sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

6857 - GAZA (SOB OCUPAÇÃO DE ISRAEL)

Por favor leia:
Um apelo urgente de
Jimmy Wales, fundador da Wikipédia
Leia agora
Faixa de Gaza
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Coordenadas: 31° 26' N, 34° 23' O
Nota: Se foi redirecionado(a) para esta página e não é a que procura, consulte: Gaza (desambiguação).
قطاع غزة
(Qiṭāʿ Ghazzah)
Faixa de Gaza

Bandeira Brasão



Localização da Faixa de Gaza.

Capital Gaza
Cidade mais populosa Gaza
Língua oficial Árabe
- Primeiro-ministro Ismail Haniyeh
- Presidente Mahmoud Abbas
- Organizada 13 de setembro de 1993 através dos Acordos de Oslo
- Assinado Palestina assumiu o controle parcial em maio de 1994; o controle total em setembro de 2005; controle do Hamas desde 2007 (Israel mantém o controle do espaço aéreo, das fronteiras com seu território e do acesso marítimo, enquanto o Egito controla sua porção de fronteira terrestre com a Faixa)
Área
- Total 360 km² (169.º)
- Água (%) n/d
Fronteira Egito (Sul) e Israel (Norte e Leste)
População
- Estimativa de estimativa de julho de 2007 1.500.202 [1] hab. (149.º)
- Censo 9.520 hab.
- Densidade 4.118 hab./km² (6.º)
PIB (base PPC) Estimativa de est. 2008
- Total US$ 770 milhões USD (160.º)
- Per capita US$ $2.900 USD (165.º)
Moeda Libra egípcia (de facto) e novo shekel israelense (ILS)
Fuso horário (UTC+2)
- Verão (DST) (UTC+3)
Cód. telef. ++970



A Faixa de Gaza (em árabe: em árabe: قطاع غزة, Qita' Ghazzah; em hebraico: em hebraico: רצועת עזה, Retzu'at 'Azza) é um território palestino situado em uma faixa costeira de terra no Médio Oriente ao longo do Mar Mediterrâneo, que faz fronteira com o Egito no sul e é cercada pelo território de Israel a norte e leste. Tem cerca de 41 quilômetros de comprimento, e sua largura varia entre 6 e 12 km, com uma área total de 360 km² sendo um dos territórios mais densamente povoados do planeta, com 1,4 milhão de habitantes para uma área de 360 km².[2] Possui uma infraestrutura precária, bem como uma situação econômica de penúria.[3] A designação "Faixa de Gaza" deriva do nome da sua principal cidade, Gaza, cuja existência remonta à Antiguidade.

Esta área atualmente não é reconhecida internacionalmente como parte de qualquer país soberano, mas é reivindicada pela Autoridade Nacional Palestina como parte dos territórios palestinos. Desde junho de 2007, após confronto armado com o Fatah, o Hamas assumiu o controle da faixa de Gaza.[4] O espaço aéreo e o acesso marítimo à Faixa de Gaza são atualmente controlados pelo Estado de Israel, que também ocupava militarmente o território entre junho de 1967 e agosto de 2005. O território da Faixa de Gaza é cercado por muralhas, tanto do lado egípcio quanto israelense.

Índice [esconder]
1 História
2 Geografia
3 Demografia
4 Transporte e comunicações
5 Religião
6 Ver também
7 Referências
8 Ligações externas


[editar] História
Ver artigo principal: História da Faixa de Gaza
Ver artigo principal: História da Palestina
Ver artigo principal: História do Egito
Durante centenas de anos, o Império Otomano dominou Gaza, até que o território - junto com o restante da Palestina - passou para o controle dos britânicos, com o final da Primeira Guerra Mundial (1914-1918). Durante a primeira Guerra árabe-israelense, que conduziu à criação do Estado de Israel, Gaza absorveu um quarto das centenas de milhares dos refugiados palestinos expulsos das áreas que hoje fazem parte de Israel.[2][5]

[editar] Geografia

Principais características geográficas de Israel e da região sudeste do MediterrâneoA Faixa de Gaza é um território árido e retangular localizado no sudeste do Mar Mediterrâneo, com cerca de 45 quilômetros de comprimento e 10 quilômetros de largura. O território está limitado a norte e a leste por Israel e ao sul pela península do Sinai, no Egito.

O território é dividido em cinco partes: Rafah (ao sul, que faz fronteira com o Egito), Khan Yunis, Dayr al-Balah, Cidade de Gaza e o Norte de Gaza.

A Faixa de Gaza é plana, tendo como ponto culminante Abu 'Awdah, com 105 metros de altura.

O seu clima é temperado, com verões secos e quentes.

Apenas 13% do território é composto por terras aráveis.

[editar] Demografia
A população da Faixa de Gaza é de 1.428.757 habitantes (dados de Julho de 2006). Cerca de 60% da população é composta por refugiados chegados nas duas vagas geradas pelas guerras de 1948-1949 e de 1967;[6] os restantes são populações nativas.[7] Quase toda a população habita as cidades, das quais se destacam Gaza, Khan Yunis, Rafah e Dayr al-Balah. Outras cidades menores são Beit Hanoun, Abasan al-Kabera, Jabaliya, Beit Lahiya, sendo que são poucas as fazendas, devido à falta de espaço. Por causa disso, praticamente todos os alimentos consumidos na região são importados.

A Faixa de Gaza tem uma das populações mais jovens do planeta, com 48,1% da população enquadrada na estrutura etária entre os 0 e os 14 anos. A taxa de crescimento anual da população é de 3.71% e a esperança média de vida é de 71,97 anos.

A maioria dos habitantes da Faixa de Gaza são muçulmanos sunitas, com uma minoria cristã.[8] A língua falada no território é o árabe, seguida do hebraico, antigamente muito falado, hoje tende a não ser aprendido pelos jovens (falar hebraico em Gaza não é bem visto); o inglês é compreendido por alguns habitantes, estando crescente o seu aprendizado.

[editar] Transporte e comunicações

Partes dos danos ao Aeroporto Internacional de Gaza.A Faixa de Gaza tem uma pequena e pobre rede de estradas e uma simples rede ferroviária ligando o norte ao sul do território palestino. Esta, no entanto, encontrava-se abandonada nos últimos anos.

O Aeroporto Internacional de Gaza (posteriormente renomeado Aeroporto Internacional Yasser Arafat) foi inaugurado a 24 de novembro de 1998, mas suas atividades foram encerradas em outubro de 2000 por ordem do governo de Israel.

No ano seguinte, a pista do aeroporto foi destruída pelas Forças de Defesa de Israel, inviabilizando seu funcionamento.[9] A Faixa de Gaza possui um heliporto.

Gaza ainda possuía um rudimentar serviço telefônico.

[editar] Religião
O islamismo é a religião de 99.8% da população, que segue o ramo sunita do islã. Os outros 0.2% são adeptos do cristianismo, população que tende a diminuir. Nem todas as pessoas são muito religiosas, mas ultimamente Gaza como um todo está se tornando mais influenciada pela religião. Quando o Hamas tomou o poder, em 2007, havia prometido não impor a religião aos habitantes de Gaza, mas vem forçando a adoção de atitudes religiosas por parte dos cidadãos (por exemplo: advogadas e funcionários publicos do sexo feminino que não usavam o hijab foram impedidas de exercer sua profissão, cabeleireiros do sexo masculino não podem mais cortar os cabelos de clientes mulheres etc.) [10] [11][12]

Existem cerca de dois mil e 500 cristãos na Faixa de Gaza, grande parte deles idosos. Muitos dos cristãos foram embora, por não suportarem as pressões sociais que pesam contra eles num território cada vez menos livre.[13] As mulheres cristãs sentem-se coagidas a usar o véu islâmico, para poderem estudar e trabalhar com tranquilidade.[14]

[editar] Ver também
História da Palestina
História de Israel
Cisjordânia
Palestina
Conflito israelo-palestino
Plano de retirada unilateral de Israel (2005)
Bombardeio da Faixa de Gaza de 2008-2009
Referências
↑ Department of Economic and Social Affairs
Population Division (2009). "World Population Prospects, Table A.1" (.PDF). 2008 revision. United Nations. Visitado em 12-3-2009.

↑ a b Saiba mais sobre a Faixa de Gaza, território pobre controlado pelo Hamas. AFP. Publicado pelo G1 (28 de dezembro de 2008). Página visitada em 6 de janeiro de 2009.
↑ Vilma Gryzinski (7 de janeiro de 2009). A Guerra dos Quatro Dias. Veja 42 (1): 52. Abril. Página visitada em 29 de janeiro de 2009.
↑ Entenda o conflito na Faixa de Gaza. BBC Brasil. Publicado pelo Último Segundo (18 de janeiro de 2009). Página visitada em 29 de janeiro de 2009.
↑ Saiba mais sobre a faixa de Gaza. Folha Online (7 de maio de 2008). Página visitada em 6 de janeiro de 2009.
↑ Palestine refugees (em em inglês). Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina no Próximo Oriente. Página visitada em 29 de janeiro de 2009.
↑ Entenda o conflito na Faixa de Gaza. Estadão (18 de janeiro de 2009). Página visitada em 29 de janeiro de 2009.
↑ Middle East Christians: Gaza pastor (em em inglês). BBC (21 de dezembro de 2005). Página visitada em 29 de janeiro de 2009.
↑ Israel destrói pista do aeroporto de Gaza. France Presse. Publicado pela Folha Online (3 de dezembro de 2001). Página visitada em 6 de janeiro de 2009.
↑ http://www.estadao.com.br/noticias/internacional,hamas-ordena-advogadas-a-usar-lencos-na-cabeca-em-tribunal,408998,0.htm
↑ http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2009/07/090726_gazaveuvaleebc.shtml
↑ http://news.bbc.co.uk.pt.mk.gd/2/low/middle_east/8564929.stm
↑ http://viajeaqui.abril.com.br/national-geographic/edicao-111/fotos/cristaos-arabes-473578.shtml?foto=18p
↑ http://viajeaqui.abril.com.br/national-geographic/edicao-111/fotos/cristaos-arabes-473578.shtml?foto=16p
[editar] Ligações externas
Relatório The Gaza Strip: A Humanitarian Implosion (em inglês)
Gaza.net diretório de websites relacionados aos palestinos (em inglês)
Este artigo sobre Palestina é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Obtida de "http://pt.wikipedia.org/wiki/Faixa_de_Gaza"
Categorias: Oriente Médio | Palestina | Territórios disputados | Territórios de posse ou reivindicados pelos palestinos
Categoria oculta: !Esboços sobre Palestina
Ferramentas pessoais
Entrar / criar conta Espaços nominais
Artigo Discussão VariantesVistas
Ler Editar Ver histórico AçõesBusca
Navegação
Página principal Conteúdo destacado Eventos atuais Esplanada Página aleatória Portais Colaboração
Boas-vindas Ajuda Página de testes Portal comunitário Mudanças recentes Estaleiro Criar página Páginas novas Contato Donativos Imprimir/exportar
Criar um livroDescarregar como PDFVersão para impressãoFerramentas
Páginas afluentes Alterações relacionadas Carregar ficheiro Páginas especiais Link permanente Citar esta página Noutras línguas
Afrikaans Aragonés العربية Беларуская Български বাংলা Brezhoneg Bosanski Català Cebuano Česky Cymraeg Dansk Deutsch Ελληνικά English Esperanto Español Eesti Euskara Estremeñu فارسی Suomi Français Gaeilge Gàidhlig Galego هَوُسَ עברית हिन्दी Hrvatski Magyar Հայերեն Interlingua Bahasa Indonesia Íslenska Italiano 日本語 Basa Jawa ქართული ភាសាខ្មែរ ಕನ್ನಡ 한국어 Kurdî Kernewek Latina Limburgs Lietuvių Latviešu Македонски मराठी Bahasa Melayu Nederlands ‪Norsk (nynorsk)‬ ‪Norsk (bokmål)‬ Occitan Иронау Polski Română Русский Srpskohrvatski / Српскохрватски Simple English Slovenčina Soomaaliga Српски / Srpski Svenska Kiswahili தமிழ் ไทย Tagalog Türkçe Українська اردو Tiếng Việt 吴语 ייִדיש Yorùbá 中文 粵語 Esta página foi modificada pela última vez às 18h47min de 24 de novembro de 2010.
Este texto é disponibilizado nos termos da licença Atribuição-Compartilhamento pela mesma Licença 3.0 Unported (CC-BY-SA); pode estar sujeito a condições adicionais. Consulte as Condições de Uso para mais detalhes.
Política de privacidade Sobre a Wikipédia Avisos gerais


COPYRIGHT WIKIPÉDIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas