quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

6338 - ESCRITORES DO SURINAME

FECHAR Fale com UOL EducaçãoEnvie sua sugestão ou crítica para a redação do UOL
NomeE-mail Texto Outros canais de comunicação UOL
Erros de português e de informação, páginas não encontradas ou mal formatadas
Comunicar erros
Suporte, assinaturas, pagamentos, e-mail, cancelamento, publicidade e afiliados
SAC
Contato de outras áreas do UOL
Assessoria de Imprensa
Publicidade
Folha online

Comunicar erroFECHAR 31/12/2009 - UOL Educação - Atualidades
Violência no Suriname: Brasileiros são atacados por grupo étnico

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao UOL.


Nome:

E-mail:

Descrição do erro:



ASSINE 0800 703 3000BATE-PAPOE-MAILSACSHOPPINGÍNDICE PRINCIPALÁlbum de FotosAntivírus e FirewallAplicativosAssistência TécnicaBanda LargaBate-papo UOLBelezaBibliotecaBichosBlogosferaBuscaCarros - Tabela Fipe - Comparar CarrosCartõesCasa e ImóveisCelebridadesCelularCiência e SaúdeCinema e FilmesClube UOLComparar PreçosCopa do MundoCriançasDownloadsEconomia - Cotações - UOL InvestEducação - Dicionários - VestibularEleições 2010E-MailEmpregos - Enviar currículoEntretenimento - Guia Cultural SPEsporte - Bolão - Brasileirão - Fórmula 1 - Futebol - LibertadoresEstilo - ModaFolha.comFotoblogGay - Namoro gayHoróscopoHumorÍndiceJogos - Jogos Online - Loja de jogosJornais - InternacionaisJovemMapasMúsica - ArtistasNamoroNotícias - Cotidiano - Internacional - Jornais - Política - Últimas NotíciasRádio UOLReceitasRevistasSACServiçosSexoSites PessoaisTecnologiaTelevisão - Novelas - ProgramaçãoTempo e TrânsitoTV UOLUOL KUOL MaisViagemVídeosVoipWi-Fi
UOL BUSCA Web|Pesquisa escolar|Dicionários|Imagens Alemão/Português Francês/Português Inglês/Inglês Inglês/Português Italiano/Português Português Português/Alemão Português/Francês Português/Inglês Português/Italiano Português/Vários Idiomas AtualidadesÍndice cronológico
Ensino Médio

Violência no Suriname
Brasileiros são atacados por grupo étnico
José Renato Salatiel*
Especial para a Página 3 Pedagogia & Comunicação

O major Monsanto, da FAB, fala sobre a viagem ao Suriname para resgatar brasileiros

Uma combinação de garimpo ilegal, divisões étnicas e falta de segurança na fronteira norte do Brasil compôs o cenário para os ataques sofridos por brasileiros na noite de 24 de dezembro de 2009, véspera de Natal, na cidade de Albina, localizada a 150 quilômetros de Paramaribo, capital do Suriname. País de língua holandesa e maioria hindu, o Suriname tem pouco mais de três décadas de independência e concentra uma das maiores diversidades culturais do mundo.

Direto ao ponto: Ficha-resumo

Pelo menos 80 brasileiros que trabalhavam em garimpos, incluindo mulheres e crianças, foram agredidos por cerca de 300 surinameses. Os responsáveis são da etnia maroon, formada por quilombolas (descendentes de escravos africanos que viviam em quilombos), armados com facões, paus e pedras. Eles também estupraram mulheres, saquearam comerciantes chineses e incendiaram veículos, casas e lojas.

Segundo a Embaixada do Brasil em Paramaribo, 25 brasileiros ficaram feridos e cinco continuam internados em hospitais. Nenhuma morte foi confirmada. Como os garimpeiros ficam semanas incomunicáveis nas matas, nas fronteiras do Suriname com a Guiana Francesa, fica difícil confirmar casos de desaparecidos. Além disso, boa parte dos garimpeiros não possui documentos e está em situação irregular no país.

Os ataques teriam sido cometidos em represália à morte de um surinamês numa briga com um brasileiro. A vítima foi esfaqueada. O suspeito, que também trabalhava no garimpo, continua foragido.

Albina possui 10 mil habitantes e fica na fronteira com a Guiana Francesa, único departamento ultramarino da França na América do Sul e, como tal, pertencente à União Europeia (UE). Depois do "arrastão" promovido pelos surinameses, parte dos brasileiros buscou refúgio no país vizinho. Cinco retornaram ao Brasil em avião da FAB (Força Aérea Brasileira).


Babel
O Suriname é uma ex-colônia holandesa que possui uma das maiores diversidades culturais, étnicas, linguísticas e religiosas do mundo. O território é pouco maior que o Estado do Acre e com população de 481,3 mil habitantes (comparável à cidade carioca de Niterói).

Por quatro séculos, a nação foi colônia de potências europeias. Primeiro dos espanhóis, no século 16, seguido de um curto período sob domínio inglês e, finalmente, a partir de 1667, tornou-se posse dos holandeses. A independência do Suriname, que era chamado de Guiana Holandesa, veio somente em 1975. Daí seguiu-se um período de instabilidade política, com direito a ditadura socialista, guerra civil e golpes militares. Desde a década de 1990 o país é governado por uma coalizão partidária, a Nova Frente.

Durante o período mais conturbado, os maroons (apontados como autores dos ataques aos brasileiros) mantiveram uma guerrilha armada no interior, na fronteira com a Guiana Francesa, que durou de 1986 até 1994.

Já os imigrantes provenientes da Índia, China e Indonésia (principalmente javaneses) chegaram no século 19, com a abolição da escravatura nas Guianas.

Hoje, de acordo com dados do CIA - The World Factbook, os principais grupos étnicos são hindustânis (37%), que imigraram no norte da Índia; crioulos (31%), brancos e negros miscigenados; javaneses (15%); maroons (10%); ameríndios (2%); chineses (2%); brancos (1%) e outros (2%). O interessante é que essas comunidades preservaram identidades, tradições e valores próprios, formando, inclusive, representações políticas em partidos.

A língua oficial é o holandês, mas a população também fala inglês, chinês, javanês, crioulo (língua africana), hindustâni e sranan ou surinamês. As religiões são: hinduísmo (27,4%), protestantismo (25,2%), catolicismo (22,8%), islamismo (19,6%) e crenças indígenas (5%).


Ouro
A economia do Suriname é baseada na indústria de minerais. Alumínio, ouro e petróleo correspondem a 85% do total das exportações. Por esta razão, o país depende do lucro obtido nos garimpos ilegais na fronteira com a Guiana Francesa, área também de intenso contrabando de armas e munições que abastecem facções criminosas do Rio e São Paulo, de acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU).

Da mesma forma que países africanos como Serra Leoa (ver filme indicado abaixo), as riquezas naturais não melhoraram a condição de vida da população local. O PIB (Produto Interno Bruto), estimado em US$ 4,2 bilhões em 2008, é um dos menores das Américas. O país ocupa ainda a 97ª posição no IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), em que o Brasil aparece em 75º lugar.

Os brasileiros começaram a chegar na década de 1990, quando foi descoberto ouro na região das Guianas. Estima-se que, somente no Suriname, existam entre 15 e 18 mil brasileiros, a maioria vinda dos estados do Maranhão e Pará. No Brasil, os garimpos na região Norte proliferaram ns anos 1970 e 1980. O mais famoso foi o de Serra Pelada, no Pará (veja livro indicado).

Nos últimos anos, leis ambientais mais rigorosas, o aperto da fiscalização por parte da Polícia Federal e conflitos com povos indígenas causaram aumento do fluxo de imigrantes brasileiros nas fronteiras com a Colômbia, Venezuela, Bolívia, Peru e Guianas. Com eles, vieram problemas como condições insalubres de trabalho nos garimpos, degradação ambiental, alcoolismo, crescimento de índices de criminalidade e prostituição.

Nestes territórios sem lei da floresta amazônica, onde convivem garimpeiros, narcotraficantes e índios, a moeda corrente é o ouro, e as dívidas são pagas com sangue.

Direto ao ponto
Pelo menos 80 brasileiros que trabalhavam em garimpos foram atacados por surinameses na noite de 24 de dezembro de 2009, na cidade de Albina, localizada a 150 quilômetros de Paramaribo, capital do Suriname. Os responsáveis são da etnia maroon, formada por quilombolas (descendentes de escravos africanos que viviam em quilombos). Eles também estupraram brasileiras, provocaram incêndios e roubaram comerciantes chineses.

Segundo a Embaixada do Brasil em Paramaribo, 25 brasileiros ficaram feridos e cinco continuam internados em hospitais. Nenhuma morte foi confirmada. Os ataques teriam sido cometidos em represália à morte de um surinamês, durante uma briga com um garimpeiro brasileiro.

O Suriname é uma ex-colônia holandesa que possui uma das maiores diversidades culturais, étnicas, linguísticas e religiosas do mundo. Por quatro séculos, a nação foi dominada por potências européias, até conquistar a independência em 1975.

A economia é baseada na indústria de minerais. Alumínio, ouro e petróleo correspondem a 85% das exportações. Por esta razão, o país também depende do lucro obtido nos garimpos ilegais, na fronteira com a Guiana Francesa.


Saiba mais
Serra Pelada: uma ferida aberta na selva (Brasiliense): livro reúne reportagens do jornalista Ricardo Kotscho, originalmente publicadas no jornal "Folha de S. Paulo", sobre o mais famoso garimpo do Brasil.
Diamante de Sangue (2006): filme que conta como as minas diamantes descobertas em Serra Leoa financiaram milícias que massacraram etnias rivais na década de 1990.
*José Renato Salatiel é jornalista e professor universitário.
ATUALIDADESIMPRIMIR ENVIAR
COMUNICAR ERRO
Copyright UOL. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução apenas em trabalhos escolares, sem fins comerciais e desde que com o devido crédito ao UOL e aos autores.Compartilhe: Facebook Twitter Orkut Delicious Myspace Digg BookmarksReforma Ortográfica Enem por escola Ideb por Estado Disciplinas
Artes Atualidades Biologia Cidadania Ciências Cultura Brasileira Espanhol Filosofia Física Geografia História do Brasil História Geral Inglês Literatura Matemática Português Química Sociologia Onde Estudar
Cursinhos Pré-vestibular Cursos de Idiomas Educação a Distância Escolas em São Paulo Faculdades Intercâmbio Pós-graduação Últimas Notícias Fotos Vídeos
Curtas-Metragens Escolha uma carreira Enquetes Grupos de Discussão Pré-escola
Ditados Histórias Jogos Lição de Casa Operações Matemáticas Ensino Fundamental
Datas Comemorativas Ditados Folclore Operações Matemáticas Ensino Médio
Dicas de Português Inglês com a BBC Vestibular Ensino Superior
Pós-graduação Ranking de Cursos UOL Bolsa Pesquisa Pais e Professores
Blog da Rosely Sayão Dicas de Educação Vídeos Educativos Planos de Aula Resenhas Banco de Redações
Temas Como Participar Biblioteca Biografias Dicionários Fórum Grupos de Discussão Mapas Testes e Simulados
Provas de Vestibular Quizzes Simulados Testes de Idiomas Enade Enem Fies ProUni Fale com
UOL Educação
Sites Relacionados
5.400 anos de história
Almanaque da Folha
Aprendiz
Arquivos da Folha
Atlas Melhoramentos
Aulete
Catraca Livre
Ciência Hoje
Clickeaprenda
Enciclopédia Ilustrada
Ensino Superior
Escola Pública
Filosofia - Ciência e Vida
Folhinha
Guia de Pós-graduação
Guia Fundamental
Guia Infantil
História Viva
JC Online
Leituras da História
Língua Portuguesa
Novos Estudos
Revista Conhecer
Revista Educação
Revista Filosofia
Revista Geografia
Revista Língua Portuguesa
Revista Literatura
R2direito
Scientific American Brasil
Sociologia - Ciência e Vida
Receba notícias
Boletim
Celular
Clipping
Podcast
RSS
WIDGETS

FALE COM UOL EDUCAÇÃOShopping UOL
TV Plasma
Preços imperdíveis!
Porta Curtas
Procure um filme por tema, nome do diretor, ano de produção ou outra palavra-chave



Veja a história dos
dias dedicados a comemorações, mês
a mês


Le Monde Diplomatique
Folha de S. Paulo
Veja
Disciplinas
Escolha uma opçãoArtesAtualidadesBiologiaCidadaniaCiênciasCultura BrasileiraEspanholFilosofiaFísicaGeografiaHistória do BrasilHistória GeralInglêsLiteraturaMatemáticaPortuguêsQuímicaSociologia
Biografias
Por ordem alfabética

A
B
C
D
E
F
G
H
I
J
K
L
M
N
O
P
Q
R
S
T
U
V
W
X
Y
Z
CATEGORIASArqueólogosArquitetosArtistas plásticos brasileirosArtistas plásticos estrangeirosAstronautasAtletas brasileirosAtletas estrangeirosAtores brasileirosAtores estrangeirosAviadoresBailarinosBrasil Colônia/ImpérioChefes de Estado estrangeirosCientistasCineastasDramaturgosEconomistasEducadoresEscritores luso-brasileirosEscritores estrangeirosEstilistasFilósofosFotógrafosHistoriadoresInventoresJornalistasMédicosMonarcas estrangeirosMúsicos brasileirosMúsicos estrangeirosNavegadoresPolíticos brasileirosPolíticos estrangeirosPresidentes do BrasilPresidentes dos EUAReligiosos Sociólogos
Saiba como as coisas funcionam

Obras de referência
Sites e publicações

TÍTULOSAlmanaqueArquivos da FolhaAtlasLe Monde DiplomatiqueCronologia históricaEnciclopédiaJornaisLivrosRevistas

Aulete
Português


Houaiss
Português


Michaelis
Selecione o idioma Português / Português Português / Inglês Inglês / Português Português / Espanhol Espanhol / Português Português / Alemão Alemão / Português Português / Francês Francês / Português Português / Italiano Italiano / Português

Tradutor Babylon

Traduzir para português alemão chinês (S) chinês (T) espanhol francês hebráico holandês inglês (US) italiano japonês
Outros dicionários
Shopping UOL
Incrível: Notebook
Várias marcas a partir de
R$ 1.299!
Roteador Wireless
Internet sem fio a partir de
R$ 99.
WebCam
Diversos modelos
a partir de
R$ 34,20! UOL Links Patrocinados
Inscrições Vestibular

Inscrições Online + de 30 Cursos. Universidade Ibirapuera Zona Sul SP

www.Ibirapuera.br/Inscreva-se-hoje

Faça Parte! Peixe Urbano

Quanto mais gente se junta, maiores os descontos. Cadastre-se também!

www.PeixeUrbano.com.br/Cadastre-se

Ofertas Incríveis

Cadastre-se na Click Cupom e ganhe descontos de até 90% em cursos!

www.clickcupom.com.br

Para Professores NE

Palestras com Içami Tiba, Luckesi, Augusto Cury, C. Antunes e Werneck

www.caravanadaeducacao.com.br

Precisa Treinar o Inglês?

Aprenda pela internet, rápido e muito fácil, veja! Site em inglês

www.talktocanada.com

Procurando Faculdade?

Faça Centro Universitário Unisal Inscrições Abertas no Site. Acesse!

www.Unisal.br

Software Para BlackBerry

Compartilhe arquivos c/ seus alunos através do seu BlackBerry. Grátis!

www.br.blackberry.com

Notebook Dual Core

c/ Desconto. Mais tecnologia Desempenho em até 12x +Frete Grátis

www.shoptime.com.br

Quer Construir Carreira?

Comece por um estágio. Cadastre seu currículo e comece a trabalhar!

www.manager.com.br

Apostilas de Matemática:

e-books Matemática, estatística, análise combinatória e muito mais!

www.matematicamais.com

Vá Estudar de Carro!

Encontre aqui o carro certo para você ir estudar com tranquilidade!

www.MeuCarroNovo/Exija BV Finaceira

Faita - Vestibular 2011

Cursos Superiores de Turismo, Contábeis e Administração. IGC3 MEC

www.vestibularfaita.com.br

Anuncie aqui ASSINE 0800 703 3000BATE-PAPOE-MAILSACSHOPPINGÍNDICE PRINCIPALÁlbum de FotosAntivírus e FirewallAplicativosAssistência TécnicaBanda LargaBate-papo UOLBelezaBibliotecaBichosBlogosferaBuscaCarros - Tabela Fipe - Comparar CarrosCartõesCasa e ImóveisCelebridadesCelularCiência e SaúdeCinema e FilmesClube UOLComparar PreçosCopa do MundoCriançasDownloadsEconomia - Cotações - UOL InvestEducação - Dicionários - VestibularEleições 2010E-MailEmpregos - Enviar currículoEntretenimento - Guia Cultural SPEsporte - Bolão - Brasileirão - Fórmula 1 - Futebol - LibertadoresEstilo - ModaFolha.comFotoblogGay - Namoro gayHoróscopoHumorÍndiceJogos - Jogos Online - Loja de jogosJornais - InternacionaisJovemMapasMúsica - ArtistasNamoroNotícias - Cotidiano - Internacional - Jornais - Política - Últimas NotíciasRádio UOLReceitasRevistasSACServiçosSexoSites PessoaisTecnologiaTelevisão - Novelas - ProgramaçãoTempo e TrânsitoTV UOLUOL KUOL MaisViagemVídeosVoipWi-Fi
© 1996-2010 UOL - O melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.
Hospedagem: UOL Host


COPYRIGHT UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas