terça-feira, 28 de junho de 2011

10970 - GUILHERME, O CONQUISTADOR

literar.orgLogin • Cadastre-se
Início Meu Espaço Textos Escritores Escreva seu Texto!
A História do Homem - Parte XXX (Guilherme, o Conquistador 1027-1087)

Robertson Luiz Buse


Após a queda do Império Romano no século quinto, a Bretanha, como o restante do antigo império, virou um conturbado caldeirão que abrigava grupos com interesses políticos antagônicos. Por volta do século nono, no entanto, os anglo-saxões predominaram e governaram o país de 828 d.C a 1016, quando a Bretanha passou a ser dominada pelos dinamarqueses.

Em 1.042, o trono foi ocupado por um saxão...Eduardo I (1004?-1066), também conhecido como Eduardo, o Confessor....Eduardo o Confessor, morreu em 1066, e foi sucedido por seu cunhado, o rei Haroldo II (1027-1066).

Embora houvesse prometido publicamente o trono a Haroldo, ele também fizera, em segredo, uma promessa parecida a seu primo, Guilherme, da Normandia. Filho de Robert, o Demônio, duque da Normandia, e Arlette, filha de um curtidor de couro chamado Falaise. Guilherme sucedeu a seu pai em 1035 e visitou a Inglaterra em 1051. Como ele acreditava ter direito legítimo ao trono inglês, Guilherme reuniu um exército formado por normandos e franceses, cruzou o Canal da Mancha, a partir da Normandia, e invadiu A Inglaterra....As tropas de Haroldo, que lutavam em pé e com armas ineficazes, acabaram não sendo páreo para os Normandos, que guerreavam com armamentos melhores, vestiam armaduras e montavam cavalos.

A poderosa cavalaria de Guilherme também derrotou a infantaria saxã e , após um dia de batalha, Haroldo e muitos de seus oficiais estavam mortos e seus exércitos derrotados.

...No Natal (1066), Guilherme foi coroado Rei da Inglaterra e passou a ser conhecido como Guilherme, o conquistador. Guilherme foi o último homem da história a liderar uma invasão vitoriosa da Inglaterra pela força das armas.


Com o triunfo de Guilherme, a Inglaterra começou a se abrir para a influência da arte e da literatura provenientes do continente europeu. Embora a Inglaterra mantivesse a língua inglesa, ela filtrou e acolheu o que de melhor a Europa tinha a oferecer. Com isso, os rumos da civilização inglesa se alteraram drasticamente. O que, por sua vez, também viria a influenciar profundamente a civilização da América do Norte.

*Texto retirado integralmente do Livro 100 Homens que mudaram a História do Mundo** Editorial Prestígio – Bill Yenne*


A História nos conta com detalhes as mudanças que ocorreram no passado e como nosso presente se encontra neste momento.


Paises dominados absorvem a cultura dos dominadores, mas existe também uma permuta de boas idéias e procedimentos que são absorvidos pelos dominadores.. A guerra destrói a quase tudo e ela é terrível em sua destruição. Os povos levam anos e anos para restabelecer o progresso e a paz.

Ninguém gosta de se saber subserviente a outro. Assim também são as Nações.


Guilherme, o Conquistador foi o último homem a conseguir invadir a Inglaterra.


Nos dias atuais é difícil acreditar em novas invasões diante dos grupos formados e das alianças feitas para a proteção dos territórios.


Hoje, o invasor está satisfeito com as pilhagens já feitas aos tesouros e as culturas invadidas. Ouro, prata e petróleo já tem donos estabelecidos e onde não existe a tortura, existe a corrupção o que torno tudo igual. O derramamento de sangue tornou-se “evitável”, basta dominar as mentes de alguns mandantes e esta tudo bem.


Vamos ver como ficarão os próximos tesouros: água, terra e ar.




narrativa
Publicado em 16/04/2009 20:54
520 leituras


Este é um texto de
Robertson Luiz Buse
Outros textos deste autor


0
Para deixar comentários neste texto é necessário estar logado!
Efetue login ou, caso ainda não tenha um usuário e senha, cadastre-se agora!
O portal literar.org é uma comunidade que busca a democratização da escrita, onde qualquer um pode ser um autor literário. Comece a escrever suas idéias você também!
Mais Votados
Mais Recentes
Quer uma sugestão?
Nuvem de Tags
alma alvim amizade amor anjos artigo belo bruxas caridade compaixao conto contos coração crônica de demônios.cachoeiras deus dez do dor e edson edson rufo fadas fantasia horizonte magia microconto morte mulher narrativa o obsessão paixão palavras poema poesia portais prosa romance rufo saudade solidão soneto sonhos tempo texto urquiza verso vida
Cadastre-se
Login
Esqueci minha senha
Meu Espaço
Termos de Uso
Privacidade
Doações
Patrocine este site
Sobre nós
Entre em contato
Comunique um bug
Blog literar
RSS Feeds
Perguntas Freqüentes
Ferramentas & Widgets

literar.org é uma invenção de fabianofranz.com. Se você gostou, deixe seu recado!

Licença: Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas 3.0 Genérica.




COPYRIGHT literarorg.com / Fabioanofranz.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas