sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

6624 - INDIA - DADOS POLÍTICOS

sábado, 17 de abril de 2010Índia - Dados Políticos
NOME OFICIAL - República da Índia
CAPITAL - Nova Delhi
MOEDA - rúpia indiana
ESTRUTURA POLÍTICA - República Parlamentarista
PRINCIPAIS PARTIDOS - Congresso Nacional Indiano e Partido Janata
PODER LEGISLATIVO - bicameral (Conselho do Povo e Casa do Povo)

OS PRINCIPAIS EVENTOS E PROCESSOS DA ÍNDIA CONTEMPORÂNEA
O PRIMEIRO-MINISTRO DA ÍNDIA PÓS-INDEPENDÊNCIA (1947 – 1966) - Jawaharlal Nehru(Congresso Nacional Indiano).

POLÍTICA EXTERNA DE NEHRU - na Conferência de Bandung (1955), Nehru, Tito (Iugoslávia), Nasser (Egito) e Sukarno (Indonésia) formularam o conceito de “terceiromundismo”, ou seja, a criação de um “bloco de nações não-alinhadas”, eqüidistantes do mundo ocidental, liderado pelos EUA, e do socialismo de modelo soviético. Os objetivos da proposta eram: consolidar uma soberania e autonomia
políticas plenas e levar adiante um processo de desenvolvimento econômico baseado na noção de que somente a industrialização, de base estatizante, geraria a prosperidade nacional.

POLÍTICA INTERNA DE NEHRU - incentivo à pesquisa científica e à modernização tecnológica; projetos educacionais visando promover a escolarização básica de toda população; subsídios estatais à implantação de indústrias, fundalmentamente as voltadas à produção de bens de capital; criação de uma moderna infraestrutura econômica (energia e transportes); aumento da produção agrícola para atender às necessidades de uma população caracterizada por um crescimento desordenado e extraordinariamenterápido.

ÊXITOS DE NEHRU - reconhecimento internacional de sua liderança; feitos tecnológicos, tais como a colocação de satélites em órbita e o desenvolvimento da física nuclear, que levaria a Índia a detonar uma bomba atômica em 1974; relativo aumento da produção agrícola e ampla criação de indústrias.
O SEGUNDO GOVERNANTE DA ÍNDIA - a filha de Nehru, a Primeira-Ministra Indira Gandhi (Congresso Nacional Indiano), cujo primeiro mandato se prolongou de 1966 a 1977.

POLÍTICA EXTERNA DE INDIRA GANDHI - continuação da política “terceiromundista” de Nehru e conflitos com o Paquistão motivados pelo domínio da Caxemira (região indiana de maioria religiosa muçulmana ambicionada pelos paquistaneses). Em 1981, Indira Gandhi desfechou um ataque ao Paquistão em apoio ao movimento separatista da província do Paquistão Oriental, que então adquiriu sua independência sob a denominação de República Popular da Bengala (Bangladesh).

POLÍTICA INTERNA DE INDIRA GANDHI - campanha de esterilização em massa da população masculina visando diminuir o crescimento demográfico; apesar de seu discurso nacionalista e populista, a Primeira-Ministra levou adiante uma tímida liberalização econômica, aceitando algumas diretrizes do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial. Isso desagradou a todos os segmentos sociais: as camadas populares tiveram seus rendimentos diminuídos e os setores empresariais, principalmente os ligados ao capital estrangeiro, passaram a exigir mais concessões.

A ÍNDIA DE INDIRA GANDHI CONHECE PROBLEMAS - o relativo fracasso da política de esterilização; diminuição do crescimento econômico em função da “crise do petróleo” do início dos anos 70, exportações de bens industriais abaixo dos índices projetados pelo governo.

ELEIÇÕES DE MARÇO DE 1977 - o Congresso Nacional Indiano é esmagadoramente derrotado por uma coligação entre três partidos de oposição: o Bharatiya Janata (de orientação hinduísta e nacionalista), Partido Socialista e o Congresso pela Democracia, representante da casta dos “intocáveis”.

TERCEIRO GOVERNO INDIANO (1977 – 1980) - encabeçado pelo Primeiro-Ministro Morarji Desai, que em nada alterou a política externa de não-alinhamento e foi incapaz de cumprir suas promessas de melhorias econômicas e pleno emprego. Uma cisão na maioria governista forçou a convocação de eleições, as quais reconduziram Indira Gandhi ao poder.

SEGUNDO MANDATO DE INDIRA GANDHI (1980 – 1984) - caracterizado por um relativo autoritarismo e por sucessivas acusações contra a corrupção da burocracia estatal, o que desgastou a imagem pública da primeira-ministra.

O GRANDE PROBLEMA - proliferação de conflitos étnicos, principalmente entre a maioria hinduísta e os adeptos da religião Sikhs. Em 1984, a tensão chegou ao ápice quando tropas do exército, a mando de Indira Ghandi, invadiram o Templo de Ouro, o mais sagrado santuário Sikh localizado em Amristar, matando centenas de pessoas. Em represália, grupos radicais da seita planejaram a eliminação física da primeira-ministra, que é assassinada, em 1984, por um dos seus guarda-costas, membro da etnia
perseguida.

SUCESSOR DE INDIRA GANDHI - seu filho Rajiv Gandhi (Congresso Nacional Indiano) MEDIDAS INTERNAS DE RAJIV - apoiado por uma sólida maioria parlamentar, o novo Primeiro-Ministro promoveu negociações com os Sikhs e outros movimentos separatistas indianos, em especial o que então se desenvolvia na importante região do Punjab. Disposto a concessões, Rajiv concordou em ampliar a autonomia da área em troca da manutenção, por parte do governo central, do controle sobre defesa, relações externas, finanças, correio, sistema viário e telecomunicações.

POLÍTICA EXTERNA DE RAJIV - em 1987, o governo indiano interveio no conflito do Sri Lanka, onde a maioria da população, de etnia cingalesa, enfrentava o movimento separatista dos Tamis. Forças pacificadoras indianas foram mandadas para a região, obtendo uma efêmera cessação dos combates.
Informado de que o Paquistão estabeleceu um programa de desenvolvimento nuclear, Rajiv anunciou que a Índia não tinha condições de renunciar a construção de artefatos atômicos.

POLÍTICA INTERNA DE RAJIV - modernização tecnológica (seu slogan: “micro computadores é o caminho para o progresso”). Esse objetivo fez com que os trabalhadores indianos, temendo a informatização, passassem a conviver com a ameaça de desemprego, gerando uma grave tensão social.
20 DE MAIO DE 1989 - Rajiv Gandhi é vítima de um atentado levado a efeito por militantes do movimento de libertação Tâmil, sendo sucedido pelo líder do Partido do Congresso Nacional Indiano:
Narasimha Rao que dá início a uma política de ampla liberalização econômica.
CONSEQÜÊNCIAS DA NOVA POLÍTICA - apesar de alguns êxitos, principalmente a queda da inflação, a diminuição do déficit público e o aumento das exportações, as medidas do novo governo trouxe consigo uma violenta onda de protestos populares, agravando os conflitos étnicos. Em 1996, após uma fragorosa derrota eleitoral, Rao renunciou ao cargo de Primeiro-Ministro. Uma nova “estrela” política ascendia aos céus do cenário indiano: o Partido Janata.
1998 - o Partido Janata, a frente da uma coligação, obtém maioria parlamentar e seu líder Atal Bihari Vajpayee tornou-se o Primeiro-Ministro.
MAIO DE 1998 - a Índia leva a efeito uma série de testes nucleares que foram seguidos por ensaios semelhantes por parte do Paquistão.
Postado por Prof. Miguel Jeronymo Filho às 06:05 0 comentários:

Postar um comentário



Postagem mais recente Postagem mais antiga Início
Assinar: Postar comentários (Atom) << Home >>

REGIÕES DO MUNDO
Classificação dos Países Por Tamanho

América Anglo-Saxônica

Estados Unidos da América

Estados Unidos - Potência Mundial

México

América Central

Américas Andina e Platina

Américas Latina

Ásia - Aspectos Físicos

Ásia de Monções

Subcontinente Indiano

Índia - Dados Políticos

Índia - Economia

Índia - População

China

China 2

China - Um País e Dois Sistemas

Japão

Canadá e Japão

Os Tigres Asiáticos

O Oriente Médio

Coréia do Norte, Cuba e Vietnã

África

África - Regiões

África - Aspectos Econômicos

África - Aspectos Humanos

África dos Flagelados

Europa Física

Europa - Reino Unido e França

Itália e Alemanha

Benelux

A União Européia

Europa Germânica

Europa Latina

Europa Nórdica

Europa: Um Conceito e Uma Realidade

O Mundo Sem a URSS

O Novo Leste Europeu

C.E.I

Novos Países Industrializados

Oceania

Austrália e Nova Zelândia

A Descolonização Européia

Índia - Economia

Índia - População

China

China 2

China - Um País e Dois Sistemas

Japão

Canadá e Japão

Os Tigres Asiáticos

O Oriente Médio

Coréia do Norte, Cuba e Vietnã

África

África - Regiões

África - Aspectos Econômicos

África - Aspectos Humanos

África dos Flagelados

Europa Física

Europa - Reino Unido e França

Itália e Alemanha

Benelux

A União Européia

Europa Germânica

Europa Latina

Europa Nórdica

Europa: Um Conceito e Uma Realidade

O Mundo Sem a URSS

O Novo Leste Europeu

C.E.I

Novos Países Industrializados

Oceania

Austrália e Nova Zelândia

A Descolonização Européia

Itália

Portugal

Estados Unidos 2

Angola

México 2

Rússia 2

Taiwan



LINKS
OS LINKS ABAIXO DIRECIONAM AOS SITES WIKIPEDIA E BUSSOLA ESCOLAR

PAÍSES E CAPITAIS DA AMÉRICA DO SUL
Argentina — Buenos Aires
Bolívia — La Paz
Brasil — Brasília
Chile — Santiago
Colômbia — Bogotá
Equador — Quito
Guiana — Georgetown
Guiana Francesa — Caiena (Não independente: é um departamento ultramarino da França)
Paraguai — Assunção
Peru — Lima
Suriname — Paramaribo
Uruguai — Montevidéu
Venezuela — Caracas
Idiomas Falados na América do Sul
espanhol, português, francês, neerlandês (holandês) e inglês.
(Indígenas):
Guarani, quíchua, aimara (Aymara), mapuche, borôro, araucano, arawak, ianomano, caiapó, caribe, caingangue, rapa nui (idioma indígena da Ilha de Páscoa, Chile)


CONTINENTES
África
América
Antártica
Ásia
Europa
Oceania


PAÍSES DA AMÉRICA DO NORTE
Países independentes :
Canadá
Estados Unidos da América
México
Dependências :
Bermudas (colônia do Reino Unido)
Groenlândia (região autônoma dinamarquesa)
Saint Pierre et Miquelon (território ultramarino francês)


PAÍSES DA AMÉRICA CENTRAL
Belize
Costa Rica
El Salvador
Guatemala
Honduras
Centro-Sul do México
Nicarágua
Panamá
América Central Ístmica,
A região do Caribe, situada no mar das Caraíbas ou das Antilhas, compreendendo 13 países independentes e diversos territórios dependentes dos Estados Unidos, França, Países Baixos e Reino Unido, também é incluído na América Central. São eles:
Cuba
Bahamas
Jamaica
Haiti
República Dominicana
Porto Rico
São Cristóvão e Nevis
Antígua e Barbuda
Dominica
Sta. Lúcia
São Vicente e Granadinas
Barbados
Granada
Trinidad e Tobago
México


PAÍSES DA EUROPA
Países da Europa
Albânia
Alemanha
Andorra
Áustria
Bielorússia
Bélgica
Bósnia-Herzegovina
Bulgária
República Checa
Croácia
Dinamarca
Eslováquia
Eslovénia
Espanha
Estónia
Finlândia
França
Grécia
Hungria
Irlanda
Islândia
Itália
Letónia
Liechtenstein
Lituânia
Luxemburgo
República da Macedónia (FYROM)
Malta
Moldávia
Mónaco
Montenegro
Noruega
Países Baixos
Polónia
Portugal
Reino Unido
Roménia
Rússia
San Marino
Sérvia
Suécia
Suíça
Ucrânia
Vaticano
dependências:
Ilhas Feroe (Dinamarca)
Gibraltar (Reino Unido)
Guérnsei (Reino Unido)
Ilha de Man (Reino Unido)
Jérsei (Reino Unido)
A Turquia, a Geórgia, o Azerbaijão e o Cazaquistão têm porções de seus territórios localizadas na Europa.
Arménia e Chipre, consideram-se europeus por razões históricas e culturais.
Também se consideram parte da Europa quatro repúblicas ex-soviéticas da Ásia Central (Quirguistão, Tajiquistão, Turquemenistão e Uzbequistão), além de Israel.
As seis línguas mais faladas russo, alemão, francês, inglês, italiano e polonês

Regiões da Europa
Europa central
Europa ocidental
Europa oriental


PAÍSES DA ÁSIA
Países independentes
Afeganistão
Arábia Saudita
Armênia
Azerbaijão
Bahrein
Bangladesh
Brunei
Butão
Camboja
Cazaquistão (parte asiática)
China
Chipre
Coréia do Norte
Coréia do Sul
Egito (parte asiática)
Emirados Árabes Unidos
Filipinas Iêmen
Índia
Indonésia
Irão
Iraque
Israel
Japão
Jordânia
Kuwait
Laos
Líbano
Maldivas
Malásia
Mongólia
Myanmar
Nepal
Omã Paquistão
Qatar
Quirguistão
Rússia (parte asiática)
Singapura
Síria
Sri Lanka
Tadjiquistão
Tailândia
Taiwan
Timor-Leste
Turcomenistão
Turquia
Uzbequistão
Vietname

Territórios não-autônomos
Cisjordânia (sob ocupação de Israel)
Chagos (dependência da colônia britânica Território Britânico do Oceano Índico)
Cocos (dependência australiana)
Gaza (sob ocupação de Israel)
Natal (dependência australiana)

Grandes regiões da Ásia
Ásia Central
Extremo Oriente
Indochina
Médio Oriente
Sibéria
Subcontinente indiano (ou Indostão)
Sueste asiático


REGIÕES DA ÁFRICA
África Meridional
África do Sul
Angola
Botswana
Comores
Lesoto
Madagáscar
Malawi
Maurícia
Moçambique
Namíbia
Suazilândia
Zâmbia
Zimbabwe
África Central
República Centro-Africana
República Democrática do Congo
Chade
Congo
África Setentrional
Argélia
Egipto
Líbia
Marrocos
Mauritânia
Sudão
Tunísia
África Ocidental
Benin
Burkina Faso
Cabo Verde
Camarões
Costa do Marfim
Gabão
Gâmbia
Gana
Guiné
Guiné-Bissau
Guiné Equatorial
Libéria
Mali
Níger
Nigéria
Senegal
Serra Leoa
São Tomé e Príncipe
Togo
África Oriental
Burundi
Djibouti
Eritreia
Etiópia
Quénia
Ruanda
Seychelles
Somália
Uganda
Tanzânia
Norte de África
Magrebe
África subsaariana
Corno de África


ANTÁRTIDA
(Pólo Sul)
Tratado da Antártica, pelo qual as várias nações que reivindicaram território no continente (Argentina, Austrália, Chile, França, Noruega, Nova Zelândia e Reino Unido) concordam em suspender as suas reivindicações, abrindo o continente à exploração científica.


Arquivo do blog
Arquivo do blog Julho (7) Abril (44)





Modelo Awesome Inc.. Imagens de modelo por kickers. Tecnologia do Blogger.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas