terça-feira, 28 de junho de 2011

10.989 - EDUARDO, O CONFESSOR

Eduardo, o ConfessorOrigem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Santo Eduardo, o Confessor

Santo Eduardo, o Confessor
Rei de Inglaterra
Nascimento 1003 em Islip, Inglaterra
Falecimento 5 de janeiro de 1066 em Westminster, Inglaterra
Veneração por Igreja Católica Apostólica Romana
Festa litúrgica 26 de outubro
Padroeiro: Inglaterra
Portal dos Santos
Santo Eduardo, o Confessor (cerca 1004 - 5 de Janeiro, 1066) foi o penúltimo Rei saxão de Inglaterra, entre 1042 e 1066. Era filho de Ethelred II e de Ema da Normandia.

Juntamente com o pai, o irmão Alfredo e o resto da família, Eduardo fugiu para a Normandia durante a invasão dinamarquesa de 1013. Permaneceu na corte do Duque da Normandia, Roberto I da Normandia até 1041, data em que foi convidado pelo meio irmão Canuto II a regressar a Inglaterra. No ano seguinte Canuto II morreu, possivelmente envenenado, e Eduardo subiu ao trono restaurando a dinastia saxã que se iniciara com Alfredo, o Grande. Eduardo foi coroado a 3 de Abril de 1043 na Catedral de Winchester.

O exílio na Normandia teve bastante influência no reinado de Eduardo, nomeadamente no favor que concedia aos nobres normandos em desfavor dos saxões e dinamarqueses. A discórdia entre os súbditos aumentou e Eduardo acabou por casar com Edite, filha de Godwin, Conde de Wessex, em 1045 para acalmar a situação. O pai de Edite mostrou-se inicialmente favorável, mas depois se revelou um opositor, interessado nas regalias que poderia o reinado inglês oferecer. O casamento não durou nem gerou filhos, pois de comum acordo mantiveram-se castos, já que Eduardo era extremamente religioso, mas Edite e Eduardo se tornaram profundos amigos.

Quando Eduardo morreu em 1066, o seu primo Guilherme, Duque da Normandia declarou-se seu sucessor baseado numa alegada promessa de Eduardo em lhe deixar a coroa de Inglaterra. Os nobres ingleses elegeram Haroldo II, filho de Godwin de Wessex, mas Guilherme invadiu Inglaterra com um exército de 7000 homens e derrotou-o na Batalha de Hastings.

Eduardo encontra-se sepultado na Abadia de Westminster que mandou construir.

[editar] Ver tambémConquista Normanda
Precedido por
Canuto II Rei de Inglaterra
1042 - 1066 Sucedido por
Haroldo II
Este artigo sobre a biografia de um santo, um beato ou um religioso é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Este artigo sobre História do Reino Unido é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

[Esconder]v • eBiografias
A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

Obtida de "http://pt.wikipedia.org/wiki/Eduardo,_o_Confessor"
Categorias: Monarcas britânicos | Santos da Inglaterra | Sepultados na Abadia de Westminster | Mortos em 1066 | Reis anglo-saxões
Categorias ocultas: !Esboços sobre Cristianismo | !Esboços de biografias de santos | !Esboços sobre História do Reino Unido
Ferramentas pessoaisEntrar / criar conta Espaços nominaisArtigo Discussão VariantesVistasLer Editar AçõesVer histórico
Busca NavegaçãoPágina principal Conteúdo destacado Eventos atuais Esplanada Página aleatória Portais Informar um erro ColaboraçãoBoas-vindas Ajuda Página de testes Portal comunitário Mudanças recentes Estaleiro Criar página Páginas novas Contato Donativos Imprimir/exportarCriar um livroDescarregar como PDFVersão para impressãoFerramentasPáginas afluentes Alterações relacionadas Carregar ficheiro Páginas especiais Ligação permanente Citar esta página Noutras línguasAfrikaans Ænglisc العربية Български Bosanski Català Česky Cymraeg Dansk Deutsch Ελληνικά English Esperanto Español Eesti فارسی Suomi Français עברית Hrvatski Magyar Íslenska Italiano 日本語 ქართული 한국어 Latina Nederlands ‪Norsk (bokmål)‬ Polski Română Русский Simple English Slovenčina Српски / Srpski Svenska Kiswahili ไทย Українська 中文 Esta página foi modificada pela última vez à(s) 07h45min de 30 de maio de 2011.
Este texto é disponibilizado nos termos da licença Atribuição - Partilha nos Mesmos Termos 3.0 Não Adaptada (CC BY-SA 3.0); pode estar sujeito a condições adicionais. Consulte as condições de uso para mais detalhes.
Política de privacidade Sobre a Wikipédia Avisos gerais


COPYRIGHT WIKIPOÉDIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas