segunda-feira, 19 de novembro de 2012

GRANDES ACONTECIMENTOS POLÍTICOS: KWAME NKRUMAH (TEVE IMPORTÂNCIA FUNDAMENTAL NA INDEPENDÊNCIA DA COSTA DO OURO)

Kwame NkrumahOrigem: Wikipédia, a enciclopédia livre.Ir para: navegação, pesquisa Kwame Nkrumah


Selo de 1989 da União Soviética que marca o aniversário de 80 anos de Kwame Nkrumah.

1º presidente do Gana

Mandato 1 de julho de 1960

a 24 de fevereiro de 1966

Antecessor(a) Elisabeth II do Reino Unido

como rainha do Reino Unido

Sucessor(a) Joseph Arthur Ankrah

como chefe do Conselho Nacional de Libertação

Primeiro-ministro de Gana

Mandato 6 de março de 1957

a 1 de julho de 1960

Antecessor(a) Ninguém

Sucessor(a) cargo extinto

3º presidente da Organização da Unidade Africana

Mandato 21 de outubro de 1965

a 24 de fevereiro de 1966

Antecessor(a) Gamal Abdel Nasser

Sucessor(a) Joseph Arthur Ankrah

Vida

Nascimento 21 de setembro de 1909

Nkroful, Costa do Ouro

Falecimento 27 de abril de 1972 (62 anos)

Bucareste, Romênia socialista

Nacionalidade britânico, ganense

Primeira-dama Fathia Rizk

Partido Convention People's Party (CPP)[1]

Religião católico romano

Filhos Francis, Gamal, Edward, Samia e Sekou

ver



O Muito Honorável Doutor Conselheiro Privado Kwame Nkrumah (Nkroful, 21 de Setembro de 1909 — Bucareste, 27 de Abril de 1972) foi um líder político africano, um dos fundadores do Pan-Africanismo. Foi primeiro-ministro (1957-1960) e presidente de Gana (1960-1966).[2]



Nascido Francis Nwia-Kofi Ngonloma, estudou em escolas católicas em Gana e posteriormente em universidades estadunidense. Em 1945, ajudou a organizar o sexto Congresso Pan-Africano em Manchester, Inglaterra. Depois disso, começou a trabalhar para a descolonização da África. Quando a independência de Gana ocorreu em 1957, Nkrumah foi declarado o Osagyefo (líder vitorioso) e foi empossado como primeiro-ministro, procurando ajuda do bloco comunista. Em 1962 foi-lhe atribuído o Prêmio Lênin da Paz. Em 1964, depois de turbulências econômicas e políticas, Nkrumah declarou-se presidente vitalício de Gana. Em 1966, Gana sofreu um golpe de estado militar que foi apoiado pelo Reino Unido, enquanto estava em Hanoi, no Vietnam do Norte.



Nkrumah nunca voltou a Gana, tendo se exilado na Guiné. Morreu em 1972 e foi enterrado na vila onde nasceu. É autor de vários livros, entre eles, Africa Must Unite (1963), African Personality (1963), Consciencism (1964), Handbook for Revolutionary Warfare (1968) e Class Struggle in Africa (1970).



Índice [esconder]

1 Vida e educação

2 Regresso à Costa do Ouro

3 Independência

4 Políticas

5 Economia

6 Declínio e deposição

7 Exílio, morte e legado

8 Livros publicados por Kwame Nkrumah

9 Referências

10 Ligações externas





[editar] Vida e educaçãoKwame Nkrumah nasceu em 1909, filho de Madam Nyaniba,[3][4] em Nkroful na Costa do Ouro.[5][6] Formou-se na prestigiosa Achimota School de Acra em 1930,[2] estudou num seminário católico romano e lecionou numa escola católica em Axim. Em 1935 deixou Gana em direção aos Estados Unidos, recebendo um B.A. da Universidade Lincoln, na Pensilvânia, em 1939, onde prestou compromisso no Capítulo Mu da Fraternidade Fi Beta Sigma e recebeu um STB (Bacharelado em Teologia Sacra) em 1942. Nkrumah obteve um mestrado em educação na Universidade da Pensilvânia em 1942 e um mestrado em filosofia no ano seguinte. Enquanto palestrante em ciência política na Universidade Lincoln, foi eleito presidente da Organização dos Estudantes Africanos dos Estados Unidos e Canadá. Enquanto estudante de graduação no Lincoln, participou de pelo menos uma produção teatral estudantil e publicou um ensaio sobre o governo europeu na África, no jornal estudantil The Lincolnian.[7]



Durante seu tempo nos Estados Unidos, Nkrumah pregou nas Igrejas Presbiterianas negras na Filadélfia e Nova Iorque.[8] Lia livros sobre política e divindades e tutorava alunos em filosofia. Nkrumah deparou-se com as ideias de Marcus Garvey e em 1943 conheceu e começou uma longa correspondência com o trindadense marxista C.L.R. James, o exilado russo Raya Dunayevskaya e o sino-americano Grace Lee Boggs, os quais eram membros de um grupo de intelectuais trotskistas baseados nos Estados Unidos. Nkrumah posteriormente creditou a James o fato de ter lhe ensinado "como um movimento subterrâneo funciona".



Chegou em Londres em maio de 1945 pretendendo estudar na London School of Economics.[8] Após encontrar George Padmore, ajudou a organizar o quinto Congresso Pan-Africano em Manchester, na Inglaterra. Em seguida, ele fundou o Secretariado Nacional do Oeste Africano para trabalhar pela descolonização da África. Nkrumah foi vice-presidente da União dos Estudantes do Oeste Africano (WASU, conforme as iniciais em inglês).



[editar] Regresso à Costa do OuroNo outono de 1947, Nkrumah foi convidado para assumir o posto de Secretário-Geral da Convenção da Costa do Ouro Unida (UGCC), dominada por Joseph B. Danquah.[9] Esta convenção política estava explorando caminhos para a independência. Nkrumah aceitou a posição e partiu para a Costa do Ouro. Após breves escalas em Serra Leoa, Libéria e Costa do Marfim, ele chegou na Costa do Ouro em dezembro de 1947.



Em fevereiro de 1948, a polícia disparou contra ex-militares africanos que protestavam contra o aumento do custo de vida. O tiroteio estimulou motins em Acra, Kumasi e em outros lugares. O governo suspeitou que a UGCC estava por trás dos protestos e prendeu Nkrumah e outros líderes partidários. Percebendo o erro, os britânicos logo liberaram os dirigentes da convenção. Depois de sua prisão pelo governo colonial, Nkrumah emergiu como o líder do movimento juvenil em 1948.



Após a sua libertação, Nkrumah viajou por todo o país pedindo carona. Proclamava que a Costa do Ouro necessitava de "auto-governo já" e construiu uma grande base de poder. Produtores de cacau reuniram-se em torno de sua causa porque discordavam da política britânica para conter uma praga na lavoura cacaueira. Ele convidou as mulheres a participar do processo político num momento em que o sufrágio feminino era novidade para a África. Os sindicatos também se aliaram ao seu movimento. Em 1949 ele organizou os grupos num novo partido político: A Convenção do Partido Popular.



Os britânicos convocaram uma comissão selecionada de africanos da classe média para elaborar uma nova constituição que daria maior auto-governo a Gana. Sob a nova Constituição, somente aqueles com salário e propriedade suficientes seriam autorizados a votar. Nkrumah organizou uma "Assembleia Popular" com membros do partido CPP, jovens, sindicalistas, agricultores e veteranos. Propuseram o sufrágio universal sem qualificações de propriedade, uma câmara dos chefes à parte e status de auto governo ao abrigo do Estatuto de Westminster. Essas alterações, conhecidas como as propostas constitucionais de Outubro de 1949, foram rejeitadas pela administração colonial.



Quando o administrador colonial rejeitou as recomendações da Assembleia Popular, Nkrumah organizou uma campanha de "Ação Positiva" em janeiro de 1950, incluindo a desobediência civil, não-cooperação, boicotes e greves. A administração colonial prendeu Nkrumah e muitos adeptos do CPP e ele foi condenado a três anos de prisão.



Enfrentando protestos internacionais e resistência interna, os britânicos decidiram abandonar a Costa do Ouro. O Reino Unido organizou a primeira eleição geral, que seria realizada sob sufrágio universal de 5 a 10 fevereiro de 1951. Embora na prisão, o CPP de Nkrumah foi eleito por maioria esmagadora, obtendo 34 das 38 cadeiras em disputa na Assembleia Legislativa. Nkrumah foi libertado da prisão em 12 de fevereiro e convocado pelo governador britânico Charles Arden-Clarke, foi solicitado a formar um governo no dia 13. A nova Assembleia Legislativa reuniu-se em 20 de fevereiro, com Nkrumah como Líder dos Negócios Governamentais e Emmanuel Charles Quist como presidente da Assembleia. Um ano depois, a Constituição foi emendada para estabelecer um primeiro-ministro em 10 de março de 1952, e Kwame Nkrumah foi eleito para esse cargo pelo voto secreto da Assembleia por 45 a 31, com oito abstenções, em 21 de março. Ele apresentou sua "Moção do Destino" para a Assembléia, pedindo a independência dentro da Comunidade das Nações "tão logo as providências constitucionais necessárias sejam feitas", em 10 de julho de 1953, e a assembleia aprovou a proposta.[10]



[editar] Independência

O presidente dos Estados Unidos John F. Kennedy com o presidente da Gana, Osagyefo Dr. Kwame Nkrumah, março de 1961.Como líder do governo, Nkrumah enfrentou muitos desafios: primeiro, para aprender a governar, em segundo lugar, para unificar os quatro territórios da Costa do Ouro, e em terceiro lugar, para ganhar independência de seu país, então soberano ao Reino Unido. Nkrumah foi bem-sucedido em todos os três desafios. Num prazo de seis anos após a sua libertação da prisão, ele se tornou o líder de uma nação independente.



Ao meio-dia de 6 de março de 1957, Nkrumah declarou a independência de Gana. O país se tornou independente deixando de ser um dos Reinos da Comunidade de Nações. Ele foi aclamado como o Osagyefo - que significa "redentor" na língua Twi.[11]





O presidente dos Estados Unidos John F. Kennedy assistindo as cerimônias da chegada do Osagyefo Dr. Kwame Nkrumah, presidente de Gana, março de 1961.Em 6 de março de 1960, Nkrumah anunciou planos para uma nova constituição, o que tornaria Gana uma república. O projeto incluiu uma disposição para ceder a soberania de Gana a uma União de Estados Africanos. Nos dias 19, 23 e 27 de abril de 1960 uma eleição presidencial e um plebiscito sobre a constituição foram realizados. A Constituição foi ratificada e Nkrumah foi eleito presidente pelo Partido de União Popular (Convention People's Party-CPP) com 1 016 076 votos contra 124 623 de Joseph Kwame Kyeretwie Boakye Danquah, o candidato do Partido Unido (United Party-UP).



Em 1961, Nkrumah construíu o Instituto Ideológico Kwame Nkrumah criado para treinar funcionários ganenses, bem como promover o pan-africanismo. Em 1964, todos os alunos que entram na faculdade em Gana foram obrigados a assistir a uma de duas semanas de "orientação ideológica" no Instituto.[12] Nkrumah observou que "os formandos devem ser feitos para perceber que a ideologia do partido é a religião, e deve ser praticado com fidelidade e fervorosamente".[13]



Em 1963, Nkrumah foi agraciado com o Prêmio Lenin da Paz pela União Soviética. Gana se tornou um membro fundador da Organização da Unidade Africana em 1963.



A Costa do Ouro estava entre as áreas mais ricas e socialmente avançados na África, com escolas, ferrovias, hospitais, segurança social e uma economia avançada. Sob a liderança de Nkrumah, Gana adotou algumas políticas socialistas e praticou-as. Nkrumah criou um sistema de bem-estar, iniciou vários programas comunitários, e estabeleceu escolas.



[editar] PolíticasEle geralmente teve perspectivas não-alinhadas com o marxismo na economia, e acreditava que o capitalismo teve efeitos malignos que ficariam marcados na África por um longo tempo. Embora fosse claro em se distanciar do socialismo africano de muitos de seus contemporâneos, Nkrumah argumentou que o socialismo era o sistema que melhor acomodava as mudanças que o capitalismo tinham trazido, ao mesmo tempo respeitando os valores africanos. Ele trata especificamente destas questões de sua política em um discursso de 1967 intitulado "Socialismo Africano Revisitado":



Sabemos que a sociedade tradicional africana foi fundada nos princípios do igualitarismo. Nas suas atuações da realidade, no entanto, possuía várias deficiências. Seu impulso humanista, no entanto, é algo que continua a exortar-nos para nossa reconstrução socialisat tudo-africana. Postulamos cada homem para constituir uma finalidade em si mesmo, não apenas um meio, e nós aceitamos a necessidade de garantir oportunidades iguais para cada homem no seu desenvolvimento. As implicações disso para a prática sócio-político tem sido trabalhar cientificamente, e as políticas sociais e econômicas necessárias para prosseguir com a resolução. Qualquer humanismo significativo deve começar a partir do igualitarismo e deve conduzir a políticas objetivamente escolhidas para a proteção e manutenção do igualitarismo. Assim, o socialismo. Assim, também o socialismo científico.[14]



— Kwame Nkrumah





O filósofo e político Paulin Hountondji enfatizou as quebras no pensamento de Nkrumah. No início, as ideias Nkrumah sobre a continuidade do socialismo em relação ao comunalismo da insistência da áfrica tradicional, idealizou uma imagem da áfrica pré-colonial (desenhado sem a exploração do homem pelo homem) e o próprio discípulo de Gandhi entende, vendo o fim da ideia Nkrumah na necessidade de uma ruptura violenta com as relações neo-coloniais, a luta contra o imperialismo e seus aliados africanos. No Socialismo Africano Revisitado de Nkrumah, portanto, rejeita a ideia de um "socialismo africano", no sentido de Julius Nyerere, uma das "ideologias de continuidade" de esquerda de Hountondji foi impedida.



Durante os primeiros trabalhos de Nkrumah, ele enfatizou que na áfrica pré-colonial não há luta de classes, a feiticização da áfrica pré-colonial. "Nkrumah nunca imaginou a volta da áfrica como um mundo especial, mas ele aceitou que as nossas sociedades tivessem as mesmas leis que estão sujeitas como qualquer outro país no mundo, e que a revolução africano, se bem entendida, é indissociável da revolução mundial."



Em Africa Must Unite (1963), Nkrumah pediu a imediata formação de um governo pan-africano. Mais tarde, ele estava aliado a um movimento de unificação que origina-se da base, enquanto os governos anti-imperialistas e entre os "regimes fantoches" apoiados pelo Ocidente, poderia não haver mais um solo comum.



Nkrumah foi também conhecido politicamente por seu forte compromisso com a promoção do pan-africanismo. Ele inspirou-se nos escritos de intelectuais negros como Marcus Garvey, W.E.B. Du Bois e George Padmore, e seus relacionamentos com eles. O maior sucesso de Nkrumah nesta área foi sua significativa influência na fundação da Organização de Unidade Africana.



[editar] EconomiaVer artigo principal: Economia do Gana

Nkrumah tentou industrializar rapidamente a economia de Gana. Ele argumentou que, se Gana escapou do sistema de comércio colonial, reduzindo a dependência de capital estrangeiro, a tecnologia e bens materiais, poderiam se tornar verdadeiramente independente. No entanto, o excesso de gastos em projetos de capital fez com que o país fosse levado à dívida estimada em 1 bilhão de dólares até o momento em que ele foi deposto em 1966.[15]



[editar] Declínio e deposiçãoO ano de 1954 foi um ano crucial durante a era Nkrumah. Nesse ano, o preço mundial do cacau aumentou de £ 150 para £ 450 a tonelada. Ao invés de permitir que os agricultores de cacau não fossem prejudicados, Nkrumah apropriou o aumento das receitas através de tributos federais, em seguida, investiu o capital em vários projetos nacionais de desenvolvimento. Esta política foi uma das principais que ajudaram os grupos de oposição a chegar ao poder.



Em 1958, Nkrumah introduziu na legislação a restrição as várias liberdades em Gana. Após a greve dos mineiros de ouro de 1955, Nkrumah introduziu a Lei Sindical, que fez a greve se tornar ilegal. Quando Kwame suspeitou que os adversários no parlamento estavam conspirando, ele estabeleceu o Ato de Detenção Preventiva, tornando possível que a sua administração prendesse e detesse alguém acusado de traição sem o devido processo legal no sistema judiciário. Os presos foram frequentemente detidos sem julgamento, e seu único método legal de recurso foi apelo pessoal ao próprio Nkrumah.



Quando os trabalhadores ferroviários entraram em greve em 1961, Nkrumah ordenou que os líderes da greve e políticos da oposição fossem detidos no âmbito da Lei Sindical de 1958. Apesar de Nkrumah ter organizado golpes apenas alguns anos antes, ele agora se opunha à democracia industrial, pois conflitava com rápido desenvolvimento industrial. Ele disse aos sindicatos que os dias deles como defensores da segurança e a remuneração justa dos mineiros haviam terminado, e que o seu novo emprego era para trabalhar com gestão de mobilizar recursos humanos. A administração defendeu que os salários deveriam dar lugar ao dever patriótico porque o bem da nação substituíu o bem dos trabalhadores individuais.





Hidroelétrica de Akosombo no Rio Volta.A Lei de Detenção levou à insatisfação generalizada com a administração de Nkrumah. Alguns de seus associados usaram a lei para prender pessoas inocentes para adquirir seus cargos políticos. Assessores próximos de Nkrumah tornaram-se relutantes em questionar as políticas por medo de que pudessem ser vistos como adversários. Quando os produtos farmacêuticos terminaram nas clínicas, ninguém o notificou. Algumas pessoas acreditavam que ele não se importava mais. A polícia chegou a ressentir-se com seu papel na sociedade, particularmente após Nkrumah substituír a maioria de seus deveres e responsabilidades com a sua guarda pessoal - o Serviço de Segurança Nacional e regimentos da guarda presidencial. Nkrumah desapareceu da vista do público por medo de ser assassinado na sequência de várias tentativas contra sua vida. Em 1964, ele propôs uma emenda constitucional tornando o CPP o único partido legal e se tornando presidente vitalício da nação e do partido. A emenda foi aprovada com 99,91 por cento dos votos. Os observadores condenaram a votação como "obviamente manipulada".[16] De qualquer forma, Gana tinha sido efetivamente um estado unipartidário desde a independência. De fato, a emenda transformou a presidência de Nkrumah em uma ditadura legalmente.



Com o plano de desenvolvimento industrial a qualquer custo, com a ajuda do amigo de longa data e Ministro das Finanças, Komla Agbeli Gbedema, levou à construção de uma usina hidrelétrica, a barragem de Akosombo, no rio Volta, no leste de Gana. A empresa Kaiser Aluminum concordou em construir a barragem, mas restringiu o que podia ser produzido usando a energia gerada. Nkrumah pediu dinheiro emprestado para construir a barragem, e colocou Gana em dívida. Para financiar a dívida, ele aumentou os impostos sobre os produtores de cacau no sul. Este acentuou as diferenças regionais. A barragem foi concluída e inaugurada por Nkrumah em meio a publicidade mundial em 22 de janeiro de 1966.



Nkrumah queria que Gana tivesse forças armadas modernas, por isso ele adquiriu aeronaves e navios, e introduziu a conscrição.





Memorial de Kwame Nkrumah em Acra.

Sepultura de Kwame Nkrumah no interior do memorial de Kwame Nkrumah em Acra.Ele também deu apoio militar às guerrilhas contra o Império Britânico na Rodésia (atual Zimbábue). Em fevereiro de 1966, enquanto Nkrumah estava em uma visita de Estado ao Vietname do Norte e a China, seu governo foi derrubado por um golpe militar liderado por Emmanuel Kwasi Kotoka e pelo Conselho de Libertação Nacional. Vários comentaristas, como John Stockwell, afirmou que o golpe recebeu o apoio da CIA.[17][18][19]



[editar] Exílio, morte e legadoNkrumah nunca voltou para Gana, mas ele continuou a impulsionar sua visão na unidade africana. Ele viveu no exílio em Conacri, na Guiné, como convidado do presidente Ahmed Sékou Touré, que fez dele co-presidente honorário do país. Apesar de aposentado dos cargos públicos, ele ainda estava com medo de agências de inteligência ocidentais. Quando seu cozinheiro morreu, ele temia que alguém iria envenená-lo, e começou a estocar comida no seu quarto. Ele suspeitou que agentes estrangeiros estavam indo através correio, e vivia em constante medo de rapto e assassinato. Com a saúde debilitada, ele voou para Bucareste na Romênia, para tratamento médico em agosto de 1971. Kwame Nkrumah morreu de câncer de pele em abril de 1972 com 62 anos de idade.





Estátua de Kwame apontando o caminho a seguir no memorial em Acra.Nkrumah foi sepultado em Gana num túmulo da sua cidade natal de Nkroful. Embora o túmulo tenha permanecido em Nkroful, seus restos mortais foram transferidos para um grande túmulo memorial em Acra.



Ao longo de sua vida, Nkrumah foi premiado com vários títulos de doutor honoris causa pela Universidade Lincoln (EUA), Universidade Estatal de Moscovo (Rússia), Universidade do Cairo (Egito), Universidade Jaguelônica (Polônia), Universidade Humboldt de Berlim (Alemanha), e muitas outras universidades.[8]



Em 2000, ele foi eleito o maior africano do milênio através de uma votação feita na África pelo povo. A votação foi organizada pelo Serviço Mundial da BBC.[20]



[editar] Livros publicados por Kwame Nkrumah

A entrada principal da Universidade de Ciência e Tecnologia Kwame Nkrumah (KNUST), parque memorial Kwame com uma estátua do primeiro Presidente da República do Gana e do fundador da universidade com cinco figuras menores em traje nacional tocando tambores. Universidade de Ciência e Tecnologia Kwame Nkrumah, a segunda universidade a ser estabelecida em Gana, é a universidade principal de ciência e da tecnologia no Gana e na África Ocidental."Negro History: European Government in Africa," The Lincolnian, 12 de abril de 1938, p. 2 (Lincoln University, Pennsylvania) - ver Special Collections and Archives, Lincoln University

Ghana: The Autobiography of Kwame Nkrumah (1957) ISBN 0-901787-60-4

Africa Must Unite (1963) ISBN 0-901787-13-2

African Personality (1963)

Neo-Colonialism: the Last Stage of Imperialism (1965) ISBN 0-901787-23-X

Axioms of Kwame Nkrumah (1967) ISBN 0-901787-54-X

African Socialism Revisited (1967)

Voice From Conakry (1967) ISBN 90-17-87027-3

Dark Days in Ghana (1968) ISBN 0-7178-0046-6

Handbook of Revolutionary Warfare (1968) ISBN 0-7178-0226-4

Consciencism: Philosophy and Ideology for De-Colonisation (1970) ISBN 0-901787-11-6

Class Struggle in Africa (1970) ISBN 0-901787-12-4

The Struggle Continues (1973) ISBN 0-901787-41-8

I Speak of Freedom (1973) ISBN 0-901787-14-0

Revolutionary Path (1973) ISBN 0-901787-22-1

Referências1.↑ Biografia de Kwame

2.↑ a b E. Jessup, John. An Encyclopedic Dictionary of Conflict and Conflict Resolution, 1945-1996. [S.l.: s.n.]. 533 p.

3.↑ Rulers - Nkrumah, Kwame. Lists of heads of state and heads of government. Rulers.org. Página visitada em 2007-03-24.

4.↑ Asante Fordjour (6 March 2006). Nkrumah And The Big Six. Feature Article. Ghana Home Page. Página visitada em 2007-04-30.

5.↑ Kwame Nkrumah Biography. Ghana to Ghana The Place for Ghana News and Entertainment. Página visitada em 31 July 2011.

6.↑ Yaw Owusu, Robert. Kwame Nkrumah's Liberation Thought: A Paradigm for Religious Advocacy in Contemporary Ghana. [S.l.: s.n.], 2005. 97 p.

7.↑ special Collections and Archives, Lincoln University.

8.↑ a b c Education For Leadership: The Vision of Kwame Nkrumah. kwamenkrumahcentenary.orgm. Página visitada em 2012-01-09.

9.↑ The Rise And Fall of Kwame Nkrumah. Ghana to Ghana The Place for Ghana News and Entertainment (December 30, 2010). Página visitada em 28 July 2011.

10.↑ Birmingham, David. Kwame Nkrumah: The Father of African Nationalism (Revised Edition). Ohio University Press. 1998.

11.↑ Zimmerman, Jonathan (2008-10-23). The ghost of Kwame Nkrumah. International Herald Tribune. Página visitada em 2008-10-23.

12.↑ National Reconciliation Commission Report, 2004, pp. 251

13.↑ Nkrumah's Deception of Africa. [S.l.]: Ghana Ministry of Information, 1967.

14.↑ African Socialism Revisited by Kwame Nkrumah 1967

15.↑ Political and Economic History of Ghana. sjsu.edu. Página visitada em 2012-01-09.

16.↑ Anthony, S. (1969) "The State of Ghana" African Affairs Vol. 68, No. 273, pp. 337-339

17.↑ Botwe-Asamoah, Kwame. Kwame Nkrumah's Politico-Cultural Thought and Politics: An African-centered Paradigm for the Second Phase of the African Revolution. Page 16.

18.↑ Carl Oglesby and Richard Shaull. Containment and Change. Page 105.

19.↑ Interview with John Stockwell in Pandora's Box: Black Power (Adam Curtis, BBC Two, 22 June 1992)

20.↑ Kwame Nkrumah's Vision of Africa 14 September 2000

[editar] Ligações externas- Mausoléu e Museu Kwame Nkrumah em Nkroful, Região Oeste

- Parque Memorial e Museu Kwame Nkrumah em Acra

Escritórios de partidos políticos

Novo título Líder do Convention People's Party

1948–1966 Sucedido por:

Partidos proibidos

Cargos políticos

Novo título Primeiro-ministro da Costa do Ouro

1952–1957 Sucedido por:

Ele mesmo como primeiro-ministro de Gana

Precedido por:

Ele mesmo como primeiro-ministro da Costa do Ouro Primeiro-ministro de Gana

1957–1960 Sucedido por:

Ele mesmo como presidente

Precedido por:

Ele mesmo como primeiro-ministro Presidente de Gana

1960–1966 Sucedido por:

Lt. Gen. Joseph A. Ankrah

Chefe militar de Estado

Novo título Ministro das Relações Exteriores de Gana

1957–1958 Sucedido por:

Kojo Botsio

Precedido por:

Ebenezer Ako-Adjei Ministro das Relações Exteriores de Gana

1962–1963 Sucedido por:

Kojo Botsio

Novo título Ministro para Defesa

1957–1960 Sucedido por:

Charles de Graft Dickson

Precedido por:

Gamal Abdel Nasser Presidente da Organização da Unidade Africana e da União Africana

1965–1966 Sucedido por:

Joseph Arthur Ankrah



[Expandir]v • ePresidentes do Gana (1960–2012)

Kwame Nkrumah • Joseph Arthur Ankrah • Akwasi Amankwa Afrifa • Nii Amaa Ollennu (interino) • Edward Akufo-Addo • Ignatius Kutu Acheampong • Frederick Fred William Kwasi Akuffo • Jerry John Rawlings • Hilla Limann • Jerry John Rawlings • John Kufuor • John Atta Mills • John Dramani Mahamai





[Expandir]v • ePrêmio Lenin da Paz

Década de 1950 1950: Frédéric Joliot-Curie - Soong Ching-ling - Hewlett Johnson - Eugénie Cotton - Arthur Moulton - Pak Chong Ae - Heriberto Jara Corona • 1951: Guo Moruo - Monica Felton - Oyama Ikuo - Pietro Nenni - Anna Seghers - Jorge Amado • 1952: Johannes Becher - Eliza Branco - Ilya Ehrenburg - James Gareth Endicott - Yves Farge - Saifuddin Kitchlew - Paul Robeson • 1953: Andrea Andreen - John Desmond Bernal - Isabelle Blume - Howard Fast - Andrew Gaggiero - Leon Kruczkowski - Pablo Neruda - Nina Vasilevna Popova - Sahib-singh Sokhey - Pierre Cot • 1954: Alain Le Léap - Baldomero Sanincano - Prijono - Bertolt Brecht - André Bonnard - Thakin Kodaw Hmaing - Felix Iversen - Nicolás Guillén - Denis Nowell Pritt • 1955: Lázaro Cárdenas - Mohammed Al-Ashmar - Joseph Wirth - Ton Duc Thang - Akiko Seki - Ragnar Forbeck • 1957: Louis Aragon - Emmanuel d'Astier - Heinrich Brandweiner - Danilo Dolci - Maria Rosa Oliver - Chandrasekhara Venkata Raman - Udakandawala Saranankara Thero - Nikolay Semenovich Tikhonov • 1958: Josef Lukl Hromádka - Artur Lundkvist - Louis Saillant - Kaoru Yasui - Arnold Zweig • 1959: Otto Buchwitz - William Edward Burghardt Du Bois - Nikita Khrushchov - Ivor Montagu - Kostas Varnalis



Década de 1960 1960: Laurent Casanova - Cyrus Eaton - Sukarno • 1961: Fidel Castro - Ostap Dlussky - William Morrow - Rameshvari Neru - Mihail Sadoveanu - Antoine Tabet - Ahmed Sékou Touré • 1962: István Dobi - Olga Poblete de Espinosa - Faiz Ahmed Faiz - Kwame Nkrumah - Pablo Picasso - Georgi Traikov - Manolis Glezos • 1963: Oscar Niemeyer • 1964: Dolores Ibárruri - Rafael Alberti - Aruna Asaf Ali - Kaoru Ota • 1965: Miguel Ángel Asturias - Mirjam Vire-Tuominen - Peter Ayodele Curtis Joseph - Giacomo Manzù - Jamtsarangiyn Sambuu • 1966: Herbert Warnke - Rockwell Kent - Ivan Málek - Martin Niemöller - David Siqueiros - Bram Fischer • 1967: Joris Ivens - Nguyen Thi Dinh - Jorge Zalamea - Romes Chandra - Endre Sík - Jean Effel • 1968-1969: Akira Iwai - Jarosław Iwaszkiewicz - Khaled Mohieddin - Linus Pauling - Shafie Ahmed el Sheikh - Bertil Svahnstrom - Ludvík Svoboda



Década de 1970 1970-1971: Eric Henry Stoneley Burhop - Ernst Busch - Tsola Dragoicheva - Renato Guttuso - Kamal Jumblatt - Alfredo Varela • 1972: James Aldridge - Salvador Allende - Leonid Brejnev - Enrique Pastorino • 1973-1974: Luis Corvalán - Raymond Goor - Jeanne Martin-Cissé • 1975-1976: Hortensia Bussi de Allende - János Kádár - Seán MacBride - Samora Machel - Agostinho Neto - Yannis Ritsos • 1977-1978: Kurt Bachmann - Freda Yetta Brown - Angela Davis - Vilma Espín Guillois - Kumara Padma Sivasankara Menon - Halina Skibniewska • 1979: Hervé Bazin - Lê Duẩn - Urho Kekkonen - Abd al-Rahman al-Sharqawi - Miguel Otero Silva



Década de 1980 1980-1982: Mahmoud Darwish - John Morgan - Líber Seregni - Míkis Theodorákis • 1983-1984: Indira Gandhi - Jean-Marie Léger - Eva Palmer - Nguyễn Hữu Thọ - Luis Vidales - Joseph Weber - Charilaos Florakis • 1985-1986: Miguel d'Escoto - Dorothy Hodgkin - Herbert Mies - Julius Nyerere - Petr Tanchev • 1986-1987: Evan Litwack



Década de 1990 1990: Nelson Mandela



Obtida de "http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Kwame_Nkrumah&oldid=32956516"

Ver avaliaçõesAvaliar esta página

Avaliar esta página

Avaliações

O que é isto?Avaliações médias atuais

Credibilidade



Imparcialidade



Profundidade



Redação



Conheço este assunto muito profundamente (opcional)

Tenho estudos relevantes do secundário ou universidadeFaz parte dos meus conhecimentos profissionaisÉ uma das minhas paixões pessoaisA fonte do meu conhecimento não está listada aqui Gostava de ajudar a melhorar a Wikipédia; enviem-me um e-mail (opcional) Irá receber uma mensagem de confirmação por e-mail. O seu endereço de e-mail não será partilhado com ninguém. declaração de confidencialidade dos comentáriosEnviar avaliações



GravadoAs suas avaliações não foram enviadasAs suas avaliações expiraramVolte a avaliar esta página e envie as novas avaliações, por favor.

Ocorreu um erro. Tente novamente mais tarde, por favor.

Obrigado! As suas avaliações foram gravadas.Queria criar uma conta?Uma conta permite-lhe seguir as suas edições, participar nos debates e fazer parte da comunidade.Criar contaouAutenticaçãoTalvez mais tarde

Obrigado! As suas avaliações foram gravadas.Sabia que pode editar esta página?Editar esta páginaTalvez mais tarde Categorias: Mortos em 1972Políticos do GanaPresidentes do GanaFerramentas pessoais

Criar contaEntrarEspaços nominais

ArtigoDiscussãoVariantesVistas

LerEditarVer históricoAções

Busca

Navegação

Página principal

Conteúdo destacado

Eventos atuais

Esplanada

Página aleatória

Portais

Informar um erro

ColaboraçãoBoas-vindas

Ajuda

Página de testes

Portal comunitário

Mudanças recentes

Estaleiro

Criar página

Páginas novas

Contato

Donativos

Imprimir/exportarCriar um livroDescarregar como PDFVersão para impressão

FerramentasPáginas afluentesAlterações relacionadasCarregar ficheiroPáginas especiaisLigação permanenteInformações da páginaCitar esta páginaAvaliar esta página

Noutras línguasAkan

Aragonés

العربية

مصرى

Asturianu

Žemaitėška

Беларуская

Беларуская (тарашкевіца)‎

Български

বাংলা

Brezhoneg

Bosanski

Català

Česky

Cymraeg

Dansk

Deutsch

Eʋegbe

Ελληνικά

English

Esperanto

Español

Eesti

Euskara

فارسی

Suomi

Võro

Français

Frysk

Gaeilge

Galego

עברית

हिन्दी

Fiji Hindi

Hrvatski

Magyar

Bahasa Indonesia

Ilokano

Ido

Íslenska

Italiano

日本語

ქართული

Қазақша

한국어

Kurdî

Latina

Ladino

Lietuvių

Latviešu

മലയാളം

मराठी

Bahasa Melayu

Plattdüütsch

Nederlands

Norsk (nynorsk)‎

Norsk (bokmål)‎

Occitan

Polski

پنجابی

Runa Simi

Română

Русский

Русиньскый

संस्कृतम्

Sicilianu

Srpskohrvatski / српскохрватски

Simple English

Slovenčina

Slovenščina

Српски / srpski

Svenska

Kiswahili

தமிழ்

ไทย

Tagalog

Türkçe

Twi

Українська

اردو

Tiếng Việt

Winaray

Yorùbá

中文

Bân-lâm-gú

Esta página foi modificada pela última vez à(s) 09h38min de 16 de novembro de 2012.

Este texto é disponibilizado nos termos da licença Atribuição-Partilha nos Mesmos Termos 3.0 não Adaptada (CC BY-SA 3.0); pode estar sujeito a condições adicionais. Consulte as condições de uso para mais detalhes.

Política de privacidadeSobre a WikipédiaAvisos geraisVersão móvel     COPYRIGHT WIKIPÉDIA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas