segunda-feira, 26 de novembro de 2012

FILÓSOFOS DA NATUREZA: EMPÉDOCLES

EmpédoclesOrigem: Wikipédia, a enciclopédia livre.Ir para: navegação, pesquisa Nota: Para outros significados, veja Empédocles (desambiguação).


Empédocles

Pré-socráticos



Nome completo Ἐμπεδοκλῆς

Escola/Tradição: Escola da Pluralidade

Data de nascimento: ca. 490 a.C.

* Local: Agrigentum, Sicília

Data de falecimento ca. 430 a.C. (60 anos)

* Local: Monte Etna, Sicília

Principais interesses: Cosmogénese e ontologia

Trabalhos notáveis: Toda a matéria é feita de quatro elementos: água, terra, ar e fogo.

Influenciado por: Parmênides, Escola Pitagórica

Influências: Górgias de Leontini, Aristóteles, Lucrécio, Friedrich Nietzsche

Portal Filosofia



Empédocles (em grego antigo: Ἐμπεδοκλῆς; Agrigento, 495/490 - 435/430 a.C.) foi um filósofo, médico, legislador, professor, mítico além de profeta, foi defensor da democracia e sustentava a idéia de que o mundo seria constituído por quatro princípios: água, ar, fogo e terra.



Tudo seria uma determinada mistura desses quatro elementos, em maior ou menor grau, e seriam o que de imutável e indestrutível existiria no mundo.



Para Empédocles, duas forças fundamentais responsáveis pela manutenção do universo: O AMOR que unia os elementos (raízes) e o ÓDIO que os separava. A morte para ele era simplesmente a desagregação dos elementos. Segundo ele, todos nós fazíamos parte do todo que se renovava em ciclos; reunindo-se (nascimento) e separando-se (morte).



O pensamento de Empédocles talvez influenciará os pensadores da escola atomista.



No Naturalismo esboçou o que podemos citar como os primeiros passos do pensamento Teórico Evolucionista: "Sobrevive aquele que está mais bem capacitado", aproximadamente 2460 anos antes de Charles Darwin. Tendo seguido Tales de Mileto na mesma linha de pensamento evolutivo: "O mundo evoluiu da água por processos naturais".



Na política opôs-se à oligarquia, defendendo a democracia. Cedo virou figura legendária: ele mesmo se atribuía poderes mágicos. Conta a lenda que ele teria se atirado na cratera do Etna, para provar que era um Deus.



Índice [esconder]

1 Vida

2 Trabalhos

2.1 Purificações

2.2 Sobre a Natureza

3 Filosofia

3.1 Os quatro elementos

3.2 Amor e revolta

3.3 A esfera de Empédocles

4 Referências

5 Ligações externas





[editar] Vida

O templo de Hera em Agrigentum, construído quando Empédocles era jovem, por volta de 470 acEmpédocles nasceu em 490 ac en Agrigentum (Acragas) na Sicília, em uma renomada família.[1]



Pouco se sabe sobre sua vida. Seu pai Meto parece ter sido importante na derrubada do tirano de Agrigentum, presumidamente Trasideu, filho de Terone, em 470 ac. Empédocles deu seguimento à tradição democrática da sua família, ajudando a derrubar o governo oligarca seguinte. Diz-se que ele foi magnânimo apoiando os pobres [2]; severo na perseguição dos abusos da aristocracia [3] e até declinou de governar a cidade quando lhe foi oferecido [4].



Sua oratória brilhante [5], seu conhecimento profundo da natureza e a reputação de seus poderes sobrenaturais, incluindo a cura de doenças e previsão de epidemias [6] produziram vários mitos e histórias em torno de seu nome.



Ele era tido como mágico e controlador de tempestades. Ele mesmo, em seu famoso poema Purificações parece ter prometido poderes miraculosos, inclusive a destruição do mal, a cura da velhice e controle sobre a chuva e o vento. Empédocles era ligado por laços de amizade aos médicos de Acron [7] e Pausanias [8], que eram seus eromenos[9], a vários pitagóricos e até,há quem diga, a Parmênides e Anaxágoras [10]. O único discípulo de Empédocles mencionado é o sofista e retórico Górgias [11].



Timeu e Dicearco de Messina falaram da viagem de Empédocles ao Peloponeso e da admiração que lhe foi prestada lá [12]. Outros mencionaram sua estadia em Atenas e na então recém fundada colônia de Thurii [13], em 446 ac [14]. Existem também alguns interessantes relatos de sua viagem ao extremo oriente às terras dos magos [15].



De acordo com Aristóteles, ele morreu com 60 anos (c. 430 a.C.), embora outros escritores o tenham como vivendo até aos cento e nove anos de idade.[16] De forma semelhante, há alguns mitos acerca da sua morte: uma tradição, que é atribuida a Heráclides do Ponto, representa-o como tendo sido removido da terra; enquanto outras o têm perecendo nas chamas do Monte Etna.[17]



[editar] TrabalhosEmpédocles é considerado o último filósofo grego a escrever em versos e os fragmentos que restam de suas lições estão em dois poemas: Purificações e Sobre a Natureza. Empédocles estava sem dúvida familiarizado com os poemas didáticos de Xenófanes e Parménides[18] - podem ser encontradas alusões a este último nos fragmentos, - mas ele parece tê-los superado na animação e riqueza de seu estilo, e na clareza das suas descrições e dicção. Aristóteles apelidou-o de pai da retórica, e, embora apenas tenha reconhecido a métrica como ponto de comparação entre os poemas de Empédocles e os épicos de Homero, ele descreveu Empédocles como Homerico e poderoso na sua dicção.[19] Lucrécio fala dele com entusiasmo, e via-o evidentemente como o seu modelo.[20] Os dois poemas juntos compreendem 5000 linhas.[21] Sobreviveram cerca de 550 linhas da sua poesia, embora porque os escritores antigos raramente mencionavam que poema estavam a citar, não é sempre certo a que poema as citações pertencem. Alguns estudiosos acreditam hoje em dia que havia apenas um poema, e que as Purificações formavam meramente o início de Sobre a Natureza.[22]



[editar] Purificações

Empédocles de Agrigento.Conhecemos apenas aproximadamente 100 versos da sua Purificações. Parecem terem sido uma visão mítica do mundo, o que, não obstante, foi parte do sistema filosófico de Empédocles, As primeiras linhas do poema foram preservadas por Diógenes Laércio:



Amigos, que habitais a grande cidade, junto aos fulvos rochedos de Acragas, no

alto da cidadela, amadores de nobres trabalhos, respeitáveis abrigos para os

estrangeiros, homens inexperientes da maldade, eu vos saúdo! Eu, porém, caminho entre

vós qual Deus imortal, e não mais como mortal, por todos honrado como me convém,

coroado de guirlandas floridas. Desde minha entrada nas florescentes cidades, sou

honrado por homens e mulheres; seguem-me aos milhares, a fim de saber qual o

caminho da riqueza; uns necessitando oráculos; outros, feridos por atrozes dores,

Pedem uma palavra salvadora para as suas múltiplas doenças.[23][24]



Era provavelmente este trabalho que continha uma história sobre almas,[25] onde nos é dito que existiram em tempos espíritos que viviam num estado de êxtase, mas tendo cometido um crime (de natureza desconhecida) eles foram punidos ao serem forçados a tornarem-se seres mortais, reincarnados de corpo para corpo. Os Humanos, os animais, e mesmo as plantas são esses espíritos. A conduta moral recomendada no poema pode permitir tornar-nos deuses novamente.



[editar] Sobre a NaturezaExistem aproximadamente 450 versos do seu poema Sobre a Natureza, incluindo 70 que foram reescritos de fragmentos de papirus, conhecidos como Strarsbourg papyrus. O poema consistia originalmente de 2000 versos hexâmetros [26] e fora feito para Pausanias [27][28]. Era esse poema que mostrava seu sistema filosófico. Nele, Empédocles explica não apenas a natureza e a história do universo, incluindo sua teoria dos Quatro elementos, mas ele descreve suas teorias da causa, da percepção e do pensamento, assim como também explicações do fenômenoterrestre e processos biológicos.



[editar] Filosofia Este artigo ou secção está a ser traduzido de en:Empedocles#Philosophy. Ajude e colabore com a tradução.







Empedocles retratado no Incunábulo chamado Crônica de NurembergEmbora familiarizado com as teorias dos Eleatas e dos Pitagóricos, Empédocles não pertencia a nenhuma escola definida. Sendo ecléctico no seu pensamento, ele combinou muito do que tinha sido sugerido por Parménides, Pitágoras e pelas escolas jônicas. Era um firme crente nos mistérios órficos, bem como um pensador científico e um precursor da ciência física. Aristóteles menciona Empédocles entre os filósofos jônicos, e coloca-o em relação próxima com os filósofos atomistas e com Anaxágoras.[29] Empédocles, tal como os filósofos jônicos e os atomistas, tentou encontrar a base de toda a mudança. Tal como Heraclito, eles não consideraram vir à existência e o movimento como a existência das coisas, e o repouso e a tranquilidade como não-existência. Isto é porque eles tinham derivado dos Eleatas a convicção de que uma existência não poderia passar para a não-existência, e vice-versa. A fim de permitir que a mudança ocorra no mundo, e contra a opinião dos eleatas, eles viram as mudanças como resultado da mistura e separação de substâncias inalteráveis. Assim Empédocles disse que uma vinda à existência de uma não-existência, bem como uma morte e aniquilação completa, são impossíveis; o que chamamos de vir à existência e a morte é apenas a mistura e separação do que estava misturado. [30]



[editar] Os quatro elementosFoi Empédocles que estabeleceu os quatro elementos essenciais que fazem toda a estrutura do mundo - fogo, ar, água e terra. [31] Empédocles chamou estes quatro elementos "raízes" que, de maneira típica, ele também identificou com os nomes místicos de Zeus, Hera, Nestis e Aidoneu. [32] Empédocles nunca usou o termo "elemento" (em grego: στοιχεῖον) (stoicheion), que parece ter sido usado pela primeira vez por Platão. [33] De acordo com as diferentes proporções em que esses quatro elementos indestrutíveis e imutáveis são combinados uns com os outros é produzida a diferença da estrutura. É na agregação e segregação de elementos que assim resulta, que Empédocles, como os atomistas, encontrou o verdadeiro processo que corresponde ao que é popularmente chamado de crescimento, aumento ou diminuição. Nada de novo vem ou pode vir a ser, a única mudança que pode ocorrer é uma mudança na justaposição de elemento com elemento. Essa teoria dos quatro elementos tornou-se o padrão dogma nos dois mil anos seguintes.



[editar] Amor e revoltaOs quatro elementos são, contudo, simples, eternos e imutáveis, e como a mudança é a consequência da sua mistura e separação, foi também necessário supor a existência de poderes em movimento - para trazer a mistura e a separação. Os quatro elementos são colocados eternamente em união, e eternamente separados uns dos outros, por dois poderes divinos, amor e ódio. O Amor (em grego: φιλία) explica a atracção de diferentes formas de matéria, e o Ódio (em grego: νεῖκος) é responsável pela sua separação. [34] Se os elementos são o conteúdo do universo, então o Amor e o Ódio explicam a sua variação e harmonia. O Amor e o Ódio são forças atractivas e repulsivas que o olho comum pode em funcionamento entre o povo, mas que realmente permeiam o universo. Eles imperam alternadamente sobre as coisas, - sem contudo algum ser sempre muito ausente.



[editar] A esfera de EmpédoclesComo estado original e o melhor, houve um tempo em que os elementos puros e os dois poderes coexistiam numa condição de repouso e imobilidade na forma de uma esfera. Os elementos existiam juntos na sua pureza, sem misturas ou separações, e o poder de união do Amor predominava na esfera: o poder separador da revolta guardava as bordas mais extremas da esfera.[35] Desde essa altura, a revolta ganhou mais balanço e a ligação que mantinha as substâncias elementares puras juntas na esfera foi dissolvida. Os elementos transformaram-se no mundo de fenómenos que assistimos hoje, cheio de contrastes e oposições, operado tanto pelo Amor como pela Revolta. A esfera sendo a personificação da existência pura é a personificação ou representação de deus. Empédocles assumia um universo cíclico onde os elementos regressam e preparam a formação da esfera para o próximo período do universo.









Referências1.↑ Diogenes Laërtius, viii. 51

2.↑ Diogenes Laërtius, viii. 73

3.↑ Timaeus, ap. Diogenes Laërtius, viii. 64, comp. 65, 66

4.↑ Aristotle ap. Diogenes Laërtius, viii. 63; compare, however, Timaeus, ap. Diogenes Laërtius, 66, 76

5.↑ Sátiro, ap. Diogenes Laërtius, viii. 58; Timaeus, ap. Diogenes Laërtius, 67

6.↑ Diogenes Laërtius, viii. 60, 70, 69; Plutarch, de Curios. Princ., adv. Colotes; Pliny, H. N. xxxvi. 27, and others

7.↑ Pliny, Natural History, xxix.1.4-5; cf. Suda, Akron

8.↑ Diogenes Laërtius, viii. 60, 61, 65, 69

9.↑ Diogenes Laërtius, viii. 60: "Pausanias, de acordo com Aristipo e Sátiro, foi o seu eromenos"

10.↑ Suda, Empedocles; Diogenes Laërtius, viii. 55, 56, etc.

11.↑ Diogenes Laërtius, viii. 58

12.↑ Diogenes Laërtius, viii. 71, 67; Athenaeus, xiv.

13.↑ (em inglês)en:Thurii

14.↑ Suda, Akron; Diogenes Laërtius, viii. 52

15.↑ Pliny, H. N. xxx. 1, etc.

16.↑ Apollonius, ap. Diogenes Laërtius, viii. 52, comp. 74, 73

17.↑ Diogenes Laërtius, viii. 67, 69, 70, 71; Horace, ad Pison. 464, etc.

18.↑ Hermippus and Theophrastus, ap. Diogenes Laërtius, viii. 55, 56

19.↑ Aristotle, Poetics, 1, ap. Diogenes Laërtius, viii. 57.

20.↑ See especially Lucretius, i. 716, etc.

21.↑ Diogenes Laërtius, viii. 58.

22.↑ Simon Trépanier, (2004), Empedocles: An Interpretation, Routledge.

23.↑ Frag. B112, (Diogenes Laërtius, viii. 61)

24.↑ GERD BORNHEIM. Os filósofos pré-socráticos. – acessado a 9 de Janeiro de 2012.

25.↑ Frag. B115, (Plutarch, On Exile, 607CE; Hippolytus, vii. 29)

26.↑ Suda, Empedocles

27.↑ (em inglês)en:Pausanias of Sicily

28.↑ Diogenes Laërtius, viii. 60

29.↑ Aristóteles, Metafísica, i. 3, 4, 7, Phys. i. 4, de General, et Corr. i. 8, de Caelo, iii. 7.

30.↑ Frag. B8, (Plutarco,Contra Colotes, 1111F); Frag. B12, (Pseudo-Aristóteles, Sobre Melisso, Xenófanes, Górgias, 975a36-b6)

31.↑ Frag. B17, (Simplício, Física, 157-159)

32.↑ Frag. B6, (Sextus Empiricus, Contra os Matemáticos, x, 315.)

33.↑ Platão,Timeu, 48b-c

34.↑ Frag. B35, B26, (Simplício,Física, 31-34)

35.↑ Frag. B35, (Simplicius, Physics, 31-34; On the Heavens, 528-530)

[editar] Ligações externasInternational Vegetarian Union: Empedokles









Filósofos pré-socráticos

Alcmeão
Anaxágoras
Anaximandro
Anaxímenes
Arquelau
Arquitas
Demócrito
Diógenes
Diotima de Mantinea
Empédocles
Ferécides
Filolau
Górgias
Heráclito de Éfeso
Hípias
Íon
Leucipo
Melissa
Melisso
Parmênides
Pitágoras
Pródico
Protágoras
Tales
Temistocleia
Timeu de Locros
Xenófanes
Zenão de Eleia



Atomismo
Escola eleática
Escola de Mileto
Escola pitagórica
Escola pluralista
Escola sofística editar





Este artigo sobre filosofia / filósofo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.





Obtida de "http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Empédocles&oldid=32541610"

Ver avaliaçõesAvaliar esta página

Avaliar esta página

Avaliações

O que é isto?Avaliações médias atuais

Credibilidade



Imparcialidade



Profundidade



Redação



Conheço este assunto muito profundamente (opcional)

Tenho estudos relevantes do secundário ou universidadeFaz parte dos meus conhecimentos profissionaisÉ uma das minhas paixões pessoaisA fonte do meu conhecimento não está listada aqui Gostava de ajudar a melhorar a Wikipédia; enviem-me um e-mail (opcional) Irá receber uma mensagem de confirmação por e-mail. O seu endereço de e-mail não será partilhado com ninguém. declaração de confidencialidade dos comentáriosEnviar avaliações



GravadoAs suas avaliações não foram enviadasAs suas avaliações expiraramVolte a avaliar esta página e envie as novas avaliações, por favor.

Ocorreu um erro. Tente novamente mais tarde, por favor.

Obrigado! As suas avaliações foram gravadas.Queria criar uma conta?Uma conta permite-lhe seguir as suas edições, participar nos debates e fazer parte da comunidade.Criar contaouAutenticaçãoTalvez mais tarde

Obrigado! As suas avaliações foram gravadas.Sabia que pode editar esta página?Editar esta páginaTalvez mais tarde Categorias: Nascidos em 490 a.C.Mortos em 430 a.C.Pré-socráticosFilósofos da Grécia AntigaFilósofos da ciênciaVegetarianos da Grécia AntigaPolímatasCategorias ocultas: !Artigos em tradução!Esboços maiores que 20000 bytes!Esboços sobre filosofia!Artigos destacados na Wikipédia em alemãoFerramentas pessoais

Criar contaEntrarEspaços nominais

ArtigoDiscussãoVariantesVistas

LerEditarVer históricoAções

Busca

Navegação

Página principal

Conteúdo destacado

Eventos atuais

Esplanada

Página aleatória

Portais

Informar um erro

ColaboraçãoBoas-vindas

Ajuda

Página de testes

Portal comunitário

Mudanças recentes

Estaleiro

Criar página

Páginas novas

Contato

Donativos

Imprimir/exportarCriar um livroDescarregar como PDFVersão para impressão

FerramentasPáginas afluentesAlterações relacionadasCarregar ficheiroPáginas especiaisLigação permanenteInformações da páginaCitar esta páginaAvaliar esta página

Noutras línguasالعربية

Azərbaycanca

Беларуская

Български

বাংলা

བོད་ཡིག

Bosanski

Català

Česky

Dansk

Deutsch

Ελληνικά

English

Esperanto

Español

Eesti

Euskara

فارسی

Suomi

Français

Galego

עברית

हिन्दी

Hrvatski

Magyar

Հայերեն

Bahasa Indonesia

Íslenska

Italiano

日本語

한국어

Кыргызча

Latina

Lietuvių

Latviešu

Македонски

Nederlands

Norsk (nynorsk)‎

Norsk (bokmål)‎

Occitan

Polski

Piemontèis

پښتو

Română

Русский

Sicilianu

Srpskohrvatski / српскохрватски

Simple English

Slovenčina

Slovenščina

Shqip

Српски / srpski

Svenska

Türkçe

Татарча/tatarça

Українська

اردو

Tiếng Việt

中文

Esta página foi modificada pela última vez à(s) 10h08min de 12 de outubro de 2012.

Este texto é disponibilizado nos termos da licença Atribuição-Partilha nos Mesmos Termos 3.0 não Adaptada (CC BY-SA 3.0); pode estar sujeito a condições adicionais. Consulte as condições de uso para mais detalhes.

Política de privacidadeSobre a WikipédiaAvisos geraisVersão móvel   COPGHT WIKIPÉDIA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas