sábado, 4 de junho de 2011

10934 - HENRIQUE, O JOVEM

Henrique o JovemOrigem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Henrique, o Jovem
"Rex filius" de Inglaterra

Coroação 14 de Junho de 1170
Nascimento 28 de Fevereiro de 1155
Bermondsey, Londres, Inglaterra
Morte 11 de Junho de 1183 (28 anos)
Martel, Quercy, França
Sepultamento Ruão, Caux, França
Consorte Margarida de França
Dinastia Plantageneta
Pai Henrique II
Mãe Leonor da Aquitânia
Henrique Plantageneta, o Jovem (1155 — 1183) foi o segundo entre os cinco filhos do rei Henrique II de Inglaterra e Leonor, Duquesa da Aquitânia.

Em 1156, depois da morte do primogénito Guilherme, Conde de Poitiers ainda na infância, Henrique tornou-se herdeiro do trono de Inglaterra. Apesar de nunca ter governado sozinho, ou contar para a lista de monarcas britânicos, foi coroado em 1170 juntamente com a mulher, a princesa Margarida de França. Este passo foi uma insistência do pai que causou conflitos com a Igreja Católica, nomeadamente com Thomas Becket, então Arcebispo da Cantuária.

Henrique era bastante popular junto dos seus futuros súbditos, mas tanto historiadores como cronistas da época não lhe reconhecem capacidades de liderança ou inteligência. As suas acções orbitaram sempre em volta das decisões políticas dos irmãos, em particular de Ricardo.

Em 1173, Henrique e os irmãos, apesar de ainda mal terem vinte anos, juntam-se a Leonor da Aquitânia para a primeira revolta contra Henrique II de Inglaterra. O episódio acaba na prisão de Leonor, onde permanece até 1189, e numa séria reprimenda paterna à qual se juntou uma renovação de votos de fidelidade ao rei e ao pai. Não foi no entanto a última vez que Henrique se revoltou.

Em 1183 morreu de disenteria contraída no acampamento militar de um exército levantado contra o pai. Henrique II comentou na sua morte: Ele custou-me muito, mas queria que tivesse vivido para me custar mais. Ricardo Coração de Leão sucedeu-lhe como primeiro na linha de sucessão e viria a tornar-se rei seis anos mais tarde.

Precedido por
Henrique II Rei de Inglaterra
Duque da Normandia
Conde de Anjou
14 de Junho de 1170 — 11 de Junho de 1183
com Henrique II Sucedido por
Henrique II

Obtida de "http://pt.wikipedia.org/wiki/Henrique_o_Jovem"
Categorias: Condes d'Anjou | Casa de Anjou
Ferramentas pessoaisEntrar / criar conta Espaços nominaisArtigo Discussão VariantesVistasLer Editar AçõesVer histórico
Busca NavegaçãoPágina principal Conteúdo destacado Eventos atuais Esplanada Página aleatória Portais Informar um erro ColaboraçãoBoas-vindas Ajuda Página de testes Portal comunitário Mudanças recentes Estaleiro Criar página Páginas novas Contato Donativos Imprimir/exportarCriar um livroDescarregar como PDFVersão para impressãoFerramentasPáginas afluentes Alterações relacionadas Carregar ficheiro Páginas especiais Ligação permanente Citar esta página Noutras línguasAfrikaans Bosanski Català Česky Cymraeg Deutsch Ελληνικά English Esperanto Español فارسی Français Hrvatski Bahasa Indonesia Íslenska Italiano 日本語 Latviešu Македонски Nederlands ‪Norsk (bokmål)‬ Occitan Polski Русский Simple English Svenska ไทย 中文 Esta página foi modificada pela última vez à(s) 21h59min de 2 de maio de 2011.
Este texto é disponibilizado nos termos da licença Atribuição - Partilha nos Mesmos Termos 3.0 Não Adaptada (CC BY-SA 3.0); pode estar sujeito a condições adicionais. Consulte as condições de uso para mais detalhes.
Política de privacidade Sobre a Wikipédia Avisos gerais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas