sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

6807 - BUTÃO

Por favor leia:
Um apelo urgente de
Jimmy Wales, fundador da Wikipédia
Leia agora
Butão
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Coordenadas: 27° 27' N, 90° 30' E

Dru Gäkhap ou Brug rGyal-Khab (Wylie)
Reino do Butão

Bandeira Brasão de armas

Hino nacional: Druk tsendhen
("Reino do Dragão do Trovão")
Gentílico: Butanês,
butanense[1],
butani[1],
butâni[1]


Localização do Butão

Capital Thimphu
Cidade mais populosa Thimphu
Língua oficial Butanês (Dzonga)
Governo Democracia, Monarquia constitucional
- Rei Jigme Khesar Namgyal Wangchuck
- Primeiro-ministro Jigme Thinley
Independência da Índia
- Data 8 de agosto de 1949
Área
- Total 38.394 km² (136.º)
População
- Estimativa de 2005 699.847[2] hab. (164.º)
- Densidade 18,2 hab./km²
PIB (base PPC) Estimativa de 2007
- Total US$ 3,257 bilhões USD (2009 est.) (171.º)
- Per capita US$ 4.700 USD (2009 est.) (147.º)
Indicadores sociais
- IDH (2007) 0,619[3] (132.º) – médio
- Esper. de vida 65,6 anos (133.º)
- Mort. infantil 45,0/mil nasc. (131.º)
- Alfabetização 47,0% (165.º)
Moeda Ngultrum; Rupia indiana (BTN; INR)
Fuso horário (UTC+6)
Cód. ISO .bt
Cód. telef. +975



O Butão (em butanês འབྲུག་ཡུལ་, transl. Druk Yul, "Terra do Dragão") é um pequeno e fechado reino nos Himalaias, encravado entre a China, a norte e oeste, e a Índia, a leste e sul. A sua capital é Thimphu.

Índice [esconder]
1 História
2 Geografia
3 Demografia
4 Política
4.1 Símbolos nacionais
5 Subdivisões
6 Economia
7 Cultura
8 Referências
9 Ver também
10 Ligações externas


[editar] História
Ver artigo principal: História do Butão

Mosteiro Taktshang (Ninho do tigre).A tradição situa o início da sua história no século VII, quando o rei tibetano Songtsen Gampo construiu os primeiros templos budistas nos vales de Paro e de Bumthang. No século VIII, é introduzido o budismo tântrico pelo Guru Rimpoché, "O Mestre Precioso", considerado o segundo Buda na hierarquia tibetana e butanesa.

Os séculos IX e X são de grande turbulência política no Tibete e muitos aristocratas vieram instalar-se nos vales do Butão onde estabeleceram o seu poder feudal.

Nos séculos seguintes, a actividade religiosa começa a adquirir grande vulto e são fundadas várias seitas religiosas, dotadas de poder temporal por serem protegidas por facções da aristocracia. No Butão estabeleceram-se dois ramos, embora antagônicos, da seita Kagyupa. A sua coexistência será interrompida pelo príncipe tibetano Ngawang Namgyel que, fugido do Tibete, no século XVII unifica o Butão com o apoio da seita Drukpa, tornando-se no primeiro Shabdrung do Butão, "aquele a cujos pés todos se prostram". Ele mandaria construir as mais importantes fortalezas do país que tinham como função suster as múltiplas invasões mongóis e tibetanas. O relato da época foi feito por Estêvão Cacella, o primeiro europeu a entrar no Butão. Este missionário jesuíta português, que viajou através dos Himalaias em 1626, encontrou-se com o Shabdrung Ngawang Namgyel e no fim de uma estadia de quase oito meses escreveu uma longa carta do Mosteiro Chagri relatando as suas viagens. Este é o único relato deste Shabdrung que resta[4]. A partir do seu reinado estabeleceu-se um sistema político e religioso que vigoraria até 1907, em que o poder é administrado por duas entidades, uma temporal e outra religiosa, sob a supervisão do Shabdrung.

Desde sempre que o Butão só mantinha relações com os seus vizinhos na esfera cultural do Tibete (Tibete, Ladakh e Sikkim) e com o reino de Cooch Behar na sua fronteira sul. Com a presença dos ingleses na Índia, no século XIX, e após alguns conflitos relacionados com direitos de comércio, dá-se a guerra de Duar em que o Butão perdeu uma faixa de terra fértil ao longo da sua fronteira sul. Ao mesmo tempo, o sistema político vigente enfraquecia por a influência dos governadores regionais se tornar cada vez mais poderosa. O país corria o risco de se dividir novamente em feudos.

Um desses governadores, o "Penlop" de Tongsa, Ugyen Wangchuck, que já controlava o Butão central e oriental, conseguiria dominar os seus opositores de Thimbu e, assim, implantar a sua influência sobre todo o país. Em 1907 seria coroado rei do Butão, após consultas ao clero, à aristocracia e ao povo, e com a aliança dos ingleses. Foi assim criada a monarquia hereditária que hoje vigora.

[editar] Geografia
Ver artigo principal: Geografia do Butão

Mapa topográfico do Butão.O Butão é uma nação muito montanhosa, de interior, situada na Ásia. Os picos do norte atingem mais de 7.000 m de altitude, e o ponto mais elevado é o Gangkhar Puensum, com 7.570 m, que nunca foi escalado. A parte sul do país tem menor altitude e contém vários vales férteis densamente florestados, que escoam para o rio Bramaputra, na Índia.

A maioria da população vive nas terras altas centrais. A maior cidade do país, a capital Thimphu (população de 50.000 habitantes), situa-se na parte ocidental destas terras altas. O clima varia de tropical no sul a um clima de invernos frescos e verões quentes nos vales centrais, com invernos severos e verões frescos nos Himalaias.

[editar] Demografia
Ver artigo principal: Demografia do Butão
A cultura do Butão já foi definida como sendo, simultaneamente, patriarcal e matriarcal e o membro que detém a maior estima é considerado o chefe da família. O Butão também já foi descrito como tendo um regime feudal caracterizado pela ausência de uma forte estratificação social.

Nos tempos pré-modernos existiram três grandes classes:

A comunidade monástica, a liderança da qual veio da nobreza;
Os empregados civis leigos, que dirigiam o aparato governamental e
Os agricultores, a maior classe, que vivia em aldeias autossuficientes.
[editar] Política
Ver artigo principal: Política do Butão
O Butão é uma monarquia constitucional. O chefe religioso do Reino, o Je Khenpo, goza de uma importância quase idêntica à do rei.

Depois de um histórico discurso do rei Jigme Singye Wangchuck, no dia nacional, em dezembro de 2006, abdicando a favor do seu filho e anunciando a realização de eleições democráticas, os butaneses foram às urnas em 24 de março de 2008, terminando assim mais de um século de monarquia absoluta [5].

O Butão e a Tailândia são os últimos reinos budistas do mundo.

[editar] Símbolos nacionais
Ver artigos principais: Bandeira, Brasão de armas e Hino nacional do Butão.

O Vale Haa, na província de Haa.A bandeira nacional está dividida diagonalmente desde a esquina inferior esquerda até à esquina superior direita, formando assim dois triângulos. O superior amarelo e o inferior cor-de-laranja. Ao centro está um dragão branco olhando para o exterior da bandeira. O dragão apresentado na bandeira, Druk o dragão do trono, representa o nome do Butão em tibetaniano, que é "A Terra do Dragão" (Druk Yul). O dragão possuí joias nas suas garras que representam a abundância. O amarelo por sua vez representa a monarquia secular e o laranja a religião budista.

O brasão de armas mantém vários elementos da bandeira do Butão, ligeiramente diferentes dos originais, e contém muito simbolismo budista. A designação oficial é: "O emblema nacional, contido num círculo, é composto por um duplo diamante-raio (dorji) colocado acima de um loto, encimado por uma joia e emoldurado por dois dragões. O raio representa a harmonia entre o poder secular e o poder religioso. O lótus simboliza pureza, a joia manifesta o poder soberano, e os dois dragões, macho e fêmea, defendem o nome do país que proclama com a sua grande voz, o trovão".

Druk tsendhen ("Reino do Dragão do Trovão") é o hino nacional do Butão. Com música de Aku Tongmi e letra de Gyaldun Dasho Thinley Dorji, foi adoptado em 1953.

[editar] Subdivisões
Ver artigo principal: Subdivisões do Butão
O Butão, para finalidades administrativas, está dividido em quatro dzongdey (zonas administrativas). As zonas administrativas estão divididas em dzongkhang (distritos). Os distritos (20 no total) estão divididos em dungkhang (subdistritos). No nível básico os grupos de vilas formam um círculo eleitoral chamado gewog e são administrados pelo gup que é eleito pelo povo. Os distritos do Butão são os seguintes:


Distritos do Butão.Bumthang
Chukha
Dagana
Gasa
Haa
Lhuntse
Mongar
Paro
Pemagatshel
Punakha
Samdrup Jongkhar
Samtse
Sarpang
Thimpu
Trashigang
Trashiyangste
Trongsa
Tsirang
Wangdue Phodrang
Zhemgang


[editar] Economia
Ver artigo principal: Economia do Butão
O Butão tem sua economia essencialmente baseada na agricultura, extração florestal e na venda de energia hidroelétrica para a Índia. A agricultura, essencialmente de subsistência, e a criação animal, são os meios de vida para 90% da população. É uma das menores e menos desenvolvidas economias do mundo.

Em 2004, o Butão foi o primeiro país do mundo a banir o fumo e a venda de tabaco.

[editar] Cultura
Ver artigo principal: Cultura do Butão

O estádio Changlimithang durante uma apresentação.A cultura do Butão já foi definida como sendo, simultaneamente, patriarcal e matriarcal e o membro que detém a maior estima é considerado o chefe da família. O Butão também já foi descrito como tendo um regime feudal e caracterizado pela ausência de uma forte estratificação social.

Nos tempos pré-modernos existiram três grandes classes:

A comunidade monástica, a liderança da qual veio a nobreza;
Os empregados civis leigos, que dirigiam o aparato governamental;
E os agricultores, a maior classe, que vivia em aldeias autossuficientes.






Referências
↑ a b c Portal da Língua Portuguesa - Dicionário de Gentílicos e Topónimos
↑ CIA. The World Factbook - Bhutan. Consultado em 15 de novembro de 2010.
↑ PNUD, Ranking do IDH, 5 de Outubro de 2009.
↑ Estêvão Cacella - página em Bhutannica.org
↑ CNN- Notícia sobre as eleições de 24 de Março de 2008
[editar] Ver também
O Wikimedia Commons possui multimedia sobre ButãoO Wikcionário possui o verbete ButãoÁsia
Lista de países
[editar] Ligações externas
Butão - Reino em transe , por Gabriela Aguerre. Revista Viagem e Turismo, agosto de 2009.
(em inglês) A Bhutan WikiProject
(em inglês) Jornal The Bhutan Times
(em inglês) Reino do Butão
(em inglês) Site com detalhes da história e da economia butanesa
(em inglês) A Country Study: Bhutan Library of Congress.
[Esconder]v • e Butão-Tópicos Relacionados
Butão História · Política · Geografia · Economia · Demografia · Cultura
Subdivisões Zonas administrativas · Distritos do Butão · Subdistritos · Cidades · Vilas
Símbolos Bandeira · Brasão de armas · Hino nacional

[Expandir]Butão
[Expandir]v • eÁsia
Países Afeganistão • Arábia Saudita • Arménia • Azerbaijão • Bahrein • Bangladesh • Brunei • Butão • Camboja • Cazaquistão • China • Chipre • Coreia do Norte • Coreia do Sul • Emirados Árabes Unidos • Filipinas • Geórgia • Iémen • Índia • Indonésia • Irão • Iraque • Israel • Japão • Jordânia • Kuwait • Laos • Líbano • Maldivas • Malásia • Mongólia • Mianmar • Nepal • Omã • Paquistão • Qatar • Quirguistão • Rússia • Singapura/Cingapura • Síria • Sri Lanka • Tadjiquistão • Tailândia • Taiwan • Timor-Leste • Turquemenistão • Turquia • Uzbequistão • Vietname
Territórios Palestina (Cisjordânia e Faixa de Gaza) • Cocos • Natal • Território Britânico do Oceano Índico

[Expandir]v • eAssociação Sul-Asiática para a Cooperação Regional (SAARC)
Membros Afeganistão · Bangladesh · Butão · Índia · Maldivas · Nepal · Paquistão · Sri Lanka
Observadores China (RPC) · Coreia do Sul · Estados Unidos da América · Irão · Japão · União Europeia

[Expandir]v • eMonarquias
Monarquias absolutas Arábia Saudita · Brunei · Omã · Suazilândia · Vaticano
Monarquias
constitucionais Antígua e Barbudac · Austráliac · Andorra · Bahamasc · Bahrein · Barbadosc · Belizec · Bélgica · Butão · Camboja · Canadác · Dinamarca · Emirados Árabes Unidosu · Espanha · Granadac · Ilhas Salomãoc · Jamaicac · Japãoj · Jordânia · Kuwait · Liechtenstein · Lesoto · Luxemburgo · Malásia · Mónaco · Marrocos · Nova Zelândiac · Noruega · Países Baixos · Papua-Nova Guinéc · Qatarq · Reino Unidoc · São Cristóvão e Nevisc · São Vicente e Granadinasc · Santa Lúciac · Suécia · Tailândia · Tonga · Tuvaluc
Monarquias electivas Andorra · Camboja · Emirados Árabes Unidosu · Kuwait · Malásia · Suazilândia · Vaticano
Monarquias
subnacionais Ankole (Uganda) · Ashanti (Gana) · Buganda (Uganda) · Bunyoro (Uganda) · Busoga (Uganda) · Māori (Nova Zelândia) · Sigave (Wallis e Futuna) · Toro (Uganda) · Uvea (Wallis e Futuna) · Zululândia (África do Sul)
(c) Nos 16 membros da Commonwealth, o monarca, à excepção do Reino Unido, é representado por um Governador Geral. · (j) Monarca discutível como sendo o verdadeiro Chefe de Estado. · (q) Tecnicamente uma monarquia constitucional mas mostra eficazes propriedades de uma monarquia absoluta. (u) O monarca utiliza o título não-monárquico de "Presidente".

[Expandir]v • ePaíses subdesenvolvidos
África Angola | Benim | Burkina Faso | Burundi | Chade | Comores | Djibouti | Eritreia | Etiópia | Gâmbia | Guiné | Guiné-Bissau | Guiné Equatorial | Lesoto | Libéria | Madagascar | Malauí | Mali | Mauritânia | Moçambique | Níger | República Centro-Africana | República Democrática do Congo | Ruanda | São Tomé e Príncipe | Senegal | Serra Leoa | Somália | Sudão | Togo | Tanzânia | Uganda | Zâmbia
América Haiti
Ásia Afeganistão | Bangladesh | Butão | Camboja | Iêmen | Laos | Maldivas | Mianmar | Nepal | Timor-Leste
Oceania Ilhas Salomão | Quiribáti | Samoa | Tuvalu | Vanuatu



Obtida de "http://pt.wikipedia.org/wiki/But%C3%A3o"
Categoria: Butão
Categorias ocultas: !Artigos destacados na Wikipédia em macedônio | !Artigos destacados na Wikipédia em norueguês
Ferramentas pessoais
Entrar / criar conta Espaços nominais
Artigo Discussão VariantesVistas
Ler Editar Ver histórico AçõesBusca
Navegação
Página principal Conteúdo destacado Eventos atuais Esplanada Página aleatória Portais Colaboração
Boas-vindas Ajuda Página de testes Portal comunitário Mudanças recentes Estaleiro Criar página Páginas novas Contato Donativos Imprimir/exportar
Criar um livroDescarregar como PDFVersão para impressãoFerramentas
Páginas afluentes Alterações relacionadas Carregar ficheiro Páginas especiais Link permanente Citar esta página Noutras línguas
Acèh Afrikaans Alemannisch Aragonés العربية مصرى অসমীয়া Asturianu Azərbaycanca Boarisch Žemaitėška Bikol Central Беларуская Беларуская (тарашкевіца) Български भोजपुरी Bislama Bahasa Banjar বাংলা བོད་ཡིག ইমার ঠার/বিষ্ণুপ্রিয়া মণিপুরী Brezhoneg Bosanski Català Cebuano Qırımtatarca Česky Kaszëbsczi Чӑвашла Cymraeg Dansk Deutsch Zazaki ދިވެހިބަސް ཇོང་ཁ Ελληνικά English Esperanto Español Eesti Euskara Estremeñu فارسی Suomi Võro Føroyskt Français Arpetan Frysk Gaeilge Gàidhlig Galego ગુજરાતી Hawai`i עברית हिन्दी Fiji Hindi Hrvatski Hornjoserbsce Kreyòl ayisyen Magyar Հայերեն Interlingua Bahasa Indonesia Interlingue Ido Íslenska Italiano 日本語 Basa Jawa ქართული Қазақша ಕನ್ನಡ 한국어 कश्मीरी - (كشميري) Kurdî Коми Kernewek Кыргызча Latina Lëtzebuergesch Limburgs Líguru Lumbaart Lingála Lietuvių Latviešu Македонски മലയാളം Монгол मराठी Bahasa Melayu Malti မြန်မာဘာသာ Dorerin Naoero Nāhuatl Plattdüütsch नेपाली Nederlands ‪Norsk (nynorsk)‬ ‪Norsk (bokmål)‬ Novial Diné bizaad Occitan ଓଡ଼ିଆ Иронау Kapampangan Norfuk / Pitkern Polski Piemontèis پنجابی پښتو Runa Simi Rumantsch Română Armãneashce Русский Саха тыла Sicilianu Scots Sámegiella Srpskohrvatski / Српскохрватски Simple English Slovenčina Slovenščina Soomaaliga Shqip Српски / Srpski SiSwati Seeltersk Svenska Kiswahili தமிழ் తెలుగు Тоҷикӣ ไทย Tagalog Tok Pisin Türkçe Татарча/Tatarça Удмурт ئۇيغۇرچە / Uyghurche‎ Українська اردو O'zbek Tiếng Việt Volapük Winaray Wolof 吴语 Хальмг Yorùbá 中文 Bân-lâm-gú 粵語 Esta página foi modificada pela última vez às 05h40min de 11 de dezembro de 2010.
Este texto é disponibilizado nos termos da licença Atribuição-Compartilhamento pela mesma Licença 3.0 Unported (CC-BY-SA); pode estar sujeito a condições adicionais. Consulte as Condições de Uso para mais detalhes.
Política de privacidade Sobre a Wikipédia Avisos gerais


COPYRIGHT WIKIPÉDIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas