terça-feira, 27 de novembro de 2012

FILOSOFIA DA IDADE MODERNA: GOTTRIED LEIBNIZ

Gottfried LeibnizOrigem: Wikipédia, a enciclopédia livre.Ir para: navegação, pesquisa Este artigo ou secção contém uma lista de fontes ou uma única fonte no fim do texto, mas esta(s) não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde dezembro de 2011)


Por favor, melhore este artigo introduzindo notas de rodapé citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto quando necessário.

Gottfried Leibniz

Matemática, filosofia







Nacionalidade Alemão



Nascimento 1 de julho de 1646

Local Leipzig



Falecimento 14 de novembro de 1716 (70 anos)

Local Hanôver



Pai Friedrich Leibniz

Actividade

Campo(s) Matemática, filosofia

Alma mater Universidade de Altdorf



Tese 1666: Disputatio Inauguralis De Casibus Perplexis In Jure

Orientador(es) Erhard Weigel e Christiaan Huygens

Orientado(s) Jacob Bernoulli, Christian von Wolff

Conhecido(a) por Mônada, harmonia preestabelecida, linguagem binária, característica, teodiceia

Influência(s) Platão, Aristóteles, Tomas de Aquino, Duns Scot, Gassendi, Descartes, Locke, Bayle

Assinatura





ver



Gottfried Wilhelm von Leibniz (Leipzig, 1 de julho de 1646 — Hanôver, 14 de novembro de 1716) foi um filósofo, cientista, matemático, diplomata e bibliotecário alemão.



A ele é atribuída a criação do termo "função" (1694), que usou para descrever uma quantidade relacionada a uma curva, como, por exemplo, a inclinação ou um ponto qualquer situado nela. É creditado a Leibniz e a Newton o desenvolvimento do cálculo moderno, em particular o desenvolvimento da Integral e da Regra do Produto. Demonstrou genialidade também nos campos da lei, religião, política, história, literatura, lógica, metafísica e filosofia.



Índice [esconder]

1 Biografia

2 Filósofo

3 Princípios

4 Cientista e Engenheiro

5 Referências

6 Ver também

7 Ligações externas





[editar] BiografiaO pai era professor de filosofia moral em Leipzig e morreu em 1652, quando Leibniz tinha apenas seis anos. Em 1663 ingressa na Universidade de Leipzig, como estudante de Direito. Em 1666 obtém o grau de doutor em direito, em Nuremberg, pelo ensaio prenunciando uma das mais importantes doutrinas da posterior filosofia. Nessa época afilia-se à Sociedade Rosacruz, da qual seria secretário durante dois anos.



Foi o primeiro a perceber que a anatomia da lógica - “as leis do pensamento”- é assunto de análise combinatória. Em 1666 escreveu De Arte Combinatória, no qual formulou um modelo que é o precursor teórico de computação moderna: todo raciocínio, toda descoberta, verbal ou não, é redutível a uma combinação ordenada de elementos tais como números, palavras, sons ou cores.



Na visão que teve da existência de uma “característica universal”, Leibniz encontrava-se dois séculos à frente da época, no que concerne à matemática e à lógica.



Aos 22 anos, foi-lhe recusado o grau de doutor, alegando-se juventude. Tinha vinte e seis anos, quando passou a ter aulas com Christiaan Huygens, cujos melhores trabalhos tratam da teoria ondulatória da luz. A maior parte dos papéis em que rascunhava suas ideias, nunca revisando, muito menos publicando, encontra-se na Biblioteca Real de Hanôver aguardando o paciente trabalho de estudantes. Leibniz criou uma máquina de calcular, superior à que fora criada por Pascal, fazendo as quatro operações.



Em Londres, compareceu a encontros da Royal Society, em que exibiu a máquina de calcular, sendo eleito membro estrangeiro da Sociedade antes de sua volta a Paris em março de 1673. Em 1676, já tinha desenvolvido algumas fórmulas elementares do cálculo e tinha descoberto o teorema fundamental do cálculo, que só foi publicado em 11 de julho de 1677, onze anos depois da descoberta não publicada de Newton. No período entre 1677 e 1704, o cálculo leibniziano foi desenvolvido como instrumento de real força e fácil aplicabilidade no continente, enquanto na Inglaterra, devido à relutância de Newton em dividir as descobertas matemáticas, o cálculo continuava uma curiosidade relativamente não procurada.



Durante toda a vida, paralelamente à Matemática, Leibniz trabalhou para aristocratas, buscando nas genealogias provas legais do direito ao título, tendo passado os últimos quarenta anos trabalhando exclusivamente para a família Brunswick, chegando a confirmar para os empregadores o direito a metade de todos os tronos da Europa. As pesquisas levaram-no pela Alemanha, Áustria e Itália de 1687 a 1690. Em 1700, Leibniz organizou a Academia de Ciências da Prússia, da qual foi o primeiro presidente. Esta Academia permaneceu como uma das três ou quatro principais do mundo até que os nazistas a eliminaram.



Morreu solitário e esquecido. O funeral foi acompanhado pelo secretário, única testemunha dos últimos dias.



Encontra-se sepultado em Neustädter Hof- und Stadtkirche St. Johannis, Hanôver, Baixa Saxônia na Alemanha.[1]



[editar] FilósofoO pensamento filosófico de Leibniz parece fragmentado, porque seus escritos filosóficos consistem principalmente de uma infinidade de escritos curtos: artigos de periódicos, manuscritos publicados muito tempo depois de sua morte, e muitas cartas a muitos correspondentes. Ele escreveu apenas dois tratados filosóficos, dos quais apenas "Teodiceia" de 1710 foi publicado em sua vida.



Leibniz data o seu começo na historia da filosofia com seu "Discurso sobre metafísica", que ele compôs em 1686 como um comentário sobre uma contínua disputa entre Malebranche e Antoine Arnauld. Isto levou a uma extensa e valiosa correspondência com Arnauld;o Discurso sobre metafisica não foi publicado até o século 19. Em 1695, Leibniz fez sua entrada pública na filosofia europeia, com um artigo de jornal intitulado "Novo Sistema da Natureza e da comunicação das substâncias". Entre 1695 e 1705, compôs o seu "Novos ensaios sobre o entendimento humano", um longo comentário sobre John Locke em seu "Ensaios sobre o entendimento humano", mas ao saber da morte de Locke, 1704, perdeu o desejo de publicá-lo, Isto aconteceu até que os novos ensaios foram publicados em 1765. "A Monadologia", composta em 1714 e publicado postumamente, é constituída por 90 aforismos.



Leibniz conheceu Espinoza, em 1676, leu alguns de seus escritos inéditos, e desde então tem sido suspeito de apropriar-se de algumas das ideias de Espinosa. Embora Leibniz admirasse o poderoso intelecto de Espinosa, ele ficou francamente desanimado com as conclusões de Spinoza, especialmente por estas serem incompatíveis com a ortodoxia cristã.



Ao contrário de Descartes e Espinoza, Leibniz tinha uma formação universitária completa na área de filosofia. Sua carreira começou, ao longo de uma influência escolar e aristotélica traindo a forte influência de um de seus professores de Leipzig, Jakob Thomasius, que também supervisionou a sua tese de Licenciatura em Filosofia. Leibniz leu ansiosamente Francisco Suárez, jesuíta espanhol respeitado, mesmo em universidades Luteranas. Leibniz estava profundamente interessado em novos métodos e nas conclusões de Descartes, Huygens, Newton e Boyle, mas viu estes trabalhos através de uma lente fortemente matizada por noções escolásticas. No entanto, a verdade é que os métodos de Leibniz e suas preocupações, muitas vezes anteciparam a lógica e a analítica, assim como a filosofia da linguagem do século 20



[editar] PrincípiosLiberdade x determinação: Leibniz admitia uma série de causas eficientes a determinar o agir humano dentro da cadeia causal do mundo natural. Essa série de causas eficientes dizem respeito ao corpo e seus atos. Contudo, paralela a essa série de causas eficientes, há uma segunda série, a das causas finais. As causas finais poderiam ser consideradas como uma infinidade de pequenas inclinações e disposições da alma, presentes e passadas, que conduzem o agir presente. Há, como em Nietzsche, uma infinidade imensurável de motivos para explicar um desejo singular. Nesse sentido, todas as escolhas feitas tornam-se determinantes da ação. Cai por terra a noção de arbitrariedade ou de ação isolada do contexto. Parece também cair por terra a noção de ação livre, mas não é o que ocorre. Leibniz acredita na ação livre, se ela for ao mesmo tempo 'contingente, espontânea e refletida'.



A Contingência: A contingência opõe-se à noção de necessidade, não à de determinação. A ação é sempre contingente, porque seu oposto é sempre possível.



A Espontaneidade: A ação é espontânea, quando o princípio de determinação está no agente, não no exterior deste. Toda ação é espontânea e tudo o que o indivíduo faz depende, em última instância, dele próprio.



A Reflexão: Qualquer animal pode agir de forma contingente e espontânea. O que diferencia o animal humano dos demais é a capacidade de reflexão que, quando operada, caracteriza uma ação como livre. Os homens têm a capacidade de pensar a ação e saber por que agem.



As Mônadas: A contribuição mais importante de Leibniz para a metafísica é a sua teoria sobre as mônadas, expostas em sua obra Monadologia. As mônadas equivalem para a realidade metafisica, o que os átomos equivalem para os fenômenos físicos.As mônadas são os elementos máximos do universo.As mônadas são "formas substancias do ser com as seguintes propriedades: elas são eternas, indecompostas, individuais, sujeita as suas próprias leis, sem interação mútua, e cada uma refletindo o próprio universo dentro de uma harmonia preestabelecida (historicamente um exemplo importante de pampsiquismo). Mônadas são centros de forças; substância é força, enquanto o espaço, extensão e movimento são meros fenômenos.



A essência ontológica das mônadas é sua simplicidade irredutível.Assim como os átomos, as mônadas não possuem nenhuma matéria ou caráter espacial.Elas ainda se diferenciam dos átomos por sua completa mútua independência, assim as interações entre as mônadas são só aparentes.Em vez disso por força do principio da harmonia preestabelecida, cada mônada, segue uma instrução pré-programada, peculiar para si, assim uma mônada sabe o que fazer em cada situação. (Essas "instruções" podem ser análogas as leis cientificas que governam as partículas subatômicas). Pelo princípio dessas instruções intrínsecas, cada monada é como um pequeno espelho do universo.Mônadas não são necessariamente "diminutas"; e.g., cada ser humano é constituído por uma mônada, na qual o tema do livre-arbítrio é problematizado.Deus, também, é uma Mônada, e a existência de Deus pode ser inferida através da harmonia que se prevalece diante de todas as mônadas; Deus através de sua razão e vontade se afigura o universo através da harmonia preestabelecida.



As mônadas são referidas e problematizadas por outras correntes filosóficas por:



- Problematização das interações entre a mente e a extensão, como abordado no sistema de Descartes.



- Falta de individualização inerente no sistema de Espinoza, da qual representa as criaturas individuais como meros acidentes.



- A monadologia parece arbitraria, até mesmo excêntrica.



[editar] Cientista e EngenheiroOs escritos de Leibniz estão a ser discutidos até os dias de hoje, não apenas por suas antecipações e possíveis descobertas ainda não reconhecidas, mas como formas de avanço do conhecimento atual. Grande parte de seus escritos sobre a física está incluído nos Escritos Matemáticos de Gerhardt.



Física: Leibniz teve grandes contribuições para a estática e a dinâmica emergentes sobre ele, muitas vezes em desacordo com Descartes e Newton. Ele desenvolveu uma nova teoria do movimento (dinâmicas) com base na energia cinética e energia potencial, que postulava o espaço como relativo, enquanto Newton sentira fortemente o espaço como algo absoluto. Um exemplo importante do pensamento maduro de Leibniz na questão da física é seu Specimen Dynamicum de 1695.



Até a descoberta das partículas subatômicas e da mecânica quântica que os regem, muitas das ideias especulativas de Leibniz sobre aspectos da natureza não redutível a estática e dinâmica faziam pouco sentido. Por exemplo, ele antecipou Albert Einstein, argumentando, contra Newton, que o espaço, tempo e movimento são relativos, não absolutos. As regras de Leibniz são importantes, se muitas vezes esquecidas, provas em diversos campos da física. O princípio da razão suficiente tem sido invocado na cosmologia recente, e sua identidade dos indiscerníveis na mecânica quântica, um campo de algum crédito, mesmo com ele tendo antecipado em algum sentido. Aqueles que defendem a filosofia digital, uma direcção recente em cosmologia, alegam Leibniz como precursor.



Referências1.↑ Gottfried Leibniz no Find a Grave.

[editar] Ver tambémCálculo

Integral

Mónade

[editar] Ligações externasBiografia em MacTutor (em inglês)

Gottfried Leibniz em Mathematics Genealogy Project

Leibniz Brasil

Filosofia - Gottfried Wilhelm Leibniz

Leibniz’s exchange of views with Pierre Bayle (em inglês)







Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:

Citações no Wikiquote

Textos originais no Wikisource

Imagens e media no Commons



CommonsWikisourceWikiquote

Portal da história da ciência Portal da filosofia

[Expandir]v • eLógica

[Expandir] Visão global



[Expandir][[Predefinição:{{{name}}}
v]] • [{{fullurl:Predefinição:{{{name}}}
action=edit}}e]

Áreas

acadêmicas Teoria da argumentação · Axiologia · Pensamento crítico · Teoria da computabilidade · Semântica formal · História da lógica · Lógica informal · Lógica na ciência da computação · Lógica matemática · Matemática · Metalógica · Metamatemática · Teoria dos modelos · Lógica filosófica · Filosofia · Filosofia da lógica · Filosofia da matemática · Teoria das provas · Teoria dos conjuntos

Conceitos

fundamentais Abdução · Verdade analítica · Antinomia · A priori · Dedução · Definição · Descrição · Vinculação · Indução · Inferência · Consequência lógica · Forma lógica · Implicação lógica · Verdade lógica · Nome · Necessidade · Significado · Paradoxo · Mundo possível · Pressuposição · Probabilidade · Razão · Raciocínio · Referência · Semântica · Declaração · Substituição · Sintaxe · Verdade · Valor da verdade · Validade · Organon







[Expandir] Lógica filosófica



[Expandir][[Predefinição:{{{name}}}
v]] • [{{fullurl:Predefinição:{{{name}}}
action=edit}}e]

Pensamento crítico

and

Lógica informal Análise · Ambiguidade · Argumento · Crença · Campo · Credibilidade · Evidência · Explicação · Poder explicativo · Fato · Falácia · Investigação · Opinião · Parcimônia · Premissa · Propaganda · Prudência · Raciocínio · Relevância · Retórica · Rigor · Vagueza

Teorias da dedução Construtivismo · Dialetismo · Ficcionalismo · Finitismo · Formalismo · Intuicionismo · Atomismo lógico · Logicismo · Nominalismo · Realismo platônico · Pragmatismo · Realismo







[Expandir] Metalógica e Metamatemática



Teorema de Cantor · Teorema de Church · Tese de Church · Consistência · Método efetivo · Fundamentos da matemática · Teorema da completude de Gödel · Teoremas da incompletude de Gödel · Solidez · Completude · Decidabilidade · Interpretação · Teorema de Löwenheim–Skolem · Metateorema · Satisfabilidade · Independência · Distinção Sin-signo e Legi-signo · Distinção uso/menção





[Expandir] Lógica matemática



Geral Linguagem formal · Regra de formação · Sistema formal · Sistema dedutivo · Prova formal · Semântica formal · Fórmula bem formulada · Conjunto · Elemento · Classe · Lógica clássica · Axioma · Dedução natural · Regra de inferência · Relação · Teorema · Consequência lógica · Sistema axiomático · Teoria dos tipos · Símbolo · Sintaxe · Teoria



Lógica aristotélica Proposição · Inferência · Argumento · Validade · Irrefutabilidade · Silogismo · Quadrado das oposições · Diagrama de Venn

Cálculo proposicional

e Lógica booleana Funções booleanas · Cálculo proposicional · Fórmula proposicional · Conectivo lógico · Tabela verdade

Predicativa Primeira ordem · Quantificadores · Predicado · Segunda ordem · Cálculo do predicado monádico

Teoria dos conjuntos Conjunto · Conjunto vazio · Enumeração · Extensionabilidade · Conjunto finito · Função · Subconjunto · Conjunto de partes · Conjunto contável · Conjunto recursivo · Domínio · Imagem da função · Par ordenado · Conjunto incontável

Teoria dos modelos Modelo · Interpretação · Modelo não-padrão · Teoria do modelo finito · Valor da verdade · Validade

Teoria da prova Prova formal · Sistema dedutivo · Sistema formal · Teorema · Consequência lógica · Regra de inferência · Sintaxe

Teoria da computabilidade Recursão · Conjunto recursivo · Conjunto enumerável recursivamente · Problema da decisão · Tese de Church-Turing

· Função computável · Função recursiva primitiva







[Expandir] Lógica não-clássica



Lógica modal Alética · Axiológico · Deôntica · Doxástica · Epistêmica · Temporal

Intuicionismo Lógica intuicionística · Análise construtiva · Aritmética de Heyting · Teoria do tipo intuicionística · Teoria do conjunto construtiva

Lógica difusa Grau de verdade · Regra difusa · Conjunto difuso · Elemento infinito difuso · Operações de conjunto difusas

Lógica subestrutural Regra estrutural · Lógica relevante · Lógica linear



Lógica paraconsistente Dialeteísmo

Lógica de descrição Ontologia · Linguagem ontológica







[Expandir] Lógicos



Alfarabi · Anderson · Algazel · Al-Razi · Aristóteles · Averróis · Avicena · Bain · Barwise · Bernays · Boole · Boolos · Cantor · Carnap · Church · Chrysippus · Curry · Dharmakirti · Dignāga · De Morgan · Frege · Geach · Gentzen · Gotama · Kanada · Gödel · Hilbert · Ibn al-Nafis · Ibn Hazm · Ibn Taymiyyah · Kleene · Kripke · Leibniz · Löwenheim · Mozi · Nagarjuna · Pāṇini · Peano · Peirce · Putnam · Quine · Russell · Schröder · Scotus · Skolem · Smullyan · Suhrawardi · Tarski · Turing · Whitehead · William of Ockham · Wittgenstein · Zadeh · Zermelo





[Expandir] Listas



[Expandir][[Predefinição:{{{name}}}
v]] • [{{fullurl:Predefinição:{{{name}}}
action=edit}}e]

Tópicos Esboço de lógica · Índice de artigos sobre lógica · Lógica matemática · Álgebra booleana · Teoria dos conjuntos

Outros Lógicos · Regras de inferência · Paradoxos · Falácias · Símbolos lógicos







Portal · Categoria · Esboço · WikiProjeto · Discussão · [//pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Especial:Recentchangeslinked&target=Template:Logic&hidebots=0



Este artigo sobre um(a) matemático(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.





Obtida de "http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Gottfried_Leibniz&oldid=33059211"

Ver avaliaçõesAvaliar esta página

Avaliar esta página

Avaliações

O que é isto?Avaliações médias atuais

Credibilidade



Imparcialidade



Profundidade



Redação



Conheço este assunto muito profundamente (opcional)

Tenho estudos relevantes do secundário ou universidadeFaz parte dos meus conhecimentos profissionaisÉ uma das minhas paixões pessoaisA fonte do meu conhecimento não está listada aqui Gostava de ajudar a melhorar a Wikipédia; enviem-me um e-mail (opcional) Irá receber uma mensagem de confirmação por e-mail. O seu endereço de e-mail não será partilhado com ninguém. declaração de confidencialidade dos comentáriosEnviar avaliações



GravadoAs suas avaliações não foram enviadasAs suas avaliações expiraramVolte a avaliar esta página e envie as novas avaliações, por favor.

Ocorreu um erro. Tente novamente mais tarde, por favor.

Obrigado! As suas avaliações foram gravadas.Queria criar uma conta?Uma conta permite-lhe seguir as suas edições, participar nos debates e fazer parte da comunidade.Criar contaouAutenticaçãoTalvez mais tarde

Obrigado! As suas avaliações foram gravadas.Sabia que pode editar esta página?Editar esta páginaTalvez mais tarde Categorias: Nascidos em 1646Mortos em 1716Gottfried LeibnizMembros da Academia de Ciências da PrússiaMatemáticos da AlemanhaFilósofos da AlemanhaCientistas da AlemanhaDiplomatas da AlemanhaBibliotecários da AlemanhaRevolução científicaNaturais de LeipzigMetafísicosFilósofos do DireitoCategorias ocultas: !Artigos que carecem de notas de rodapé desde dezembro de 2011!Esboços maiores que 15000 bytes!Esboços sobre matemáticos!Artigos destacados na Wikipédia em russoFerramentas pessoais

Criar contaEntrarEspaços nominais

ArtigoDiscussãoVariantesVistas

LerEditarVer históricoAções

Busca

Navegação

Página principal

Conteúdo destacado

Eventos atuais

Esplanada

Página aleatória

Portais

Informar um erro

ColaboraçãoBoas-vindas

Ajuda

Página de testes

Portal comunitário

Mudanças recentes

Estaleiro

Criar página

Páginas novas

Contato

Donativos

Imprimir/exportarCriar um livroDescarregar como PDFVersão para impressão

FerramentasPáginas afluentesAlterações relacionadasCarregar ficheiroPáginas especiaisLigação permanenteInformações da páginaCitar esta páginaAvaliar esta página

CorrelatosCommonsWikisourceWikiquote

Noutras línguasAfrikaans

አማርኛ

Aragonés

العربية

مصرى

Azərbaycanca

Žemaitėška

Беларуская

Беларуская (тарашкевіца)‎

Български

বাংলা

Brezhoneg

Bosanski

Català

Česky

Cymraeg

Dansk

Deutsch

Dolnoserbski

Ελληνικά

English

Esperanto

Español

Eesti

Euskara

فارسی

Suomi

Français

Furlan

Frysk

Gaeilge

贛語

Galego

עברית

हिन्दी

Fiji Hindi

Hrvatski

Hornjoserbsce

Kreyòl ayisyen

Magyar

Հայերեն

Interlingua

Bahasa Indonesia

Ilokano

Ido

Íslenska

Italiano

日本語

Basa Jawa

ქართული

Қазақша

한국어

Kurdî

Кыргызча

Latina

Lëtzebuergesch

Ligure

Lumbaart

Lietuvių

Latviešu

Македонски

മലയാളം

Монгол

मराठी

Кырык мары

Bahasa Melayu

Plattdüütsch

Nederlands

Norsk (nynorsk)‎

Norsk (bokmål)‎

Occitan

Polski

Piemontèis

پنجابی

Română

Русский

Русиньскый

Sardu

Sicilianu

Scots

Srpskohrvatski / српскохрватски

සිංහල

Simple English

Slovenčina

Slovenščina

Shqip

Српски / srpski

Basa Sunda

Svenska

Kiswahili

தமிழ்

ไทย

Tagalog

Türkçe

Татарча/tatarça

Українська

اردو

Tiếng Việt

Volapük

Winaray

მარგალური

ייִדיש

Yorùbá

中文

Bân-lâm-gú

Esta página foi modificada pela última vez à(s) 12h00min de 25 de novembro de 2012.

Este texto é disponibilizado nos termos da licença Atribuição-Partilha nos Mesmos Termos 3.0 não Adaptada (CC BY-SA 3.0); pode estar sujeito a condições adicionais. Consulte as condições de uso para mais detalhes.

Política de privacidadeSobre a WikipédiaAvisos geraisVersão móvel   COPYRIGHT WIKIPÉDIA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas