segunda-feira, 26 de novembro de 2012

FILOSOFIA ESCOLÁSTICA: GUYILHERME DE OCKAM

Guilherme de OckhamOrigem: Wikipédia, a enciclopédia livre.Ir para: navegação, pesquisa Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde dezembro de 2009).


Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Google — notícias, livros, acadêmico — Scirus — Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.



Guilherme de Ockham



Nascimento 1288

Ockham

Morte 9 de abril de 1347 (59 anos)

Munique

Nacionalidade Inglês

A Wikipédia possui o:

Portal de Filosofia



Guilherme de Ockham, em inglês William of Ockam (existem várias grafias para o nome deste franciscano: Ockham, Ockam, Occam, Auquam, Hotham e inclusive, Olram)[1].(1285 em Ockham, Inglaterra — 9 de abril de 1347, Munique), criador da teoria da Navalha de Occam, foi um frade franciscano, filósofo, lógico e teólogo escolástico inglês, considerado como o representante mais eminente da escola nominalista, principal corrente oriunda do pensamento de Roscelino de Compiègne (1050-1120).



Guilherme de Ockham, conhecido como o « doutor invencível » (Doctor Invincibilis) e o « iniciador venerável » (Venerabilis Inceptor), nasceu na vila de Ockham, nos arredores de Londres, na Inglaterra, em 1285, e dedicou seus últimos anos ao estudo e à meditação num convento de Munique, onde morreu em 9 de abril de 1347, vítima da peste negra.



Índice [esconder]

1 Biografia

2 Guilherme de Ockham e o conceito de Liberdade

3 O princípio de Occam

3.1 A Navalha de Occam

3.2 O confronto de duas teorias

3.3 O erro do simplismo

3.4 Simplicidade e perfeição

3.5 Princípios de análise lógica

3.6 Einstein e as simplificações

4 Referências

5 Ver também





[editar] BiografiaQuando ainda em idade precoce, ingressou na Ordem Franciscana, onde estudou Filosofia.



Jovem ainda, foi para a Universidade de Oxford ensinar ciências filosóficas e matemática, teve contato com outro franciscano, o filósofo e teólogo, Duns Scot, do qual se tornou discípulo. Escreveu vários ensaios sobre as Sententiarum Libri (Sentenças) do teólogo Pedro Lombardo.



Um ponto drástico de sua vida ocorreu quando Occam chegou à conclusão de que o papa João XXII estava defendendo uma heresia acerca da pobreza evangélica.[2] Em função da controvérsia que surgiu, Occam fugiu para Pisa, e, em seguida, acompanhou o imperador Luís da Baviera para Munique. Em Munique, continuou a atacar a figura do Papa, redigiu vários ensaios abordando a infalibilidade papal, defendendo a tese de que a autoridade do líder é limitada pelo direito natural e pela liberdade dos liderados, esta afirmada nos Evangelhos, deixando sua situação com a Igreja cada vez mais difícil. Um de seus argumentos mais fortes foi a afirmação categórica que um cristão não contraria os ensinamentos evangélicos ao se colocar ao lado do poder temporal em disputa com o poder papal.



[editar] Guilherme de Ockham e o conceito de Liberdade

Esboço de uma Summa logicae - Manuscrito de 1341 com a inscrição frater Occham isteÉ um filósofo que deixa transparecer sua intensa luta pela liberdade e ao longo de anos desenvolveu uma teoria de liberdade baseada no sujeito. O indivíduo seria capaz de escolher e saber o que é certo e errado sem nenhuma intervenção exterior. O homem teria o direito de decidir o seu fim e a sociedade não deveria impor nada a ele. Para a ética, a liberdade é o assunto por excelência. A liberdade é muito importante para a ética, porque se ocupa do livre arbítrio, da finalidade de nossa vida e existência.



Para Ockham, a liberdade apresenta-se como a possibilidade que se tem de escolher entre o sim ou o não, de poder escolher entre o que me convém ou não e decidir e dar conta da decisão tomada ou de simplesmente deixar acontecer.



A preocupação de Guilherme de Ockham é com o fato de que o poder organizado e moralizado é contrário à natureza e à liberdade a nós concedida por Deus. Isto não é admitido como verdade por todos os filósofos, e no pensamento medieval do qual Ockham é um representante, isso era uma total desestruturação de uma cultura e sociedade vigentes.



Ockham denuncia aqueles que em nome da religião, passaram a usurpar o livre arbítrio. E que tais usurpadores entendem, assim como ele, a liberdade como um dom de Deus e da natureza.



Ockham situa a ação humana no indivíduo e suas escolhas reais e concretas, presentes não em verdade ou entes universais, mas nas coisas e situações particulares, individuais. Distingue faculdades humanas de faculdades animais, ou seja, o homem possui a capacidade de viver pela arte e pela razão, que no entendimento do filósofo seriam as faculdades humanas e é por elas que deve agir e não pelas faculdades animais (seus instintos). Pressupõe-se assim que é de nossa própria natureza a capacidade de escolha exercida por meio do livre arbítrio, entendida como presente de Deus e da natureza.



[editar] O princípio de OccamOccam escreveu sua obra cognominada Ordinatio, esta discorria que todo conhecimento racional tem base na lógica, de acordo com os dados proporcionados pelos sentidos.



Uma vez que nós só conhecemos entidades palpáveis, concretas, os nossos conceitos não passam de meios lingüísticos para expressar uma idéia, portanto, precisam da realidade física, para as comprovações.



Criou a máxima pluralidades não devem ser postas sem necessidade (em latim: pluralitas non est ponenda sine neccesitate), chamado de a Navalha de Occam, no inglês, Occam's Razor.



[editar] A Navalha de OccamConceito bastante revolucionário para a época, a Navalha de Occam defende a intuição como ponto de partida para o conhecimento do universo.



Occam com destreza conseguiu demonstrar que o "Duns Scotus", princípio da economia, conhecido como a "navalha de Occam", estabelece que "as entidades não devem ser multiplicadas além do necessário, a natureza é por si econômica e não se multiplica em vão".



[editar] O confronto de duas teoriasEste é um princípio filosófico que reza o seguinte: existindo diversas teorias e não havendo evidências que comprovem se é mais verdadeira alguma em relação a outras, vale a mais simples, ou se existirem dois caminhos que levem ao mesmo resultado, usa-se o mais curto, e que pode ser provado sensorialmente. Em outras palavras, não se deve aplicar a um fenômeno nenhuma causa que não seja logicamente dedutível da experiência sensorial. A regra, inspirada na economia medieval, foi usada pelo filósofo para eliminar muitas das entidades com que os pensadores escolásticos explicavam a realidade.



[editar] O erro do simplismoO simplismo aparente da Navalha de Occam, se mal aplicado, pode muitas vezes nos induzir a erros de avaliação em determinados momentos da lógica. Por exemplo, ao efetuarmos determinados experimentos, nem sempre a simplificação é correta, mesmo que o resultado seja muito próximo, ou até idêntico, porém é bastante útil quando o utilizamos em experimentos práticos para comprovar se teorias matemáticas num determinado campo são concordantes.



[editar] Simplicidade e perfeiçãoNem sempre a simplicidade é a perfeição, mas a perfeição quase sempre é simples. Muitos autores usam a expressão de que, a simplicidade é a perfeição, quando se lida com experimentos que exigem um certo grau de complexidade. Ao utilizar soluções simplistas de análise, poder-se-á incorrer em erros que podem destruir muitas vezes um trabalho de anos. Simplicidade não é sinônimo de facilidade ou simplismo. Em geral obter uma visão ou uma explicação simples para temas complexos exige um esforço maior do que criar visões complexas, mesmo que corretas, sobre o mesmo tema.



O Cálculo Diferencial e Integral, assim como grande parte das descobertas científicas da humanidade certamente passou, ao longo de sua história, por inúmeras reformulações decorrentes do aprendizado e realimentação pelas comunidades científicas (Em geral na física e na matemática) até chegar ao currículo básico de qualquer curso de matemática de nível superior. A simplicidade é consequência da experiência, da criatividade e da capacidade de sintetização, além de outros talentos.



[editar] Princípios de análise lógicaUm dos mais importantes é a falta de dados para comprovar se a teoria A é mais correta que a teoria B, ambas tendo o mesmo resultado, porém os cálculos e argumentos da teoria A sendo muito mais complexos que para a teoria B. A comunidade científica escolherá sempre a segunda opção, a mais simples.



[editar] Einstein e as simplificaçõesProvavelmente, quando escreveu que as teorias devem ser tão simples quanto possível, mas nem sempre devemos escolher as mais simples, Albert Einstein estava se referindo ao princípio de Occam em sua Teoria da Relatividade, pois sabia que as hipóteses testadas muitas vezes caíam em contradições, apesar do resultado ser aparentemente perfeito. Daí pode ter sido a utilização do princípio de Occam em alguns pontos considerados contraditórios em seu postulado, pois em matemática, às vezes verdades claras à luz das deduções tornam-se contraditórias ao passar para a linguagem coloquial.



Referências1.↑ MERINO, José A. "História de la Filosofia Medieval", p. 288

2.↑ Spade, Paul Vincent, "William of Ockham", The Stanford Encyclopedia of Philosophy (Fall 2008 Edition), Edward N. Zalta (ed.), URL = .

[editar] Ver tambémO Wikiquote possui citações de ou sobre: William de OckhamCiência medieval

Escolasticismo

Navalha de Occam

Complexidade

Pensamento sistêmico

Portal de história da ciência. Os artigos sobre história da ciência, tecnologia e medicina.

Portal da ciência Portal da matemática Portal do Reino Unido

[Expandir]v • eFilósofos medievais

Abd-el-latif · Pedro Abelardo · Abu'l-Barakāt al-Baghdādī · Abu Rayhan Biruni (Alberonius) · Al Amiri · Al-Farabi (Alfarábi) · Al-Ghazali (Algazel) · Al-Jahiz · Alkindus · Al-Razi (Rasis) · Alain de Lille · Alberto Magno · Alexandre de Hales · Anselmo de Cantuária · Tomás de Aquino · Athir al-Din al-Abhari · Agostinho de Hipona · Averroës · Avicena · Ayn-al-Quzat Hamadani · Bernardo de Chartres · Boaventura de Bagnoregio · Confrades da Pureza · Jean Buridan · Duns Scot · Fakhr al-Din al-Razi · Gersónides · Gilberto de la Porrée · Gil de Roma · Godfrey de Fontaines · John Hennon · Henry of Ghent · Hugo de São Vitor · Ibn al-Haytham (Alhazen) · Ibn al-Nafis · Ibn al-Rawandi · Ibn Arabi · Ibn Bajjah (Avempace) · Ibn Hazm · Ibn Khaldun · Ibn Masarrah · Ibn Miskawayh · Ibn Taymiyyah · Ibn Tufail · João Escoto Erígena · Lambertus de Monte · Maimônides · Mohammad Ibn Abd-al-Haq Ibn Sab'in · Nasir al-Din al-Tusi · Nicole d'Oresme · Qutb al-Din al-Shirazi · Ramon Llull · Rashid al-Din · Richard de St. Victor · Robert Grosseteste · Roger Bacon · Roscelin · Shahab al-Din Suhrawardi · Guilherme de Ockham · Zachariah Kazwin ·



[Expandir]v • eFilosofia da ciência

Filósofos Albert Einstein · Alfred North Whitehead · Aristóteles · Augusto Comte · Averroés · Círculo de Berlim · Carl Gustav Hempel · C. D. Broad · Charles Sanders Peirce · Dominicus Gundissalinus · Daniel Dennett · Epicuro · Francis Bacon · Friedrich Schelling · Galileu Galilei · Henri Poincaré · Herbert Spencer · Hugo de São Vitor · Immanuel Kant · Imre Lakatos · Isaac Newton · John Dewey · John Stuart Mill · Jürgen Habermas · Karl Pearson · Karl Popper · Karl Jaspers · Larry Laudan · Otto Neurath · Paul Haeberlin · Paul Feyerabend · Pierre Duhem · Pierre Gassendi · Platão · R.B. Braithwaite · René Descartes · Robert Kilwardby · Roger Bacon · Rudolf Carnap · Stephen Toulmin · Estoicismo · Thomas Hobbes · Thomas Kuhn · Círculo de Viena · W.V.O. Quine · Wilhelm Windelband · Wilhelm Wundt · William of Ockham · William Whewell · mais...



Conceitos Análise · Distinção sintético-analítica · A priori e a posteriori · Inteligência artificial · Causalidade · Comensurabilidade · Construto · Problema da demarcação · Poder explicativo · Fato · Falsificabilidade · Ignoramus et ignorabimus · Razão indutiva · Ingenuidade · Investigação · Modelos de investigação científica · Natureza · Objetividade · Observação · Paradigma · Problema da indução · Explicação científica · Lei científica · Método científico · Revolução científica · Teoria científica · Verificabilidade · Escolha da teoria ·



Metateoria da ciência Holismo de confirmação · Coerencismo · Contextualismo · Convencionalismo · Modelo nomológico-dedutivo · Determinismo · Empiricismo · Falibilismo · Fundacionalismo · Modelo hipotético-dedutivo · Infinitismo · Instrumentalismo · Positivismo · Pragmatismo · Racionalismo · Visão recebida das teorias · Reducionismo · Visão semântica das teorias · Realismo científico · Cientificismo · Antirrealismo científico · Cepticismo · Uniformitarismo · Vitalismo



Relacionados Epistemologia · História e Filosofia da ciência · História da ciência · História do pensamento evolucionário · Filosofia da biologia · Filosofia da química · Filosofia da física · Filosofia da mente · Filosofia da inteligência artificial · Filosofia da informação · Filosofia da percepção · Filosofia do tempo e espaço · Filosofia da física estatística e térmica · Filosofia das ciências sociais · Filosofia do meio ambiente · Filosofia da psicologia · Filosofia da tecnologia · Filosofia da ciência da computação · Pseudociência · Relacionamento entre religião e ciência · Retórica da ciência · Sociologia do conhecimento científico · Crítica da ciência · mais...



Portal · Categoria · Força-tarefa · Discussão · Alterações



[Expandir]v • eLógica

[Expandir] Visão global



[Expandir][[Predefinição:{{{name}}}
v]] • [{{fullurl:Predefinição:{{{name}}}
action=edit}}e]

Áreas

acadêmicas Teoria da argumentação · Axiologia · Pensamento crítico · Teoria da computabilidade · Semântica formal · História da lógica · Lógica informal · Lógica na ciência da computação · Lógica matemática · Matemática · Metalógica · Metamatemática · Teoria dos modelos · Lógica filosófica · Filosofia · Filosofia da lógica · Filosofia da matemática · Teoria das provas · Teoria dos conjuntos

Conceitos

fundamentais Abdução · Verdade analítica · Antinomia · A priori · Dedução · Definição · Descrição · Vinculação · Indução · Inferência · Consequência lógica · Forma lógica · Implicação lógica · Verdade lógica · Nome · Necessidade · Significado · Paradoxo · Mundo possível · Pressuposição · Probabilidade · Razão · Raciocínio · Referência · Semântica · Declaração · Substituição · Sintaxe · Verdade · Valor da verdade · Validade · Organon







[Expandir] Lógica filosófica



[Expandir][[Predefinição:{{{name}}}
v]] • [{{fullurl:Predefinição:{{{name}}}
action=edit}}e]

Pensamento crítico

and

Lógica informal Análise · Ambiguidade · Argumento · Crença · Campo · Credibilidade · Evidência · Explicação · Poder explicativo · Fato · Falácia · Investigação · Opinião · Parcimônia · Premissa · Propaganda · Prudência · Raciocínio · Relevância · Retórica · Rigor · Vagueza

Teorias da dedução Construtivismo · Dialetismo · Ficcionalismo · Finitismo · Formalismo · Intuicionismo · Atomismo lógico · Logicismo · Nominalismo · Realismo platônico · Pragmatismo · Realismo







[Expandir] Metalógica e Metamatemática



Teorema de Cantor · Teorema de Church · Tese de Church · Consistência · Método efetivo · Fundamentos da matemática · Teorema da completude de Gödel · Teoremas da incompletude de Gödel · Solidez · Completude · Decidabilidade · Interpretação · Teorema de Löwenheim–Skolem · Metateorema · Satisfabilidade · Independência · Distinção Sin-signo e Legi-signo · Distinção uso/menção





[Expandir] Lógica matemática



Geral Linguagem formal · Regra de formação · Sistema formal · Sistema dedutivo · Prova formal · Semântica formal · Fórmula bem formulada · Conjunto · Elemento · Classe · Lógica clássica · Axioma · Dedução natural · Regra de inferência · Relação · Teorema · Consequência lógica · Sistema axiomático · Teoria dos tipos · Símbolo · Sintaxe · Teoria



Lógica aristotélica Proposição · Inferência · Argumento · Validade · Irrefutabilidade · Silogismo · Quadrado das oposições · Diagrama de Venn

Cálculo proposicional

e Lógica booleana Funções booleanas · Cálculo proposicional · Fórmula proposicional · Conectivo lógico · Tabela verdade

Predicativa Primeira ordem · Quantificadores · Predicado · Segunda ordem · Cálculo do predicado monádico

Teoria dos conjuntos Conjunto · Conjunto vazio · Enumeração · Extensionabilidade · Conjunto finito · Função · Subconjunto · Conjunto de partes · Conjunto contável · Conjunto recursivo · Domínio · Imagem da função · Par ordenado · Conjunto incontável

Teoria dos modelos Modelo · Interpretação · Modelo não-padrão · Teoria do modelo finito · Valor da verdade · Validade

Teoria da prova Prova formal · Sistema dedutivo · Sistema formal · Teorema · Consequência lógica · Regra de inferência · Sintaxe

Teoria da computabilidade Recursão · Conjunto recursivo · Conjunto enumerável recursivamente · Problema da decisão · Tese de Church-Turing

· Função computável · Função recursiva primitiva







[Expandir] Lógica não-clássica



Lógica modal Alética · Axiológico · Deôntica · Doxástica · Epistêmica · Temporal

Intuicionismo Lógica intuicionística · Análise construtiva · Aritmética de Heyting · Teoria do tipo intuicionística · Teoria do conjunto construtiva

Lógica difusa Grau de verdade · Regra difusa · Conjunto difuso · Elemento infinito difuso · Operações de conjunto difusas

Lógica subestrutural Regra estrutural · Lógica relevante · Lógica linear



Lógica paraconsistente Dialeteísmo

Lógica de descrição Ontologia · Linguagem ontológica







[Expandir] Lógicos



Alfarabi · Anderson · Algazel · Al-Razi · Aristóteles · Averróis · Avicena · Bain · Barwise · Bernays · Boole · Boolos · Cantor · Carnap · Church · Chrysippus · Curry · Dharmakirti · Dignāga · De Morgan · Frege · Geach · Gentzen · Gotama · Kanada · Gödel · Hilbert · Ibn al-Nafis · Ibn Hazm · Ibn Taymiyyah · Kleene · Kripke · Leibniz · Löwenheim · Mozi · Nagarjuna · Pāṇini · Peano · Peirce · Putnam · Quine · Russell · Schröder · Scotus · Skolem · Smullyan · Suhrawardi · Tarski · Turing · Whitehead · William of Ockham · Wittgenstein · Zadeh · Zermelo





[Expandir] Listas



[Expandir][[Predefinição:{{{name}}}
v]] • [{{fullurl:Predefinição:{{{name}}}
action=edit}}e]

Tópicos Esboço de lógica · Índice de artigos sobre lógica · Lógica matemática · Álgebra booleana · Teoria dos conjuntos

Outros Lógicos · Regras de inferência · Paradoxos · Falácias · Símbolos lógicos







Portal · Categoria · Esboço · WikiProjeto · Discussão · [//pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Especial:Recentchangeslinked&target=Template:Logic&hidebots=0



Obtida de "http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Guilherme_de_Ockham&oldid=32535389"

Ver avaliaçõesAvaliar esta página

Avaliar esta página

Avaliações

O que é isto?Avaliações médias atuais

Credibilidade



Imparcialidade



Profundidade



Redação



Conheço este assunto muito profundamente (opcional)

Tenho estudos relevantes do secundário ou universidadeFaz parte dos meus conhecimentos profissionaisÉ uma das minhas paixões pessoaisA fonte do meu conhecimento não está listada aqui Gostava de ajudar a melhorar a Wikipédia; enviem-me um e-mail (opcional) Irá receber uma mensagem de confirmação por e-mail. O seu endereço de e-mail não será partilhado com ninguém. declaração de confidencialidade dos comentáriosEnviar avaliações



GravadoAs suas avaliações não foram enviadasAs suas avaliações expiraramVolte a avaliar esta página e envie as novas avaliações, por favor.

Ocorreu um erro. Tente novamente mais tarde, por favor.

Obrigado! As suas avaliações foram gravadas.Queria criar uma conta?Uma conta permite-lhe seguir as suas edições, participar nos debates e fazer parte da comunidade.Criar contaouAutenticaçãoTalvez mais tarde

Obrigado! As suas avaliações foram gravadas.Sabia que pode editar esta página?Editar esta páginaTalvez mais tarde Categorias: Nascidos em 1288Mortos em 1347Matemáticos do Reino UnidoFísicos do Reino UnidoFilósofos do Reino UnidoFilosofia medievalFilósofos do século XIIIFilósofos do século XIVCategoria oculta: !Artigos que carecem de fontes desde Dezembro de 2009Ferramentas pessoais

Criar contaEntrarEspaços nominais

ArtigoDiscussãoVariantesVistas

LerEditarVer históricoAções

Busca

Navegação

Página principal

Conteúdo destacado

Eventos atuais

Esplanada

Página aleatória

Portais

Informar um erro

ColaboraçãoBoas-vindas

Ajuda

Página de testes

Portal comunitário

Mudanças recentes

Estaleiro

Criar página

Páginas novas

Contato

Donativos

Imprimir/exportarCriar um livroDescarregar como PDFVersão para impressão

FerramentasPáginas afluentesAlterações relacionadasCarregar ficheiroPáginas especiaisLigação permanenteInformações da páginaCitar esta páginaAvaliar esta página

Noutras línguasالعربية

Asturianu

Boarisch

Беларуская

Беларуская (тарашкевіца)‎

Български

বাংলা

Bosanski

Català

Česky

Dansk

Deutsch

English

Esperanto

Español

Eesti

Euskara

فارسی

Suomi

Français

Galego

עברית

Hrvatski

Magyar

Հայերեն

Bahasa Indonesia

Italiano

日本語

한국어

Кыргызча

Latina

Lëtzebuergesch

Lietuvių

മലയാളം

Nederlands

Norsk (nynorsk)‎

Norsk (bokmål)‎

Occitan

ਪੰਜਾਬੀ

Polski

Română

Русский

Sicilianu

Srpskohrvatski / српскохрватски

Simple English

Slovenčina

Slovenščina

Српски / srpski

Svenska

Kiswahili

Türkçe

Українська

Tiếng Việt

中文

Esta página foi modificada pela última vez à(s) 23h15min de 11 de outubro de 2012.

Este texto é disponibilizado nos termos da licença Atribuição-Partilha nos Mesmos Termos 3.0 não Adaptada (CC BY-SA 3.0); pode estar sujeito a condições adicionais. Consulte as condições de uso para mais detalhes.

Política de privacidadeSobre a WikipédiaAvisos geraisVersão móvel ,     COPYRIGHTR WIKIPÉDIA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas