sábado, 4 de junho de 2011

10923 - OS ACÁDIOS

Acádia (Mesopotâmia)Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Coordenadas: 33° 6' N 44° 6' E

Império de Sargão
Império


2550 a.C. – 1950 a.C. →



Continente Ásia
Capital Não especificada
Governo Cidades-Estados
Patesi Sargão I
História
• 2550 a.C. Fixação dos povos nômades acádios na Mesopotâmia.
• 2300a.C. Sargão I unifica politicamente as cidades-estados do sul.
• 2100 a.C. Conquista dos Guti.
• 1950 a.C. Conquista total dos Guti.
• 1950 a.C. Tomada completa dos guti.
A Acádia (ou Ágade, Agade, Agadê, Acade ou ainda Akkad) é o nome dado tanto a uma cidade como à região onde se localizava, na parte superior da baixa Mesopotâmia, situada à margem esquerda do Eufrates, entre Sippar e Kish (no atual Iraque, a cerca de 50 km a sudoeste do centro de Bagdá). Geralmente, contudo, é comum referir-se à cidade como Ágade (ou Agade), e à região como Acádia.

Acádia foi uma das mais famosas cidades mesopotâmias, cuja riqueza, esplendor e gloriosos soberanos seriam recordados por milênios. Não dispomos até hoje de registro arqueológico da existência da cidade, nem depósitos de fundações, nem arquivos, nem sepulturas, nenhuma seqüência estratificada de entulho, nenhum remanescente arquitetônico, nada de tijolos com inscrições para identificar o local mesmo assim, a realidade de Acádia como a nova capital de um estado fundado por Sargão nunca esteve em dúvida porque o nome da cidade aparece em documentos escritos a partir da segunda metade do terceiro milênio, provenientes de outros sítios arqueológicos mesopotâmios, além das freqüentes referências a Acádia na literatura cuneiforme, em augúrios e títulos régios. Acádia era conhecida como o centro do mais bem-sucedido império jamais visto, o qual se estendia aos quatro cantos do mundo. Tão prestigioso era o seu nome que os reis babilônios intitularam-se "rei de Acádia" até o advento do período persa.

A cidade/região alcançou seu cume de poder entre os séculos XXVI a.C. e XXII a.C., antes da ascensão da Babilônia, além de representar o núcleo do reino bíblico de Nimrod na terra de Sinar[carece de fontes?].

A língua acádia teve seu nome proveniente da própria Acádia, um reflexo do uso do termo akkadû ("da, ou pertencente à, Acádia") no antigo período babilônico antigo para designar as versões semíticas de textos sumérios. O vocábulo foi cunhado no século XXIII a.C..

Índice [esconder]
1 História
2 Etimologia
3 Notas
3.1 Referências
4 Ver também
5 Ligações externas

[editar] HistóriaAntiga
Mesopotâmia

Eufrates • Tigre
História
Povos
Sumérios • Acádios
Guti • Amoritas
Elamitas • Arameus
Cassitas • Hurritas
Hititas
Nações
Suméria • Acádia
Elam • Assíria
Mitanni • Império Hitita
Cidades
Eridu • Kish • Uruk
Ur • Lagash
Nippur • Ngirsu
Ágade • Mari
Isin • Larsa
Babilônia • Assur
Nimrud • Nínive
Dur Sharrukin
Mitologia
Mitologia suméria
Enuma Elish
Epopéia de Gilgamesh
Epopéia de Atrahasis
An • Adad • Ishtar
Enki • Antu • Enlil
Damgalnuna • Nanna
Ninhursag • Ningal
Ninlil • Shamash
Dumuzi/Tamuz
Tiamat
Línguas
Sumério • Elamita
Acádio • Aramaico
Amorita • Elamita
Cassita • Hurrita • Hitita
Os acádios, grupos de nômades vindos do deserto da Síria, começaram a penetrar nos territórios ao norte das regiões sumérias, terminando por dominar as cidades-estados desta região por volta de 2550 a.C.. Mesmo antes da conquista, porém, já ocorria uma síntese entre as culturas suméria e acádia, que se acentuou com a unificação dos dois povos. Os ocupantes assimilaram a cultura dos vencidos, embora, em muitos aspectos, as duas culturas mantivessem diferenças entre si, como por exemplo - e mais evidentemente - no campo religioso.

A maioria das cidades-templos foi unificada pela primeira vez por volta de 2375 a.C. por Lugal-zage-si, soberano da cidade-estado de Uruk. Foi a primeira manifestação de uma ideia imperial de que se tem notícia na história.

Depois, quando Sargão I, patési da cidade de Acádia, subiu ao poder, no século XXIII a.C., ele levou esse processo cooptativo adiante, conquistando muitas das regiões circunvizinhas, terminando por criar um império de grandes proporções, cobrindo todo o Oriente Médio e chegando a se estender até o Mar Mediterrâneo e a Anatólia, .

Sargão I era chamado "soberano dos quatro cantos da terra" (isto é, governante do mundo inteiro), em reconhecimento ao sucesso da unificação mesopotâmica. O rei tornou-se mítico a ponto de ser tradicionalmente considerado o primeiro governante do novo império (que combinava a Acádia e a Suméria), deixando o Lugal-zage-si de Uruk perdido por muito tempo nas areias do tempo, sendo redescoberto apenas recentemente. É interessante notar, contudo, que, apesar da unificação, as estruturas políticas da Suméria continuaram existindo. Os reis das cidades-estados sumerianas foram mantidos no poder e reconheciam-se como tributários dos conquistadores acadianos.

O império criado por Sargão desmoronou após um século de existência, em conseqüência de revoltas internas e dos ataques dos guti, nômades originários dos montes Zagros, no Alto do Tigre, que investiam contra as regiões urbanizadas, uma vez que a sedentarização das populações do Oriente Médio lhes dificultava a caça e o pastoreio. Por volta de 2150 a.C., os guti conquistaram a civilização sumério-acadiana. Depois disso, a história da Mesopotâmia parecia se repetir. A unidade política dos sumério-acadianos era destruída pelos guti, que, por sua vez, eram vencidos por revoltas internas dos sumério-acadianos.

O domínio intermitente dos guti durou um século, sendo substituído no século seguinte (cerca de 2100 a.C.–1950 a.C.) por uma dinastia proveniente da cidade-estado de Ur. Expulsos os guti, Ur-Nammu reunificou a região sobre o controle dos sumérios. Foi um rei enérgico, que construiu os famosos zigurates e promoveu a compilação das leis do direito sumeriano. Os reis de Ur não somente restabeleceram a soberania suméria, mas também conquistaram a Acádia. Nesse período, chamado de renascença sumeriana, a civilização suméria atingiu seu apogeu. Contudo, esse foi o último ato de manifestação do poder político da Suméria: atormentados pelos ataques de tribos elamitas e amoritas, o império ruiu. Nesta época, os sumérios desapareceram da história, mas a influência de sua cultura nas civilizações subseqüentes da Mesopotâmia teve longo alcance.

[editar] EtimologiaO nome Acádia é provavelmente uma invenção suméria, aparecendo, por exemplo, na lista de reis sumérios, donde possivelmente deriva a forma semítica assírio-babilônica tardia akkadû ("da, ou pertencente à, Acádia").

É bastante provável que o nome não-semítico "Agade" signifique "coroa (ago) de fogo (de)"[1] em alusão a Ishtar, a "deusa brilhante" ou "refulgente", a divindade tutelar da estrela da manhã e do entardecer e deusa da guerra e do amor (cf. Vênus, Afrodite, Lúcifer), cujo culto era praticado nos absolutos primódios da Acádia. Esse fato também é comprovado por Nabonido (ou Nabonidus), que relata [2] como a adoração a Ishtar terminou sendo suplantada pela da deusa Anunit, uma outra personificação da ideia de Ishtar, cujo santuário ficava em Sippar (ou Sipar). É crucial deixar claro que havia duas cidades de nome Sippar: uma sob a proteção de Shamash, o deus do sol; e uma sob a de Anunit, fato que vigorosamente indica uma provável proximidade entre Sippar e Ágade. Uma outra teoria, surgida em 1911[3] , sugere que Ágade postava-se em frente a Sippar, do lado esquerdo da margem do rio Eufrates, e que era provavelmente a parte antiga da cidade de Sippar.

Na literatura babilônica que surgiria posteriormente, o nome Acádia, bem como Suméria, aparece como parte de títulos de nobreza, como o termo sumério lugal Kengi (ki) Uru (ki) ou o termo acádio šar māt Šumeri u Akkadi (ambos traduzidos como "rei da Suméria e da Acádia"), que terminaram significando simplesmente "rei da Babilônia".

Mencionada uma única vez no Antigo Testamento (cf. Gênesis 10:10 - O princípio do seu reino foi Babel, Ereque, Acade e Calné, na terra de Sinar.[4], também como Acade, dependendo da tradução), a Acádia é, em hebraico, é grafada como אכּד, ak-kad, a palavra em si provindo duma raiz infreqüente que provavelmente significa "fortificar" ou "reforçar", ou ainda "fortaleza"[5]. Em variantes do grego antigo, é grafada como αχάδ (achad), αρχάδ (archad), ou ainda, apesar de raro, αξάδ (axad); em grego moderno, como Ακκάδ, Akkad. No Antigo Testamento, é descrita como uma das cidades principais: Acádia, Babel, Erech (ou Ereque ou Uruk) e Calné (ou Calneh), constituindo o núcleo do reino de Nimrod (ou Nimrud, Nimrude, Ninrode, Nemrod, Nemrude, Nemrode), presente em textos como a lista de reis sumérios. A forma semítica assírio-babilônica posterior, Akkadu, ou Accadu ("de ou pertencente à Acádia"), é provavelmente uma forma derivada de Ágade.

[editar] Notasprince, "Materials for a Sumerian Lexicon," pp. 23, 73, Journal of Biblical Literature, 1906.
I. Rawl. 69, col. ii. 48 and iii. 28.
[editar] ReferênciasTradução da versão inglesa, originalmente baseada num artigo da Enciclopédia Britannica
↑ Prince, "Materials for a Sumerian Lexicon", pp. 23, 73, Journal of Biblical Literature, 1906.
↑ I. Rawl. 69, col. ii. 48 and iii. 28.
↑ A. Leo Oppenheim, Ancient Mesopotamia: Portrait of a Dead Civilization
↑ Bíblia na versão portuguesa traduzida por João Ferreira de Almeida.
↑ Bíblia King James Version com Números Strong, versão inglesa.
[editar] Ver tambémÁgade
Babilônia
Nimrod
Sargão da Acádia
Lista de reis da Acádia
[editar] Ligações externasTemplodeapolo.net - Civilização sumero-acadiana
Ancient Akkad (2334-2112 BC) (em inglês)
[Expandir]v • eHistória dos Impérios
Maiores impérios
Impérios Antigos Império Acadiano · Antigo Egito · Império Neo-Assírio · Império Hitita · Império Persa Acamênida · Império Ateniense · Império Macedônio (Império Ptolomaico · Império Selêucida) · Império Cartaginês · Império Indiano Máuria · Império Indiano Gupta · Império Chinês Chin · Império Chinês Han · Império Romano (Império Romano do Ocidente · Império Romano do Oriente) · Império Persa Sassânida
Impérios Medievais Império Bizantino · Império Huno · Império Árabe (Império Rashidun · Império Omíada · Império Abássida · Império Fatímida · Império Almóada) · Império Gaznavida · Império Seljúcida · Império Corásmio · Império Timúrida · Império Indiano Chola · Império Mongol · Império Sérvio · Império Búlgaro · Império Carolíngio · Sacro Império Romano-Germânico · Império Plantageneta · Império Mali · Império Chinês Tang · Império Chinês Song · Império Chinês Yuan · Império Inca
Impérios Modernos Império Indiano Mogol · Império Chinês Ming · Império Chinês Qing · Império Otomano · Império Persa Safávida · Império Etíope · Império Português · Império Espanhol · Império da União Ibérica · Império Holandês · Império Britânico · Império Francês de Napoleão · Império Colonial Francês · Império Alemão · Império colonial alemão · Império Russo · Império Sueco · Império Austro-Húngaro · Império Mexicano · Império Brasileiro · Império Sino-Indiano

Obtida de "http://pt.wikipedia.org/wiki/Ac%C3%A1dia_(Mesopot%C3%A2mia)"
Categorias: Estados extintos da Ásia | Estados imperiais extintos | Império acadiano | Cidades da Antiguidade
Categoria oculta: !Artigos que carecem de notas de rodapé desde Março de 2009
Ferramentas pessoaisEntrar / criar conta Espaços nominaisArtigo Discussão VariantesVistasLer Editar AçõesVer histórico
Busca NavegaçãoPágina principal Conteúdo destacado Eventos atuais Esplanada Página aleatória Portais Informar um erro ColaboraçãoBoas-vindas Ajuda Página de testes Portal comunitário Mudanças recentes Estaleiro Criar página Páginas novas Contato Donativos Imprimir/exportarCriar um livroDescarregar como PDFVersão para impressãoFerramentasPáginas afluentes Alterações relacionadas Carregar ficheiro Páginas especiais Ligação permanente Citar esta página Noutras línguasAlemannisch አማርኛ العربية Беларуская Български Bosanski Català Česky Dansk Deutsch English Esperanto Español Eesti فارسی Suomi Français Galego עברית हिन्दी Hrvatski Magyar Bahasa Indonesia Italiano 日本語 Basa Jawa ქართული 한국어 Lietuvių Latviešu Македонски Bahasa Melayu Nederlands ‪Norsk (bokmål)‬ Occitan Polski Română Русский Srpskohrvatski / Српскохрватски Simple English Slovenčina Српски / Srpski Svenska தமிழ் Türkçe Українська اردو 中文 Bân-lâm-gú Esta página foi modificada pela última vez à(s) 03h20min de 25 de maio de 2011.
Este texto é disponibilizado nos termos da licença Atribuição - Partilha nos Mesmos Termos 3.0 Não Adaptada (CC BY-SA 3.0); pode estar sujeito a condições adicionais. Consulte as condições de uso para mais detalhes.
Política de privacidade Sobre a Wikipédia Avisos gerais


COPYRIGHT WIKIPÉDIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas