sábado, 4 de junho de 2011

10933 - HENRIQUE II DA INGLATERRA

Henrique II de InglaterraOrigem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Henrique II
Pela graça de Deus, Rei de Inglaterra, Duque da Normandia e Aquitânia e Conde de Anjou

Reinado 25 de Outubro de 1154 – 6 de Julho de 1189
Coroação 19 de Dezembro de 1154
Nascimento 5 de Março de 1133
Le Mans, França
Morte 6 de Julho de 1189
Chinon, Berri, França
Sepultamento Fontevraud, França
Antecessor Estêvão I
Sucessor Ricardo I
Consorte Leonor da Aquitânia
Filhos Guilherme
Henrique
Matilde
Ricardo I
Godofredo
Leonor
Joana
João I
Dinastia Plantageneta
Pai Godofredo V de Anjou
Mãe Matilde de Inglaterra
Henrique II Plantageneta (5 de Março de 1133 – Le Mans, França, 6 de Julho de 1189) foi Conde de Anjou, de Poitiers, Duque da Normandia e Rei de Inglaterra de 1154 até à sua morte, em 1189, tendo sido o primeiro monarca da dinastia angevina, os Plantagenetas. Era filho de Matilde de Inglaterra e de Godofredo V, Conde de Anjou e sucedeu ao primo em segundo grau Estêvão I de Inglaterra no fim da Anarquia. Henrique foi apelidado com vários cognomes, entre eles "Curt Mantle", devido aos mantos curtos que preferia usar, e "FitzEmpress" numa referência à sua mãe, em dada altura Imperatriz consorte do Sacro Império.

Índice [esconder]
1 Primeiros anos
2 Reinado
3 Conflitos com a família
4 Ascêndencia
5 Descendência

[editar] Primeiros anosHenrique cresceu em Anjou nos territórios do pai, acompanhando de longe a luta de sua mãe pela coroa inglesa. Foi introduzido na governação em 1150 e depressa se revelou um líder capaz. A 18 de Maio de 1152, Henrique casou com a herdeira e duquesa Leonor da Aquitânia, recentemente divorciada do rei Luís VII de França. Apesar do divórcio, Leonor conseguiu preservar a tutela do seu ducado, que passou a governar com Henrique a partir da data do casamento. Este facto fez de Henrique senhor de um território que incluía a Normandia, Anjou, Poitiers, Aquitânia e Gasconha, tornando-o tão poderoso ou mais que o próprio rei de França.

[editar] ReinadoEm 1153, depois da morte de Eustáquio de Blois, herdeiro de Estêvão de Inglaterra, Henrique invadiu a Inglaterra e obrigou o rei doente a nomeá-lo como sucessor. Esta solução para o fim da guerra civil agradou às populações e no ano seguinte Henrique tornou-se rei de Inglaterra com apoio generalizado do país. Henrique depressa mostrou que não seria um monarca leniente (suave) e que os tempos da Anarquia tinham chegado ao fim. As suas primeiras medidas foram dirigidas aos nobres que se haviam tornado imprevisíveis durante a crise. Castelos construídos sem autorização real foram desmantelados e um novo sistema de colecta de impostos implementado. A administração pública melhorou significativamente com o estabelecimento de registos públicos criados pelo rei. No campo da justiça, Henrique mandou coligir o primeiro livro de leis inglês, descentralizou o exercício da justiça através de magistrados com poderes de agir em nome da coroa e implementou o julgamento por júri.

Entre as variadas iniciativas, Henrique minou o poder da Igreja Católica, determinando que religiosos que tivessem cometido crimes de direito comum fossem julgados por tribunais civis e não eclesiásticos, e estabelecendo um novo conjunto de impostos sobre as ordens religiosas. Como seria de prever, esta atitude valeu-lhe uma enorme onda de protestos, encabeçada por Tomás Becket, Arcebispo da Cantuária e seu amigo pessoal. Becket dirigiu-se a Roma para apelar ao papa ao que se seguiu um exílio de vários anos. Em 1170, Henrique e Beckett reconciliaram-se formalmente num encontro na Normandia, mas pouco depois o atrito recomeçou. Diz a tradição que Henrique perguntou: Não há ninguém que me livre deste padre turbulento?. Quatro dos seus nobres levaram o desabafo a sério e Tomás Becket foi assassinado na Catedral da Cantuária a 29 de Dezembro de 1170. Henrique chorou a morte de Becket e puniu severamente tanto os assassinos como as suas famílias. Para aligeirar a relação com o papa que o ameaçou de excomunhão, o rei doou importantes somas à ordem dos Templários e aos Cavaleiros Hospitalários e incentivou os seus súbditos a partir em cruzada para a Terra Santa, apesar de ele próprio nunca ter peregrinado ao Oriente.

Durante o seu reinado, Henrique finalizou a conquista e anexação do País de Gales e da Irlanda.

[editar] Conflitos com a famíliaO casamento com Leonor da Aquitânia, se bem que político e com um intervalo de 11 anos entre eles, foi certamente tempestuoso. Guilherme de Poitiers, o primeiro filho do casal nasceu poucos meses depois do casamento o que indica uma relação anterior ao matrimónio. Henrique, no entanto, concebeu cerca de dez filhos ilegítimos, alguns dos quais criados pela própria Leonor junto dos filhos de ambos.

No princípio da década de 1170, Leonor abandonou Inglaterra e estabeleceu-se na Aquitânia. Os motivos permanecem desconhecidos, mas a ligação amorosa e pública de Henrique com Rosamunda Clifford, uma galesa, pode ter tido alguma influência. Na mesma altura, Henrique decidiu separar os seus territórios de forma a serem herdados pelos diferentes filhos. O resultado foi desastroso uma vez que os príncipes decidiram apropriar-se das terras antes da sua morte. Henrique o Jovem e Ricardo revoltaram-se contra o pai na Normandia e Anjou, com o apoio de Leonor, que não tinha apreciado as recentes intromissões de Henrique no Ducado da Aquitânia, e de Luís VII de França. De todos os seus filhos apenas o bastardo Godofredo, Arcebispo de York, permaneceu do seu lado e na sua estima até ao fim. Em 1173 é a própria Leonor quem inicia uma rebelião contra o rei. Henrique acabou por controlar a revolta no ano seguinte e colocou-a na prisão onde permaneceu nos 15 anos seguintes. Nesta altura, Henrique assumiu a relação com Rosamunda, que passou a receber tratamento de rainha, e equacionou o divórcio de Leonor da Aquitânia para casar sua irmã, filha de Luís com sua segunda esposa, a princesa Alice de França.

A relação com o filho Ricardo piorou ainda mais com a sua subida ao estatuto de herdeiro depois da morte do irmão mais velho. Em Julho de 1189 Ricardo, auxiliado pelo rei Filipe II de França, derrota o exército de Henrique em Chinon. Dois dias depois, Henrique morreu num castelo das redondezas, presumivelmente de ferimentos recebidos na batalha. Encontra-se sepultado na Abadia de Fontevraud em Anjou, França.

[editar] Ascêndencia[Expandir] Ancestrais de Henrique II de Inglaterra


16. Geoffrey, Conde de Gâtinais



8. Fulk IV de Anjou



17. Ermengarde de Anjou



4. Fulk V de Anjou



18. Simão I de Montfort



9. Bertrade de Montfort



19. Agnes, Condessa de Evreux



2. Godofredo V de Anjou



20. John de Beaugency



10. Elias I de Maine



21. Paula de Maine



5. Ermengarde de Maine



22. Gervais, Senhor de Château-du-Loir



11. Matilda de Château-du-Loir







1. Henrique II de Inglaterra



24. Roberto I da Normandia



12. Guilherme I de Inglaterra



25. Herleva de Falaise



6. Henrique I de Inglaterra



26. Balduíno V, Conde de Flandres



13. Matilda de Flanders



27. Adèle da França



3. Matilde de Inglaterra



28. Duncan I da Escócia



14. Malcolm III da Escócia



29. Suthen



7. Matilde da Escócia



30. Eduardo o Exílio



15. Margarida da Escócia



31. Ágata




[editar] DescendênciaDe Leonor da Aquitânia , Duquesa da Aquitânia (1 de Abril de 1122 - 31 de Março de 1204), filha de Guilherme X da Aquitânia, duque da Aquitânia (1099 - 9 de Abril de 1137) e de Leonor de Châtellerault (1103 - 1137), teve:

Guilherme, Conde de Poitiers (1152-1156)
Henrique o Jovem, herdeiro de Inglaterra (1155-1183)
Matilde Plantageneta (1156-1189), casada com Henrique, O Leão, Duque da Saxônia e da Baviera
Ricardo Coração de Leão, rei de Inglaterra (1157-1199)
Geoffrey, Duque da Bretanha (1158-1186)
Leonor Plantageneta (1162-1214), casou com Afonso VIII de Castela
Joana Plantageneta (1165-1199), casou com 1) Guilherme II, rei da Sicília e 2) Raimundo, Conde de Toulouse
João Sem Terra, rei de Inglaterra (1166-1216)
Filhos ilegítimos, entre outros

Guilherme Longespee, Conde de Salisbury (1152-c.1226)
Geoffrey, Arcebispo de York (1159-1212)
Precedido por:
Estevão I Rei de Inglaterra
25 de Outubro de 1154 — 6 de Julho de 1189
com Henrique (1170-1183) Sucedido por:
Ricardo I
Precedido por:
Godofredo, o Belo Duque da Normandia
Conde de Anjou
7 de Setembro de 1151 — 6 de Julho de 1189
com Henrique (1170-1183)
Precedido por
Luís, o Jovem Duque da Aquitânia por casamento
18 de Maio de 1152 — 6 de Julho de 1189
com Leonor I Sucedido por
Ricardo Coração de Leão


Obtida de "http://pt.wikipedia.org/wiki/Henrique_II_de_Inglaterra"
Categorias: Monarcas católicos | Monarcas britânicos | Lordes da Irlanda | Duques da Aquitânia | Condes d'Anjou | Casa de Anjou | Duques da Normandia
Categorias ocultas: !Artigos destacados na Wikipédia em norueguês | !Artigos destacados na Wikipédia em polonês
Ferramentas pessoaisEntrar / criar conta Espaços nominaisArtigo Discussão VariantesVistasLer Editar AçõesVer histórico
Busca NavegaçãoPágina principal Conteúdo destacado Eventos atuais Esplanada Página aleatória Portais Informar um erro ColaboraçãoBoas-vindas Ajuda Página de testes Portal comunitário Mudanças recentes Estaleiro Criar página Páginas novas Contato Donativos Imprimir/exportarCriar um livroDescarregar como PDFVersão para impressãoFerramentasPáginas afluentes Alterações relacionadas Carregar ficheiro Páginas especiais Ligação permanente Citar esta página Noutras línguasAfrikaans Aragonés العربية Български Brezhoneg Bosanski Català Česky Cymraeg Dansk Deutsch Ελληνικά English Esperanto Español Eesti Euskara فارسی Suomi Français Gaeilge Galego עברית Hrvatski Magyar Bahasa Indonesia Íslenska Italiano 日本語 ქართული 한국어 Latina Latviešu Македонски मराठी Plattdüütsch Nederlands ‪Norsk (bokmål)‬ Occitan Polski Română Русский Simple English Slovenčina Српски / Srpski Svenska ไทย Tagalog Türkçe Українська 中文 Esta página foi modificada pela última vez à(s) 11h05min de 1 de junho de 2011.
Este texto é disponibilizado nos termos da licença Atribuição - Partilha nos Mesmos Termos 3.0 Não Adaptada (CC BY-SA 3.0); pode estar sujeito a condições adicionais. Consulte as condições de uso para mais detalhes.
Política de privacidade Sobre a Wikipédia Avisos gerais


COPYRIGHT WIKIPÉDIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas