sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

6856 - ILHAS COCOS

Por favor leia:
Um apelo urgente de
Jimmy Wales, fundador da Wikipédia
Leia agora
Ilhas Cocos (Keeling)
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Ilhas Cocos)
Ir para: navegação, pesquisa
Coordenadas: 12° 2' 35" S, 96° 53' 43" O
Nota: Se procura as ilhas quase homónimas administradas por Mianmar, veja Ilhas Coco.
Cocos (Keeling) Islands
Território das Ilhas Cocos (Keeling)

Bandeira Brasão

Gentílico: das Ilhas Cocos


Localização da Ilha Christmas

Capital West Island
Cidade mais populosa West Island
Língua oficial inglês
Governo Território externo da Austrália
Área
- Total 14 km²
População
- Estimativa de 2005 630 hab.
Moeda Dólar australiano ($AU) (AUD)
Fuso horário TMG +7



As Ilhas Cocos, ou Ilhas Keeling (conhecidas oficialmente como Ilhas Cocos (Keeling); em inglês: Cocos (Keeling) Islands), são um dos territórios da Austrália, com cerca de 630 habitantes (2005). Este arquipélago australiano de 14 km², tem 27 ilhas, mas apenas Home e West (a capital) são habitadas.

Situadas no Oceano Índico, a noroeste da Austrália, ficam a cerca de 580 milhas a sudoeste de Java. Formam dois atóis de coral densamente recobertos por coqueiros.

[editar] História
Já em 1541, as Ilhas Cocos foram incluídas nas cartas de navegação da França. As ilhas são desabitadas em 1609, quando o capitão britânico William Keeling, da Companhia das Índias (East India Company) as descobre.

Em 1827, John Clunies-Ross, marinheiro escocês, funda uma colónia composta por habitantes malaios. Posteriormente, em 1831, as ilhas tornam-se propriedade da família Clunies-Ross. Seis anos mais tarde, em 12 de Abril de 1836, chegando às Ilhas Cocos, Charles Darwin escreve a Teoria da Formação dos Atóis e Recifes de Coral. Em 1857, o território é formalmente anexado pelo Reino Unido, tornando-se uma colónia da Coroa. Fez parte de Ceilão entre 1878 e 1886 e entre 1942 e 1946, e dos Estabelecimentos dos Estreitos entre 1886 e 1942. Entre 1946 e 1951, esteve agregado a Singapura.

O governo australiano assume o controle do arquipélago a partir de 1955, comprando quase todas as propriedades dos Clunies-Ross em 1978. A administração local ganha maior autonomia com a criação, em 1979, do Conselho das Ilhas Cocos. Após um plebiscito que aprova a integração do arquipélago à Austrália, em 1984, a população recebe cidadania australiana plena.

Em 1993, a família Clunies-Ross perde as últimas posses para o governo australiano.

[editar] Economia
O coco e a copra, são os únicos produtos comercializados pelo território. A população local - em sua maioria muçulmana, importa da Austrália quase tudo que consome. A moeda de troca é o dólar australiano.

[editar] Geografia
As Ilhas Cocos (Keeling) consistem em dois atóis de coral, planos, com uma área de cerca de 14,2 km2, 2,6 km de linha de costa, e altitude máxima de 5 m. Estão densamente cobertas por coqueiros e outra vegetação. O clima é agradável, moderado por ventos de sudeste durante cerca de nove meses por ano e com precipitação moderada. Os ciclones podem ocorrer nos primeiros meses do ano.

A ilha Keeling do Norte é um atol com uma ilha em forma de C, quase fechado e com uma abertura para a lagoa, com cerca de 50 m de largura do lado oriental. A ilha tem 1,1 km2 e é desabitada. A lagoa tem cerca de 0,5 km2.

As ilhas Keeling do Sul é um atol com 26 ilhéus formando um atol anelar incompleto, com área total de 13,1 km2. Só a ilha Home e a Ilha Oeste são povoadas.

Por curiosidade, as Ilhas Cocos (Keeling) ficam perto dos antípodas da Ilha do Coco, da Costa Rica.

Este artigo sobre Geografia da Austrália é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
O Wikimedia Commons possui multimedia sobre Ilhas Cocos (Keeling)[Esconder]v • eDivisões administrativas da Austrália
Estados e territórios continentais
Austrália Ocidental • Austrália Meridional • Nova Gales do Sul • Queensland • Vitória • Tasmânia • Território da Baía Jervis • Território da Capital Australiana • Território do Norte

Territórios insulares

Ilha Christmas • Ilha Heard e Ilhas McDonald • Ilha Norfolk • Ilhas Ashmore e Cartier • Ilhas Cocos (Keeling) • Ilhas do Mar de Coral • Território Antártico Australiano

Obtida de "http://pt.wikipedia.org/wiki/Ilhas_Cocos_(Keeling)"
Categorias: Ilhas da Austrália | Arquipélagos do Oceano Índico
Categoria oculta: !Esboços sobre geografia da Austrália
Ferramentas pessoais
Entrar / criar conta Espaços nominais
Artigo Discussão VariantesVistas
Ler Editar Ver histórico AçõesBusca
Navegação
Página principal Conteúdo destacado Eventos atuais Esplanada Página aleatória Portais Colaboração
Boas-vindas Ajuda Página de testes Portal comunitário Mudanças recentes Estaleiro Criar página Páginas novas Contato Donativos Imprimir/exportar
Criar um livroDescarregar como PDFVersão para impressãoFerramentas
Páginas afluentes Alterações relacionadas Carregar ficheiro Páginas especiais Link permanente Citar esta página Noutras línguas
Afrikaans العربية Azərbaycanca Беларуская Беларуская (тарашкевіца) Български ইমার ঠার/বিষ্ণুপ্রিয়া মণিপুরী Bosanski Català Česky Словѣ́ньскъ / ⰔⰎⰑⰂⰡⰐⰠⰔⰍⰟ Cymraeg Dansk Deutsch Ελληνικά English Esperanto Español Eesti Euskara فارسی Suomi Français Galego ગુજરાતી עברית हिन्दी Fiji Hindi Hrvatski Magyar Bahasa Indonesia Íslenska Italiano 日本語 ქართული 한국어 Kernewek Líguru Lietuvių Latviešu Македонски Монгол मराठी Bahasa Melayu Nederlands ‪Norsk (nynorsk)‬ ‪Norsk (bokmål)‬ Kapampangan Polski Română Русский Srpskohrvatski / Српскохрватски Simple English Slovenčina Српски / Srpski Svenska Kiswahili தமிழ் ไทย Türkçe ئۇيغۇرچە / Uyghurche‎ Українська Tiếng Việt Winaray Wolof 吴语 Yorùbá 中文 文言 Bân-lâm-gú Esta página foi modificada pela última vez às 16h47min de 4 de dezembro de 2010.
Este texto é disponibilizado nos termos da licença Atribuição-Compartilhamento pela mesma Licença 3.0 Unported (CC-BY-SA); pode estar sujeito a condições adicionais. Consulte as Condições de Uso para mais detalhes.
Política de privacidade Sobre a Wikipédia Avisos gerais


COPYRIGHT WIKIPÉDIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas