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Carlos Viegas Gago Coutinho
Gago Coutinho (dir.) e Sacadura Cabral (esq.) a bordo do "Lusitânia", 1922.
Nascimento 17 de fevereiro de 1869
Lisboa
Morte 18 de fevereiro de 1959 (90 anos)
Lisboa
Nacionalidade Português
Ocupação Geógrafo
Carlos Viegas Gago Coutinho GC TE • GC C • GC A • GC SE • GC I (Lisboa, 17 de fevereiro de 1869 — Lisboa, 18 de fevereiro de 1959) foi um geógrafo cartógrafo, oficial da Marinha Portuguesa, navegador e historiador. Juntamente com o aviador Sacadura Cabral, tornou-se um pioneiro da aviação ao efectuar a Primeira travessia aérea do Atlântico Sul, no hidroavião Lusitânia.[1]
Rota da primeira travessia aérea do Atlântico Sul.
Placa em homenagem a Gago Coutinho e Sacadura Cabral na Estação São Bento (Porto).Índice [esconder]
1 Biografia
2 Homenagens
3 Obras
4 Notas
5 Bibliografia
6 Ligações externas
[editar] BiografiaNasceu em Belém, Lisboa, em 17 de Fevereiro de 1869, filho de José Viegas Gago Coutinho e de Fortunata Maria Coutinho.[2]
De família humilde, não pode frequentar, como desejava, o curso de Engenharia na Alemanha e ingressou, aos 17 anos, na Marinha Portuguesa, tendo terminado o curso da Escola Naval em 1888.
Serviu em vários navios e participou nas operações militares de Tungue em 1891 e em Timor em 1912.
Distinguiu-se como cartógrafo e geodeta a partir de 1898, aquando de sua primeira comissão em Timor. Até 1920 levantou e cartografou não apenas aquele território mas também o de Niassa (1900), Congo (1901), Zambézia (1904-1905), Barotze (1912-1914), São Tomé e Príncipe (1916), estabelecendo vértices geodésicos e determinando coordenadas em missões científicas onde conseguia precisões notáveis, devido ao seu rigor e dedicação à missão que lhe fora confiada. Respondeu pela delimitação definitiva da parte norte da fronteira entre Angola e Zaire.
No decurso destes trabalhos fez a pé a travessia da África, onde conheceu Sacadura Cabral. Este incentivou-o a dedicar-se ao problema da navegação aérea, o que levou ao desenvolvimento do sextante de bolha artificial, posteriormente comercializado pela empresa alemã Plath com o nome "Sistema Gago Coutinho".[3] Juntos inventaram ainda um "corretor de rumos" (o "plaqué de abatimento") para compensar o desvio causado pelo vento. Para testar essas ferramentas de navegação aérea, realizaram em 1921 a travessia aérea Lisboa-Funchal.
Assim preparados, em 1922, no contexto das comemorações do centenário da Independência do Brasil, os dois aviadores realizaram a primeira travessia aérea do Atlântico Sul, sendo recebidos entusiasticamente em várias cidades do Brasil (Rio de Janeiro, São Paulo, Recife), bem como no regresso a Portugal.
Gago Coutinho recebeu largo reconhecimento devido a este feito, tendo sido promovido a contra-almirante e condecorado com as mais altas e prestigiosas distinções do Estado Português, além de ter recebido várias outras condecorações estrangeiras. Retirou-se da vida militar em 1939.
Em 1954 a TAP convidou-o para um voo experimental ao Rio de Janeiro em um DC-4, antecipando a futura linha regular que se estabeleceria em 1961.
A partir de 1925 dedicou-se à História Náutica, tendo desenvolvido vasta obra de investigação científica, publicando significativa variedade de trabalhos geográficos e históricos, principalmente acerca das navegações portuguesas, como, por exemplo, "O Roteiro da Viagem de Vasco da Gama" e a sua versão de "Os Lusíadas". Vários de seus trabalhos encontram-se compilados na "Náutica dos Descobrimentos".
Correspondeu-se com grandes nomes da história da aviação da época como Alberto Santos Dumont, apoiou Sarmento de Beires e João Ribeiro de Barros.
Pertenceu ao Grande Oriente Lusitano da Maçonaria Portuguesa e foi sócio da Sociedade de Geografia de Lisboa, onde foi responsável por uma das secções.
Por decisão da Assembleia Nacional e mediante decreto específico foi promovido a Almirante em 1958[4]. Faleceu no dia seguinte a completar 90 anos, sendo sepultado no Cemitério da Ajuda em Lisboa.
[editar] HomenagensEntre outras homenagens, vários lugares homenageiam Gago Coutinho:
Uma rua em Curitiba, no bairro Bacacheri, próximo ao Cindacta II
Uma rua no Rio de Janeiro, próxima ao Parque Guinle
Uma rua em São José do Rio Preto, São Paulo, Brasil
Uma rua em Londrina, Paraná, Brasil
Uma rua em São Paulo, São Paulo, Brasil
Uma rua em Uberlândia, Minas Gerais, Brasil
Praça onde localiza-se o Aeroporto Internacional de Salvador, Salvador, Bahia, Brasil
Avenida Almirante Gago Coutinho, em Lisboa
Uma avenida em Santo André, na Grande São Paulo
Uma rua em Guarulhos, na Grande São Paulo
O edíficio da Câmara Municipal de São Brás de Alportel, no Algarve,Portugal, tem sede na rua Rua Gago Coutinho, n.º1
Uma rua em Cuiabá, Mato Grosso, próximo a Av. CPA
Uma rua em Praia Grande, no bairro campo da aviação
Uma praça em Santos, próxima ao Ferry Boat, na Ponta da Praia
Uma rua no Montijo
Uma escola secundária em Alverca do Ribatejo, Portugal
Uma rua perto do Aeroporto Internacional de Mavalane, cidade de Maputo, Moçambique
Uma Rua em Buriti Sereno, Aparecida de Goiânia, Goiás , Brasil
Nome do aeródromo que pertence ao Condomínio Fly-in em Jaboticatubas,Minas Gerais, Brasil
20 escudos de Portugal de 1978.
Gago Coutinho inicia a navegação aérea astronômica.[editar] ObrasCOUTINHO, Gago. A náutica dos descobrimentos. Os descobrimentos marítimos vistos por um navegador. Colectânea de artigos, conferências e trabalhos inéditos do Almirante Gago Coutinho, Org. e pref. do Comandante Moura Braz, 2 vols., Lisboa, Agência Geral do Ultramar, 1951-1952.
COUTINHO, Gago. Ainda Gaspar Corte-Real, 35 p., Lisboa, 1950.
COUTINHO, Gago. Influencia que as primitivas viagens portuguesas a América do Norte tiveram sobre o descobrimento das "Terras de Santa Cruz", 26 p, Lisboa, 1937.
Notas1.↑ Sacadura Cabral, site www.vidaslusofonas.pt
2.↑ Gago Coutinho (1869 - 1959), site do Instituto Camões
3.↑ Foi utilizado, por exemplo, na viagem de circum-navegação do LZ 127 Graf Zeppelin.
4.↑ Decreto-Lei n.º 41636, de 22 de Maio de 1958, que promove ao posto de almirante o vice-almirante Carlos Viegas Gago Coutinho.
Uma Rua em Uberlândia Minas Gerais
[editar] BibliografiaCORREIA, Pinheiro, Gago Coutinho, Precursor da Navegação Aérea, Lisboa, edição de autor, 1965
MOTA, Avelino Teixeira da (org.), Obras Completas de Gago Coutinho. Obras Técnicas, Científicas e Históricas (1893-1915), vols. I (1893-1915) e II (1917-1921), Lisboa, Junta de Investigações Científicas do Ultramar, 1972-75
PINTO, Rui Miguel da Costa. ”Gago Coutinho simples aventureiro ou um homem de Ciência” in Filatelia Lusitana, série III, nº19, Lisboa, Federação Portuguesa de Filatelia, 2009.
PINTO, Rui Miguel da Costa. Gago Coutinho, breve perfil biográfico, Lisboa, Academia da Marinha, 2009.
PINTO, Rui Miguel da Costa. Gago Coutinho e as relações luso brasileiras, Espírito Santo (Brasil), Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo, 2009.
[editar] Ligações externasO Commons possui uma categoria com multimídias sobre Carlos Viegas Gago CoutinhoInstituto Camões
Instituto de Investigação Científica Tropical
Academia da Marinha
Presidente da República na Sessão Solene de Homenagem ao Almirante Gago Coutinho
Obras de Gago Coutinho (em português)
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