sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

6622 - ÁSIA DE MONÇÕES

sábado, 17 de abril de 2010Ásia de Monções
O sul e o sudeste da Ásia recebem o nome de Ásia de Monções. Reúne países localizados ao sul da China em uma área cortada pela linha do Equador e pelo Trópico de Câncer e banhada pelos oceanos Índico e Pacífico, além do Mar da China Meridional e outros menores em meio à Indonésia. Conheça no mapa abaixo os países que compõem essa região.

Quadro natural

No relevo dessa região encontramos ao norte um importante dobramento do Terciário com elevadas altitudes, até mesmo ultrapassando os 8000 metros: a Cordilheira do Himalaia. Alguns velhos planaltos cristalinos podem ser destacados como o Planalto do Decã, na Índia. E encontramos também planícies aluviais, que acompanham cursos de rios. Geralmente, essas planícies são locais de elevada densidade demográfica e intensivo aproveitamento do solo para o cultivo do arroz. Acompanham alguns dos mais importantes rios dessa região, como o Indo, o Ganges, o Bramaputra e o Mekong.
Esses rios nascem na Cordilheira do Himalaia ou no Planalto do Tibete (na China) e correm em direção ao Oceano Índico ou Mar da China Meridional. Os rios Ganges e Bramaputra terminam juntos formando um dos maiores deltas do mundo em Bangladesh.
Nas regiões montanhosas ao norte encontramos o clima e a vegetação de montanhas. Ele apresenta variações com as mudanças de altitude. Subindo no relevo observa-se uma queda de temperatura, o que provoca alterações na vegetação. Em parte do Paquistão e oeste da Índia o clima é seco, com desertos e formações xerófitas e de estepes. A região onde se encontram a Malásia e a Indonésia apresenta clima e florestas equatoriais. Mas o clima predominante e que dá nome para essa região é o Tropical de Monções. Nas áreas em que há o predomínio desse clima encontraremos florestas tropicais, nas regiões mais úmidas e vegetações arbustivas em regiões menos úmidas.
Trata-se de um clima fortemente influenciado por um vento periódico: o vento de monções. Observe como ele ocorre:

*monções de verão – ventos muito úmidos sopram do Oceano Índico em direção ao Continente asiático. Nesse período do ano formam-se centros de baixa pressão no interior da Ásia que atraem esses ventos provenientes das altas pressões no oceano, ocasionando fortes e prolongadas chuvas nas regiões litorâneas e vales de rios, acompanhadas de gravíssimas inundações. Em Bangladesh, com altitudes muito reduzidas, essas inundações fazem milhares de vítimas e provocam grandes prejuízos.

*monções de inverno – apresentam o comportamento oposto com ventos secos que se dirigem do interior da Ásia para o Oceano Índico. Nessa estação do ano há uma inversão nos centros de alta e baixa pressão conforme descrito acima provocando um período de estiagem no sul e sudeste asiáticos.
Esse clima tem grande influência na vida das pessoas e sobre as atividades econômicas como a agricultura, com seus períodos de plantio e colheitas regulados por essas estações diferenciadas (concentração da produção do arroz especialmente durante as monções de verão).

Quadro humano

A Ásia de Monções apresenta uma das maiores concentrações populacionais do globo. É um verdadeiro formigueiro humano com uma população mal distribuída apresentando vazios demográficos em áreas montanhosas e/ou desérticas. As maiores concentrações estão nos litorais, deltas de rios e acompanhando seus vales.
A Índia é o país mais populoso dessa região, ficando em 2º lugar no mundo, atrás da China. Bangladesh é o de maior densidade demográfica na região. Cingapura destaca-se pelo elevado índice de urbanização. O IPH (índice de pobreza humana) que mede a privação de uma população em relação à longevidade, conhecimento e padrão de vida adequado (acesso à água potável, adultos sem acesso a serviços de saúde e crianças subnutridas), mostra também índices preocupantes na região.
Nessa porção da Ásia os indicadores sócio-econômicos são muito negativos. É uma das áreas mais pobres do planeta. As características do subdesenvolvimento são marcantes: altas taxas de natalidade e de crescimento populacional, analfabetismo e mortalidade infantil elevados, maioria de população rural, baixo nível de renda (mal distribuída) e IDH baixo.

Índia - composição etária

Podemos ainda lembrar que Cingapura é uma exceção nessa região, pois já é considerado um país desenvolvido, apresentando indicadores muito melhores em comparação aos outros países da Ásia de Monções. Observe mais uma tabela que complementa as anteriores e demonstra essas desigualdades:
Centenas de milhões de habitantes na Ásia de Monções são considerados pobres e extremamente pobres. Outra característica importante dos países da Ásia de monções é sua grande variedade étnica e religiosa. Na primeira tabela acima procuramos indicar a principal religião em cada país da região. A influência de várias dessas religiões sobre os aspectos culturais e modo de vida da população são marcantes. Dificultam políticas de redução da natalidade, levam à aceitação passiva das condições de pobreza... Podemos citar a questão da divisão da população da Índia em castas, grupos em que não há mobilidade social, por influência do hinduísmo.
Podemos também lembrar da ocorrência de conflitos étnicos e religiosos com tentativas de separatismo. A Índia enfrenta muitos problemas desse gênero, como os sikhs, minoria que deseja o separatismo da região de Pundjab. O caso mais sério, entretanto, é o da Caxemira, ao norte do território.
Na Caxemira a maioria da população é muçulmana e deseja o separatismo. Choques violentos têm ocorrido entre os caxemires e o governo hinduísta. O caso se complica porque o Paquistão, vizinho da Índia, e de maioria muçulmana, quer anexar esse território. Já ocorreram guerras entre os dois países. A relação entre eles continua tensa e atualmente os dois países já possuem armas nucleares. Veja abaixo o gráfico que mostra a composição religiosa dos dois países:

Quadro econômico

A Ásia de Monções apresenta uma economia primária de exportação.
Essa base econômica é uma influência do período de colonização européia. Os
países da região foram colonizados pelo Reino Unido, França, Holanda, Portugal e Espanha. Para os europeus interessava montar uma economia de fornecimento de matéria-prima e energia para a Europa. Ao mesmo tempo o desenvolvimento industrial ficou limitado e esse passado histórico de colonização de exploração contribuiu para o quadro atual de subdesenvolvimento. Vamos lembrar que a maioria da população na Ásia de Monções vive no campo e sobrevive da prática de atividades primárias, como a agropecuária.

Índia - força de trabalho

*Extrativismo – podemos inicialmente destacar a extração de madeira para exportação no sudeste asiático. A Malásia e a Indonésia apresentam significativos índices de desmatamento.
A produção mineral é significativa e em grande parte exportada. A reduzida industrialização leva a um reduzido consumo interno desses minérios.
A Malásia destaca-se com o estanho e a Indonésia com o petróleo (é membro da OPEP). Brunei, Vietnã e Malásia também são exportadores de petróleo. A Índia produz vários minérios, especialmente no Planalto do Decã. Podemos destacar o ferro e o carvão, além de petróleo, bauxita e manganês.

*agropecuária – a atividade de criação de animais não é um grande destaque econômico. Os rebanhos de bovinos e búfalos são rústicos e de baixa produtividade. A criação é extensiva sem maiores cuidados veterinários. As
inundações das monções de verão levam milhares de cabeças à morte e, na
Índia, por influência religiosa, apesar de possuir o maior rebanho de bovinos do mundo, a sua utilização é reduzida pelo não consumo da carne e por vezes
até do leite em muitas regiões desse país (animais sagrados).
A agricultura de subsistência é praticada no sistema de jardinagem, em espaços reduzidos com muita mão-de-obra, técnicas simples e aproveitamento intensivo dos solos aluviais, obtendo-se várias colheitas ao ano. O principal produto nesse caso é o arroz.
A agricultura comercial é praticada no sistema de plantation, em grandes propriedades, com técnicas modernas buscando-se alta produtividade. É feita
uma monocultura com a produção voltada prioritariamente para exportação.
Destacam-se produtos como o cultivo de seringueiras para a produção de borracha na Malásia, Indonésia e Tailândia, a produção de chá na Indochina e na Índia, além de cereais, cana, café (o Vietnã é atualmente o segundo maior produtor e exportador mundial), algodão e juta. A Índia possui uma produção agrícola mais diversificada nessa região.

*indústria – a Índia é o país mais industrializado da região e um dos mais industrializados do Terceiro Mundo. O setor têxtil tem grande destaque, além do siderúrgico, químico, mecânico e alguns setores de ponta como a produção bélica, nuclear e espacial. A Índia produz satélites, foguetes e possui armas nucleares.
Cingapura é um dos Tigres Asiáticos (os demais são a Coréia do Sul, Taiwan e Hong Kong). Esses países apresentaram rápido crescimento industrial nos últimos 30 anos atraindo muitos investimentos estrangeiros (predominantemente japoneses) e montando um parque industrial voltado para o mercado externo (produtos têxteis, petroquímicos, de borracha, brinquedos e eletrônicos). Malásia, Indonésia e Tailândia são chamados de Novos Tigres, com uma industrialização mais recente e uma economia ainda instável. O padrão de vida nesses países é inferior aos verdadeiros Tigres. Entre 1997 e 1998, os Novos Tigres iniciaram uma rodada de crises financeiras que atingiram muitos outros países (Japão, Rússia e Brasil incluídos).

Exercícios
1- Ventos que sopram de outubro a março do continente para o oceano, e no sentido contrário de abril a setembro, carregados de umidade, marcam, de forma contrastante, o regime de chuvas:
a) no trecho equatorial da América do Sul;
b) na costa ocidental da África;
c) no litoral do Pacífico, América do Norte;
d) no Atlântico Norte, entre EUA e Canadá;
e) na Ásia de Sudeste.

2- Grande densidade de população obrigando a plantar em pequenos espaços, a fim de que estes produzam muito, com presença de mão-de-obra abundante, caracterizam a agricultura:
a) rotativa na Europa Ocidental;
b) de jardinagem na Ásia Meridional;
c) mecanizada nos Estados Unidos;
d) de plantation na América Central;
e) de subsistência na América Latina.

3- (PUC) Assinale a alternativa que melhor corresponde à Índia:
a) sua população é essencialmente rural, com cerca de 80% vivendo em aldeias agrícolas, na planície Indo-Gangética;
b) destaca-se entre os países mais populosos e mais povoados do mundo, apresentando grandes concentrações urbanas, nas planícies férteis do
Bramaputra e do Ganges;
c) Calcutá, além de ser sua capital política e o principal centro industrial do país, é uma cidade com características ocidentais, densamente populosa;
d) ela se moderniza. Vários tipos raciais, sociedade dividida em castas, variedades lingüísticas e religiosa são fatos sociais do passado, que não influenciam seu atual desenvolvimento econômico;
e) apesar de todas as dificuldades, sua produção agrícola tem aumentado em relação à área cultivada e ao trabalho empregado.

4- Seu território situa-se num arquipélago. É o maior produtor de petróleo do sudeste Asiático. Antiga colônia holandesa. Na população, uma das maiores do mundo, predomina a religião muçulmana. Trata-se da (s):
a) Indonésia
b) Filipinas
c) Tailândia
d) Mianmar
e) Nova Zelândia

5- Caracterize o relevo encontrado ao norte da Índia:
5- É um relevo de elevadas altitudes com formação recente e instável
constituindo dobramentos modernos, a Cordilheira do Himalaia.
Nessa área são comuns os terremotos, a presença constante de
neve em elevadas altitudes pois domina o clima e a vegetação de
montanhas.

Respostas
1- E
2- B
3- A
4- A
Postado por Prof. Miguel Jeronymo Filho às 06:26 0 comentários:

Postar um comentário



Postagem mais recente Postagem mais antiga Início
Assinar: Postar comentários (Atom) << Home >>

REGIÕES DO MUNDO
Classificação dos Países Por Tamanho

América Anglo-Saxônica

Estados Unidos da América

Estados Unidos - Potência Mundial

México

América Central

Américas Andina e Platina

Américas Latina

Ásia - Aspectos Físicos

Ásia de Monções

Subcontinente Indiano

Índia - Dados Políticos

Índia - Economia

Índia - População

China

China 2

China - Um País e Dois Sistemas

Japão

Canadá e Japão

Os Tigres Asiáticos

O Oriente Médio

Coréia do Norte, Cuba e Vietnã

África

África - Regiões

África - Aspectos Econômicos

África - Aspectos Humanos

África dos Flagelados

Europa Física

Europa - Reino Unido e França

Itália e Alemanha

Benelux

A União Européia

Europa Germânica

Europa Latina

Europa Nórdica

Europa: Um Conceito e Uma Realidade

O Mundo Sem a URSS

O Novo Leste Europeu

C.E.I

Novos Países Industrializados

Oceania

Austrália e Nova Zelândia

A Descolonização Européia

Índia - Economia

Índia - População

China

China 2

China - Um País e Dois Sistemas

Japão

Canadá e Japão

Os Tigres Asiáticos

O Oriente Médio

Coréia do Norte, Cuba e Vietnã

África

África - Regiões

África - Aspectos Econômicos

África - Aspectos Humanos

África dos Flagelados

Europa Física

Europa - Reino Unido e França

Itália e Alemanha

Benelux

A União Européia

Europa Germânica

Europa Latina

Europa Nórdica

Europa: Um Conceito e Uma Realidade

O Mundo Sem a URSS

O Novo Leste Europeu

C.E.I

Novos Países Industrializados

Oceania

Austrália e Nova Zelândia

A Descolonização Européia

Itália

Portugal

Estados Unidos 2

Angola

México 2

Rússia 2

Taiwan



LINKS
OS LINKS ABAIXO DIRECIONAM AOS SITES WIKIPEDIA E BUSSOLA ESCOLAR

PAÍSES E CAPITAIS DA AMÉRICA DO SUL
Argentina — Buenos Aires
Bolívia — La Paz
Brasil — Brasília
Chile — Santiago
Colômbia — Bogotá
Equador — Quito
Guiana — Georgetown
Guiana Francesa — Caiena (Não independente: é um departamento ultramarino da França)
Paraguai — Assunção
Peru — Lima
Suriname — Paramaribo
Uruguai — Montevidéu
Venezuela — Caracas
Idiomas Falados na América do Sul
espanhol, português, francês, neerlandês (holandês) e inglês.
(Indígenas):
Guarani, quíchua, aimara (Aymara), mapuche, borôro, araucano, arawak, ianomano, caiapó, caribe, caingangue, rapa nui (idioma indígena da Ilha de Páscoa, Chile)


CONTINENTES
África
América
Antártica
Ásia
Europa
Oceania


PAÍSES DA AMÉRICA DO NORTE
Países independentes :
Canadá
Estados Unidos da América
México
Dependências :
Bermudas (colônia do Reino Unido)
Groenlândia (região autônoma dinamarquesa)
Saint Pierre et Miquelon (território ultramarino francês)


PAÍSES DA AMÉRICA CENTRAL
Belize
Costa Rica
El Salvador
Guatemala
Honduras
Centro-Sul do México
Nicarágua
Panamá
América Central Ístmica,
A região do Caribe, situada no mar das Caraíbas ou das Antilhas, compreendendo 13 países independentes e diversos territórios dependentes dos Estados Unidos, França, Países Baixos e Reino Unido, também é incluído na América Central. São eles:
Cuba
Bahamas
Jamaica
Haiti
República Dominicana
Porto Rico
São Cristóvão e Nevis
Antígua e Barbuda
Dominica
Sta. Lúcia
São Vicente e Granadinas
Barbados
Granada
Trinidad e Tobago
México


PAÍSES DA EUROPA
Países da Europa
Albânia
Alemanha
Andorra
Áustria
Bielorússia
Bélgica
Bósnia-Herzegovina
Bulgária
República Checa
Croácia
Dinamarca
Eslováquia
Eslovénia
Espanha
Estónia
Finlândia
França
Grécia
Hungria
Irlanda
Islândia
Itália
Letónia
Liechtenstein
Lituânia
Luxemburgo
República da Macedónia (FYROM)
Malta
Moldávia
Mónaco
Montenegro
Noruega
Países Baixos
Polónia
Portugal
Reino Unido
Roménia
Rússia
San Marino
Sérvia
Suécia
Suíça
Ucrânia
Vaticano
dependências:
Ilhas Feroe (Dinamarca)
Gibraltar (Reino Unido)
Guérnsei (Reino Unido)
Ilha de Man (Reino Unido)
Jérsei (Reino Unido)
A Turquia, a Geórgia, o Azerbaijão e o Cazaquistão têm porções de seus territórios localizadas na Europa.
Arménia e Chipre, consideram-se europeus por razões históricas e culturais.
Também se consideram parte da Europa quatro repúblicas ex-soviéticas da Ásia Central (Quirguistão, Tajiquistão, Turquemenistão e Uzbequistão), além de Israel.
As seis línguas mais faladas russo, alemão, francês, inglês, italiano e polonês

Regiões da Europa
Europa central
Europa ocidental
Europa oriental


PAÍSES DA ÁSIA
Países independentes
Afeganistão
Arábia Saudita
Armênia
Azerbaijão
Bahrein
Bangladesh
Brunei
Butão
Camboja
Cazaquistão (parte asiática)
China
Chipre
Coréia do Norte
Coréia do Sul
Egito (parte asiática)
Emirados Árabes Unidos
Filipinas Iêmen
Índia
Indonésia
Irão
Iraque
Israel
Japão
Jordânia
Kuwait
Laos
Líbano
Maldivas
Malásia
Mongólia
Myanmar
Nepal
Omã Paquistão
Qatar
Quirguistão
Rússia (parte asiática)
Singapura
Síria
Sri Lanka
Tadjiquistão
Tailândia
Taiwan
Timor-Leste
Turcomenistão
Turquia
Uzbequistão
Vietname

Territórios não-autônomos
Cisjordânia (sob ocupação de Israel)
Chagos (dependência da colônia britânica Território Britânico do Oceano Índico)
Cocos (dependência australiana)
Gaza (sob ocupação de Israel)
Natal (dependência australiana)

Grandes regiões da Ásia
Ásia Central
Extremo Oriente
Indochina
Médio Oriente
Sibéria
Subcontinente indiano (ou Indostão)
Sueste asiático


REGIÕES DA ÁFRICA
África Meridional
África do Sul
Angola
Botswana
Comores
Lesoto
Madagáscar
Malawi
Maurícia
Moçambique
Namíbia
Suazilândia
Zâmbia
Zimbabwe
África Central
República Centro-Africana
República Democrática do Congo
Chade
Congo
África Setentrional
Argélia
Egipto
Líbia
Marrocos
Mauritânia
Sudão
Tunísia
África Ocidental
Benin
Burkina Faso
Cabo Verde
Camarões
Costa do Marfim
Gabão
Gâmbia
Gana
Guiné
Guiné-Bissau
Guiné Equatorial
Libéria
Mali
Níger
Nigéria
Senegal
Serra Leoa
São Tomé e Príncipe
Togo
África Oriental
Burundi
Djibouti
Eritreia
Etiópia
Quénia
Ruanda
Seychelles
Somália
Uganda
Tanzânia
Norte de África
Magrebe
África subsaariana
Corno de África


ANTÁRTIDA
(Pólo Sul)
Tratado da Antártica, pelo qual as várias nações que reivindicaram território no continente (Argentina, Austrália, Chile, França, Noruega, Nova Zelândia e Reino Unido) concordam em suspender as suas reivindicações, abrindo o continente à exploração científica.


Arquivo do blog
Arquivo do blog Julho (7) Abril (44)





Modelo Awesome Inc.. Imagens de modelo por kickers. Tecnologia do Blogger.





COPYRIGHT MODELO AWESOME INC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas