentes e em 2 de dezembro desembarcaram na praia Las Coloradas, próxima a Niquero (Oriente), e se abrigaram em Sierra Maestra onde permaneceu por mais de dois anos à frente do Exército Rebelde Cubano, do qual era comandante-em-chefe.



Neste ínterim, desenhou e guiou a tática e a estratégia da luta contra a ditadura batistiana, financiada e apoiada pelos estadunidenses e pela unidade de ação das forças opositoras revolucionárias. Comandou diversos combates que culminaram em vitórias de suas tropas, orientou a criação de novas frentes guerrilheiras em Oriente e Las Villas, trabalhou na preparação de leis fundamentais que deveriam promulgar-se uma vez alcançada a vitória e divulgou suas ideias nacional e internacionalmente, através de meios improvisados na própria Sierra Maestra como o periódico El Cubano Libre, a emissora Radio Rebelde e mediante entrevistas realizadas por periodistas cubanos e estrangeiros.



[editar] Pós-revoluçãoDepois do desmonte do regime ditatorial pela fuga de Batista em 1 de janeiro de 1959, convocou generais para consolidar a vitória da Revolução e marchou até Havana, onde entrou em 8 de janeiro. O Governo revolucionário instaurado o designou primeiramente Comandante em Chefe de todas as forças armadas, terrestres, aéreas e marítimas e depois, em meados de fevereiro, Primeiro Ministro.



Fidel Castro visitou, após a vitória, os Estados Unidos da América.[20] A URSS deu apoio econômico e militar ao novo governo de Castro, comprando a maioria do açúcar cubano. A partir de então, Cuba passou a sofrer um embargo econômico por parte dos Estados Unidos. A este respeito Fidel Castro disse:



Nuestro pueblo heroico ha luchado 44 años desde una pequeña isla del Caribe a pocas millas de la más poderosa potencia imperial que ha conocido la humanidad. Con ello ha escrito una página sin precedentes en la historia. Nunca el mundo vio tan desigual lucha.

—Discurso de 1 de maio de 2003, em Havana. Nosso povo heróico lutou 44 anos desde uma pequena ilha do Caribe, a poucas milhas da mais poderosa potência imperial que a humanidade já conheceu. Com ele escreveu uma página sem precedentes na história. Nunca o mundo viu uma luta tão desigual.



Imediatamente começou a impulsionar a criação de um novo aparato estatal, escreveu leis a favor dos setores mais desfavorecidos, entre essas leis encontra-se a lei de Reforma Agrária, que firmou ainda em Sierra Maestra em 17 de maio. Também fundou órgãos de novo tipo como o Instituto Nacional de Reforma Agrária (INRA, do qual foi seu primeiro presidente) e instituições culturais como a Imprensa Nacional de Cuba e o Instituto Cubano de Arte e Indústria Cinematográfica (ICAIC). O anúncio de sua renúncia ao cargo de primeiro-ministro em meados de julho de 1959 pelos obstáculos colocados pelo presidente Manuel Urrutia às leis e medidas revolucionárias, motivou uma massiva exigência popular para que se reincorporasse ao mesmo e forçou a renúncia do presidente.





Fidel Castro discursando em Havana, 1978, imagem por Marcelo MontecinoEm 26 de julho retomou o cargo. A partir de então pode levar adiante, desde os primeiros anos posteriores ao triunfo da Revolução, medidas e atividades de grande envergadura para o desenvolvimento ulterior do pais em todas as ordens, como a nacionalização de empresas estrangeiras, a Reforma Urbana, o desenvolvimento da indústria nacional e a diversificação agrícola, a campanha de alfabetização, a nacionalização e gratuidade do ensino em todos os níveis, a eliminação da saúde pública privada e do desporte profissional, a melhoria das condições de vida dos setores mais populares, o estabelecimento de vínculos com nações de todo o mundo e todos os sistemas sociais de governo, a incorporação de Cuba ao Movimento de Países Não Alinhados, a definição de uma política exterior independente, e a declaração do caráter socialista da revolução em abril de 1961.





Fidel Castro diante da estátua de José Martí, em Havana.Conseguiu, ademais, a unidade das forças revolucionárias e anti-imperialistas do país em organizações massivas como a Associação de Jovens Rebeldes (ARJ), os Comitês de Defesa da Revolução (CDR), as Milícias Nacionais Revolucionárias (MRN), a União de Pioneiros de Cuba (UCP), a Federação de Mulheres Cubanas (FMC) e outras de caráter mais seletivo e político. Escreveu textos fundamentais da história contemporânea de Cuba e da América Latina como os da Primeira (1960) e Segunda (1962) Declaração de Havana. Em abril de 1961 dirigiu pessoalmente as tropas que derrotaram a invasão mercenária em Playa Girón, financiada e organizada pelos Estados Unidos.



Sua intervenção em uma reunião com escritores e artistas na Biblioteca Nacional José Martí em junho de 1961, publicada depois sob o título Palavras aos Intelectuais, definiu aspectos da política cultural da Revolução ainda vigentes e facilitou a realização, em agosto deste mesmo ano, do Primeiro Congresso Nacional de Escritores e Artistas de Cuba.



Foi membro do conselho de direção de Cuba Socialista (1961-1967). Desde outubro de 1965, quando o PURCS tomou o nome de Partido Comunista de Cuba, (PCC), têm sido membro de seu Comitê Central e seu Primeiro Ministro.



Assim mesmo, ao constituir-se a Assembleia Nacional do Poder Popular em 1977, esta o elegeu Presidente dos Conselhos de Estado e Ministros, cargos nos quais tem sido ratificado desde então. Por suas responsabilidades a frente do PCC, o Estado e o Governo cubanos tem sido o principal orientador e impulsor das estratégias de desenvolvimento do país em todos os sentidos, assim como o arquiteto da política internacional da Revolução Cubana.



[editar] Relações mundiais

Castro e o ex-presidente do Brasil Lula da Silva (na esquerda).A partir de 1959 tem viajado a uma infinidade de países da América Latina, Europa, África e América do Norte, para representar Cuba em congressos e conferências dos mais diversos tipos e organizações, assim como em outras atividades oficiais e visitas amistosas. Em 1959 foi ao Brasil, onde foi recebido pelo presidente Juscelino Kubitschek. Anteriormente já havia se encontrado com o deputado Jânio Quadros (que depois viria a ser presidente do Brasil).



Para treinar os militares cubanos, Fidel Castro contratou antigos soldados nazis das SS em 1962. Os serviços secretos alemães dão como certa a presença em Cuba de pelo menos dois dos quatros membros das SS convidados pelo regime de Fidel Castro. Os ex-soldados das SS foram para Cuba ganhar salários quatro vezes superiores ao que um alemão médio auferia naquela época[21].



Nesse ano Fidel Castro também tentou comprar armamento belga através de intermediários da extrema-direita alemã.



Em 13 de março de 1995, Fidel faz sua primeira visita à França, a uma potência ocidental desde a revolução de 1959. Na ocasião, Fidel declarou que a visita significava o fim do apartheid imposto a Cuba pelo Ocidente e atacou o bloqueio comercial imposto pelos Estados Unidos há mais de três décadas.[22]



De especial significado tem sido sua presença nas cúpulas do Movimento de Países Não-Alinhados. Documentos políticos, discursos, intervenções, artigos e entrevistas suas têm sido difundidos em livros próprios ou compilações, em filmes e nos mais importantes órgãos de imprensa escrita e emissoras de rádio e televisão de Cuba e de todo o mundo. Em 1961 foi-lhe atribuído o Prêmio Lênin da Paz.



Várias universidades da Europa e América Latina lhe conferiram o título de Doctor Honoris Causa. Tem recebido também múltiplas condecorações por seu labor em prol das relações com outros países, assim como o Prêmio Mijail Sholojov outorgado pela União de Escritores da Rússia em 1995.



[editar] Transferência inédita e retirada de poderEm 26 de julho de 2006, Fidel Castro ia a bordo de um avião que fazia a viagem entre as cidades cubanas de Holguín e Havana quando teve uma primeira hemorragia relacionada com a doença nos intestinos que o afastou da vida pública.



Não havia nenhum médico a bordo do avião, por isso o aparelho aterrou de emergência para que Fidel Castro fosse hospitalizado. A doença do líder histórico cubano foi então considerada segredo de Estado, mas foram mobilizados os melhores médicos e quatro meses depois, o médico espanhol José Luis Garcia Sabrido, chefe de cirurgia do hospital Gregório Marañón em Madrid, viajou até Cuba para acompanhar a situação[23].



Em 1 de agosto de 2006, Fidel Castro delegou em caráter provisório, por conta de uma doença intestinal que, segundo o próprio, seria grave,[24] suas funções de comandante supremo das Forças Armadas, secretário-geral do Partido Comunista de Cuba e de presidente do Conselho de Estado (cargo máximo da República Cubana) ao seu irmão Raúl Castro, Ministro da Defesa. Inúmeras críticas surgiram, e em outubro de 2006 a imprensa mundial afirmou que ele tem um câncer,[25] fato não confirmado.



O poder passou em definitivo para as mãos de seu irmão Raúl Castro após Fidel Castro decidir retirar-se do poder em 24 de fevereiro de 2008, após o parlamento definir a nova cúpula governamental.[1] Cinco dias depois, Fidel anunciou que não aceitaria novamente, se eleito, o cargo de Chefe de Estado. Em uma mensagem publicada no jornal oficial Granma, ele escreveu e assinou:



“ Não aspirarei nem aceitarei - repito - não aspirarei nem aceitarei o cargo de Presidente do Conselho de Estado e Comandante-em-Chefe.[26] ”



Ele também escreveu que estaria traindo sua consciência ocupando uma responsabilidade que requer uma mobilidade que não estaria mais em condições físicas de exercer.



Mesmo com a resignação de Castro, o ex-presidente americano, George Bush, não retirou as sanções americanas impostas a Cuba. Fidel Castro diz que continuará escrevendo sua coluna no jornal cubano e não pode continuar no poder por insuficiência em sua saúde. Ele permaneceu como membro do parlamento após a sua eleição como um dos 31 membros do Conselho de Estado. Também manterá o cargo de primeiro-secretário do Partido Comunista de Cuba.



[editar] Vida pessoal[editar] FamíliaCom sua primeira esposa, Mirta Díaz Balart, Fidel Castro tem um filho chamado Fidel "Fidelito" Castro Díaz-Balart. Mirta e Fidel divorciaram-se em 1955, tendo ela se casado novamente e, após uma temporada em Madrid, teria voltado a residir em Havana para viver com Fidelito e sua família.[27] Fidelito cresceu em Cuba e por um período dirigiu a comissão para a energia atômica do país, tendo sido retirado do posto por seu pai.[28]



Fidel tem outros cinco filhos com sua segunda esposa, Dalia Soto del Valle: Alexis, Alexander, Alejandro, Antonio e Ángel.[28]



Durante seu casamento com Mirta, Fidel teve uma amante, Naty Revuelta, que lhe deu uma filha, Alina Fernández-Revuelta,[28] que deixou Cuba em 1993 fazendo-se passar por uma turista espanhola[29] e pediu asilo nos Estados Unidos, onde tem sido uma ferrenha crítica das ações políticas de seu pai.



Uma irmã de Fidel, Juanita Castro, vive nos Estados Unidos desde o início da década de 1960, tendo sido retratada num documentário de Andy Warhol em 1965.[30]



[editar] PatrimônioEm 2005 a revista Forbes especulou que o patrimônio de Fidel Castro atingiria aproximadamente 550 milhões de dólares. A Forbes chegou a esse número pela soma do patrimônio das empresas estatais do governo de Cuba. Com essa fortuna acumulada, especulou a revista, ele teria alcançado o décimo lugar na categoria "governantes e membros da realeza mais ricos do mundo".[31]



A Forbes disse à BBC que, para estimar a presumível fortuna de Fidel, calculou o valor de mercado de várias empresas estatais cubanas, e atribuiu um percentual do valor assim obtido ao patrimônio pessoal de Fidel Castro. Um porta voz da revista confirmou à BBC que a revista não tem nenhuma prova de que Fidel Castro tenha contas bancárias no exterior, embora a revista mantenha que Fidel teria "uma fortuna".[32]



Esses dados foram prontamente negados por Fidel, que considerou a notícia uma infâmia.[33] Na oportunidade, Fidel Castro desafiou:



“ Se eles provarem que tenho um conta no exterior de 900 milhões, de um milhão, de 500 mil, de 100 mil ou de um dólar, eu renuncio a meu cargo e às funções que desempenho. ”



Fidel ainda alegou que a revista estaria ligada aos serviços de inteligência dos Estados Unidos, e afirmou que o presidente Ronald Reagan teria nomeado o editor da revista para o cargo de coordenador das transmissões de rádio da Voz da América dirigidas à União Soviética durante a Guerra Fria.[32] Ainda segundo Fidel, muitos meios de comunicação, por todo o mundo, estariam buscando, "de maneira suja e baixa, desprestigiar a Revolução, anular Cuba e pintar Castro como um ladrão".



[editar] Ver tambémAnticastrismo

Referências1.↑ a b c Fidel Castro sai de cena - PortugalDiário.pt, 19 de fevereiro de 2008.

2.↑ Fidel Castro confirmou que já não é dirigente do Partido Comunista.

3.↑ "Freedom of the Press 2009". Freedom House

4.↑ "Democracy Index 2010"

5.↑ Cuba: La maquinaria abusiva de Fidel Castro se mantiene intacta - Human Rights Watch, 18 de fevereiro de 2008.

6.↑ Cuba: juicio viola el derecho de los disidentes a la libertad de expresión - Human Rights Watch, 21 de abril de 2004.

7.↑ En el primer aniversario de la ola represiva contra disidentes pacíficos en Cuba - Human Rights Watch, 17 de março de 2004.

8.↑ Cuba registra taxa mais baixa da História de mortalidade infantil

9.↑ Bolívia é o terceiro país da América Latina a erradicar o analfabetismo

10.↑ UNICEF: Cuba free of child malnutrition

11.↑
Chernobyl continua chegando a Cuba

12.↑ Cuba and the South African anti-apartheid struggle

13.↑ Cuban infusion remains the lifeblood of Timor-Leste's health service

14.↑ Raúl Castro é confirmado novo chefe do Partido Comunista de Cuba com Machado Ventura como vice. O Globo. Página visitada em 19/04/2011.

15.↑ Raul Castro to lead Cuba's Communist Party. CNN. Página visitada em 19/04/2011.

16.↑ Folha da Região. Fidel Castro recebe prêmio do Conselho Mundial da Paz, diz rádio cubana. Acesso em 30 de abril de 2011

17.↑ Famous Left-Handers. www.indiana.edu. Página visitada em 22-4-2011.

18.↑ http://www.thanhniennews.com/worlds/?catid=9&newsid=24327

19.↑ http://www.daylife.com/photo/06Ek2S82UB1e9

20.↑ Franqui, Carlos. "Fidel Castro's Trip to the United States" - in Family Portrait with Fidel. Random House, Nova York.

21.↑ Fidel Castro recrutou nazis para o exército cubano.

22.↑ "Livro do Ano 1996", pg. 23. Encyclopaedia Britannica do Brasil Publicações Ltda. São Paulo (1994).

23.↑ Doença de Fidel Castro começou com uma hemorragia a bordo de um avião.

24.↑ Fidel Castro delega suas funções pela primeira vez. - Agência EFE, (in UOL News), 31 de julho de 2006.

25.↑ Fidel estaria recusando tratamento contra suposto câncer, diz jornal - O Globo, 8 de dezembro de 2006.

26.↑ EUA devem manter embargo contra Cuba, diz assessor de Bush - G1, 19 de fevereiro de 2008.

27.↑ Bardach, Ann Louise: Cuba Confidential. p. 67. "One knowledgable source claims that Mirta returned to Cuba in early 2002 and is now living with Fidelito and his family." ("Uma fonte com conhecimento alega que Mirta retornou a Cuba no início de 2002 e está vivendo atualmente com Fidelito e sua família.")

28.↑ a b c Anderson, Jon Lee. "Castro's Last Battle: Can the revolution outlive its leader?" The New Yorker, 31 de julho de 2006.

29.↑ Cuba's first family not immune to political rift. Reuters (in Canada.com) (8 de agosto de 2006). Página visitada em 10-8-2006.

30.↑ The Internet Movie Database (IMDb) - The Life of Juanita Castro (1965). Página visitada em 5-8-2006.

31.↑ Fidel diz que sua inclusão na lista dos mais ricos da "Forbes" é "infâmia" - Folha Online, 18 de março de 2005.

32.↑ a b EVANS, Stephen. Forbes insiste en la fortuna de Castro. BBC World, 17 de maio de 2006

33.↑ Ravsberg, Fernando. Castro le responde a Forbes. Havana: BBC Mundo, BBCMundo.com, 16 de maio de 2006

[editar] Ligações externasOutros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:

Citações no Wikiquote

Imagens e media no Commons



CommonsWikiquote

Granma - Internacional

Granma - Reflexões de Fidel Castro

Carta de renúncia de Fidel Castro consultado a 8 de Agosto de 2008

Discursos de Fidel de 1959 até 2006 (em espanhol)

Granma - Órgão oficial do Comitê Central do Partido Comunista de Cuba (em inglês e em espanhol)

Cubanet (em inglês e em espanhol) site independente sobre Cuba







Precedido por

José Miró Cardona Primeiro-Ministro de Cuba

1959 — 1976 Sucedido por

nenhum

Precedido por

Osvaldo Dorticós Torrado

Presidente da República Presidente do Conselho de Estado da República de Cuba

1976 — 2008 Sucedido por

Raúl Castro



[Expandir]v • ePrêmio Lenin da Paz

Década de 1950 1950: Frédéric Joliot-Curie - Soong Ching-ling - Hewlett Johnson - Eugénie Cotton - Arthur Moulton - Pak Chong Ae - Heriberto Jara Corona • 1951: Guo Moruo - Monica Felton - Oyama Ikuo - Pietro Nenni - Anna Seghers - Jorge Amado • 1952: Johannes Becher - Eliza Branco - Ilya Ehrenburg - James Gareth Endicott - Yves Farge - Saifuddin Kitchlew - Paul Robeson • 1953: Andrea Andreen - John Desmond Bernal - Isabelle Blume - Howard Fast - Andrew Gaggiero - Leon Kruczkowski - Pablo Neruda - Nina Vasilevna Popova - Sahib-singh Sokhey - Pierre Cot • 1954: Alain Le Léap - Baldomero Sanincano - Prijono - Bertolt Brecht - André Bonnard - Thakin Kodaw Hmaing - Felix Iversen - Nicolás Guillén - Denis Nowell Pritt • 1955: Lázaro Cárdenas - Mohammed Al-Ashmar - Joseph Wirth - Ton Duc Thang - Akiko Seki - Ragnar Forbeck • 1957: Louis Aragon - Emmanuel d'Astier - Heinrich Brandweiner - Danilo Dolci - Maria Rosa Oliver - Chandrasekhara Venkata Raman - Udakandawala Saranankara Thero - Nikolay Semenovich Tikhonov • 1958: Josef Lukl Hromádka - Artur Lundkvist - Louis Saillant - Kaoru Yasui - Arnold Zweig • 1959: Otto Buchwitz - William Edward Burghardt Du Bois - Nikita Khrushchov - Ivor Montagu - Kostas Varnalis



Década de 1960 1960: Laurent Casanova - Cyrus Eaton - Sukarno • 1961: Fidel Castro - Ostap Dlussky - William Morrow - Rameshvari Neru - Mihail Sadoveanu - Antoine Tabet - Ahmed Sékou Touré • 1962: István Dobi - Olga Poblete de Espinosa - Faiz Ahmed Faiz - Kwame Nkrumah - Pablo Picasso - Georgi Traikov - Manolis Glezos • 1963: Oscar Niemeyer • 1964: Dolores Ibárruri - Rafael Alberti - Aruna Asaf Ali - Kaoru Ota • 1965: Miguel Ángel Asturias - Mirjam Vire-Tuominen - Peter Ayodele Curtis Joseph - Giacomo Manzù - Jamtsarangiyn Sambuu • 1966: Herbert Warnke - Rockwell Kent - Ivan Málek - Martin Niemöller - David Siqueiros - Bram Fischer • 1967: Joris Ivens - Nguyen Thi Dinh - Jorge Zalamea - Romes Chandra - Endre Sík - Jean Effel • 1968-1969: Akira Iwai - Jarosław Iwaszkiewicz - Khaled Mohieddin - Linus Pauling - Shafie Ahmed el Sheikh - Bertil Svahnstrom - Ludvík Svoboda



Década de 1970 1970-1971: Eric Henry Stoneley Burhop - Ernst Busch - Tsola Dragoicheva - Renato Guttuso - Kamal Jumblatt - Alfredo Varela • 1972: James Aldridge - Salvador Allende - Leonid Brejnev - Enrique Pastorino • 1973-1974: Luis Corvalán - Raymond Goor - Jeanne Martin-Cissé • 1975-1976: Hortensia Bussi de Allende - János Kádár - Seán MacBride - Samora Machel - Agostinho Neto - Yannis Ritsos • 1977-1978: Kurt Bachmann - Freda Yetta Brown - Angela Davis - Vilma Espín Guillois - Kumara Padma Sivasankara Menon - Halina Skibniewska • 1979: Hervé Bazin - Lê Duẩn - Urho Kekkonen - Abd al-Rahman al-Sharqawi - Miguel Otero Silva



Década de 1980 1980-1982: Mahmoud Darwish - John Morgan - Líber Seregni - Míkis Theodorákis • 1983-1984: Indira Gandhi - Jean-Marie Léger - Eva Palmer - Nguyễn Hữu Thọ - Luis Vidales - Joseph Weber - Charilaos Florakis • 1985-1986: Miguel d'Escoto - Dorothy Hodgkin - Herbert Mies - Julius Nyerere - Petr Tanchev • 1986-1987: Evan Litwack



Década de 1990 1990: Nelson Mandela





[Expandir]v • ePrêmio Internacional Al-Gaddafi de Direitos Humanos: Premiados (1989-2010)

1989: Nelson Mandela 1990: Crianças da Palestina 1991: Povos Indígenas da América 1992: Centro Africano para o Combate à AIDS 1993: Crianças da Bósnia e Herzegovina 1994: Union of Human Rights Societies and Peoples in Africa 1995: Ben Bella • Costa Gomes 1996: Louis Farrakhan 1997: Gracelyn Smallwood • Melchior Ndadaye Melba Hernández • Manal Younes Abdul-Razzak • Doreen McNally 1998: Fidel Castro 1999: Crianças do Iraque 2000 Souha Bechara • Joseph Ki-Zerbo • Evo Morales • Movimento de Setembro • Centro do Terceiro Mundo 2002: Mamado Diaye • Roger Garaudy • Ibrahim Alkonie • Jean Ziegler • Nadeem Albetar • Ali M. Almosrati • Khaifa M. Attelisie • Mohamed A. Alsherif • Ali Fahmi Khshiem • Rajab Muftah Abodabos • Mohamed Moftah Elfitori • Ali Sodgy Abdulgader • Ahmed Ibrahim Elfagieh 2003: Papa Shenouda III 2004: Hugo Chávez 2005: Mahathir bin Mohamad 2006: Evo Morales 2007: Bibliotecas de Tombuctu 2008: Dom Mintoff 2009: Daniel Ortega 2010: Recep Tayyip Erdoğan





Portal de Cuba Portal da política Portal do Comunismo

Obtida de "http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Fidel_Castro&oldid=32910286"

Ver avaliaçõesAvaliar esta página

Avaliar esta página

Avaliações

O que é isto?Avaliações médias atuais

Credibilidade



Imparcialidade



Profundidade



Redação



Conheço este assunto muito profundamente (opcional)

Tenho estudos relevantes do secundário ou universidadeFaz parte dos meus conhecimentos profissionaisÉ uma das minhas paixões pessoaisA fonte do meu conhecimento não está listada aqui Gostava de ajudar a melhorar a Wikipédia; enviem-me um e-mail (opcional) Irá receber uma mensagem de confirmação por e-mail. O seu endereço de e-mail não será partilhado com ninguém. declaração de confidencialidade dos comentáriosEnviar avaliações



GravadoAs suas avaliações não foram enviadasAs suas avaliações expiraramVolte a avaliar esta página e envie as novas avaliações, por favor.

Ocorreu um erro. Tente novamente mais tarde, por favor.

Obrigado! As suas avaliações foram gravadas.Queria criar uma conta?Uma conta permite-lhe seguir as suas edições, participar nos debates e fazer parte da comunidade.Criar contaouAutenticaçãoTalvez mais tarde

Obrigado! As suas avaliações foram gravadas.Sabia que pode editar esta página?Editar esta páginaTalvez mais tarde Categorias: Nascidos em 1926Presidentes de CubaComunistasPessoas excomungadas pela Igreja Católica RomanaCanhotosPessoas da Guerra FriaRevolucionários de CubaDitadoresAteus de CubaCategorias ocultas: !Biografias de pessoas vivas que carecem de mais fontes desde outubro de 2012!Artigos grandes que carecem de fontes!Artigos que carecem de fontes maiores que 30000 bytes!Artigos parciais!Artigos com ligações precisando de desambiguaçãoFerramentas pessoais

Criar contaEntrarEspaços nominais

ArtigoDiscussãoVariantesVistas

LerEditarVer históricoAções

Busca

Navegação

Página principal

Conteúdo destacado

Eventos atuais

Esplanada

Página aleatória

Portais

Informar um erro

ColaboraçãoBoas-vindas

Ajuda

Página de testes

Portal comunitário

Mudanças recentes

Estaleiro

Criar página

Páginas novas

Contato

Donativos

Imprimir/exportarCriar um livroDescarregar como PDFVersão para impressão

FerramentasPáginas afluentesAlterações relacionadasCarregar ficheiroPáginas especiaisLigação permanenteInformações da páginaCitar esta páginaAvaliar esta página

CorrelatosCommonsWikiquote

Noutras línguasAfrikaans

Aragonés

Ænglisc

العربية

مصرى

Asturianu

Azərbaycanca

Boarisch

Žemaitėška

Bikol Central

Беларуская

Беларуская (тарашкевіца)‎

Български

বাংলা

Brezhoneg

Bosanski

Català

کوردی

Česky

Чӑвашла

Cymraeg

Dansk

Deutsch

ދިވެހިބަސް

Ελληνικά

English

Esperanto

Español

Eesti

Euskara

فارسی

Suomi

Võro

Føroyskt

Français

Frysk

Gaeilge

Galego

ગુજરાતી

Gaelg

עברית

हिन्दी

Hrvatski

Hornjoserbsce

Kreyòl ayisyen

Magyar

Հայերեն

Bahasa Indonesia

Ido

Íslenska

Italiano

日本語

Basa Jawa

ქართული

Қазақша

ಕನ್ನಡ

한국어

Kurdî

Latina

Lëtzebuergesch

Limburgs

Lingála

Lietuvių

Latviešu

Македонски

മലയാളം

Монгол

मराठी

Bahasa Melayu

Mirandés

မြန်မာဘာသာ

مازِرونی

Nāhuatl

नेपाली

Nederlands

Norsk (nynorsk)‎

Norsk (bokmål)‎

Occitan

Polski

Runa Simi

Română

Русский

संस्कृतम्

Sicilianu

Srpskohrvatski / српскохрватски

Simple English

Slovenčina

Slovenščina

Soomaaliga

Shqip

Српски / srpski

Basa Sunda

Svenska

Kiswahili

தமிழ்

తెలుగు

Тоҷикӣ

ไทย

Tagalog

Türkçe

Татарча/tatarça

Українська

Oʻzbekcha

Vèneto

Tiếng Việt

Winaray

吴语

მარგალური

ייִדיש

Yorùbá

中文

Bân-lâm-gú

粵語

Esta página foi modificada pela última vez à(s) 23h05min de 11 de novembro de 2012.

Este texto é disponibilizado nos termos da licença Atribuição-Partilha nos Mesmos Termos 3.0 não Adaptada (CC BY-SA 3.0); pode estar sujeito a condições adicionais. Consulte as condições de uso para mais detalhes.

Política de privacidadeSobre a WikipédiaAvisos geraisVersão móvel     COPYRIGHT WIKIPÉDIA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas