domingo, 4 de novembro de 2012

HISTÓRIA DO CARIBE

Experimente a nova busca do Google!




Home Caribe Voltar Caribe



História das Caraíbas

A história das Caraíbas começa a escrever-se desde 1492, ano do descubrimento por parte de Cristovao Colombo, sendo que antes, já a ilhas desta regiao encontravam-se povoadas.



Os taínos foram os seus primeiros moradores, eram uma tribo oriunda do lugar que destacavam pela pesca e pela agricultura, e eram estupendos navegadores e guerreiros.



Também temos de destacar a história Maia da zona caribenha da América Central, com lugares como Tulum, como berço da cultura maia, a grande dominadora da zona até 1492, ano em que a história desta regiao mudou definitivamente.







Até entao, os mais de 3 milhoes quadrados eram desconhecidos para europeus e asiáticos, tendo sido esse momento quando a história mudou esta regiao, quando Cristovao Colombo primeiro pôs pé numa ilha Caribenha numa expediçao financiada por Reis Católicos para procurar rotas alternativas à das Índias.



O desenvolvimento das Caraíbas nao se fez entao esperar, e rapidamente o comércio se fez dono e senhor deste lugar. Durante o Século XVI, cidades como Portobello desenvolveram-se até limites inesperados, gerando riqueza, feiras comerciais, intercâmbios e comércio que, ao fim e ao cabo, atraíam dinheiro para a zona, e também piratas, uma das formas de delinquência mais comuns no mar naquela época.



É por isso que fortes e fortalezas começaram a proliferar e a ser erguidos na zona, como o Forte de Sao Lorenzo, no século XVI. Cartagena de Indias, La Habana, Portobelo, foram cidades que cresceram de forma rápida.



No século XVII, franceses e ingleses lançaram-se também à caça ou à conquista de territórios nesta zona do globo, os franceses ocuparam entao Martinica e Guadalupe, a Inglaterra fez o mesmo com os Barbados e a Jamaica, arrebatando-as a Espanha, que até esse momento era dona e senhora de todos os territórios caribenhos.



Port Royal, na Jamaica, converteu-se num importante refúgio de Piratas, com nomes que ficaram nas memórias destas águas e destas ilhas, como Barba Negra, ou mesmo Drake ou Morgan.



No século XIX produz-se outro fenómeno que afectou sobretudo a Espanha, os processos independentistas das diversas ilhas caribenhas.



Muitas ilhas começaram um processo que para a Espanha culminou com a perda de Cuba em 1898. No princípio do Século XX, Panamá separou-se da Colômbia e construiu-se o famoso Canal do Panamá.



No século XXI, as Caraíbas adoptaram uma carta única rubricada e assinada em Ilha Margarita, mediante a qual se constituiram em um lugar único, o qual havia que proteger, e nasceu entao as Caraibas como regiao.



Fonte: caraibas.costasur.com



CaribeAS 5 MELHORES ILHAS DO CARIBE

Viagem ao Caribe marcada?! Confira as 5 melhores Ilhas que você encontrará banhadas pelas águas quentes do Mar do Caribe.



Hoje nos dedicamos a muita praia, sol e calor em algumas das melhores ilhas que podemos encontrar no Caribe.



A seleção se baseia no critério de escolher entre as várias opções caribenhas, aquelas cinco que se destacam por ser redutos naturais muito bem conservados, pouco explorados pelo turismo e que se resumem a paraísos perdidos assim como aqueles que sonhamos encontrar algum dia em nossas vidas.



Há ilhas em alguns dos arquipélagos dos quais vamos citar que possuem simplesmente um monte de areia e uma palmeira, como se tivesse saído dos desenhos animados. Sendo assim, vamos ás 5 melhores Ilhas do Caribe.



5ª - ILHA DE SÃO BARTOLOMEU



Ilha de São Bartolomeu



Se você deseja encontrar em um destino turístico caribenho, uma ilha com banhada por praias com aguas cor azul turquesa transparentes, toda rodeada por praias de areia branca, você deve visitar as Antilhas Francesas. São Bartolomeu é um território pertencente à França. É também conhecido por Saint-Barts, Saint-Barths ou Saint-Barth, a Colectividade de São Bartolomeu é um dos quatro territórios das Pequenas Antilhas que englobou as Índias Ocidentais Francesas.



4ª - ILHA DA TARTARUGA



Ilha da Tartaruga



Localiza-se ao sul do mar do Caribe, a cerca de 170km de Caracas (Capital da Venezuela) e tem esse nome por ser uma extensa faixa de terra, na forma que se assemelha a uma tartaruga flutuando no paraíso. Casa dos piratas caribenhos na época dos descobrimentos, foi uma das ilhas observadas por Cristóvão Colombo em sua primeira viagem a América.



3ª - AS ILHAS DE SAN BLÁS



As ilhas de San Blás



As ilhas de San Blás na realidade são um arquipélago panamenho habitado pelos indios Kuna Yalas, que mantém a entrada/exploração turística deste pedacinho do paraíso. Para conhecer melhor as ilhas de San Blás.



2ª - ILHAS VIEQUES



Ilhas Vieques



Localizadas em Porto Rico, e graças a estar localizada em uma zona militar restrita durante décadas, a Ilha de Vieques pode-se conservar como um paraíso intacto que o turismo está consumindo com muita velocidade. Com mais de 34 kilometros de extensão não faltam praias e um ecossistema incrível pode ser encontrado neste paraíso caribenho.



1ª - ILHA ANGUILA



Ilha Anguila



É uma ilha que está completamente ligado ao turismo, possui praias selvagens e poucos habitantes, está localizada muito próxima de San Juan (Porto Rico).



O arquipélago se localiza no Caribe, especificamente no extremo norte das ilhas de Sotavento nas Antilhas Menores; compreende a habitada ilha de Anguila e as desabitadas ilhas Scrub, Dog e Sombrero; e alguns ilhéus próximos, também desabitados. É praticamente um paraíso selvagem no mar do Caribe.



Fonte: www.boaviagem.org





12345 Sobre o Portal
Politica de Privacidade
Fale Conosco
Anuncie
Indique o Portal

TurismoCaribeArubaCaribeMapa do Caribe   COPYRIGHT AUTOR DO TEXTO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas