segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

6953 - RESUMO DO SEISCENTISMO OU GONGORISMO

Novo Usuário? Cadastre-se Entrar Ajuda Blog Yahoo! Mail Meu Yahoo! Yahoo! Notícias Yahoo! Finanças Yahoo! Esportes Yahoo! Search BUSCAR NA WEB
Página inicial Ver Categorias Animais de Estimação
Artes e Humanidades
Beleza e Estilo
Carros e Transportes
Casa e Jardim
Ciências Sociais
Ciências e Matemática
Comidas e Bebidas
Computadores e Internet
Ecologia e Meio Ambiente
Educação e Referência
Eletrônicos
Entretenimento e Música
Esportes
Família e Relacionamentos
Governo e Política
Gravidez e Maternidade
Jogos e Recreação
Negócios Regionais
Negócios e Finanças
Notícias e Eventos
Produtos do Yahoo!
Restaurantes
Saúde e Beleza
Sociedade e Cultura
Viagens
Sobre o Respostas Como o Yahoo! Respostas funciona?
Pontos e Níveis
Regras da Comunidade
Painel dos líderes
Blog

PergunteO quê você quer perguntar? Continuar RespondaDescubraO que você está procurando? Buscar no Yahoo! Respostas Busca avançada

Não interessa Membro desde:
24 de maio de 2009
Total de pontos:
28 (Nível 1)
Adicionar amigo

Bloquear

O Barroco em Portugal, resumo!?
Preciso de um resumo do Barroco em Portugal:
Quando aconteceu e porque;
As características;
A literatura e seus principais autores.
5 meses atrás Denuncie by Scarlet Membro desde:
19 de abril de 2008
Total de pontos:
320.860 (Nível 7)
Adicionar amigo

Bloquear

Melhor resposta - Escolhida por votação
Iniciado em 1580 com a morte de Luis Vaz de Camões e a União Ibérica, o barroco marca o início da decadência de Portugal, que vivia seu apogeu econômico e social. Em 1580, D. Sebastião (rei muito querido de Portugal) desaparece misteriosamente numa batalha na África e, desde então, Portugal nunca teve o mesmo prestígio de antes. Por causa disso, criou-se o mito do "sebastianismo" no qual acreditava-se que a felicidade de Portugal estava ligada a D. Sebastião. Após o desaparecimento do rei, o cardeal D. Henrique assume o reino de Portugal, porém, sendo ele cardeal, não tinha herdeiros e, por causa disso, o trono português passou para as mãos de Felipe II da Espanha, que anexou o reino português a seus domínios. Em Portugal, o Barroco ou também chamado Seiscentismo (por ter sido estilo que teve início no final do século XVI), tem como marco inicial a Unificação da Península Ibérica sob o domínio espanhol em 1580 e se estenderá até por volta da primeira metade do século XVIII, quando ocorre a Fundação da Arcádia Lusitana, em 1756 e tem início o Arcadismo.
Caracteristicas:
a) CULTISMO ou GONGORISMO – É o jogo de palavras; é o rebuscamento da forma, é a obsessão pela linguagem culta, erudita, por meio de inversão da frase (hipérbato), do uso de palavras difíceis.

É o abuso no emprego de figuras de linguagem, especialmente a metáfora, a antítese e o hipérbato.

O principal cultista do barroco mundial foi o espanhol Luiz de Gôngora. No Brasil, Gregório de Matos.

b) CONCEPTISMO – É o aspecto construtivo do Barroco, voltado para o jogo das idéias e dos conceitos.

É a preocupação com as associações inesperadas, seguindo um raciocínio lógico, racionalista.

O principal conceptista do barroco mundial foi o espanhol Francisco de Quevedo. No Brasil, padre Antônio Vieira.

c) TEOCENTRISMO x ANTROPOCENTRISMO – O rebusca-mento da arte barroca é reflexo do dilema em que vivia o homem do seiscentismo (os anos de 1600). Daí as preferências por temas opostos: espírito e matéria, perdão e pecado, bem e mal, céu e inferno. Tudo isso gerava a preocupação com a brevidade da vida (carpe diem)

O principal autor do Barroco em Portugal foi Padre António Vieira, representando a vértice conceptista do Barroco. Suas obras são Sermões. Único representante na oratória.
Fonte(s):
http://pt.wikipedia.org/wiki/Literatura_…
4 meses atrás Denuncie 100% 1 Voto
Não é a resposta certa? Tente o Yahoo! Buscas
Busca do Yahoo! para Buscar
Atualmente não há comentários para esta pergunta.

* Você precisa estar logado no Respostas para adicionar comentários. Entre ou Crie uma nova conta.

Outras Respostas (1)
by Ligia Girl Membro desde:
13 de julho de 2010
Total de pontos:
1.554 (Nível 3)
Adicionar amigo

Bloquear

LEIA ESSE ESTUDO AQUI SOBRE O BARROCO PORTUGUÊS
http://www.scribd.com/doc/3374031/Litera…

O barroco em Portugal desenvolve-se entre 1580 e 1756. Em 1580 Portugal perde sua autonomia como país, passando a integrar o reino da Espanha. Em 1756 funda-se a Arcádia Lusitana – uma academia poética -, e tem início um novo estilo: o Arcadismo.


ARQUITETURA BARROCA
A arquitetura Barroca em Portugal tem uma situação muito particular e uma periodização diferente do resto da Europa. É condicionada por diversos factores políticos, artísticos e económicos que originam várias fases e diferentes tipos de influências exteriores, resultando numa mistura original, frequentemente mal compreendida por quem procura ver arte italiana, mas com formas e carácter próprios.Inicia-se numa conjuntura complicada, com o esforço financeiro do reino canalizado para a guerra de independência, após 60 anos de reis espanhóis (D. Filipe I, II e III). Outro factor fundamental é a existência da arquitectura Jesuítica, também a chamada Arquitectura Chã. São edifícios basilicais de nave única, capela-mor profunda, naves laterais transformadas em capelas interligadas (pequenas portas de comunicação), interior sem decoração e exterior com portal janelas e muito simples. É um tipo de edifício muito prático, permitindo ser construído por todo o império com pequenas adaptações, e pronto a receber decoração quando se pensar seras da época e o fausto a que o reino chegou. A talha dourada assume características nacionais e posteriormente "joaninas" devido à importância e riqueza dos programas decorativos. A pintura, escultura, artes decorativas e azulejo também atravessam uma época de grande desenvolvimento.
O barroco na verdade não sente grande falta de edifícios porque permite transformar através da talha dourada, (pintura, azulejo, etc.) espaços áridos em aparatosos cenários decorativos.

PALÁCIO DE MAFRA
O Palácio Nacional de Mafra é o mais internacional dos edifícios barrocos portugueses e, no seguimento da moda entre os monarcas europeus, reflecte a arquitectura absolutista, iniciada no Palácio de Versalhes em França. Constituído por um palácio real, uma basílica e um convento, resulta de uma promessa feita pelo rei em relação à sua sucessão.

NORTE DE PORTUGAL
No norte de Portugal as construções barrocas são numerosas. Com mais população e maiores recursos económicos, o norte, nomeadamente as zonas do Porto e de Braga, assistiu a uma renovação arquitectónica, visível numerosa lista de igrejas conventos e palácios da aristocracia. A cidade do Porto (classificada património da humanidade pela UNESCO) é a cidade do barroco.

LITERATURA BARROCA PORTUGUESA

Padre Antônio Vieira (1608 – 1697)

Nasceu em Lisboa, em 1608. Aos seis anos veio com a família para a Bahia, iniciando seus estudos no Colégio dos Jesuítas. Aos 21 anos já era professor de Teologia no Colégio de Salvador. Em 1640, quando Portugal libertou-se do domínio espanhol, Vieira voltou para a terra natal. Adquiriu grande prestígio junto à Corte e foi nomeado pregador régio. Atacado pela Inquisição por defender os judeus, volta ao Brasil em 1652, estabelecendo-se como chefe de uma missão no Maranhão. Por combater a escravidão a que os colonos portugueses submetiam os indígenas, ele e os demais jesuítas da missão foram expulsos do Maranhão em 1661. Vieira finalmente caiu nas mãos da Inquisição: cassaram-lhe o direito de pregar e, mais tarde, condenaram o jesuíta à prisão domiciliar. Suspensa a pena graças à intervenção do rei de Portugal, partiu Vieira para Roma, onde solicitaria a anulação de seu processo. Numa breve passagem por Portugal, concluiu que jamais recuperaria o prestígio junto à Corte. Voltou para o Brasil em caráter definitivo, dedicando-se à obra de catequese e conversão. Sua atuação política, intimamente associada à sua obra, centralizou-se na defesa dos judeus, negros e índios. Morreu em 1697, em Salvador.

A obra do padre Vieira compreende obras de profecia, cartas e sermões.

Obras de Profecia
História do Futuro e Esperanças de Portugal são duas obras proféticas publicadas. Partindo de uma interpretação da Bíblia, Vieira formula profecias para sua pátria.

Cartas
Nessa obra, de interesse documental, Vieira trata de diversos assuntos relacionados à sua atuação e à questões políticas do momento em que vivia no Brasil.

Sermões
O sermão é uma prática religiosa antiga. É uma espécie de discurso religioso que antigamente, na época do Pe. Vieira, era feito no púlpito. Normalmente discute os dogmas da religião, visando comover, ensinar e persuadir o ouvinte, que encontra-se apto para um reencontro com Deus. Constituem a melhor parte da obra de Vieira. São quinze volumes, compreendendo mais de duzentos sermões.Essas pregações religiosas refletem a essência do estilo barroco: a tentativa de expor uma síntese da dualidade do homem, ser composto de matéria (corpo), e espírito (alma).
Fonte(s):
Wikipédia
5 meses atrás Denuncie 0% 0 Votos
Descubra Perguntas em Outras - Artes e Humanidades
Como saber quando uma pessoa está mentindo?
SOCORRO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!?
Oque quer dizer "noiado da noite"?
Oque é inclusão digital?
PUBLICIDADE


Yahoo! Respostas em outros países:
Alemanha Argentina Austrália Brasil Canadá China Cingapura Coréia do Sul Espanha Estados Unidos Filipinas França Hong Kong Indonésia Itália Japão Malásia México Nova Zelândia Quebec Reino Unido Tailândia Taiwan Vietnã em Espanhol Índia O Yahoo! não avalia ou garante a precisão de qualquer conteúdo no Yahoo! Respostas. Clique aqui para ler o Termo de Responsabilidade.

Copyright © 2010 Yahoo!. Todos os direitos reservados.

Direitos Autorais - Política de Privacidade - Termos do serviço - Regras da Comunidade
Melhores correspondências para RESUMO DO SEISCENTISMO OU BARROCO
Em Portugal, o Barroco ou também chamado Seiscentismo (por ter sido estilo que teve início... Ir para o texto »


COPYRIGHT YAHOO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas