terça-feira, 28 de junho de 2011

10.983 - HAROLDO II

SuperinteressanteMundo EstranhoLoja AbrilCaprichoEducar para CrescerVejaMais sites AbrilAssineLojaSACGrupo AbrilAbril Classificados
Abril Coleções
Abril Educação
Abril Gráfica
Abril Jovem
Abril Shopping
AbrilSac
Ajato
Alfa
Almanaque Abril
Alphabase
Ana Maria
Anglo
Anuncie Abril
Apoio Escola
Arq. & Construção
Assine Abril
Ática
Aventuras na História
Bebe.com
Bizz
Boa Forma
Bons Fluidos
Bravo!
Capricho
Caras
Casa Claudia
Casa.com
Claudia
Claudia Comida & Bebida
ClubAlfa
Clube do Assinante Abril
Contigo!
Curso Abril de Jornalismo
Curso e Colégio pH
Datalistas
Dinap
Disney
Educar para Crescer
Elle
Enem 2011 - Guia do Estudante
Estilo
Exame
Exame PME
FC Comercial e Distribuidora
Fundação Victor Civita
Gloss
Grid - 4 Rodas
Grupo Abril
Grupo ETB
Guia 4 Rodas
Guia do Estudante
Guia Rodoviário
Habla
Info
Loja Abril
Lola
Loveteen
MdeMulher
+Mob
Manequim
Máxima
Men's Health
Minha Casa
Minha Novela
Modaspot
Mundo Estranho
MTV
National Geographic
NJovem
Nova Escola
Nova
Passaporte Abril
Placar
Planeta Sustentável
Playboy
Portal do Fornecedor
Praça Victor Civita
Prêmio Abril de Jornalismo
Prêmio Abril de Publicidade
PubliAbril - Anuncie
Quatro Rodas
Recreio
Rede Elemidia
Reforma ortográfica
Runners
Saúde!
Scipione
Ser
Sou + Eu!
SuperSurf
Superinteressante
Tititi
Treelog Logística
TVA
Veja
Veja ABC
Veja BH
Veja Belém
Veja Brasil
Veja Brasília
Veja Campinas
Veja Curitiba
Veja ES
Veja Fortaleza
Veja GO
Veja Lisboa
Veja Manaus
Veja Natal
Veja PA
Veja Recife
Veja RJ
Veja Salvador
Veja SC
Veja SP
Veja Vale do Paraíba
Viagem e Turismo
ViajeAqui
Vida Simples
VIP
Viva Mais!
Você RH
Você S/A
Witch
Women's Health
Guia do EstudanteSiga o Guia do Estudante no Twitter Adicione o Guia do Estudante no Facebook Adicione o Guia do Estudante no Orkut Assine o RSS do Guia do Estudante
Pesquisar no Guia Buscar Testes
Simulados
Blogs
Fotos
Jogos e Multimídia
Videos
Newsletter
Gabaritos
Profissões & Universidades Orientação Vocacional Vestibular & Enem Estudar Compre as publicações Guia do EstudanteSaiba mais
Simulados
Jogos e Multimídia
Idiomas
Aventuras na História
Onde Estou? Home > Estudar > Aventuras na História

Aventuras na História Aventuras na História

Haroldo II x Harald Hardrada
Em 1066, a disputa pelo trono da Inglaterra encerrou a dinastia anglo-saxônica na ilha, pôs fim à era viking e levou os normandos ao poder
Douglas Portari | 01/11/2007 00h00

Em todos os reinados, as sucessões ao trono sempre foram terreno fértil para complôs e disputas declaradas. Era o momento em que velhos ressentimentos afloravam entre aqueles que se viam como legítimos herdeiros da coroa. Pouquíssimos reis subiram ao trono como unanimidades ou sem luta. Laços de sangue nada significavam. A Inglaterra do século 11 viveu essa rotina com toques ainda mais surpreendentes.

Em 1066, um dos aspirantes ao trono não vinha sequer de uma linhagem real. Harold Godwinson era filho do conde de Wessex, a família mais poderosa da época. Ambicioso, sua proximidade com o trono se dava por um parentesco casual – sua irmã era casada com o rei Eduardo III, o Confessor – e por seu livre trânsito junto ao monarca, que não tinha herdeiros.

O outro postulante à coroa, ainda que nobre, era um forasteiro. E bárbaro. Harald Hardrada, rei norueguês, era um calejado guerreiro viking que se considerava credor de um acordo firmado entre seu sobrinho e um soberano dinamarquês que reinara na Inglaterra durante uma “dinastia escandinava” (de 1013 a 1042). Havia ainda um terceiro concorrente, do outro lado do Canal da Mancha, que teria papel decisivo nessa disputa, o normando William (ou Guilherme, na forma latina).

O contexto histórico

O vácuo de poder que atraía tantos pretendentes ao trono inglês era resultado do atrito entre anglo-saxões, vikings e normandos (estes, descendentes dos próprios escandinavos). Foi a partir do século 5°, com o fim do poder romano, que povos germânicos e dinamarqueses (anglos, saxões e jutos) cruzaram o mar para povoar a antiga Britânia. Seriam as forças criadoras do reino da Inglaterra e de uma dinastia própria.

Em meados do século 8°, porém, bárbaros – os vikings – passaram a invadir a ilha para pilhar e forçar o comércio. Combates entre anglo-saxões e vikings tornaram-se freqüentes. Contudo, nos séculos 9° e 10°, as incursões vikings à Europa e às Ilhas Britânicas deram origem a colônias. Tomado pelos dinamarqueses, todo o nordeste inglês ficou conhecido como Danelaw.

No fim do século 10°, os ingleses ao sul eram obrigados a pagar uma taxa para não serem atacados, o danegeld (dinheiro dos dinamarqueses). O rei que aceitou o tributo, Ethelred II, ficou conhecido como o Despreparado e seria deposto em 1013 pelo rei da Dinamarca, Swein, com aprovação inglesa. Swein morreria em 1014 e Ethelred, exilado na Normandia, retornaria apenas para ser apeado do trono pelo filho de Swein, Canuto, em 1016.

Foi a quebra da longa linha sucessória anglo-saxônica. Canuto, porém, soube se adaptar. Como quase todos os vikings à época, era cristão e casou-se com a viúva de Ethelred, Emma, uma princesa normanda. Nos anos seguintes, graças a suas conquistas no norte, tornou-se também rei da Noruega, sendo, então, monarca de três países. Quando morreu, em 1035, levava a alcunha de “o Grande”. Seu império, porém, ruiu. Seus dois filhos, Haroldo Pé-de-Lebre e Hardacanuto, o sucederam brevemente (de 1037 a 1042). Nesse período, a Dinamarca foi tomada pelo novo rei norueguês, Magnus, e a antiga linhagem anglo-saxônica reclamou o trono inglês. Em 1042, o filho de Ethelred e Emma, Eduardo III, o Confessor, que havia passado quase toda a vida exilado na Normandia, assumiu a coroa inglesa, retomando a antiga dinastia da ilha.

O rei está morto

A morte de Eduardo III, em 5 de janeiro de 1066, levou o Witan, um conselho de sábios, a proclamar Harold Godwinson soberano inglês, como Haroldo II. Além do poder que sua família havia conquistado durante o reinado de Canuto, acumulando condados sob seu domínio, Haroldo era a figura mais expressiva do reino. Em 1063, junto com seu irmão Tostig, havia debelado bravamente a invasão do rei de Gales, Gruffydd.

Mas isso não impressionava seu concorrente viking. Em 1030, com apenas 15 anos, Hardrada sobrevivera à batalha de Stiklestad, na qual seu meio-irmão, o herói nórdico Santo Olaf, morreu tentando reaver seu trono. No exílio, Hardrada lutou como soldado na Europa Oriental e foi mercenário na guarda varegue do império bizantino. Ali, sua liderança e fúria em combate lhe trariam fama e fortuna.

Em 1045, ele retornou à Noruega, onde dividiu o trono com seu sobrinho Magnus, que morreria – convenientemente – dois anos depois. Com a morte de Eduardo III, Hardrada voltou seus olhos para o trono inglês. Ele se via como herdeiro do acordo de paz firmado décadas antes entre Hardacanuto (rei da Inglaterra entre 1040 e 1042) e Magnus, que previa, caso morressem sem filhos, que um assumiria o reino do outro.

Em setembro de 1066, Hardrada partiu com 300 embarcações e 7,5 mil homens para tomar o trono inglês. Ele contava ainda com a ajuda de Tostig, o irmão de Haroldo II. Após desembarcar no norte da Inglaterra, o rei norueguês tomou a cidade de York, que nutria simpatia pelos nórdicos. Apesar da surpresa do ataque, Haroldo II estava preparado.

Batalhas pelo trono

Sua guarda, os housecarls, era uma tropa altamente treinada. Cerca de 7 mil soldados marcharam de Londres para o norte, quase 400 quilômetros em quatro dias, e surpreenderam seus oponentes a leste de York, na Ponte Stamford. Ali, em 25 de setembro, lutaram ao estilo viking: descargas de flechas e lanças e, então, combate corpo a corpo, com espadas, lanças e achas.

Apesar da ferocidade de Hardrada com seu machado de combate, ele e Tostig foram mortos e os invasores, destroçados (20 anos após essa batalha, os nórdicos encerrariam de vez suas invasões na Europa). Haroldo II, no entanto, não pôde descansar. William, o duque normando que também reclamava o trono inglês, desembarcara em 28 de setembro, no sul da Inglaterra, em Pevensey, com 12 mil soldados.

Esse ataque era esperado por Haroldo. Segundo historiadores, Eduardo III prometera a coroa a seu primo William, caso morresse sem herdeiros. Por razões desconhecidas, em 1064, Haroldo teria viajado até a Normandia, onde fez o juramento de apoiar o duque na demanda pelo trono inglês. Para William, a coroação de Haroldo foi também uma traição a votos sagrados.

Fatigados por uma árdua batalha e duas longas marchas, os ingleses confrontaram William, em Hastings, a 14 de outubro de 1066. Caíram frente às táticas normandas de cavalaria. Ao final do dia, Haroldo II estava morto. A lenda diz que foi alvejado no olho por uma flecha (o tipo de morte decretado a quem fazia falso juramento). No Natal de 1066, William – o Conquistador – tornava-se o primeiro rei da dinastia normanda da Inglaterra.

Os guerreiros vikings

Os povos nórdicos do século 11 já não eram os pagãos que 200 anos antes haviam espalhado terror pela Europa. Mas histórias como a destruição do mosteiro de Lindisfarne, no nordeste da Inglaterra, em 793, quando noruegueses mataram os monges e pilharam o local, ainda ecoavam em várias regiões. A palavra escandinava que designava esses guerreiros, viking (pirata), explicava sua razão de ser.

A partir do século 8°, após constantes batalhas em suas terras de origem (Dinamarca, Noruega e Suécia), eles buscaram territórios e rotas de comércio. Seus conhecimentos de navegação e seus barcos longos de quilha profunda possibilitaram navegar em mar aberto e rios. Assim saquearam e colonizaram partes das Ilhas Britânicas e da França (onde eram chamados de normanni, homens do norte), dando origem à Normandia.

Foram também à Islândia e à Groenlândia, cruzaram o Atlântico, chegando à América. Aventuraram-se pelo Mediterrâneo e Mar Báltico. Na Europa Oriental, tomaram Kiev, onde foram chamados de rus (daí, russo), descendo pelos rios até ter contato com o império bizantino. Com as colonizações, os vikings converteram-se ao Cristianismo e sua sanha exploradora arrefeceu. No fim do século 11, seu período de grandes invasões terminara.

Haroldo II (1022-1066)

Quem foi: Cunhado do rei Eduardo III e eminência parda em seu reinado. Com a morte deste, o conselho dos sábios o coroou como Haroldo II

Contingente na Ponte Stamford: 7 mil homens

Baixas: cerca de 2 mil mortos

Que fim levou: Foi morto semanas depois pelo normando William

Harald Hardrada (1015-1066)

Quem foi: Rei da Noruega. Considerava-se herdeiro de escandinavos que reinaram na Inglaterra no período de 1013 a 1042

Contingente na Ponte Stamford: 7 500 homens

Baixas: cerca de 7 mil mortos

Que fim levou: Sua morte foi o fim da era viking. Seu filho, Olaf Kyrri, sucedeu-o por mais de 25 anos



Para saber mais
Livros

• The Oxford Illustrated History of Britain, Kenneth O. Morgan, Oxford University Press, 1990 (em inglês)

Um panorama da história britânica, de 55 a.C. até o século 20.

• Os Vikings, Johannes Brondsted, Hemus Editora, 1991

As conquistas, as sagas, o declínio e o legado do povo viking.

Compartilhe
PublicidadeAnuncie
OfertasEdições Anteriores

2011 2010 2009 2008 2007 2006 2005 2004 2003

Edição 096

Edição 095

Edição 094

Edição 093

Edição 092

Edição 091

Edição 090
Edição do mês


edição 096,
julho 2011
Dossiê com os novos mistérios da Arqueologia

Assine Aventuras na História
Pesquisar no Guia Buscar Siga o Guia do Estudante no Twitter Adicione o Guia do Estudante no Facebook Adicione o Guia do Estudante no Orkut Assine o RSS do Guia do Estudante
Profissões & Universidades Guia de profissões

Testes profissionais

Onde estudar

Trote 5 estrelas

Bullying

Orientação Profissional Consulte o Orientador

Centros de Orientação Profissional

Vestibular & Enem Notícias

Enem

Aprovados

Gabaritos

Cursinhos

Prouni

Fies

Enade

Sisu

Estudar Saiba mais

Simulados

Jogos e Multimídia

Idiomas

Aventuras na História

Serviços Vídeos

Fotos

Enquetes

Promoções

Publicações

Fale conosco

Expediente

Privacidade

RSS

Anuncie

Loja Abril

guia do estudanteCopyright © 2009 - Editora Abril S.A. Todos os direitos reservados. All rights reserved. Site melhor visualizado em 1024x768

-->
Clique e saiba tudo sobre sua assinatura!

O clube que conhece e reconhece você.Assine SUPER e ganhe até 50% de desconto na 2ª assinatura!Assine Capricho a partir de 6x R$ 21,62Assine Aventuras e receba até 1 ano grátis!Assine Mundo Estranho e ganhe até 50% de desconto na 2ª assinatura!Guia do Estudante Atualidades - 1º semestre - 2011 - R$ 19,95Guia do Estudante Geografia - 2012 - R$ 15,95Guia do Estudante Historia - 2012 - R$ 15,95Guia do Estudante Profissões Vestibular 2011 - R$ 17,95



COPYRIGHT GUIA DO ESTUDANTE DE HISTÓRIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas