terça-feira, 7 de junho de 2011

10.951 - HENRIQUE I DA INGLATERRA (FILHO DE GUILHERME, O CONQUISTADOR)

Henrique I de InglaterraOrigem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Henrique I
Pela Graça de Deus, Rei dos Ingleses (1100-1121)
Pela Graça de Deus, Rei dos Ingleses e Duque dos Normandos (1121-1135)

Henrique I
Reinado 2 de agosto de 1100 -
1 de dezembro de 1135
Coroação 5 de Agosto de 1100
Títulos Duque dos Normandos
Nascimento 1068 ou 1069
Selby, Yorkshire
Morte 1 de Dezembro de 1135
Saint-Denis-en-Lyons (Normandia)
Sepultamento Abadia de Reading
Antecessor Guilherme II
Sucessor Estêvão (de facto
Matilde de Inglaterra (de jure)
Consorte Edite da Escócia (1100-1118)
Adeliza de Louvain (1121-1135)
Filhos Imperatriz Matilde
Guilherme Adelin
29 crianças no total
Casa Real Normanda
Pai Guilherme I de Inglaterra
Mãe Matilde de Flandres
Henrique I de Inglaterra (cerca 1068 - 1 de Dezembro 1135), cognominado Beauclerc dado seu interesse por literatura, foi Rei de Inglaterra de 1100 a 1135, sucedendo ao irmão Guilherme II Rufus. Henrique era o filho mais novo de Guilherme o Conquistador e Matilde de Flandres, irmão de Guilherme II e de Roberto II, Duque da Normandia.

Como terceiro rapaz, Henrique não foi educado para ser rei, mas sim para seguir uma carreira eclesiástica. Teve portanto uma educação cuidada e invulgar para um príncipe desta época. Foi talvez o primeiro rei normando que aprendeu a falar inglês. Na morte do pai em 1087, os irmãos Guilherme II e Roberto II receberam Inglaterra e a Normandia, respectivamente, enquanto que Henrique foi dotado com 5000 libras de prata. Diz a tradição popular inglesa, que Guilherme I notou no testamento que só não dava mais nada a Henrique, porque tinha a certeza que ele ia acabar por ficar com tudo, graças à sua maior inteligência.


Henrique I.Com a separação da Normandia e Inglaterra, a relação de Guilherme II e Roberto II, que nunca havia sido boa nem quando eram crianças, piorou ainda mais. Seguiram-se várias revoltas e escaramuças, até que por volta de 1090, acordaram em nomear-se herdeiro um do outro. Durante todo este período permaneceu na sombra mas em 1100, quando Guilherme II morre numa caçada, Henrique decidiu tomar uma atitude. O herdeiro era Roberto II, que se encontrava no entanto em Cruzada na Terra Santa, o que incentivou Henrique de se apropriar da coroa, sendo coroado a 5 de Agosto na Abadia de Westminster. Do seu lado tinha a população inglesa e os nobres normandos, que detestavam Roberto pelo seu lendário mau temperamento e espírito desorganizado e gastador. Para assegurar a continuação destes apoios, agora que Roberto II regressava da Palestina, Henrique tomou medidas populares relacionadas com a descentralização do poder e o édito de uma carta de liberdades e garantias do cidadão. Na política externa, Henrique consolidou os acordos com a Escócia ao casar com a princesa Matilde, filha de Malcolm III da Escócia e sobrinha de Edgar Atheling.

Quando Roberto II chega a Inglaterra em 1101 para recuperar a coroa que lhe era devida, encontra o país unido na defesa de Henrique. Roberto acaba por desistir das suas pretensões e retira-se para a Normandia, mas não em paz. Dos seus domínios continentais, Roberto inicia então uma série de manobras políticas para minar o poder de Henrique. Em 1105, Henrique atravessa o Canal da Mancha com o seu exército e invade a Normandia. No ano seguinte, derrota Roberto na batalha de Tinchebray e anexa o Ducado à coroa inglesa, concretizando a intuição testamentária do pai. Roberto foi aprisionado no castelo de Cardiff, onde viveu até ao fim da vida.

Em 1120, Henrique sofre uma tragédia pessoal e política com a morte do seu único filho legítimo, Guilherme Adelin no naufrágio do White Ship. Para evitar uma guerra civil iminente, Henrique tomou então a decisão sem precedentes de nomear a filha Matilde, viúva de Henrique V, Imperador do Sacro Império, como sucessora, forçando os nobres a jurar-lhe fidelidade.

Henrique morreu na Normandia em Dezembro de 1135 de intoxicação alimentar provocada pela ingestão de lampreias estragadas. Matilde foi designada rainha de Inglaterra, mas o facto de ser mulher e casada com o angevino Geoffrey Plantageneta, Conde de Anjou, provocou uma insurreição popular instigada pelos nobres normandos. Estevão de Blois, sobrinho de Henrique, torna-se rei de Inglaterra dando início à guerra civil conhecida como a Anarquia.

[editar] DescendênciaDa primeira mulher, Matilde da Escócia (1080 – 1118) filha de Malcolm III e de Santa Margarida da Escócia:

Matilde, a Imperatriz (1102 – 1169)
Guilherme Adelin (1103 – 1120, no Naufrágio do White Ship)
Da segunda mulher, Adelaide da Baixa-Lourena (1105 – ca. 1157), filha de Godofredo I de Brabante, não teve descendência.

Filhos ilegítimos, cerca de 25, entre os quais

Sibila (1092 – 1122), casou com o rei Alexandre I da Escócia
Matilde, casou com Conan III, Duque da Bretanha
Maud, Condessa de Perches (f. 1120, no naufrágio da Nave Branca, Ver Naufrágio do White Ship)
Roberto, Conde de Gloucester
Reinaldo, Conde da Cornualha
[editar] ReferênciasThe Lives of the Kings and Queens of England, Antonia Fraser, Book Club Associates, 1ª Edição, London, 1975, pág. 24.
Heraldry of the Royal Families of Europe, Jiri Louda & Michael Maclagan, Clarkson N. Potter Inc Publishers, 1ª Edição, New York, 1981, Tabela 2.
[editar] Ligações externasGeneall.net
Precedido por:
Guilherme II Rei de Inglaterra
1100 - 1135 Sucedido por:
Matilde I
Precedido por:
Robert II Duque da Normandia



Obtida de "http://pt.wikipedia.org/wiki/Henrique_I_de_Inglaterra"
Categorias: Monarcas britânicos | Monarcas católicos
Categorias ocultas: !Artigos bons na Wikipédia em norueguês | !Artigos bons na Wikipédia em russo
Ferramentas pessoaisEntrar / criar conta Espaços nominaisArtigo Discussão VariantesVistasLer Editar AçõesVer histórico
Busca NavegaçãoPágina principal Conteúdo destacado Eventos atuais Esplanada Página aleatória Portais Informar um erro ColaboraçãoBoas-vindas Ajuda Página de testes Portal comunitário Mudanças recentes Estaleiro Criar página Páginas novas Contato Donativos Imprimir/exportarCriar um livroDescarregar como PDFVersão para impressãoFerramentasPáginas afluentes Alterações relacionadas Carregar ficheiro Páginas especiais Ligação permanente Citar esta página Noutras línguasAfrikaans العربية مصرى Български Brezhoneg Bosanski Català Česky Cymraeg Dansk Deutsch Ελληνικά English Esperanto Español Eesti Euskara فارسی Suomi Français Gaeilge Galego עברית Hrvatski Magyar Bahasa Indonesia Íslenska Italiano 日本語 Basa Jawa ქართული 한국어 Latina Latviešu Македонски Bahasa Melayu Plattdüütsch Nederlands ‪Norsk (bokmål)‬ Polski Română Русский Simple English Slovenčina Slovenščina Српски / Srpski Svenska ไทย Українська Tiếng Việt 中文 Esta página foi modificada pela última vez à(s) 18h25min de 4 de maio de 2011.
Este texto é disponibilizado nos termos da licença Atribuição - Partilha nos Mesmos Termos 3.0 Não Adaptada (CC BY-SA 3.0); pode estar sujeito a condições adicionais. Consulte as condições de uso para mais detalhes.
Política de privacidade Sobre a Wikipédia Avisos gerais


COPYRIGHT WIKIPÉDIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas