sábado, 31 de julho de 2010

2505 - A INVENÇÃO DA IMPRENSA:LINHA DO TEMPO

1
Web Imagens Vídeos Mapas Notícias Orkut Gmail mais ▼Livros

Tradutor

Blogs

YouTube

Agenda

Fotos

Docs

Reader

Sites

Grupos

e muito mais »
Histórico da web | Configurações da pesquisa | Fazer login

GoogleA INVENÇÃO DA IMPRENSA


Pesquisa avançadaAproximadamente 2.240 resultados (0,49 segundos) Cronograma
1400-2010 Pesquisar outras datasDe Até Exemplos: 2001/06/21, 247AD, 585BCResultados da pesquisa 1436 1436 - É certo que com a invenção da imprensa por Gutenberg em 1436 o acesso a Bíblia ficou muito mais fácil. Mas insinuar que a imprensa é uma condição necessária para existir Sola Scriptura não procede, é imprecisão histórica pelos muitos motivos expostos acima.
De MinistérioCACP - Resposta as Objeções sobre a Sola Scriptura - Parte II - Páginas da web relacionadas
www.cacp.org.br/catolicismo/artigo.aspx?lng=PT ...

1440 1440 - Segundo o site www.buracodaimprensa.com.br o Jornalismo é muito antigo e já existia no Império Romano, no Egito, na Grécia, na China e em muitos outros. Mas foi só em 1440, com a invenção da imprensa por Gutemberg, que o Jornalismo escrito tomou forma e revolucionou a ...
De Adestra-se focas: A história do Jornalismo
jessicariegg.blogspot.com/2009/09/historia-do ...

1442 1442 - A INVENÇÃO DA IMPRENSA  Em 1442 a invenção da imprensa por Gutemberg foi a grande revolução tecnológica na história da cultura humana, mas a socialização do livro não foi um processo tranquilo.O livro sofreu os mesmos problemas que hoje são trazidos pela introdução ...
De O Uso Da Tecnologia No Ensino De LíNguas - Páginas da web relacionadas
www.slideshare.net/lidiatacarambililiane/o-uso ...

1450 1450 - Como sabemos, a invenção da imprensa tipográfica, ocorrida por volta de 1450, constituiu-se numa das principais alavancas do desenvolvimento científico e técnico que marcou o início da Idade Moderna e acabou, mais tarde, gerando ambiente e condições para que a ...Como sabemos, a invenção da imprensa tipográfica, ocorrida por volta de 1450, constituiu-se numa das principais alavancas do desenvolvimento científico e técnico que marcou o início da Idade Moderna e acabou, mais tarde, gerando ambiente e condições para que a Revolução Industrial pudesse acontecer. As repercussões da invenção da imprensa chegam, na verdade, até os dias de hoje. Fazemos parte, sem dúvida, de uma cultura profundamente impregnada por palavras e imagens impressas.
Mostrar mais
Mostrar menos
De Literatura e imagem - Páginas da web relacionadas
www.tvebrasil.com.br/salto/boletins2002/lii ...

1452 1452 - Geralmente e também neste trabalho, quando se fala da invenção de imprensa, se refere a invenção das letras móveis pelo alemão Johannes Gutenberg em 1452.[21] A imprensa em si já foi inventada antes de Cristo pelos chineses, mas este tipo de imprensa tinha letras fixas, e servia só para reproduzir sempre o mesmo conteúdo. Geralmente e também neste trabalho, quando se fala da invenção de imprensa, se refere a invenção das letras móveis pelo alemão Johannes Gutenberg em 1452.
Mostrar mais
Mostrar menos
De O direito autoral do modelo fotográfico - Boletim Jurídico - Páginas da web relacionadas
www.boletimjuridico.com.br/doutrina/texto.asp ...

1454 1454 - Falei sobre como a civilização ocidental mudou de forma irreversível com a invenção da imprensa por Gutenberg em 1454. Antes disso os livros eram manuscritos ou impressos em quantidades muito pequenas. Isso permitia que a difusão de idéias fosse controlada pelos ...Falei sobre como a civilização ocidental mudou de forma irreversível com a invenção da imprensa por Gutenberg em 1454. Antes disso os livros eram manuscritos ou impressos em quantidades muito pequenas. Isso permitia que a difusão de idéias fosse controlada pelos poderosos, em particular pela igreja. Com a imprensa o controle da difusão de idéias escapou da igreja. Quem tinha acesso a máquinas de imprimir podia editar livros e panfletos com suas idéias, independentemente da ...
Mostrar mais
Mostrar menos
De Cultura Científica - Páginas da web relacionadas
ccientifica.blogspot.com/

1494 1494 - A História da Sistematização formou-se no período em que a Contabilidade assumiu formas sistemáticas de registro, no século XIII, em termos de registro histórico é importante destacar a obra Summa de Arithmetica, Geometrica, Proportioni et Proportionalita, do ...A História da Sistematização formou-se no período em que a Contabilidade assumiu formas sistemáticas de registro, no século XIII, em termos de registro histórico é importante destacar a obra Summa de Arithmetica, Geometrica, Proportioni et Proportionalita, do Frei Luca Paciolli, publicado em Veneza em 1494 (pouco depois da invenção da imprensa e um dos primeiros impressos no mundo).
Mostrar mais
Mostrar menos
De Valdeci Medeiros - Contabilidade - Páginas da web relacionadas
www.valdecicontabilidade.cnt.br/contabilistas ...

1517 1517 - Aliada ao Estado, a Igreja Católica atuava como um supra-poder. O fim da Idade Média, a invenção da imprensa eo renascimento excitaram desejos de mudanças. Católicos e luteranos experimentaram um racha, a partir de 1517, quando Lutero publicou, na porta da ...Aliada ao Estado, a Igreja Católica atuava como um supra-poder. O fim da Idade Média, a invenção da imprensa eo renascimento excitaram desejos de mudanças. Católicos e luteranos experimentaram um racha, a partir de 1517, quando Lutero publicou, na porta da igreja de Wüttemberg, suas "95 teses", contrárias, entre outros assuntos, à venda das indulgências (obras sem fé). Nesses cinco séculos, houve como que uma "guerra santa" entre os dois grandes blocos cristãos que ...
Mostrar mais
Mostrar menos
De Afinal, a fé ou as obras? - Páginas da web relacionadas
www.adital.com.br/site/noticia.asp?lang=PT&cod ...

1840 1840 - Um século mais tarde, Felix Mendelssohn (1809-1847) compôs uma cantata em 1840 para comemorar a invenção da Imprensa por Johann Gutenberg. O músico inglês William H. Cummings adaptou a música de Mendelssohn à letra "Hark the herald angels sing" escrita por Wesley.
De … Carols: Canções tradicionais de Natal em Inglês | We wish you a merry … - Páginas da web relacionadas
www.meloteca.com/cancoes-em-ingles.htm

1925 1925 - Mas não há unanimidade sobre isto. O inglês TF Carter, no livro The Invention of Printing in China (A Invenção da Imprensa na China), publicado em 1925, faz referências aos jogos de cartas como sendo praticados já no ano de 969 para prever o futuro por ...Teria sido inventado na China, para agradar uma das amantes do imperador Sehun- Ho, segundo velhos relatos chineses. Mas não há unanimidade sobre isto. O inglês TF Carter, no livro The Invention of Printing in China (A Invenção da Imprensa na China), publicado em 1925, faz referências aos jogos de cartas como sendo praticados já no ano de 969 para prever o futuro por adivinhos.
Mostrar mais
Mostrar menos
De Relacionamentos: Fundamento para uma liderança transformacional: 08/ … - Páginas da web relacionadas
geraldonunes.blogspot.com/2009_08_01_archive.html

Resultados por página: 10 20 50 100 TudoImagensVídeosMapasNotíciasLivrosBlogsAtualizaçõesDiscussõesMaisMenos
Opções de pesquisa
A WebPáginas em portuguêsPáginas de Brasil
Em qualquer dataMais recentesÚltimas 24 horasÚltima semanaNo último mêsÚltimo anoIntervalo personalizado...Início:
Fim:
ex.: 23/5/2004


Visualização padrãoRoda mágicaCronograma
Resultados padrãoSites com imagensVisualizações de páginasPesquisa traduzida
Redefinir ferramentas
A INVENÇÃO DA IMPRENSA

Pesquisar nos resultados Dicas de pesquisa Envie seus comentários

Página Inicial do GoogleSoluções de publicidadeSoluções empresariaisPrivacidadeSobre o Google

COPYRIGHT GOOGLE

2504 - A INVENÇÃO DA IMPRENSA

· Home · · Notícias · · História Œ da França Œ · História do Mundo Pré-História
Antiguidade
Mitologias e religiões
A idade média
Renascença
Lights
do século XIX
Século
WWI
WWII
A história recente e contemporânea
História da Europa
História das Ciências da Engenharia
Todos os nossos artigos por tema
· Enciclopédia · Biografias
Citações
Civilizações e impérios
Efemérides
Efemérides Segunda Guerra Mundial
Francês frases populares
História das Invenções
História da Arte
Great Battles
Guerras
Você sabia?
· Livros · · Educação · · Divertimento · Quadrinhos
Filmes Series
Gaming
Livre jogos e concursos
· · Telecomando Radio / Programa de TV da semana
Programa de TV do mês
Issue "Roots and Wings"
Rádio: "2000 anos de história"
· Turismo · * Forum · Busca no site


Compartilhar esta página História para Todos Loja
Editor e Publisher
Utilize o nosso RSS feeds
Mapa do Site




Boas-vindas História das Invenções A invenção da imprensa (1454)


Boletim Semanal: | | HPT em | A invenção da imprensa (1454)
Terça - feira 1 de dezembro de 2009 07:50 | p.m. Dallas |

Os caracteres em relevo já havia aparecido no século XI, na China, especialmente para as telas de impressão. Por outro lado, a imprensa de parafuso e do papel foi utilizado. Gutenberg, após mais de vinte anos dedicados a melhorar e combinar estas tecnologias acabarão por desenvolver a ferramenta que daria origem à indústria da comunicação: impressão.

As origens da imprensa
No século II dC. AD, os chineses têm desenvolvido e textos impressão generalizada art. A impressão de desenhos e imagens sobre o tecido precedeu a impressão de palavras na China, de pelo menos um século. A invenção do papel em 105 e a expansão do budismo incentivou o desenvolvimento da imprensa na China. Os materiais tradicionais da escrita no mundo ocidental, papiro e pergaminho, não é adequado para impressão. O papiro era muito frágil para ser usado como uma superfície de impressão, enquanto o pergaminho, uma superfície fina feita de peles de animal, um material muito caro. O documento, entretanto, foi relativamente resistente e barato.

Johannes Gutenberg, de Mainz, na Alemanha, é tradicionalmente considerado o inventor do oeste de impressão. A data da invenção é estimado em 1450. Os livros da primeira impressora de Mainz, em particular a conhecida como a Bíblia de Gutenberg, ultrapassa de longe em beleza e arte de todos os livros que os precederam. grande talento de Gutenberg, sem dúvida, contribuiu decisivamente para a aceitação imediata do livro impresso, como sucessor do manuscrito.

O serviço de impressão para Deus
Em 1454, Gutenberg Bíblias impressas 300 popular, uma "bomba" contra a Santa Sé protestante. A Reforma e fará circular o livro sagrado em todo o norte da Europa. E a partir de 1460, a própria imprensa católica Bíblias vez Florence "papal" e depois vem a virada do América e autores gregos.

A partir desse momento, a impressão se torna um instrumento de difusão de conhecimentos, uma revolução que está na origem da supremacia europeia durante quatro séculos.


Bibliografia
-Gutenberg ea invenção da impressão por Guy Bechtel
- Crítica e ensaio histórico sobre a invenção da impressão de Charles Louis Eusébio Paeile
Para mais
- Site oficial do Mundial Museu da Imprensa em Mainz .

Outros artigos sobre este tópico

A invenção da escrita (-5000) Para ler sobre o fórum

Discuta este artigo no nosso Fórum de História







Copyright © 2009/2010 História-para-Tous.fr - Todos os direitos reservados. Site declarado CNIL sob o número 1387308. Conteúdo protegido e depositado
Contato


Revista Online da História - Temas quentes, livros de revisão, jogos de vídeo, resenhas de filmes, quadrinhos, séries de TV
história das guerras mundiais, um fórum de discussão, um blog de notícias, programas de TV. A história da França e do mundo desde suas origens até hoje!


Idiomas: Inglês | Chinês | Espanhol | Japonês | Português | Alemão | Rússia | Coreano | Árabe | Italiano | Holandês | Polónia | Suécia | Turco | Hindi | Ucrânia





COPYRIGHT AUTOR DO TEXTO

2503 - A INVENÇÃO DA IMPRENSA

Comunicar erroFECHAR 10/08/2005 -
Johannes Gutenberg

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao UOL.


Nome:

E-mail:

Descrição do erro:



ASSINE 0800 703 3000BATE-PAPOE-MAILSACSHOPPINGÍNDICE PRINCIPALÁlbum de FotosAntivírus e FirewallAplicativosAssistência TécnicaBanda LargaBate-papo UOLBelezaBibliotecaBichosBlogosferaBuscaCarros - Tabela Fipe - Comparar CarrosCartõesCasa e ImóveisCelebridadesCelularCiência e SaúdeCinema e FilmesClube UOLComparar PreçosCopa do MundoCriançasDownloadsEconomia - Cotações - UOL InvestEducação - Dicionários - VestibularEleições 2010E-MailEmpregos - Enviar currículoEntretenimento - Guia Cultural SPEsporte - Bolão - Brasileirão - Fórmula 1 - Futebol - LibertadoresEstilo - ModaFolha.comFotoblogGay - Namoro gayHoróscopoHumorÍndiceJogos - Jogos Online - Loja de jogosJornais - InternacionaisJovemMapasMúsica - ArtistasNamoroNotícias - Cotidiano - Internacional - Jornais - Política - Últimas NotíciasRádio UOLReceitasRevistasSACServiçosSexoSites PessoaisTecnologiaTelevisão - Novelas - ProgramaçãoTempo e TrânsitoTV UOLUOL KUOL MaisViagemVídeosVoipWi-Fi
UOL BUSCA Web|Pesquisa escolar|Dicionários|Imagens Alemão/Português Francês/Português Inglês/Inglês Inglês/Português Italiano/Português Português Português/Alemão Português/Francês Português/Inglês Português/Italiano Português/Vários Idiomas BiografiasOrdem alfabética
Categorias

Inventor alemão, considerado o pai da imprensa
Johannes Gutenberg
c.1397, Mainz, Alemanha
3/2/1468, Mainz, Alemanha

Da Página 3 - Pedagogia & Comunicação
Reprodução


Johannes Gutenberg criou a empresa Fábrica de Livros

Johannes Gensfleisch, conhecido como Johannes Gutenberg, nasceu provavelmente em 1397 e é considerado o criador do processo de impressão com tipos móveis, a tipografia.

De uma família próspera, com o pai e o tio trabalhando na Casa da Moeda da cidade, Gutenberg aprendeu a arte da precisão nos trabalhos em metal. Em 1428, partiu para Estrasburgo, onde fez as primeiras tentativas de imprimir com caracteres móveis.

Em 1442 imprimiu, na sua prensa original, onze linhas em um pedaço de papel. Voltou a Mainz em 1448. Dois anos depois, conheceu Johann Fust, que lhe teria feito um empréstimo, exigindo em troca a participação nos lucros da empresa que formaram e a qual deram o nome de "Das Werk der Buchei" (Fábrica de Livros). Pouco tempo depois, Pedro Schoffer também entrou na sociedade. Teria sido ele quem descobriu tanto o modo de fundir e fabricar os caracteres, aliando o chumbo ao antimônio, como a tinta negra, composta de fumo.

No entanto, é a Gutenberg que se atribui o mérito da invenção da imprensa, não só pela idéia dos tipos móveis, como pelo aperfeiçoamento da prensa. Entre os primeiros impressos estavam várias edições do "Donato" e bulas de indulgências concedidas pelo Papa Nicolau V.

No início da década de 1450, Gutenberg iniciou a impressão da célebre Bíblia, de 42 linhas em duas colunas. Cada letra era feita à mão, e cada página era montada juntando-se as letras. Depois de prensada e seca, era feita a impressão no verso da página. Gutenberg teria imprimido trezentas folhas por dia, utilizando seis impressoras.

A Bíblia têm 641 páginas, e calcula-se que foram produzidas cerca de 300 cópias, das quais ainda existem aproximadamente 40. Nem todas as cópias são iguais, tendo algumas, no início de novos capítulos, letras pintadas à mão.

A Bíblia foi impressa em dez seções, o que significa que Gutenberg deve ter possuído tipos suficientes para imprimir 130 páginas de cada vez. Em 1455, terminada esta impressão, a sociedade desfez-se por diferenças de interesses e direitos, suscitando-se entre Fust e Gutenberg tamanha dissidência que a justiça teve que intervir.

Como conseqüência do julgamento e como compensação pela dívida, Fust ficou com a impressora, os tipos e as bíblias já completas, ou seja, todo o negócio de Gutenberg.
ÍNDICE DE BIOGRAFIASIMPRIMIR ENVIAR
COMUNICAR ERRO
Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012
Copyright UOL. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução apenas em trabalhos escolares, sem fins comerciais e desde que com o devido crédito ao UOL e aos autores.Compartilhe: Facebook Twitter Orkut Delicious Myspace Digg BookmarksReforma Ortográfica Enem por escola Ideb por Estado Volta às aulas Disciplinas
Artes Atualidades Biologia Cidadania Ciências Cultura Brasileira Espanhol Filosofia Física Geografia História do Brasil História Geral Inglês Literatura Matemática Português Química Sociologia Onde Estudar
Cursinhos Pré-vestibular Cursos de Idiomas Educação a Distância Escolas em São Paulo Faculdades Intercâmbio Pós-graduação Últimas Notícias Fotos Vídeos
Curtas-Metragens Escolha uma carreira Enquetes Grupos de Discussão Pré-escola
Ditados Histórias Jogos Lição de Casa Operações Matemáticas Ensino Fundamental
Datas Comemorativas Ditados Folclore Operações Matemáticas Ensino Médio
Dicas de Português Inglês com a BBC Vestibular Ensino Superior
Pós-graduação Ranking de Cursos UOL Bolsa Pesquisa Pais e Professores
Blog da Rosely Sayão Dicas de Educação Vídeos Educativos Planos de Aula Resenhas Banco de Redações
Temas Como Participar Biblioteca Biografias Dicionários Fórum Grupos de Discussão Mapas Testes e Simulados
Provas de Vestibular Quizzes Simulados Testes de Idiomas Enade Enem Fies ProUni Sites Relacionados
5.400 anos de história
Almanaque da Folha
Aprendiz
Arquivos da Folha
Atlas Melhoramentos
Aulete
Catraca Livre
Ciência Hoje
Clickeaprenda
Enciclopédia Ilustrada
Ensino Superior
Filosofia - Ciência e Vida
Folhinha
Guia de Pós-graduação
História Viva
JC Online
Leituras da História
Língua Portuguesa
Novos Estudos
Revista Educação
Revista Filosofia
Revista Geografia
Revista Língua Portuguesa
Revista Literatura
R2direito
Scientific American Brasil
Sociologia - Ciência e Vida
Receba notícias
Boletim
Celular
Clipping
Podcast
RSS
WIDGETS

FALE COM UOL EDUCAÇÃOShopping UOL
Fox 1.0
Pelo
melhor preço. Disciplinas
Artes
Atualidades
Biologia
Cidadania
Ciências
Cultura Brasileira
Espanhol
Filosofia
Física
Geografia
História do Brasil
História Geral
Inglês
Literatura
Matemática
Português
Química
Sociologia
Biografias
Por ordem alfabética

A
B
C
D
E
F
G
H
I
J
K
L
M
N
O
P
Q
R
S
T
U
V
W
X
Y
Z
CATEGORIASArqueólogosArquitetosArtistas plásticos brasileirosArtistas plásticos estrangeirosAstronautasAtletas brasileirosAtletas estrangeirosAtores brasileirosAtores estrangeirosAviadoresBailarinosBrasil Colônia/ImpérioChefes de Estado estrangeirosCientistasCineastasDramaturgosEconomistasEducadoresEscritores luso-brasileirosEscritores estrangeirosEstilistasFilósofosFotógrafosHistoriadoresInventoresJornalistasMédicosMonarcas estrangeirosMúsicos brasileirosMúsicos estrangeirosNavegadoresPolíticos brasileirosPolíticos estrangeirosPresidentes do BrasilPresidentes dos EUAReligiosos Sociólogos
Saiba como as coisas funcionam

Obras de referência
Sites e publicações

TÍTULOSAlmanaqueArquivos da FolhaAtlasLe Monde DiplomatiqueCronologia históricaEnciclopédiaJornaisLivrosRevistas

Aulete
Português


Houaiss
Português


Michaelis
Selecione o idioma Português / Português Português / Inglês Inglês / Português Português / Espanhol Espanhol / Português Português / Alemão Alemão / Português Português / Francês Francês / Português Português / Italiano Italiano / Português

Tradutor Babylon

Traduzir para português alemão chinês (S) chinês (T) espanhol francês hebráico holandês inglês (US) italiano japonês
Outros dicionários
Shopping UOL
Incrível: Notebook
Várias marcas a partir de
R$ 1.299!
Roteador Wireless
Internet sem fio a partir de
R$ 99.
WebCam
Diversos modelos
a partir de
R$ 34,20! UOL Links Patrocinados
BM&F Bovespa Cursos

Aproveite os Cursos da BM&F Bovespa e invista em você. Inscreva-se!

www.bmfbovespa.com.br/cursos

Curso Pilates Metacorpus

Aprenda a técnica de Joseph Pilates Cursos em todas regiões do Brasil

www.metacorpuspilates.com.br/cursos

Conheça os Livros da IGLU

educação, psicologia, sexualidade, saúde, direito, literatura e outros

www.iglueditora.com.br

Braapa: Curso de Teatro

Teatro e TV -Formação profissional de atores em 17 meses (DRT)

www.cursodeteatro.com.br

Encadernação Urupês

Encadernação e restauração. Cursos de encadernação

www.urupes.blogspot.com

Curso De Moda - Comece Já

Faça carreira em moda, cursos de qualidade, em DVD ou presenciais!

www.sigbol.com.br

Curso De Importação

Aprenda importar produtos fazendo um curso presencial ou à distância

www.gseducacionalbh.com.br

Formação De Escritores

Inicie a Sua Carreira De Escritor! Inscrições Abertas!

www.esdc.com.br

Aprenda Inglês de Verdade

Aprenda a falar inglês hoje. Seja um cidadão do mundo !

www.InglesAgora.com

Cursos Em Várias Áreas

+ de 20 Cursos Profissionalizantes. Horários Flexíveis. Jaçanã SP

www.globodatacursos.com.br

Cursos pela Internet

Estudantes, chegou a hora. Estude e garanta sua qualificação

www.telecurso2001.com.br

Formação De Auditor Líder

Auditor Líder 23 a 27/8/2010. Curso ISO 9001: 2008 dia 20/8/2010

www.knower.com.br

Anuncie aqui ASSINE 0800 703 3000BATE-PAPOE-MAILSACSHOPPINGÍNDICE PRINCIPALÁlbum de FotosAntivírus e FirewallAplicativosAssistência TécnicaBanda LargaBate-papo UOLBelezaBibliotecaBichosBlogosferaBuscaCarros - Tabela Fipe - Comparar CarrosCartõesCasa e ImóveisCelebridadesCelularCiência e SaúdeCinema e FilmesClube UOLComparar PreçosCopa do MundoCriançasDownloadsEconomia - Cotações - UOL InvestEducação - Dicionários - VestibularEleições 2010E-MailEmpregos - Enviar currículoEntretenimento - Guia Cultural SPEsporte - Bolão - Brasileirão - Fórmula 1 - Futebol - LibertadoresEstilo - ModaFolha.comFotoblogGay - Namoro gayHoróscopoHumorÍndiceJogos - Jogos Online - Loja de jogosJornais - InternacionaisJovemMapasMúsica - ArtistasNamoroNotícias - Cotidiano - Internacional - Jornais - Política - Últimas NotíciasRádio UOLReceitasRevistasSACServiçosSexoSites PessoaisTecnologiaTelevisão - Novelas - ProgramaçãoTempo e TrânsitoTV UOLUOL KUOL MaisViagemVídeosVoipWi-Fi
© 1996-2010 UOL - O melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.Hospedagem: UOL Host

COPYRIGHT UOL

2502 - A INVENÇÃO DA IMPRENSA

Rpc.com.br Gazeta do Povo
RPC TV
Jornal de Londrina
Jornal de Maringá
98 FM
Mundo Livre FM
Classificados
Guias e Roteiros
OK

Gazeta do PovoVida e Cidadania
Vida Pública
Voto Consciente
Diários Secretos
Mundo
Economia
Esportes
Caderno G
Vestibular
Opinião
Colunas
Ensino
Pós & Carreira
Viver Bem
Rural
Saúde
Gente
Fórmula 1
Gazetinha
Animal
Tecnologia
Turismo
Automóveis
Imóveis
Guia Casa
Perfil
Corridas
Bom Gourmet
Águas do Amanhã
Blogs
Cinema
Delivery
Charges
SMS
Mobile
Guias
Obituário
Clube do Assinante
Anteriores
Edição do dia
OK Caderno GSábado, 31/07/2010


Correio Braziliense: bicentenário do periódico
História
A invenção da imprensa brasileira
Imprensa Oficial de São Paulo recupera, em edição fac-similar, o Correio Braziliense, primeiro jornal brasileiro, fundado há 200 anos

Publicado em 31/12/2008 | Marcio Renato dos Santos Fale conosco RSS Imprimir Enviar por email Receba notícias pelo celular Receba boletins Aumentar letra Diminuir letra “Se a imprensa brasileira tivesse começado mais cedo, a Independência, por exemplo, teria acontecido antes.” A afirmação é do jornalista Alberto Dines e diz respeito ao primeiro jornal brasileiro, o Correio Braziliense ou Armazem Literario, editado pelo jornalista Hipólito José da Costa (1774-1823), em Londres, entre 1808 e 1822. A Imprensa Oficial de São Paulo, no bicentenário do periódico (mensal), publica uma edição fac-similar, de 31 volumes – projeto capitaneado por Dines.

O Brasil, um dos últimos países a implantar a imprensa, só começou a se discutir, de fato, em 1808. “E à distância, de Londres, pelas páginas do Correio Braziliense”, pontua Dines. O jornalista não economiza adjetivos para qualificar o faz-tudo do seminal impresso brasileiro: “Hipólito é o protótipo do intelectual das Luzes: humanista, liberal e cosmopolita. O periódico que ele produziu a partir da Inglaterra é produto do Iluminismo europeu e daqueles que pretendiam estendê-lo às Américas.” Para Dines, se o jornal tivesse surgido antes, não apenas o cordão umbilical que unia Portugal e Brasil teria se rompido mais cedo, como o nosso país poderia ter acompanhado o Iluminismo enquanto o processo histórico acontecia no velho mundo.

Saiba mais
Veja alguns dos passos mais relevantes da trajetória de Hipólito José da CostaAtual

A frase inaugural do primeiro jornal brasileiro, na avaliação de Dines, é não apenas atualíssima, como pode servir de profissão de fé para todo e qualquer jornalista: “O primeiro dever do homem em sociedade é ser útil aos membros dela; e cada um deve, segundo às suas forças físicas, ou morais, administrar, em benefício da mesma, os conhecimentos, ou talentos, que a natureza, a arte, ou a educação lhe prestou.” Além disso, o organizador da reedição confessa ter se espantado com nuances do jornal que, além de revelar nomeações e decretos, comércio e arte, irradia um (até então) insuspeitável toque de eternidade: “Nada sugere a descartabilidade ou a fragmentação. Tudo induz à perenidade. Seja no tocante ao teor, seja nos recursos voltados para a consulta e a referência.”

Dines, um entusiasta e pesquisador do jornalismo (há 15 anos à frente do programa de tevê Observatório da Imprensa, também colunista da Gazeta do Povo, aos sábados), é todo elogios para a performance de Costa. Define-o como “agente civilizador”. Durante a temporada londrina, o pioneiro dialogava com nomes como Simon Bolívar e José de San Martín, além de acompanhar, in loco, o chamado jornalismo de autor, praticado por gigantes como Jonathan Swift (no Examiner) e Daniel Defoe (em Mercurius Politicus). “Hipólito não inventa um gênero, apenas utiliza modelos que circulavam na Europa”, explica Dines.

Labuta

Este projeto de recuperação da memória da gênese do jornalismo brasileiro teve início no ano 2000. O bibliófilo José Mindlin cedeu as suas duas coleções do Correio Braziliense para a equipe da Imprensa Oficial paulista. Sob a batuta de Dines, com o auxílio da pesquisadora Isabel Lustosa, todas as páginas foram fotografadas e, posteriormente, digitalizadas, tratadas eletronicamente, editoradas e, finalmente, o material entrou no parque gráfico do órgão público para impressão em formato de livro. Até mesmo um índice onomástico, produzido anteriormente pela Fundação Biblioteca Nacional, foi aproveitado na empreitada.

A Imprensa Oficial de São Paulo comercializa o material, mas também encaminhou coleções completas para diversas bibliotecas e órgãos de imprensa de todo o país, “com a finalidade de disponibilizar a memória”, pontua a assessoria de imprensa da entidade. Dines, por sua vez, recorda que (há 200 anos) o lançamento, em Londres, do Correio Braziliense funcionou como martelada com poder de destroçar a engrenagem entre as diversas censuras que tanto prejudicavam o desenvolvimento de Portugal e atrelavam suas colônias (o Brasil, em especial) ao atraso. “Ler, ou reler, esse conteúdo, é, além de uma viagem ao passado, uma espécie de Independência”, sugere Dines.

Serviço

Correio Braziliense ou Armazem Literario, de Hipólito José da Costa. 31 volumes. R$ 600 (a coleção completa) ou R$ 20 cada exemplar. Imprensa Oficial do Estado de São Paulo. Mais informações (11) 2799-9784 ou livros@imprensaoficial.com.br.

Fale conosco RSS Imprimir Enviar por email Receba notícias pelo celular Receba boletins Aumentar letra Diminuir letra Compartilhe esta matéria o que é isso? Twitter Google Bookmarks Facebook Yahoo! Buzz Del.icio.us Reddit Digg FecharOs sites relacionados são serviços da internet que permitem aos usuários compartilhar e recomendar aos internautas os artigos da Gazeta do Povo. Todos são gratuitos, e alguns deles exigem cadastro.

Blogs rss mais blogs Arquibancada Virtual
O retorno do "Coach of Soccer"
ATUALIZADOhá 10h
Gazetinha
Nova série na MTV + Victor & Leo canta Já Sei Namorar com Claúdia Leitte + O Garoto de Liverpool
ATUALIZADOhá 14h

Últimas Notícias rss mais notícias Assunto: Escolha Anjo Negro Atlético-PR Biologia Ciências Biológicas Ciências Humanas Cinema Comportamento Comunicação Curitiba Dom Casmurro Educação e Ensino Enem Engenharias Entretenimento Espanhol Esportes Felicidade Clandestina Física Futebol Geografia Gestão História Inglês Inocência Leão-de-chácara Língua Portuguesa Matemática Muitas Vozes Música O Pagador de Promessas Paraná Pós-Graduação ProUni Química Tecnologia VestibularOK 00:02SaúdeSeap prepara contratação de novo h...
22:59Série BMarcos Aurélio marca e Coritiba ...
22:16criseChávez mobiliza militares em meio ...
22:12ciênciaLiberado teste de célula-tronco ...
21:42VisitaLula e Dilma participam de encont...
21:21MeteorologiaPrevisão de temporais no Ri...
21:13comércio exteriorComércio no Mercosul d...
21:04Eleições 2010Dilma aparece 5 pontos a f...
20:57IbopeCabral registra 58% das intenções ...
20:54pesquisaIbope mostra Dilma com 39% e Se...
20:53diplomaciaNo Paraguai, Lula diz que rel...
20:51Foz do IguaçuMorador de rua é acusado d...
20:49militarCanadá intercepta dois aviões ru...
20:42CascavelTrês são presos acusados de rou...


Mais lidas do dia 1Operação Maresia IICinco policiais são...
2Serviço públicoPolicial saca arma para...
3FraudeDiária de viagem da Secretaria d...
4lançamentoFiat Idea passa por plástica...
5Eleições 2010Lula tenta impulsionar Di...
6CuritibaMais 9 radares começam a func...
7Animais peçonhentosAcidentes crescem 3...
830/07/2010Lista de falecimentos
9FutebolCarlinhos Neves assume a prepar...
10previsãoFrente fria traz chuva e frio ...


Guias e Roteiros mais roteiros Cinema
Filmes em cartaz, horários e locais das sessões
Restaurantes
Mais de 600 lugares para comer e se deliciar
Delivery
Mais de 100 lugares para você escolher
Bares
300 estabelecimentos para curtir
Teatros
Confira o roteiro dos melhores espetáculos
Shows
Não fique parado, saiba aqui tudo que rola

Siga a Gazeta do Povo no TwitterSeja fã da Gazeta do Povo no FacebookGazeta do Povo MobileShopping RPC
Os melhores preços estão aqui, clique e compare!
Pesquise produtos:
OK Powered by: Buscapé
InsinuanteDVD Player LG DV4S2H-N 12 x R$41,58Saraiva.com.brMonitor LG W2452 24 Poleg... 12 x R$104,08Extra.com.brRefrigerador Bosch Duplex... à vista R$1.735,33SacksPerfume Polo Black Ralph ... 12 x R$29,99okcompras.com.brCâmera Sony Cyber-shot DS... à vista R$969,90
Gazeta do PovoBuscaokMobile | Gazeta em seu iPhone SMS | Notícias no seu celular RSS | O que é RSS? Boletins | Notícias por e-mail Widgets | RPC no seu site Twitter | Notícias em seu Twitter Facebook | Seja fã da Gazeta SEÇÕES Vida e Cidadania Vida Pública Voto Consciente Mundo Economia Esportes Copa 2010 Caderno G Educação Últimas Notícias Edição do Dia Opinião Charges Colunistas Cinema Viver Bem Caminhos do Campo Saúde Gente Gazetinha Animal Tecnologia Turismo Automóveis Imóveis Bom Gourmet Expediente Edições Anteriores Corridas de Rua Perfil BLOGS A Noite Toda Arquibancada Virtual Blog Animal Buzz Blog do Caderno G Caixa Zero Central de Cinema Certas Palavras Conexão Brasília Conversa Temperada Expedição Caminhos do Campo Gazetinha Blog do Guia Hotel Terra Los 3 Inimigos Na Mira do Leitor Populares Relacionamentos Sintonia Musical Sobre Nada Sobretudo Tubo de Ensaio Blog do Viver Bem Blog Turismo Vox Pop ENTRETENIMENTO Guia Gazeta do Povo Cinema Restaurantes Bares Cafés Exposições Passeios Teatros Shows Guia Cultural Compras Quem é você? Delivery SERVIÇOS Classificados Fale Conosco Horóscopo Tempo Assinaturas Clube do Assinante Anuncie no Jornal Agência de Notícias Site Auditado IVCExpediente | Fale conosco | Anuncie Aqui | Institucional | Instituto RPC | Política de Privacidade | Trabalhe Conosco

COPYRIGHT RPC

2501 - A INVENÇÃO DA IMPRENSA

Yahoo! Flickr Yahoo! Mail Mais Todos os Serviços Grupos
Notícias
Esportes
Todos os ServiçosOpções de contaNovo Usuário? Cadastre-se Entrar Blog Ajuda Yahoo Busca Buscar na Web
Página inicial Ver Categorias Animais de Estimação

Artes e Humanidades

Beleza e Estilo

Carros e Transportes

Casa e Jardim

Ciências Sociais

Ciências e Matemática
Comidas e Bebidas

Computadores e Internet

Ecologia e Meio Ambiente

Educação e Referência

Eletrônicos

Entretenimento e Música

Esportes
Família e Relacionamentos

Governo e Política

Gravidez e Maternidade

Jogos e Recreação

Negócios Regionais

Negócios e Finanças
Notícias e Eventos

Produtos do Yahoo!

Restaurantes

Saúde e Beleza

Sociedade e Cultura

Viagens
Minhas Atividades Desculpe, você precisa estar logado para ver isso.

Não é um membro? Acesse aqui.
Sobre o Respostas Como o Yahoo! Respostas funciona?

Pontos e Níveis

Regras da Comunidade

Painel dos líderes

Blog

Módulos do Yahoo! Respostas

PergunteO quê você quer perguntar? Continuar
RespondaDescubraO que você está procurando? Buscar no Yahoo! Respostas Busca avançada
Página inicial > Todas as categorias > Educação e Referência > Nível Fundamental e Médio > Perguntas respondidas Somente Servo Membro desde:
23 de Outubro de 2007
Total de pontos:
568 (Nível 2)
Adicionar amigo(a)

Bloquear

Perguntas respondidasMostre-me outra »
De que modo a inversão da imprensa influi no surgimento e difusão do Humanismo?
3 anos atrás
Denuncie
by Ariel Membro desde:
18 de Junho de 2007
Total de pontos:
3813 (Nível 4)
Adicionar amigo(a)

Bloquear

Melhor resposta - Escolhida pelo autor da pergunta
Oi.
A invenção da imprensa influiu no surgimento e na difusão do Humanismo porque facilitou extraordinariamente a leitura dos textos gregos e romanos antigos. Esses textos só existiam nas bibliotecas dos conventos, copiados à mão. As pessoas não tinham acesso à cultura dos gregos e romanos, fundamentalmente para o ser humano. Com a imprensa, esses textos foram obviamente,"impressos", tornando-os acessíveis a todas as pessoas que soubessem ler. Assim, alastrou-se uma cultura antropocêntrica, que colocava o homem como o centro do universo, não a divindade. Ou seja, a imprensa provocou o aparecimento e a expansão do Humanismo.
3 anos atrás
Denuncie
Avaliação do autor da pergunta: Comentário do autor da pergunta: Obrigado orarei por você estopu te add na lista de amigos Não é a resposta certa? Tente o Yahoo! Buscas
Busca do Yahoo! para Buscar
Atualmente não há comentários para esta pergunta.

* Você precisa estar logado no Respostas para adicionar comentários. Entre ou Crie uma nova conta.

Outras Respostas (0)
Sem outras respostas.

MostrarPerguntas abertas em Nível Fundamental e Médio
Preciso de informações sobre "embriologia" ajudem-me por favor?
Pergunta de matemática?
Me ajudem ai gente no trabalho de: Circuito Elétrico?
Como eu faço para ter animo para estudar ?!!?
Perguntas resolvidas em Nível Fundamental e Médio
QUAL ESTA CORRETO - SEOCUPONHEMOS - SEUCUPONHAMOS - SUPUNHETEMOS -SUCUMETEMOS?
Conclusão de trabalho?
Que diferença da escola particular para o pública?
Suspensão Escolar Coletiva em semana de prova, pode?
PUBLICIDADE


Perguntas Relacionadas
História: O que foi o Humanismo e Renascimento? Qual a diferença entre Renascimento e Humanismo? o que vc entende de humanismo? Qual a diferença entre o Humanismo e o Renascimento na… de que modo a invenção da imprensa influi no surgimento e…
Categorias
Todas as categorias
Educação e Referência
Ajuda para Lição de Casa Caça-palavras Citações Conhecimentos Gerais Educação Doméstica Educação Especial Ensino e Instrução Estudos no Exterior Financiamento Estudantil Nível Fundamental e Médio Nível Superior Outras - Educação Pré-Escola Testes e Padrões
Yahoo! Respostas em outros países:
Alemanha Argentina Austrália Brasil Canadá China Cingapura Coréia do Sul Espanha Estados Unidos Filipinas França Hong Kong Indonésia Itália Japão Malásia México Nova Zelândia Quebec Reino Unido Tailândia Taiwan Vietnã em Espanhol Índia O Yahoo! não avalia ou garante a precisão de qualquer conteúdo no Yahoo! Respostas. Clique aqui para ler o Termo de Responsabilidade.

Copyright © 2010 Yahoo!. Todos os direitos reservados.

Direitos Autorais - Política de Privacidade - Termos do serviço - Regras da Comunidade
COPYRIGHT YAHOO

2500 - A INVENÇÃO DA IMPRENSA

Yahoo! Flickr Yahoo! Mail Mais Todos os Serviços Grupos
Notícias
Esportes
Todos os ServiçosOpções de contaNovo Usuário? Cadastre-se Entrar Blog Ajuda Yahoo Busca Buscar na Web
Página inicial Ver Categorias Animais de Estimação

Artes e Humanidades

Beleza e Estilo

Carros e Transportes

Casa e Jardim

Ciências Sociais

Ciências e Matemática
Comidas e Bebidas

Computadores e Internet

Ecologia e Meio Ambiente

Educação e Referência

Eletrônicos

Entretenimento e Música

Esportes
Família e Relacionamentos

Governo e Política

Gravidez e Maternidade

Jogos e Recreação

Negócios Regionais

Negócios e Finanças
Notícias e Eventos

Produtos do Yahoo!

Restaurantes

Saúde e Beleza

Sociedade e Cultura

Viagens
Minhas Atividades Desculpe, você precisa estar logado para ver isso.

Não é um membro? Acesse aqui.
Sobre o Respostas Como o Yahoo! Respostas funciona?

Pontos e Níveis

Regras da Comunidade

Painel dos líderes

Blog

Módulos do Yahoo! Respostas

PergunteO quê você quer perguntar? Continuar
RespondaDescubraO que você está procurando? Buscar no Yahoo! Respostas Busca avançada
Página inicial > Todas as categorias > Educação e Referência > Nível Fundamental e Médio > Perguntas respondidas Somente Servo Membro desde:
23 de Outubro de 2007
Total de pontos:
568 (Nível 2)
Adicionar amigo(a)

Bloquear

Perguntas respondidasMostre-me outra »
De que modo a inversão da imprensa influi no surgimento e difusão do Humanismo?
3 anos atrás
Denuncie
by Ariel Membro desde:
18 de Junho de 2007
Total de pontos:
3813 (Nível 4)
Adicionar amigo(a)

Bloquear

Melhor resposta - Escolhida pelo autor da pergunta
Oi.
A invenção da imprensa influiu no surgimento e na difusão do Humanismo porque facilitou extraordinariamente a leitura dos textos gregos e romanos antigos. Esses textos só existiam nas bibliotecas dos conventos, copiados à mão. As pessoas não tinham acesso à cultura dos gregos e romanos, fundamentalmente para o ser humano. Com a imprensa, esses textos foram obviamente,"impressos", tornando-os acessíveis a todas as pessoas que soubessem ler. Assim, alastrou-se uma cultura antropocêntrica, que colocava o homem como o centro do universo, não a divindade. Ou seja, a imprensa provocou o aparecimento e a expansão do Humanismo.
3 anos atrás
Denuncie
Avaliação do autor da pergunta: Comentário do autor da pergunta: Obrigado orarei por você estopu te add na lista de amigos Não é a resposta certa? Tente o Yahoo! Buscas
Busca do Yahoo! para Buscar
Atualmente não há comentários para esta pergunta.

* Você precisa estar logado no Respostas para adicionar comentários. Entre ou Crie uma nova conta.

Outras Respostas (0)
Sem outras respostas.

MostrarPerguntas abertas em Nível Fundamental e Médio
Preciso de informações sobre "embriologia" ajudem-me por favor?
Pergunta de matemática?
Me ajudem ai gente no trabalho de: Circuito Elétrico?
Como eu faço para ter animo para estudar ?!!?
Perguntas resolvidas em Nível Fundamental e Médio
QUAL ESTA CORRETO - SEOCUPONHEMOS - SEUCUPONHAMOS - SUPUNHETEMOS -SUCUMETEMOS?
Conclusão de trabalho?
Que diferença da escola particular para o pública?
Suspensão Escolar Coletiva em semana de prova, pode?
PUBLICIDADE


Perguntas Relacionadas
História: O que foi o Humanismo e Renascimento? Qual a diferença entre Renascimento e Humanismo? o que vc entende de humanismo? Qual a diferença entre o Humanismo e o Renascimento na… de que modo a invenção da imprensa influi no surgimento e…
Categorias
Todas as categorias
Educação e Referência
Ajuda para Lição de Casa Caça-palavras Citações Conhecimentos Gerais Educação Doméstica Educação Especial Ensino e Instrução Estudos no Exterior Financiamento Estudantil Nível Fundamental e Médio Nível Superior Outras - Educação Pré-Escola Testes e Padrões
Yahoo! Respostas em outros países:
Alemanha Argentina Austrália Brasil Canadá China Cingapura Coréia do Sul Espanha Estados Unidos Filipinas França Hong Kong Indonésia Itália Japão Malásia México Nova Zelândia Quebec Reino Unido Tailândia Taiwan Vietnã em Espanhol Índia O Yahoo! não avalia ou garante a precisão de qualquer conteúdo no Yahoo! Respostas. Clique aqui para ler o Termo de Responsabilidade.

Copyright © 2010 Yahoo!. Todos os direitos reservados.

Direitos Autorais - Política de Privacidade - Termos do serviço - Regras da Comunidade


COPYRIGHT YAHOO

2499 - A INVENÇÃO DA IMPRENSA

Yahoo! Flickr Yahoo! Mail Mais Todos os Serviços Grupos
Notícias
Esportes
Todos os ServiçosOpções de contaNovo Usuário? Cadastre-se Entrar Blog Ajuda Yahoo Busca Buscar na Web
Página inicial Ver Categorias Animais de Estimação

Artes e Humanidades

Beleza e Estilo

Carros e Transportes

Casa e Jardim

Ciências Sociais

Ciências e Matemática
Comidas e Bebidas

Computadores e Internet

Ecologia e Meio Ambiente

Educação e Referência

Eletrônicos

Entretenimento e Música

Esportes
Família e Relacionamentos

Governo e Política

Gravidez e Maternidade

Jogos e Recreação

Negócios Regionais

Negócios e Finanças
Notícias e Eventos

Produtos do Yahoo!

Restaurantes

Saúde e Beleza

Sociedade e Cultura

Viagens
Minhas Atividades Desculpe, você precisa estar logado para ver isso.

Não é um membro? Acesse aqui.
Sobre o Respostas Como o Yahoo! Respostas funciona?

Pontos e Níveis

Regras da Comunidade

Painel dos líderes

Blog

Módulos do Yahoo! Respostas

PergunteO quê você quer perguntar? Continuar
RespondaDescubraO que você está procurando? Buscar no Yahoo! Respostas Busca avançada
Página inicial > Todas as categorias > Educação e Referência > Nível Fundamental e Médio > Perguntas respondidas Lelinh@ Membro desde:
12 de Novembro de 2008
Total de pontos:
99 (Nível 1)
Adicionar amigo(a)

Bloquear

Perguntas respondidasMostre-me outra »
De que modo a invenção da imprensa influi no surgimento e difusão do humanismo?
2 anos atrás
Denuncie
by Anna Karina Membro desde:
22 de Outubro de 2008
Total de pontos:
85427 (Nível 7)
Adicionar amigo(a)

Bloquear

Melhor resposta - Escolhida por votação
Antigamente, os livros eram escritos manualmente...E só quem tinha acesso a esses livros na Idade Média eram os padres. A população não tinha acesso aos livros.
Com o advento da imprensa, as pessoas puderam ter acesso aos livros, e a partir daí surgiram escritores iluministas que resgataram as idéias greco-latinas.
Tinham, a partir daí, duas verdades: a dos padres, que insistiam na leitura da bíblia e achavam que Deus decidia sobre nossas vidas ( teocentrismo)
E os Iluministas, com idéias de que o homem decide o seu destino; (antropocentrismo.)
2 anos atrás
100% 4 Votos
Denuncie Não é a resposta certa? Tente o Yahoo! Buscas
Busca do Yahoo! para Buscar
Atualmente não há comentários para esta pergunta.

* Você precisa estar logado no Respostas para adicionar comentários. Entre ou Crie uma nova conta.

Outras Respostas (0)
Sem outras respostas.

MostrarPerguntas abertas em Nível Fundamental e Médio
Preciso de informações sobre "embriologia" ajudem-me por favor?
Pergunta de matemática?
Me ajudem ai gente no trabalho de: Circuito Elétrico?
Como eu faço para ter animo para estudar ?!!?
Perguntas resolvidas em Nível Fundamental e Médio
QUAL ESTA CORRETO - SEOCUPONHEMOS - SEUCUPONHAMOS - SUPUNHETEMOS -SUCUMETEMOS?
Conclusão de trabalho?
Que diferença da escola particular para o pública?
Suspensão Escolar Coletiva em semana de prova, pode?
PUBLICIDADE


Categorias
Todas as categorias
Educação e Referência
Ajuda para Lição de Casa Caça-palavras Citações Conhecimentos Gerais Educação Doméstica Educação Especial Ensino e Instrução Estudos no Exterior Financiamento Estudantil Nível Fundamental e Médio Nível Superior Outras - Educação Pré-Escola Testes e Padrões
Yahoo! Respostas em outros países:
Alemanha Argentina Austrália Brasil Canadá China Cingapura Coréia do Sul Espanha Estados Unidos Filipinas França Hong Kong Indonésia Itália Japão Malásia México Nova Zelândia Quebec Reino Unido Tailândia Taiwan Vietnã em Espanhol Índia O Yahoo! não avalia ou garante a precisão de qualquer conteúdo no Yahoo! Respostas. Clique aqui para ler o Termo de Responsabilidade.

Copyright © 2010 Yahoo!. Todos os direitos reservados.

Direitos Autorais - Política de Privacidade - Termos do serviço - Regras da Comunidade
COPYRIGHT YAHOO

2498 - A INVENÇÃO DA IMPRENSA

Yahoo! Flickr Yahoo! Mail Mais Todos os Serviços Grupos
Notícias
Esportes
Todos os ServiçosOpções de contaNovo Usuário? Cadastre-se Entrar Blog Ajuda Yahoo Busca Buscar na Web
Página inicial Ver Categorias Animais de Estimação

Artes e Humanidades

Beleza e Estilo

Carros e Transportes

Casa e Jardim

Ciências Sociais

Ciências e Matemática
Comidas e Bebidas

Computadores e Internet

Ecologia e Meio Ambiente

Educação e Referência

Eletrônicos

Entretenimento e Música

Esportes
Família e Relacionamentos

Governo e Política

Gravidez e Maternidade

Jogos e Recreação

Negócios Regionais

Negócios e Finanças
Notícias e Eventos

Produtos do Yahoo!

Restaurantes

Saúde e Beleza

Sociedade e Cultura

Viagens
Minhas Atividades Desculpe, você precisa estar logado para ver isso.

Não é um membro? Acesse aqui.
Sobre o Respostas Como o Yahoo! Respostas funciona?

Pontos e Níveis

Regras da Comunidade

Painel dos líderes

Blog

Módulos do Yahoo! Respostas

PergunteO quê você quer perguntar? Continuar
RespondaDescubraO que você está procurando? Buscar no Yahoo! Respostas Busca avançada
Página inicial > Todas as categorias > Ciências e Matemática > Outras - Ciências > Perguntas respondidas lucy Membro desde:
17 de Novembro de 2009
Total de pontos:
117 (Nível 1)
Adicionar amigo(a)

Bloquear

Perguntas respondidasMostre-me outra »
Porque que a invenção da imprensa alavancará a contabilidade?
4 meses atrás
Denuncie
by Wagner_c... Membro desde:
14 de Agosto de 2007
Total de pontos:
13107 (Nível 6)
Adicionar amigo(a)

Bloquear

Melhor resposta - Escolhida pelo autor da pergunta
Esta possibilitou uma maior agilidade na escrituração, que antes era toda manual. Com a mecanização da impressão foi possível: Difundir mais o conhecimento, permitindo assim, não só a contabilidade mas a todas ciências, ser mais conhecida e mais debatida permitindo que os pensadores divulgassem mais rapidamente suas teses, possíbilitou também maior agilidade e confiabilidade no registro das informações.

Wagner
Contador
4 meses atrás
Denuncie
Avaliação do autor da pergunta: Comentário do autor da pergunta: obg..
adoreii
valeu!!! Não é a resposta certa? Tente o Yahoo! Buscas
Busca do Yahoo! para Buscar
Atualmente não há comentários para esta pergunta.

* Você precisa estar logado no Respostas para adicionar comentários. Entre ou Crie uma nova conta.

Outras Respostas (0)
Sem outras respostas.

MostrarPerguntas abertas em Outras - Ciências
O que é o orçamento de estoque de produtos acabados e semi-acabados?
Oi, quer ser meu amiguinho(a)?
Gente Me Ajude Por Favor quero saber que opção posso usar para fazer uma maquete sobre sustentabilidade .?
Esse texto explora sonoridades de forma expressiva? Comente.?
Perguntas resolvidas em Outras - Ciências
O vidoe 2 girls the cup e verdade?
Me ajudem com essa pergunta?
Como convencer o diretor da escola me deixar apresentar a vida do renato russo na feira de ciências ?
Aliens são animais? Vegetais? O que são ?
PUBLICIDADE



Categorias
Todas as categorias
Ciências e Matemática
Agricultura Astronomia e Espaço Biologia Botânica Ciências Alternativas Ciências da Terra Engenharia Física Geografia Matemática Medicina Outras - Ciências Química Tempo e Meteorologia Zoologia
Yahoo! Respostas em outros países:
Alemanha Argentina Austrália Brasil Canadá China Cingapura Coréia do Sul Espanha Estados Unidos Filipinas França Hong Kong Indonésia Itália Japão Malásia México Nova Zelândia Quebec Reino Unido Tailândia Taiwan Vietnã em Espanhol Índia O Yahoo! não avalia ou garante a precisão de qualquer conteúdo no Yahoo! Respostas. Clique aqui para ler o Termo de Responsabilidade.

Copyright © 2010 Yahoo!. Todos os direitos reservados.

Direitos Autorais - Política de Privacidade - Termos do serviço - Regras da Comunidade

COPYRIGHT YAHOO

2497 - A INVENÇÃO DA IMPRENSA

Rpc.com.br Gazeta do Povo
RPC TV
Jornal de Londrina
Jornal de Maringá
98 FM
Mundo Livre FM
Classificados
Guias e Roteiros
OK


Gazeta do PovoVida e Cidadania
Vida Pública
Voto Consciente
Diários Secretos
Mundo
Economia
Esportes
Caderno G
Vestibular
Opinião
Colunas
Ensino
Pós & Carreira
Viver Bem
Rural
Saúde
Gente
Fórmula 1
Gazetinha
Animal
Tecnologia
Turismo
Automóveis
Imóveis
Guia Casa
Perfil
Corridas
Bom Gourmet
Águas do Amanhã
Blogs
Cinema
Delivery
Charges
SMS
Mobile
Guias
Obituário
Clube do Assinante
Anteriores
Edição do dia
OK Caderno GSábado, 31/07/2010


Correio Braziliense: bicentenário do periódico
História
A invenção da imprensa brasileira
Imprensa Oficial de São Paulo recupera, em edição fac-similar, o Correio Braziliense, primeiro jornal brasileiro, fundado há 200 anos

Publicado em 31/12/2008 | Marcio Renato dos Santos Fale conosco RSS Imprimir Enviar por email Receba notícias pelo celular Receba boletins Aumentar letra Diminuir letra “Se a imprensa brasileira tivesse começado mais cedo, a Independência, por exemplo, teria acontecido antes.” A afirmação é do jornalista Alberto Dines e diz respeito ao primeiro jornal brasileiro, o Correio Braziliense ou Armazem Literario, editado pelo jornalista Hipólito José da Costa (1774-1823), em Londres, entre 1808 e 1822. A Imprensa Oficial de São Paulo, no bicentenário do periódico (mensal), publica uma edição fac-similar, de 31 volumes – projeto capitaneado por Dines.

O Brasil, um dos últimos países a implantar a imprensa, só começou a se discutir, de fato, em 1808. “E à distância, de Londres, pelas páginas do Correio Braziliense”, pontua Dines. O jornalista não economiza adjetivos para qualificar o faz-tudo do seminal impresso brasileiro: “Hipólito é o protótipo do intelectual das Luzes: humanista, liberal e cosmopolita. O periódico que ele produziu a partir da Inglaterra é produto do Iluminismo europeu e daqueles que pretendiam estendê-lo às Américas.” Para Dines, se o jornal tivesse surgido antes, não apenas o cordão umbilical que unia Portugal e Brasil teria se rompido mais cedo, como o nosso país poderia ter acompanhado o Iluminismo enquanto o processo histórico acontecia no velho mundo.

Saiba mais
Veja alguns dos passos mais relevantes da trajetória de Hipólito José da CostaAtual

A frase inaugural do primeiro jornal brasileiro, na avaliação de Dines, é não apenas atualíssima, como pode servir de profissão de fé para todo e qualquer jornalista: “O primeiro dever do homem em sociedade é ser útil aos membros dela; e cada um deve, segundo às suas forças físicas, ou morais, administrar, em benefício da mesma, os conhecimentos, ou talentos, que a natureza, a arte, ou a educação lhe prestou.” Além disso, o organizador da reedição confessa ter se espantado com nuances do jornal que, além de revelar nomeações e decretos, comércio e arte, irradia um (até então) insuspeitável toque de eternidade: “Nada sugere a descartabilidade ou a fragmentação. Tudo induz à perenidade. Seja no tocante ao teor, seja nos recursos voltados para a consulta e a referência.”

Dines, um entusiasta e pesquisador do jornalismo (há 15 anos à frente do programa de tevê Observatório da Imprensa, também colunista da Gazeta do Povo, aos sábados), é todo elogios para a performance de Costa. Define-o como “agente civilizador”. Durante a temporada londrina, o pioneiro dialogava com nomes como Simon Bolívar e José de San Martín, além de acompanhar, in loco, o chamado jornalismo de autor, praticado por gigantes como Jonathan Swift (no Examiner) e Daniel Defoe (em Mercurius Politicus). “Hipólito não inventa um gênero, apenas utiliza modelos que circulavam na Europa”, explica Dines.

Labuta

Este projeto de recuperação da memória da gênese do jornalismo brasileiro teve início no ano 2000. O bibliófilo José Mindlin cedeu as suas duas coleções do Correio Braziliense para a equipe da Imprensa Oficial paulista. Sob a batuta de Dines, com o auxílio da pesquisadora Isabel Lustosa, todas as páginas foram fotografadas e, posteriormente, digitalizadas, tratadas eletronicamente, editoradas e, finalmente, o material entrou no parque gráfico do órgão público para impressão em formato de livro. Até mesmo um índice onomástico, produzido anteriormente pela Fundação Biblioteca Nacional, foi aproveitado na empreitada.

A Imprensa Oficial de São Paulo comercializa o material, mas também encaminhou coleções completas para diversas bibliotecas e órgãos de imprensa de todo o país, “com a finalidade de disponibilizar a memória”, pontua a assessoria de imprensa da entidade. Dines, por sua vez, recorda que (há 200 anos) o lançamento, em Londres, do Correio Braziliense funcionou como martelada com poder de destroçar a engrenagem entre as diversas censuras que tanto prejudicavam o desenvolvimento de Portugal e atrelavam suas colônias (o Brasil, em especial) ao atraso. “Ler, ou reler, esse conteúdo, é, além de uma viagem ao passado, uma espécie de Independência”, sugere Dines.

Serviço

Correio Braziliense ou Armazem Literario, de Hipólito José da Costa. 31 volumes. R$ 600 (a coleção completa) ou R$ 20 cada exemplar. Imprensa Oficial do Estado de São Paulo. Mais informações (11) 2799-9784 ou livros@imprensaoficial.com.br.


Fale conosco RSS Imprimir Enviar por email Receba notícias pelo celular Receba boletins Aumentar letra Diminuir letra Compartilhe esta matéria o que é isso? Twitter Google Bookmarks Facebook Yahoo! Buzz Del.icio.us Reddit Digg FecharOs sites relacionados são serviços da internet que permitem aos usuários compartilhar e recomendar aos internautas os artigos da Gazeta do Povo. Todos são gratuitos, e alguns deles exigem cadastro.

Blogs rss mais blogs Arquibancada Virtual
O retorno do "Coach of Soccer"
ATUALIZADOhá 10h
Gazetinha
Nova série na MTV + Victor & Leo canta Já Sei Namorar com Claúdia Leitte + O Garoto de Liverpool
ATUALIZADOhá 14h

Últimas Notícias rss mais notícias Assunto: Escolha Anjo Negro Atlético-PR Biologia Ciências Biológicas Ciências Humanas Cinema Comportamento Comunicação Curitiba Dom Casmurro Educação e Ensino Enem Engenharias Entretenimento Espanhol Esportes Felicidade Clandestina Física Futebol Geografia Gestão História Inglês Inocência Leão-de-chácara Língua Portuguesa Matemática Muitas Vozes Música O Pagador de Promessas Paraná Pós-Graduação ProUni Química Tecnologia VestibularOK 00:02SaúdeSeap prepara contratação de novo h...
22:59Série BMarcos Aurélio marca e Coritiba ...
22:16criseChávez mobiliza militares em meio ...
22:12ciênciaLiberado teste de célula-tronco ...
21:42VisitaLula e Dilma participam de encont...
21:21MeteorologiaPrevisão de temporais no Ri...
21:13comércio exteriorComércio no Mercosul d...
21:04Eleições 2010Dilma aparece 5 pontos a f...
20:57IbopeCabral registra 58% das intenções ...
20:54pesquisaIbope mostra Dilma com 39% e Se...
20:53diplomaciaNo Paraguai, Lula diz que rel...
20:51Foz do IguaçuMorador de rua é acusado d...
20:49militarCanadá intercepta dois aviões ru...
20:42CascavelTrês são presos acusados de rou...


Mais lidas do dia 1Operação Maresia IICinco policiais são...
2Serviço públicoPolicial saca arma para...
3FraudeDiária de viagem da Secretaria d...
4lançamentoFiat Idea passa por plástica...
5Eleições 2010Lula tenta impulsionar Di...
6CuritibaMais 9 radares começam a func...
7Animais peçonhentosAcidentes crescem 3...
830/07/2010Lista de falecimentos
9FutebolCarlinhos Neves assume a prepar...
10previsãoFrente fria traz chuva e frio ...


Guias e Roteiros mais roteiros Cinema
Filmes em cartaz, horários e locais das sessões
Restaurantes
Mais de 600 lugares para comer e se deliciar
Delivery
Mais de 100 lugares para você escolher
Bares
300 estabelecimentos para curtir
Teatros
Confira o roteiro dos melhores espetáculos
Shows
Não fique parado, saiba aqui tudo que rola

Siga a Gazeta do Povo no TwitterSeja fã da Gazeta do Povo no FacebookGazeta do Povo MobileShopping RPC
Os melhores preços estão aqui, clique e compare!
Pesquise produtos:
OK Powered by: Buscapé
InsinuanteDVD Player LG DV4S2H-N 12 x R$41,58Saraiva.com.brMonitor LG W2452 24 Poleg... 12 x R$104,08Extra.com.brRefrigerador Bosch Duplex... à vista R$1.735,33SacksPerfume Polo Black Ralph ... 12 x R$29,99okcompras.com.brCâmera Sony Cyber-shot DS... à vista R$969,90
FECHAR

Gazeta do PovoBuscaokMobile | Gazeta em seu iPhone SMS | Notícias no seu celular RSS | O que é RSS? Boletins | Notícias por e-mail Widgets | RPC no seu site Twitter | Notícias em seu Twitter Facebook | Seja fã da Gazeta SEÇÕES Vida e Cidadania Vida Pública Voto Consciente Mundo Economia Esportes Copa 2010 Caderno G Educação Últimas Notícias Edição do Dia Opinião Charges Colunistas Cinema Viver Bem Caminhos do Campo Saúde Gente Gazetinha Animal Tecnologia Turismo Automóveis Imóveis Bom Gourmet Expediente Edições Anteriores Corridas de Rua Perfil BLOGS A Noite Toda Arquibancada Virtual Blog Animal Buzz Blog do Caderno G Caixa Zero Central de Cinema Certas Palavras Conexão Brasília Conversa Temperada Expedição Caminhos do Campo Gazetinha Blog do Guia Hotel Terra Los 3 Inimigos Na Mira do Leitor Populares Relacionamentos Sintonia Musical Sobre Nada Sobretudo Tubo de Ensaio Blog do Viver Bem Blog Turismo Vox Pop ENTRETENIMENTO Guia Gazeta do Povo Cinema Restaurantes Bares Cafés Exposições Passeios Teatros Shows Guia Cultural Compras Quem é você? Delivery SERVIÇOS Classificados Fale Conosco Horóscopo Tempo Assinaturas Clube do Assinante Anuncie no Jornal Agência de Notícias Site Auditado IVCExpediente | Fale conosco | Anuncie Aqui | Institucional | Instituto RPC | Política de Privacidade | Trabalhe Conosco

COPYRIGHT AUTOR DO TEXTO

2496 - A INVENÇÃO DA IMPRENSA

Yahoo! Flickr Yahoo! Mail Mais Todos os Serviços Grupos
Notícias
Esportes
Todos os ServiçosOpções de contaNovo Usuário? Cadastre-se Entrar Blog Ajuda Yahoo Busca Buscar na Web
Página inicial Ver Categorias Animais de Estimação

Artes e Humanidades

Beleza e Estilo

Carros e Transportes

Casa e Jardim

Ciências Sociais

Ciências e Matemática
Comidas e Bebidas

Computadores e Internet

Ecologia e Meio Ambiente

Educação e Referência

Eletrônicos

Entretenimento e Música

Esportes
Família e Relacionamentos

Governo e Política

Gravidez e Maternidade

Jogos e Recreação

Negócios Regionais

Negócios e Finanças
Notícias e Eventos

Produtos do Yahoo!

Restaurantes

Saúde e Beleza

Sociedade e Cultura

Viagens
Minhas Atividades Desculpe, você precisa estar logado para ver isso.

Não é um membro? Acesse aqui.
Sobre o Respostas Como o Yahoo! Respostas funciona?

Pontos e Níveis

Regras da Comunidade

Painel dos líderes

Blog

Módulos do Yahoo! Respostas

PergunteO quê você quer perguntar? Continuar
RespondaDescubraO que você está procurando? Buscar no Yahoo! Respostas Busca avançada
Página inicial > Todas as categorias > Educação e Referência > Nível Fundamental e Médio > Perguntas respondidas argon60 Membro desde:
07 de Novembro de 2006
Total de pontos:
225 (Nível 1)
Adicionar amigo(a)

Bloquear

Perguntas respondidasMostre-me outra »
Quem é o inventor da imprensa.?
interesso para trabalho escolar, em nível médio
4 anos atrás
Denuncie
by Mr.Morfe... Membro desde:
28 de Junho de 2006
Total de pontos:
3855 (Nível 4)
Adicionar amigo(a)

Bloquear

Melhor resposta - Escolhida por votação
Designação coletiva dos veículos de comunicação que exercem o Jornalismo e outras funções de comunicação informativa — em contraste com a comunicação puramente propagandística ou de entretenimento.

O termo imprensa deriva da prensa móvel, processo gráfico criado por Johannes Guttenberg no século XV e que, a partir do século XVIII, foi usado para imprimir jornais, então os únicos veículos jornalísticos existentes. De meados do século XX em diante, os jornais passaram a ser também radiodifundidos e teledifundidos (radiojornal e telejornal) e, com o advento da World Wide Web, vieram também os jornais online, ou ciberjornais, ou webjornais. O termo "imprensa", contudo, foi mantido.

História da Imprensa Periódica
Já foi dito que, se o termo "Jornalismo" é relativamente moderno, a sua história é muito antiga e se confunde, inevitavelmente, com a da imprensa, desde quando Johannes Guttenberg aperfeiçoou a técnica de reprodução de textos por meio do uso dos tipos móveis.

Primórdios
Desde milênios antes, publicações tinham sido criadas e distribuídas regularmente pelos governos. As primeiras reproduções da escrita foram, sem dúvida, obtidas sob um suporte de cera ou de argila com os selos cilíndricos e cunhas, encontrados nas mais antigas cidades da Suméria e da Mesopotâmia do século XXVIII a. C.

O primeiro jornal regular de que se tem notícia foi a Acta Diurna, que o imperador Augusto mandava colocar no Fórum Romano no século I de nossa era. A publicação, gravada em tábuas de pedra, havia sido fundada em 59 a.C. por ordem de Júlio César, trazendo a listagem de eventos ordenados pelo Ditador (conceito romano do termo). Na Roma Antiga e no Império Romano, a Acta Diurna era afixada nos espaços públicos, e trazia fatos diversos, notícias militares, obituários, crônicas esportivas, entre outros assuntos.

O primeiro jornal em papel, Notícias Diversas, foi publicado como um panfleto manuscrito a partir de 713 d.C., em Kaiyuan, em Pequim, na China. Kaiyuan era o nome dado ao ano em que o jornal foi publicado. Em 1041, também na China, foi inventado o tipo móvel. O alfabeto chinês, entretanto, por ser ideográfico e não fonético, utiliza um número de caracteres muito maior que o alfabeto latino europeu. No ano de 1908, os chineses comemoraram o milenário do jornal Ta King Pao (Gazeta de Pequim), apesar de a informação não ter comprovação absoluta.


Uma tipografia do século XV, Xilogravura de Jost Amman, 1568Em 1440, Gutenberg desenvolve a tecnologia da prensa móvel, utilizando os tipos móveis: caracteres avulsos gravados em blocos de madeira ou chumbo, que eram rearrumados numa tábua para formar palavras e frases do texto.

Na Baixa Idade Média, as folhas escritas com notícias comerciais e econômicas eram muito comuns nas ruidosas ruas das cidades burguesas. Em Veneza, as folhas eram vendidas pelo preço de uma gazeta, moeda local, de onde surgiu o nome de muitos jornais publicados na Idade Moderna e na Idade Contemporânea.

Esta arte propagou-se com uma rapidez impressionante pelo vale do Rio Reno e por toda a Europa. Entre 1452 e 1470, a imprensa conquistou nove cidades germânicas e várias localidades italianas, bem como Paris e Sevilha. Dez anos depois, registava-se a existência de oficinas de impressão em 108 cidades; em 1500, o seu número era de 226.

Durante o século XVI os centros mais produtivos eram as cidades universitárias e as cidades comerciais. Veneza continuou a ser a capital da imprensa, seguida de perto por Paris, Leon, Frankfurt e Antuérpia. A Europa tipográfica começava a deslocar-se de Itália para os países do Norte da Europa, onde funcionava como elemento difusor do humanismo e da Reforma oriunda das cidades italianas.

A Imprensa Pré-Industrial
A primeira publicação impressa periódica regular (semanal), o Nieuwe Tijdinghen, aparece em 1605, na Antuérpia. Os primeiros periódicos em alemão são fundados em 1609: o Relation aller fürnemmen und gedenckwürdigen Historien (Relação de todas as notícias notáveis e rejubilantes), em Estrasburgo, e o Avisa Relation oder Zeitung. Em 1615, surge o Frankfurter Journal, primeiro periódico jornalístico, também semanal e em alemão.

Em 1621, surgiu em Londres o primeiro jornal particular de língua inglesa, The Corante. No ano seguinte, um pacto entre 12 oficinas de impressão inglesas, holandesas e alemãs determinou intercâmbio sistemático de notícias entre elas. No mesmo ano, Nathaniel Butler fundou também em Londres o primeiro hebdomadário: o Weekly News, que, a partir de 1638, seria o primeiro jornal a publicar noticiário internacional. Foi seguido na França por La Gazette, de Théophraste Renaudot cujo primeiro número foi publicado em 30 de maio de 1631, e na Holanda pelo Courante uyt Italien ende Duytschlandt, em 1632.

O primeiro jornal em português foi fundado em 1641, em Portugal: era A Gazeta, de Lisboa.

O jornal mais antigo do mundo ainda em circulação foi o sueco Post-och Inrikes Tidningar, que teve início em 1645. Até então, estas publicações tinham periodicidade semanal, quinzenal, mensal ou irregular. Foi só a partir de 1650 que surgiu o primeiro jornal impresso diário do mundo, o Einkommende Zeitungen (Notícias Recebidas) fundado na cidade alemã de Leipzig.

A primeira revista, em estilo almanaque, foi o Journal des Savants (Diário dos Sábios), fundado na França em 1665.

No Novo Mundo, o primeiro jornal apareceu nas colônias britânicas da América do Norte (futuros Estados Unidos), publicado em Boston: o Publick Occurrences, Both Forreign and Domestick, que no entanto só teve uma edição. De 1702 a 1735 circulou o primeiro jornal diário em inglês, o Daily Courant, de Samuel Buckley, também nas colônias britânicas. Em 1729, nasceu o Pennsylvania Gazette, de Benjamin Franklin, primeiro jornal a se manter com renda publicitária. No mesmo ano eram fundados a Gaceta de Guatemala e Las Primicias de la Cultura de Quito, primeiros jornais latino-americanos. O primeiro jornal diário da América foi a Gaceta de Lima, circulando diariamente a partir de 1743.

Em 1728, é criado o St. Peterburgo Vedomosti, o jornal mais antigo da Rússia, ainda em circulação.

A Imprensa Capitalista e a Industrialização
Nos séculos XVIII e XIX, os líderes políticos tomaram consciência do grande poder que os jornais poderiam ter para influenciar a população e proliferaram os jornais de facções e partidos políticos. O The Times, de Londres, começa a circular em 1785, com o nome de The Daily Universal Register. Seria rebatizado para The Times três anos depois.

No século XIX, os empresários descobriram o potencial comercial do jornalismo como negócio lucrativo e surgiram as primeiras publicações parecidas com os diários atuais. Nos Estados Unidos, Joseph Pulitzer e William Randolph Hearst criaram grandes jornais destinados à venda em massa. Em 1833, foi fundado o New York Sun, primeiro jornal “popular”, vendido a um centavo de dólar. Já The Guardian, um dos jornais mais vendidos do Reino Unido até hoje, surge em 1821.

O Brasil demora a conhecer a imprensa, por causa da censura e da proibição de tipografias na colônia, impostas pela Coroa Portuguesa. Somente em 1808 é que surgem, quase simultaneamente, os dois primeiros jornais brasileiros: o Correio Braziliense, editado e impresso em Londres pelo exilado Hipólito da Costa; e a Gazeta do Rio de Janeiro, publicação oficial editada pela Imprensa Régia instalada no Rio de Janeiro com a transferência da Corte portuguesa.

Acompanhando a industrialização ocidental, o Japão ganha seu primeiro jornal em 1871, com o Yokohama Mainichi Shimbun (Notícias Diárias de Yokohama). Atualmente, o Japão é o país com maior índice de circulação per-capita no mundo.

Surgiram, ainda no século XIX, empresas dedicadas à coleta de informações sobre a atualidade que eram vendidas aos jornais. Estas empresas foram conhecidas como agências de notícias ou agências de imprensa. A primeira delas foi fundada em 22 de outobro de 1835 pelo francês Charles-Louis Havas: a Agence des Feuilles Politiques, Correspondance Générale, que viria a se tornar a atual Agence France-Presse.

Em 1848, jornais de Nova York se juntam para formar a agência Associated Press, durante a guerra dos EUA contra o México. O principal motivo da associação, na época, era contenção de custos entre os periódicos.

Em 1851, o alemão Julius Reuter funda a agência Reuters. No mesmo ano, é fundado The New York Times, o principal jornal de Nova York e até hoje um dos mais importantes nos EUA e no mundo.

A United Press International é criada em 1892. A agência alemã Transocean é fundada em 1915 para cobrir a I Guerra Mundial na Europa, com a visão da Tríplice Aliança. Em 1949, três agências alemãs se unem para formar a Deutsche Presse-Agentur (DPA).


Novas Tecnologias de Comunicação
O início da Guerra Civil Americana dos EUA, em 1861, é um marco para a imprensa, pelas inovações técnicas e novas condições de trabalho. Repórteres e fotógrafos recebem credenciais para cobrir o conflito. De lá, desenvolvem o lead para assegurar que a parte principal da notícia chegará à redação pelo telégrafo. Os jornais inventam as manchetes, títulos em letras grandes na primeira página, para destacar as novidades da guerra.

O primeiro jornal a enviar correspondentes para dois lados de uma guerra foi o The Guardian, de Manchester, na Guerra Franco-Prussiana, em 1871.

Em 1844, a invenção do telégrafo por Samuel Morse revoluciona a transmissão de informações, e permite o envio de notícias a longas distâncias. Mas o telégrafo só ganharia um aumento exponencial da sua capacidade a partir da instalação dos cabos submarinos, na segunda metade do século XIX, que unem os continentes. O primeiro despacho transatlântico por telégrafo, por exemplo, foi enviado pela AP em 1858. A comunicação por telégrafo liga o Brasil à Europa a partir de 1874; começam a chegar ao país despachos de agências internacionais.

Também aparecem novidades nas técnicas de impressão. A primeira rotativa começa a funcionar em 1847, nos EUA. No ano seguinte, o Times de Londres cria rotativa que imprime 10 mil exemplares por hora. O linótipo foi inventado em 1889, por Otto Merganthaler, revolucionando as técnicas de composição de página com o uso de tipos de chumbo fundidos para gerar linhas inteiras de texto.

A fotografia começou a ser usada na imprensa diária em 1880. A Alemanha foi o primeiro país a produzir revistas ilustradas graficamente com fotografias.

Em 1919, surge o New York Daily News, primeiro jornal em formato tablóide.

A primeira transmissão de rádio transatlântica foi feita em 1903, por Marconi. As primeiras emissoras de rádio, sugidas na década de 1920, tomaram grande parte do protagonismo dos jornais no acompanhamento passo-a-passo dos fatos da atualidade. Ao mesmo tempo, apareceram os cinejormais, filmetes de atualidades cinematográficas. O primeiro deles, o Fox Movietone News, surgiu em 1927, com o uso do som no cinema.

As primeiras transmissões de televisão foram feitas nos Estados Unidos nos anos 1930, e já nos anos 1950 a televisão competia com o rádio pela possibilidade de transmitir informação instantaneamente, com o adicional sedutor da imagem. O videotape foi inventado em 1951, mas só começou a ser usado em larga escala a partir dos anos 1970.


[editar] Jornalismo na Mídia de Alcance Global
O final do século XX assistiu a uma revolução nas tecnologias de comunicação e informação, levando à formação de uma mídia como instituição (privada) de alcance global, tanto para o jornalismo quanto para o entretenimento (cultura e diversões).

Em 1962, o jornal norte-americano Los Angeles Times utiliza fitas perfuradas para agilizar a composição em linotipos. Naquele mesmo ano, entrou no ar o Telsat I, primeiro satélite de telecomunicações específico para os mídia. Sete anos depois, realizou-se a transmissão da chegada da missão Apolo II, dos EUA, à Lua.

Desde a segunda metade do século XX, várias empresas editorais publicam jornais semanais que se assemelham a revistas, tratando de conteúdo generalista ou temático. Muitas revistas, então, deixam de existir. A revista Life deixou de ser publicada em 1972. No Brasil, desaparecem O Cruzeiro e Realidade.

Em 1973, apareceram os primeiros terminais computadorizados para edição jornalística. A fotocomposição começava a substituir a linotipia. No jornal Minneapolis Star, começou a ser testado um sistema que possibilitava a diagramação eletrônica e o envio das páginas direto para a impressão, eliminando o processo de composição manual.

Em 1980, começam as transmissões da rede CNN, que em pouco mais de 10 anos tornar-se-ia a referência em jornalismo televisivo internacional. Ela ganha notoriedade mundial com a cobertura da Guerra do Golfo em 1991.

Os canais internacionais de TV por assinatura, TV a cabo e a Internet comercial só chegaram ao Brasil em 1992. Em 11 de setembro de 2001, isso possibilita a transmissão ao vivo do maior atentado terrorista da História.
Fonte(s):
Imprensa
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
4 anos atrás
50% 2 Votos
Denuncie
Barra de Ações 0 estrelas - marque esta como Interessante! Quem marcou como interessante?
Seja o primeiro a marcar esta pergunta como interessante!
E-mail
Comentário (1)
Salvar
Marcar como favorita
Salvar no Yahoo! Favoritos

Adicionar ao Meu Yahoo!

RSS
Xchick Maravilhosa esta pesquisa. parabéns!!!
Denunciar

* Você precisa estar logado no Respostas para adicionar comentários. Entre ou Crie uma nova conta.

Outras Respostas (9) Mostrar: Todas as respostas Da mais antiga para a mais recente Da mais recente para a mais antiga Classificado da melhor para pior
by budega Membro desde:
17 de Outubro de 2006
Total de pontos:
3670 (Nível 4)
Adicionar amigo(a)

Bloquear

se é a imprensa que faz livros, foi gutemberg. se for a imprensa jornalistica, aí é mais dificil, pois em todo o tempo existiu mexeriqueiros.
4 anos atrás
0% 0 Votos
0 Avaliação: Resposta boa 0 Avaliação: resposta ruim Denuncie by H. Sue ♥ G. Gê Membro desde:
02 de Julho de 2006
Total de pontos:
486827 (Nível 7)
Adicionar amigo(a)

Bloquear

Johannes Gutemberg em 1492 na Alemanha criou a primeira gráfica com caracteres, o primeiro livro impresso foi uma bíblia em alemão.
4 anos atrás
25% 1 Voto
1 Avaliação: Resposta boa 0 Avaliação: resposta ruim Denuncie by FRISSON Membro desde:
28 de Setembro de 2006
Total de pontos:
14025 (Nível 6)
Adicionar amigo(a)

Bloquear

sei não...sinto mt
bjão
4 anos atrás
0% 0 Votos
0 Avaliação: Resposta boa 0 Avaliação: resposta ruim Denuncie by rami Membro desde:
02 de Julho de 2006
Total de pontos:
50604 (Nível 7)
Adicionar amigo(a)

Bloquear

GUTENBERG, Johann Gensfleish (1397 ?-1468) - Nascido na cidade de Móguncia (Alemanha), no seio de uma família bastante próspera, é a ele que se deve a criação do processo de impressão com caracteres móveis - "a tipografia". Tanto o seu pai como o tio eram funcionários da Casa da Moeda do arcebispo de Móguncia, sendo provavelmente ali que Joahann aprendeu a arte da precisão em trabalhos de metal. Em 1428, Gutenberg parte para Estrasburgo onde procedeu às primeiras tentativas de imprimir com caracteres móveis e onde deu a conhecer a sua ideia. Nesta cidade terá, provavelmente, em 1442, impresso o primeiro exemplar na sua prensa original - um pedaço de papel, com onze linhas
4 anos atrás
0% 0 Votos
0 Avaliação: Resposta boa 0 Avaliação: resposta ruim Denuncie by Val Membro desde:
28 de Agosto de 2006
Total de pontos:
3694 (Nível 4)
Adicionar amigo(a)

Bloquear

A invenção de João Gutenberg, de imprimir usando tipos móveis, teve conseqüências momentosas na cultura ocidental. Agora, exemplares de livros poderiam ser reproduzidos mais rapidamente, a preço mais acessível e com grau de precisão bem maior do que antes era possível. A ciência e a cultura, jamais poderiam ter alcançado o extraordinário desenvolvimento de nossos dias, sem a contribuição de Gutenberg, que com seu invento possibilitou que não apenas as classes ricas tivessem o privilégio do estudo, mas mesmo a classe média e até os pobres.
Fonte(s):
http://www.profecias.com.br/historia/imp…
4 anos atrás
0% 0 Votos
0 Avaliação: Resposta boa 0 Avaliação: resposta ruim Denuncie by Verbena Membro desde:
25 de Julho de 2006
Total de pontos:
22744 (Nível 6)
Adicionar amigo(a)

Bloquear

Se é pra trabalho escolar, você deve estar falando da imprensa como impressão de livros. Neste caso, foi Johannes Gutenberg, um alemão, que inventou os tipos móveis, em torno do ano de 1450. Ou seja, com os tipos móveis, basta você "grudar" os tipos (placas contendo as letras) na matriz, formando as palavras, numa placa que será recoberta de tinta e, em seguida, será colocada sobre o papel, imprimindo o texto desejado.
Fonte(s):
http://en.wikipedia.org/wiki/Johannes_Gu…
http://en.wikipedia.org/wiki/Movable_typ…
4 anos atrás
25% 1 Voto
0 Avaliação: Resposta boa 0 Avaliação: resposta ruim Denuncie by regina o Membro desde:
20 de Julho de 2006
Total de pontos:
25979 (Nível 7)
Adicionar amigo(a)

Bloquear

http://www.imultimedia.pt/museuvirtpress…

Divirta-se e bom trabalho
4 anos atrás
0% 0 Votos
0 Avaliação: Resposta boa 0 Avaliação: resposta ruim Denuncie by Ricardão Membro desde:
31 de Julho de 2006
Total de pontos:
10903 (Nível 6)
Adicionar amigo(a)

Bloquear

Eu acho que foi o Silvio Santos, ele é que dá o troféu imprensa.
4 anos atrás
0% 0 Votos
0 Avaliação: Resposta boa 0 Avaliação: resposta ruim Denuncie by Fernando M Membro desde:
09 de Novembro de 2006
Total de pontos:
129 (Nível 1)
Adicionar amigo(a)

Bloquear

Thomas Edson
Fonte(s):
Não tenho
4 anos atrás
0% 0 Votos
0 Avaliação: Resposta boa 0 Avaliação: resposta ruim Denuncie Perguntas abertas em Nível Fundamental e Médio
Preciso de informações sobre "embriologia" ajudem-me por favor?
Pergunta de matemática?
Me ajudem ai gente no trabalho de: Circuito Elétrico?
Como eu faço para ter animo para estudar ?!!?
Perguntas resolvidas em Nível Fundamental e Médio
QUAL ESTA CORRETO - SEOCUPONHEMOS - SEUCUPONHAMOS - SUPUNHETEMOS -SUCUMETEMOS?
Conclusão de trabalho?
Que diferença da escola particular para o pública?
Suspensão Escolar Coletiva em semana de prova, pode?
PUBLICIDADE


Categorias
Todas as categorias
Educação e Referência
Ajuda para Lição de Casa Caça-palavras Citações Conhecimentos Gerais Educação Doméstica Educação Especial Ensino e Instrução Estudos no Exterior Financiamento Estudantil Nível Fundamental e Médio Nível Superior Outras - Educação Pré-Escola Testes e Padrões
Yahoo! Respostas em outros países:
Alemanha Argentina Austrália Brasil Canadá China Cingapura Coréia do Sul Espanha Estados Unidos Filipinas França Hong Kong Indonésia Itália Japão Malásia México Nova Zelândia Quebec Reino Unido Tailândia Taiwan Vietnã em Espanhol Índia O Yahoo! não avalia ou garante a precisão de qualquer conteúdo no Yahoo! Respostas. Clique aqui para ler o Termo de Responsabilidade.

Copyright © 2010 Yahoo!. Todos os direitos reservados.

Direitos Autorais - Política de Privacidade - Termos do serviço - Regras da Comunidade

COPYRIGHT YAHOO

2495 - A INVENÇÃO DA IMPRENSA

skip to main | skip to sidebar
sábado, 1 de novembro de 2008
INVENÇÃO DA IMPRENSA


Em 1455 o alemão Johannes Gutemberg imprimiu 200 Bíblias tipograficamente. Para imprimí-las Gutenberg precisou fundir cerca de 300 caracteres diferentes, que lhe permitiram alcançar uma perfeição gráfica superior aos laboriosos e elegantes manuscritos da época. Essa revolução baseada em técnicas já existentes, aumentou incrivelmente a quantidade de livros e de saber em circulação. Ao longo da história os livros tornaram-se arquivo das mais diversas ideias.
Antigamente, na China, usavam-se matrizes de pedra para "imprimir". Sucessivamente, este processo foi aperfeiçoado, por meio de matrizes de madeira. No século XI, os Chineses fabricaram caracteres móveis (tipos) de terracota, de estanho e de cobre. Mas a arte da imprensa, no Oriente, não teve ulterior difusão, enquanto não chegaram os caracteres móveis e as máquinas de imprimir.
A xilografia, que empregava como matriz uma prancheta de madeira gravada, já era florescente no século XIV, na Europa. Nos primeiros tempos, faziam-se xilografias de imagens religiosas, depois acrescentaram-se didascálias e, finalmente, se chegou à imprensa "tabelar", isto é, impressão com pranchetas de madeira, onde cada uma delas correspondia a uma página. O trabalho de produção de pranchetas era feita por hábeis artesões.
Numerosos volumes foram impressos a respeito do verdadeiro descobridor da arte tipográfica, sem que se conseguisse estabelecer de maneira positiva a paternidade da invenção. Todos, porém, são concordes em afirmar que foi realmente Gutemberg o primeiro a servir-se de moldes de letras desmontáveis. O ourives Füst emprestou-lhe 800 florins para fundar a primeira tipografia em Mogúncia. Cinco anos depois, auxiliado por Humery, Gutemberg abria outra oficina melhor aparelhada para a imprensa, conquistando, a seguir, grande fama.
Não se sabe ainda, com exatidão, como Gutemberg conseguiu obter o processo da impressão, mas é certo que este estava fundado em boas bases, tanto que, durante muito tempo, a arte tipográfica não sofreu alterações. As linhas que ele imprimiu eram perfeitamente coordenadas; além disso, precisou "fabricar" a composição e as caixas para os tipos, ao passo que, para a impressão, serviu-se do prelo em uso nas tipografias.
Nos primeiros tempos, os editores eram, ao mesmo tempo, mestres de erudição e de tipografia. Os mais célebres foram os Manuzio, Aldo, o velho, fundou em Veneza a primeira tipografia , em 1500, onde publicou uma coleção de clássicos gregos. Seu filho, Paulo, continuou-lhe a obra e, assim também o neto Aldo, chamado "o moço". O Papa Clemente VIII chamou este último para dirigir a tipografia do Vaticano.
Mais tarde, Gian Battista Bodom (1740 x 1813) distinguiu-se pela habilidade em gravar os caracteres.Em Parma, fundou e dirigiu, por ordem do duque Ferdinando de Bourbon, a imprensa Real, que atraia, pela sua perfeição, estudiosos e viajantes de seu tempo.
Deve-se ao alemão Frederico Koenig (1774 x 1883) a invenção da máquina de imprimir. Após numerosos estudos e experiências, Koenig, em 1814, ficou em condições de criar uma bela máquina, para o Times, que imprimia 1600 cópias por hora.


Nicéas Romeo Zanchett
Postado por NICÉAS ROMEO ZANCHETT às 05:55
Marcadores: Carta Mágna - Nicéas, Imprensa, Tipografia, Zanchett
0 comentários:
Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Início
Assinar: Postar comentários (Atom) FATOS QUE MUDARAM O MUNDO

Seguidores

Arquivo do blog
▼ 2008 (24)
▼ Novembro (20)
MONA LISA - Pintada em 1506
IDENTIFICAÇÃO DA SÍFILIS - 1492
FORMAÇÃO DO IMPÉRIO RUSSO - 1492
AS GRANDES NAVEGAÇÕES MARÍTIMAS -1492
INVENÇÃO DA IMPRENSA
QUEDA DE CONSTANTINOPLA
PERSPECTIVA
A PESTE BUBÔNICA - PESTE NEGRA
SURGEM OS CANHÕES
RELÓGIOS MECÂNICOS
FUNDAÇÃO DE TENOCHTITLÁN-CIDADE DO MÉXICO
" A Divina Comédia" de Dante Alighieri
AS BEBIDAS DESTILADAS
INVENÇÃO DOS ESPELHOS
APARECIMENTO DOS ÓCULOS
PÓLVORA - CHEGADA NA EUROPA
INQUISIÇÃO - 1231 d.C.
CARTA MAGNA - 1215 d.C.
GÊNGIS KHAN - 1211 d.C.
ILUMINISMO ISLÂMICO - 1.200 d.C.
► Outubro (4)
BÚSSOLA MAGNÉTICA
INVENÇÃO DA PÓLVORA NA CHINA
AS CRUZADAS - 1095
O TEMPO
Quem sou eu

Niceas Romeo Zanchett
Artista plastico. Pintor e escultor.
Visualizar meu perfil completo


COPYRIGHT AUTOR DO TEXTO

2494 - A INVENÇÃO DA IMPRENSA

Saiba mais sobre a história da escrita:

⋅ Pictografia
⋅ Escrita Cuneiforme
⋅ Hieróglifos
⋅ Escrita Alfabética
⋅ Manuscritos – Idade Média
⋅ Xilogravura
⋅ Impressão
⋅ E-books
⋅ Hipertexto
⋅ Bibliotecas virtuais
⋅ Escrita no Brasil

Impressão

As técnicas de impressão foram desenvolvidas inicialmente na China, no século VIII, entretanto só passaram a ser utilizadas na Europa, por volta do ano de 1430, quando Coster, na Holanda, iniciou a impressão de livros com a utilização de caracteres móveis de madeira, razão pela qual é considerado por muitos como o pai da imprensa.

O crédito da invenção da imprensa, no entanto, foi dado a Gutenberg, alemão, que substituiu as pranchas xilográficas por caracteres móveis de madeira, depois pelo cobre e, finalmente, pelo aço. Criou um processo que consistia em cunhar as letras em matrizes de cobre, com um punção de aço com letras gravadas em relevo, gerando uma espécie de molde de letras, que eram finalmente montadas em uma base de chumbo, tintadas e prensadas. Assim, Gutenberg produziu a primeira Bíblia, impressa em latim, com uma tiragem de cerca de 300 exemplares.





A Bíblia de Gutenberg


Oficina gráfica


Letras metálicas


As mudanças econômicas, culturais e tecnológicas ocorridas na Europa, a partir do século XV; tais como desenvolvimento da metalurgia, o fabrico do papel e, principalmente, a explosão intelectual ocorrida com a Renascença; possibilitaram o surgimento das primeiras imprensas.

A produção dessas imprensas foi inicialmente restrita a reprodução de manuscritos religiosos. Em 1476, William Caxton deu o primeiro passo na utilização da impressão como veículo para a promoção e divulgação da literatura, estabelecendo, na Inglaterra, a primeira tipografia. Caxton editou, imprimiu e distribuiu mais de 90 livros escritos em língua inglesa. Gradualmente as inovações tecnológicas foram sendo introduzidas aos métodos de impressão: fabricação mecânica de papel (1798), prensas rotativas (1803), sistemas fotográficos de gravação de matrizes (1859) e métodos mecânicos de composição de tipos móveis, monotipo(1894) e linotipo(1886).

O desenvolvimento da composição fotomecânica marca o fim da época da composição a quente, com ligas de metal fundidas e o início da composição a frio, seguida pelas tecnologias fotográfica e eletrônica.







"A invenção da imprensa é o maior acontecimento da história. É a revolução mãe... é o pensamento humano que larga uma forma e veste outra... é a completa e definitiva mudança de pele dessa serpente diabólica, que, desde Adão, representa a inteligência."

Victor Hugo, Nossa Senhora de Paris, 1831


COPYRIGHT AUTOR DO TEXTO

2493 - A INVENÇÃO DA IMPRENSA

A Invenção da imprensa


A invenção da imprensa confere ao homem o seu primeiro grande meio de comunicação
, proporcionando a preservação e a divulgação em larga escala do conhecimento humano, até então limitado a um número restrito de privilegiados .

Os Chineses foram os precursores da invenção da imprensa ao criarem as primeiras formas de reprodução. O mais antigo livro conhecido é uma xilogravura Chinesa, o Sutra Diamante, datada de 868 d.C.

No entanto foi na Europa, em meados do século xv, e sem qualquer prova de que as descobertas Chinesas tivessem tido alguma influência, que se inventou a imprensa tipográfica.

Anteriormente, ao longo dos séculos, a comunicação entre os homens limitava-se ao poder da voz humana, às primeiras formas de escrita experimentadas em suportes diversificados, como a madeira, o papiro, a seda e o pergaminho.

É sobre o pergaminho que o Ocidente vai começar a ler, enquanto na China o papel irá substituir a seda e a casca de bambu.

Na Idade Média, o livro tornou-se uma obra de arte com as suas belas encadernações em couro, marfim, prata, bronze, tecidos bordados ou adamascados, etc. No texto a caligrafia e a pintura unem-se para produzir as iluminuras.

No entanto, a divulgação do livro era pequena, visto o trabalho do copista ser moroso, o que tornava o livro dispendioso. Além disso, era impossível evitar os erros, resultantes das falhas dos copistas.

raras e geralmente pequenas, dificilmente contendo mais do que 500 volumes, muitas vezes acorrentados às estantes para não serem roubados.

A invenção da tipografia, cerca de 1438, caracterizou-se pela introdução de alguns factos que lhe justificam o carácter inovador: a adopção das matrizes metálicas que permitiram a fácil multiplicação dos caracteres tipográficos e do molde de fundição dos mesmos; a utilização da prensa, embora esta constituísse uma adaptação da então usada para o azeite e o vinho.

A invenção da tipografia é atribuída a Johann Gutenberg, alemão, de Mogúncia, que fez as suas primeiras experiências em Estrasburgo por volta de 1436.

Das primeiras obras impressas por Gutenberg destaca-se a monumental Bíblia de 42 linhas, obra mestra de prototipografia.

Nos anos seguintes, a imprensa surge noutras cidades levada pelos pioneiros da tipografia, os prototipógrafos, na sua maioria discípulos de Gutenberg.

Em Portugal , a discussão sobre a localização da primeira tipografia assenta nas hipóteses de Leiria, Faro, Lisboa, Chaves e Guarda. As conclusões dos estudiosos não apresentam uma conclusão completa, para o que são razões determinantes o carácter itinerante da actividade dos impressores e a carência de provas documentais seguras. Sabe-se que o primeiro incunábulo conhecido é o Pentateuco hebraico de Faro, publicado em 1487 na oficina de Samuel Gacon, mas supõe-se, através de provas documentais, que terá havido impressões documentais anteriores a essa data.

O impulso das línguas correntes

A ansiedade dos tipógrafos em alargar o mais possível o mercado deu um grande impulso ao desenvolvimento das línguas vernáculas . Pela primeira vez, estas línguas eram permanentemente passadas ao papel, já que os manuscritos raramente estavam escritos em vernáculo.

As línguas que não passavam de dialectos de outra começaram a ser aceites como independentes desde que adoptadas pelos tipógrafos. Por exemplo, um dialecto do alemão falado na Holanda foi reconhecido pelos tipógrafos em Amesterdão e, portanto, transformado no holandês. Este processo tinha sobretudo lugar quando uma língua vernácula havia sido usada para tradução da Bíblia.

Era costume escolherem uma versão regional para versão estandardizada. Por exemplo, o dialecto toscano da Itália transformou-se no italiano ortodoxo e William Caxton , o primeiro tipógrafo inglês, escolheu o seu próprio dialecto do Sudeste para os livros ingleses quando, em 1476, começou a trabalhar em Westminster.

Caxton e os seus colegas de outros países adoptaram ainda uma ortografia estandardizada, que até aí obedecia à escolha pessoal de cada escritor. Uma vez fixadas, as convenções ortográficas por eles adoptadas pouco variaram ao longo dos séculos.

Um negócio arriscado

A tipografia era, porém, considerada pelos chefes da Igreja e dos Estados europeus como uma ameaça potencial à sua autoridade . Os tipógrafos produziam obras de ataque ao poder estabelecido –e publicavam-nas para um número ilimitado de pessoas . Foi assim que os partidários da Reforma protestante começaram espalhar as suas ideias por intermédio de Lutero na Alemanha e de Calvino na Suíça .

Muitos tipógrafos tiveram de enfrentar riscos consideráveis . No século XVI , a Inquisição Italiana arvorou-se em censora de livros. Em França, o mártir é Étienne Dolet, queimado em 1546 como herético e ateu.

A Inglaterra foi o primeiro país a abrandar o controle sobre os tipógrafos, pondo termo em 1695 à lei que regulava as suas actividades . Mas o passo mais importante foi dado em 1791 , com a Primeira Emenda à Constituição Americana, proibindo qualquer lei que limitasse a liberdade de imprensa.

Mais de 300 anos de progresso no registo e disseminação dos conhecimentos universais

1324 a.C.: Impressão com carimbos ou selos na China

Desde os tempos mais recuados que os Chineses usavam carimbos ou selos gravados com nome ou a actividade da pessoa e geralmente ornados com desenhos. Inicialmente um distintivo da actividade pessoal , eram utilizados em 1324 a.C. para selar documentos.

105 d.C.: Invenção do papel na China

A invenção do fabrico do papel deve-se ao Chinês Ts´ai Lun, ministro da Agricultura, que apresentou ao seu imperador um relatório sobre ofabrico do mesmo à base de casca de amoreira, cânhamo, trapos e velhas redes de pesca. Antes disso, os Chineses escreviam na seda e na casca de bambu.

As grandes dificuldades de comunicação impediram durante cerca de sete séculos a expansão desta maravilhosa invenção, exceptuando no Japão, onde era conhecido em 611, bem como nas terras dependentes do Império Chinês.

Os Árabes acabaram por ter grande importância na difusão do invento, pois receberam-no dos chineses aprisionados na batalha de Samarcanda , em 712, aquando da conquista da Pérsia. A Espanha acabou por ser a grande beneficiada , pois em 1144 foi inaugurada em Jativa (Valência) a primeira fábrica de papel Europeia .

868 : O primeiro livro impresso conhecido

A xilografia, ou impressão tabular, é a arte de gravar imagens e letreiros em relevo na madeira para posterior impressão. Representou o desenvolvimento natural da impressão de uma simples assinatura com um carimbo, sendo já usada na China desde o século VI e na Europa a partir do século XII.

O primeiro livro conhecido estampado com gravuras de madeira é uma secção das escrituras Budistas conhecida por Sutra Diamante , impressa em 11 de Maio de 868 por Wang-Chieh.

1040-1048: Invenção dos caracteres móveis

Os caracteres móveis foram inventados na China pelo alquimista Pi Sheng . Em vez de gravar uma página completa, Pi Sheng reuniu caracteres individuais representando cada um uma palavra na escrita chinesa, e formou assim frases e páginas inteiras. Os caracteres feitos de argila cozida eram previamente moldados sobre uma estrutura de ferro e fixados com uma cola especial. Por volta de 1221, aparecem os caracteres móveis de madeira, depois os de cobre e, finalmente os de bronze em 1390.

1390: A primeira fundição de tipos

A primeira fundição de metálicos conhecida foi instalada na Coreia, por ordem do Rei Ts`ai Tsung, em 1390.

Os caracteres de metal duravam mais que os de madeira, mas, como cada um representava uma palavra diferente, era necessário um número considerável para a formação de todas as frases.

1438: Gutenberg inventa as matrizes metálicas

Johannes Genesfleisch (Mogúncia, 1394/1400-1468) adoptou o apelido de Gutenberg do nome de uma herdade de família . É tido como o inventor da tipografia, isto é , da impressão com caracteres móveis agrupados . A maior inovação de Gutenberg residiu na criação de moldes manuais para a fundição de letras soltas de chumbo.

Na invenção de Gutenberg, praticamente inalterada até ao século XIX, era gravado um punção em metal duro para cada letra. Desse punção obtinha-se uma matriz de latão que se adaptava a uma estrutura ajustável que controlava a largura e a altura do tipo. Permanecem dúvidas sobre os materiais utilizados por Gutenberg , mas crê-se que os primeiros punções eram de bronze. Só mais tarde , por volta de 1475-1480, aparecem os punções de aço a originarem matrizes de cobre. O metal utilizado na fundição dos caracteres era uma liga de chumbo e antimónio e, mais tarde , estanho.

1450-1452: Os primeiros livros impressos por Gutenberg

Aponta-se genericamente a data de 1450 como a do início da comercialização da tipografia. A Bíblia de 42 linhas, começada em 1453, tem sido considerada como o primeiro livro impresso em caracteres móveis na Europa.

A definição das obras impressas por Gutenberg e a respectiva ordem cronológica oferecem vastas dúvidas . Os eruditos são quase unânimes em atribuir o Julgamento do Mundo, as três edições de Donato e o calendário astronómico à oficina experimental de Gutenberg , antecedendo, assim, a bíblia de 42 linhas.

A prensa, outra das inovações de Gutenberg, era uma adaptação da vulgar prensa de parafuso para o azeite e vinho. As páginas eram colocadas no leito da prensa e apertadas, formando a forma impressora.

1457: A utilização da cor na impressão tipográfica

O ano de 1457 é um dos mais notáveis na história de cinco séculos de tipografia. Com efeito, foi nesse ano, em Mogúncia , que Johann Fust e Peter Schoffer , antigos sócios de Gutenberg , dão a lume a edição do famoso Saltério. É o primeiro livro impresso datado e assinado . É, para além disso , o primeiro livro a fazer uso da cor (vermelho e azul ) na impressão das suas belas letras iniciais ornamentadas. Anteriormente, a cor era inserida manualmente depois da impressão.

1461: O primeiro livro tipográfico ilustrado

A xilogravura e os tipos móveis foram combinados pela primeira vez em 1461 num livro de fábulas em alemão intitulado Der Edelstein, escrito em 1349 por Ulrich Boner. O volume foi ilustrado em 101 xilogravuras e impresso por Albrecht Pfister, tipógrafo alemão, provavelmente antigo colaborador de Gutenberg, que se estabeleceu em Bamberga (a segunda cidade alemã a possuir oficina tipográfica ) por volta de 1460.

1470: Nicolas Jensen cria os caracteres romanos

Os caracteres romanos foram criados por Nicolas Jensen, gravador francês, encarregado em 1458, pelo rei Carlos VII de frança, de visitar Mogúncia para aprender os segredos da arte de imprimir. Ao voltar , três anos mais tarde, encontrou no trono Luís XI, que não lhe deu apoio algum. Resolveu expatriar-se, e em 1469 estabeleceu-se em Veneza, onde, com o auxílio de Jacques le Rouge, emprega um ano mais tarde os seus caracteres romanos na obra de Cícero Epistolae ad Brutum.

Os caracteres romanos representam uma inovação na apresentação dos textos, muito embora não tenham sido logo adoptados, visto que muitos tipógrafos continuam a utilizar por largos anos os caracteres góticos beseados nos escritos monásticos.

1477: A introdução da gravura em talha

O primeiro livro conhecido de mapas impressos , a Cosmographia de Ptolomeu , foi estampado em 1477 por Domenico de Lapi , utilizando um processo de gravação conhecido por gravura em talha e mais correntemente designado por talha-doce, ou talha-forte. É um processo de gravura em relevo sobre chapa de metal (cobre ou aço ) executada manualmente. A imagem é gravada com buril e depois espalha-se a tinta sobre a superfície da chapa , a qual fica depositada nas áreas cavadas. A chapa é depois comprimida sobre papel macio, o qual recebe a tinta armazenada nos entalhes, formando assim a imagem. Este processo é ainda hoje utilizado para a produção de notas de banco e de outros documentos valiosos, pois é difícil de copiar e produz resultados facilmente reconhecíveis.

1501: Francesco Griffo cria os caracteres cursivos, aldinos ou itálicos

Fancesco Griffo, abridor de letras, natural de Bolonha, mudou-se para Veneza em 1494, onde trabalhou para Aldo Manuzio como encarregado da gravação e fundição de caracteres. Em 1501, criou o tipo designado por cursivo, aldino ou itálico, em homenagem ao seu país. Griffo miniaturizou-o em 1516 para que fosse utilizado nos primeiros livros de formato de bolso, uma série de obras clássicas publicadas em latim e italiano com que Aldo Manuzio revolucionou o conceito até então seguido de produzir livros com grandes e pesados fólios para que se assemelhassem aos manuscritos.

1620: Impressão mais rápida e fácil

A primeira alteração significativa à estrutura da prensa de Gutenberg surgiu em1620, levada a efeito por Willem Janszoon Blaeu, tipógrafo, cartógrafo e matemático holandês. O aperfeiçoamento baseou-se na junção de um mecanismo que levantava automaticamente a platina (quadro de ferro revestido da almofada que nas impressoras planas exerce pressão contra a forma ) após cada impressão. Permitiu reduzir de forma considerável o esforço físico do tipógrafo e aumentar substancialmente a produção horária para 150 exemplares, número que permaneceu inatingível durante quase dois séculos.

1642: O processo «mezzotinto» (ou à maneira negra )

Ludwig Von Siegen, gravador de Utreque natural de Hesse, Alemanha, inventou o processo mezzotinto, mais conhecido por processo de gravura à maneira negra. Foi o primeiro processo de gravura que permitiu a impressão de tons graduados. A imagem é gravada numa chapa de cobre ou aço, previamente granida com berçô (instrumento usado pelo gravador ) de modo a reter a tinta. Antes de a tinta ser aplicada, o gravador alisa selectivamente com o brunidor as áreas da superfície que na imagem terão tons cinzentos ou brancos. Devido ao facto de apresentar variações suaves de tons, sem a utilização de traços ou linhas negras como na gravura em madeira, a sua aplicação generalizou-se à reprodução de obras de arte.

1719: Introdução da «cor total» na impressão

Um processo de impressão a cores com base no princípio do mezzotintofoi patenteado em 1719 por Jakob Christof Le Blon , miniaturista e gravador , nascido em Frankfurt, Alemanha, em 1667. Le Blon inspirou-se na descoberta de Isaac Newton , usando inicialmente chapas com as sete cores resultantes da decomposição do espectro solar. Mais tarde , limitou o número de chapas às três cores fundamentais: o vermelho o amarelo e o azul, e, por vezes , outra para o preto. Hoje, com os progressos da física da luz, os impressores utilizam as cores magenta , amarela e cyan.


1727: A estereotipia permite moldar e multiplicar as páginas

Em 1727, William Ged, ourives de Edimburgo, inventou a técnica da estereotipia , possibilitando a múltipla reprodução de uma página de tipos móveis através da execução prévia de um molde. Antes de Ged , o compositor tinha de ,executar quando , páginas idênticas de um mesmo trabalho.

Ged utilizou um composto de gesso para a moldagem da forma e produziu uma matriz da mesma. A partir dessa matriz, fundia as páginas (clichés) em metal, chumbo e antimónio para a impressão.

Em 1795, o francês Firmin Didot, célebre editor, criador e fundidor de tipos, idealizou um processo de estereotipia, e no ano seguinte , com a colaboração de Louis-Étienne Heshan , construiu uma matriz com caracteres gravados em cobre e compostos como uma página ordinária, em que introduziu a liga de metal.

Lord Charles Stanhope, estadista inglês, estudioso e filantropo, introduziu importantes melhoramentos na técnica da estereotipia em 1802. Em 1829, utilizou-se pela primeira vez a pasta de papel, que permitiu a execução dos clichés para as rotativas cilíndricas que se desenvolveram a partir de 1861. Outra contribuição importante foi dada por Lottin de Laval, escritor, escultor, pintor e químico francês, criando em 1845 a lotinoplastia, processo de estereotipia com matriz de papelão.

1775: Uniformização das medidas

Decorreram quase três séculos sobre a invenção de Gutenberg sem que os fundidores se preocupassem muito com a falta de uniformidade das medidas na altura e corpo dos tipos que produziam.

Pontosimportantes na tentativa de sistematizar e uniformizar a medida e o material foram defendidos pelo tipógrafo e livreiro francês Martin-Dominique Fertel, a quem se atribuiu a criação de um tipómetro ou aparelho análogo cerca de 1730. Outra contribuição importante foi dada pelo fundidor, tipógrafo francês Pierre-Simon Fournier , que estabeleceu o ponto tipográfico , ou seja a unidade de medida que serve para a determinação da força do corpo de caracteres. O ponto Fournier era equivalente a 0,350 mm.

Finalmente, em 1775, François Ambroise Didot, nascido em 1730 no seio de uma família de tipógrafos, gravadores, editores, papeleiros e eruditos franceses, alterou o ponto Fournier , tomando por base a linha de pé-de-rei (medida de comprimento da época, equivalente a 0,352 m ) . O ponto Didot equivale a 0,376 mm e utiliza-se em quase todos os países, exceptuando os de expressão inglesa.

1796: A invenção da litografia

Alois Senefelder, natural de Praga , inventou a litografia cerca de 1796, tendo dois anos mais tarde construído um prelo adequado ao processo litográfico, então ainda chamado de impressão química .

É um processo de reprodução gráfica em que a matriz impressora apresenta os elementos a reproduzir no mesmo nível do suporte. O primeiro suporte utilizado foi a pedra calcária, factor determinante na derivação da futura denominação do processo :lithos (pedra) e grapho (escrever ). Tem por base o fenómeno da repulsão da água pelas gorduras e óleos de que as tintas são confeccionadas. Foi originariamente um processo destinado a imprimir ilustrações, sendo o desenho traçado em posição invertida, com tinta ou lápis litográfico, na pedra previamente polida e granida para melhor reter a tinta. A pedra, depois de lavada, ia para o prelo tipográfico, onde era humedecida primeiro e depois tintada por meio de rolos . A água aderia somente às partes não usadas pelas tintas, e, por sua vez, a tinta dos rolos aderia somente às partes secas, formando a imagem que era reproduzida no papel.

Senefelder continuou praticamente até ao fim dos seus dias a aperfeiçoar o processo litográfico , quer através da construção de prelos mais perfeitos e adequados , quer experimentando outros suportes , como , por exemplo, o zinco.
A evolução da litografia teve um novo impulso com o aparecimento, em 1853, da fotolitografia, que permite a transferência da imagem para a pedra ou o zinco com o auxilio da fotografia .

1800:A prensa metálica de Stanhope

A primeira prensa metálica foi criada em 1800 por Lord Stanhope.
Na prensa de ferro de Stanhope , a platina continuava a comprimir o papel sobre a forma impressora, mas um sistema de alavancas aumentava consideravelmente a força. Imprimiam-se, portanto , mais folhas (cerca de 250 por hora ), e a qualidade de reprodução foi enriquecida pela uniformidade da pressão na tiragem .

1810: A impressora a vapor

Friedrich Konig, nascido em 1774 em Eisleben,Saxónia, patenteou uma impressora movida a vapor em 1810 . Desde 1807 a trabalhar em Londres , Konig cujo génio mecânico haveria de encontrar mais tarde soluções revolucionárias para o encaminhamento e tiragem da folha ,tirou partido na criação da sua impressora da invenção da máquina a vapor por James Watt em 1775 . A sua máquina caracterizava-se por ser essencialmente um mecanismo de pressão manual , mas que incluía , para além do funcionamento a vapor , uma novidade importante : dois rolos móveis que aplicavam a tinta sobre a forma impressora , voltando depois ao seu lugar dando azo à colocação do papel sobre a forma . A máquina , da qual se construiu um só exemplar , imprimia 400folhas por hora , quase o dobro , portanto, das prensas normais.

1812: A impressora Konig aperfeiçoada pelo cilindro

Konig aperfeiçoou a sua impressora a vapor em 1812, abandonando o velho méyodo aplicado até então : forma plana contra folha plana. Konig, trabalhando com outro alemão , André F. Bauer, introduziu um movimento rotativo para a tintagem e a pressão da folha contra a forma impressora , sincronizando o movimento desta com a rotação de um cilindro que transportava o papel. O primeiro modelo comercializado foi adquirido pelo editor do jornal The Times , John Walter II, que classificou a máquina como «o maior progresso ligado á tipografia desde a descoberta da própria arte » . A velocidade podia atingir os 1100 exemplares por hora . Em 1816 , Konig criou uma máquina que imprimia de ambos os lados do papel na mesma operação (a chamada máquina de retiração) .


1846: A rotativa permite imprimir a alta velocidade

A primeira impressora rotativa que teve êxito foi patenteada por Richard Hoe, de Nova Iorque, em 1845. Hoe não conseguiu ultrapassar algumas limitações derivadas da fixação da composição em torno da circunferência de um grande cilindro, muito embora tivesse conseguido dar curvatura à composição por intermédio de fios utilizados em forma de cunha . Uma das limitações dizia respeito à impossibilidade de os títulos poderem ultrapassar a largura de cada uma das colunas de composição . A estrutura da máquina comportava um cilindro de grandes dimensões onde era fixada a matriz impressora e quatro cilindros mais pequenos em redor do primeiro que transportavam o papel .
Em 1861, Hoe adoptou os estereótipos curvos feitos em moldes de pasta de papel a fim de obter uma matriz de impressão perfeitamente cilíndrica . Esta técnica é ainda hoje aplicada nos jornais que utilizam os processos tipográficos na sua execução .

1967: Composição controlada por computador

A fotocompositora Digiset, construída na Alemanha pela empresa Rudolf-Hell sob esta designação e nos EUA pela RCA com a denominação de Videocomp 70/820 , permitiu um avanço significativo no campo de controle da composição por meio de computador . A Digiset podia ser comandada directamente por computador e indirectamente através de fita perfurada , ou fita magnética.

Em colaboração com a Simens AG , a Hell preparou um computador especial denominado Hellcom, cujo software (conjunto de programas de um sistema informática ) servia as exigências da fotocompositora , podendo ainda resolver problemas de gestão . O computador Hellcom e a fotocompositora Digiset formavam um conjunto de elevado grau de automatização e de grande capacidade produtiva . A velocidade da fotocomposição atingia os 1 200 000 caracteres por hora quando a fotocompositora era comandada por fita perfurada e 2 , 3 e 4 milhões de caracteres/hora quando comandada directamente por um computador . Os caracteres estavam armazenados sob a forma de informação digital e eram delineados no suporte fotossensível (papel ou película ) por intermédio de um tubo de raios catódicos . Depois de revelação do papel ou da película , seguiam-se as operações de montagem e de transporte para a chapa de impressão (geralmente offset).

Na última década continuou a observar-se uma enorme evolução na tecnologia ,sendo hoje possível executar correcções com pesquisa electrónica dos elementos em fracções de segundos , executar a paginação electrónica em écrans catódicos, encontrar o raio laser aplicado à fotografia dos caracteres e ainda estabelecer complexos sistemas de transmissão à distancia .


A Fotografia

fotografia não tem um único inventor, ela é uma síntese de várias observações e inventos em momentos distintos. A primeira descoberta importante para a fotografia foi a Câmara Escura. O conhecimento do seu princípio ótico é atribuido, por alguns historiadores, ao chines Mo Tzu no século V a.C., outros indicam o filósofo grego Aristóteles (384-322 a.C.) como o responsável pelos primeiros comentários esquemáticos da Camera Obscura.

Sentado sob uma árvore, Aristóteles observou a imagem do sol, em uma eclipse parcial, projetando-se no solo em forma de meia lua ao passar seus raios por um pequeno orifício entre as folhas de um plátano. Observou também que quanto menor fosse o orifício, mais nítida era a imagem.
Séculos de ignorância e superstição ocuparam a Europa, sendo os conhecimentos gregos resguardados no oriente. Um erudito árabe, Ibn al Haitam (965-1038), o Alhazem, observa um eclipse solar com a câmara escura, na Corte de Constantinopla, em princípios do século XI.

Nos séculos seguintes a Câmara Escura se torna comum entre os sábios europeus, para a observação de eclipses soloares, sem prejudicar os olhos. Entre eles o ingles Roger Bacon (1214-1294) e o erudito hebreu Levi ben Gershon (1288-1344). Em 1521, Cesare Cesariano, discípulo de Leonardo da Vinci, descreve a Câmara Escura em uma anotação e em 1545, surge a primeira ilustração da Câmara Escura, na obra de Reiner Gemma Frisius, físico e matemático holandês.

No século XIV já se aconselhava o uso da câmara escura como auxílio ao desenho e à pintura. Leonardo da Vinci (1452-1519) fez uma descrição da câmara escura em seu livro de notas sobre os espelhos, mas não foi publicado até 1797. Giovanni Baptista della Porta (1541-1615), cientista napolitano, em 1558 publicou uma descrição detalhada sobre a câmera e seus usos no livro Magia Naturalis sive de Miraculis Rerum Naturalium. Esta câmara era um quarto estanque à luz, possuía um orifício de um lado e a parede à sua frente pintada de branco. Quando um objeto era posto diante do orifício, do lado de fora do compartimento, a sua imagem era projetada invertida sobre a parede branca.

Em 1620, o astrônomo Johannes Kepler utilizou uma Câmara Escura para desenhos topográficos. O jesuita Athanasius Kircher, erudito professor de Roma, descreveu e ilustrou uma Câmara Escura em 1646, que possibilitava ao artista desenhar em vários locais, transportada como uma liteira e em 1685, Johan Zahn descreve a utilização de um espelho, para redirecionar a imagem ao plano horizontal, facilitando assim o desenho nas câmaras portáteis.

A LUZ - ONDE TUDO COMEÇA

Para que possamos compreender esse fenômeno da câmara escura, é necessário conhecer algumas propriedades físicas da luz. A luz é uma forma de energia eletromagnética que se propaga em linha reta apartir de uma fonte luminosa. Quando um desses raios luminosos incide sobre um objeto, que possui superfície irregular ou opaca, é refletido de um modo difuso, isto é, em todas as direções.
O orifício da câmera escura, quando diante desse objeto, deixara passar para o interior alguns desses raios que irão se projetar na parede branca. E como cada ponto iluminado do objeto reflete os raios de luz desse modo, temos então uma projeção da sua imagem, só que de forma invertida e de cabeça para baixo.
Como cada ponto do objeto corresponde a um disco luminoso, a imagem formada possui pouca nitidez, e a partir do momento em que se substitui a parede branca pelo pergaminho de desenho, essa falta de definição passou a ser um grande problema aos artistas que pretendiam usar a câmera escura na pintura.

QUANTO MENOR O ORIFÍCIO MELHOR A NITIDEZ DAS IMAGENS

Alguns, na tentativa de melhorar a qualidade da imagem, diminuíam o tamanho do orifício, mas a imagem escurecia proporcionalmente, tornando-se quase impossível ao artista identificá-la. Este problema foi resolvido em 1550 pelo físico milanês Girolano Cardano, que sugeriu o uso da lente biconvexa junto ao orifício, permitindo desse modo aumentá-lo, para se obter uma imagem clara sem perder sua nitidez. Isto foi possível, graças à capacidade de refração do vidro, que torna convergentes os raios luminosos refletidos pelo objeto; assim, alente fazia com que para cada ponto luminoso do objeto correspondesse a um ponto na imagem, formando-se ponto por ponto da luz refletida do objeto uma imagem puntiforme.
Desse modo o uso da câmera escura se difundiu entre os artistas e intelectuais da época, que logo perceberam a impossibilidade de se obter nitidamente a imagem quando os objetos captados pelo visor estivessem a diferentes distâncias da lente. Ou se focalizava o objeto mais próximo, variando a distância lente/visor (foco), deixando o mais distante desfocado ou vice versa. O veneziano Danielo Barbaro, em 1568, no seu livro "A prática da Perspectiva" mencionava que variando o diâmetro do orifício, era possível melhorar a nitidez da imagem. Assim outro aprimoramento na câmera escura apareceu: foi instalado um sistema junto com a lente que permitia aumentar e diminuir o orifício. Este foi o primeiro diafragma. Quanto mais fechado o orifício, maior era a possibilidade de focalizar dois objetos à distâncias diferentes da lente.

Em 1573, o astrônomo e matemático florentino Egnatio Danti, em La perspecttiva di Euclide, sugere outro aperfeiçoamento: a utilização de um espelho concavo para reinverter a imagem. Em 1580, Friedrich Risner descreve uma câmara escura portátil mas a publicação só foi feita após a sua morte, na obra Optics de 1606. A tenda utilizada por Johann Kepler, para seus desenhos topográficos, utilizada em sua viagem de inspeção pela Alta Austria, uilizava uma lente biconvexa e um espelho, para obter uma imagem no tabuleiro de desenho no interior da tenda, em 1620.

Em 1636, o professor de matemática da Universidade de Altdorf, Daniel Schwenter, em sua obra Deliciae physico-mathematicae, descreve um elaborado sistema de lentes que combinavam tres distancias focais diferentes. Este sistema foi usado por Hans Hauer em sua panorâmica de Nuremberg. Athanasius Kircher em 1646, descreve sua câmara escura em forma de liteira, ilustradamente no Ars Magna lucis et umbrae e seu discípulo Kaspar Schott, professor de matemática em Wüzburgo, nota que não era necessário o artista se introduzir dentro da câmara escura; na obra Magia Optica de 1657, Schott menciona que um viajante vindo da Espanha descrevera uma câmara escura que podia ser levada sob seu braço.

Em 1665, Antonio Canaletto (1697 - 1768) utiliza uma câmara escura dotada de um sistema de lentes intercambiáveis como meio auxiliar de desenhos de vistas panorâmicas.

Em 1676, Johann Christoph Sturm, professor de matemática de Altdorf, em sua obra Collegium Experimentale sive curiosum, descreve e ilustra uma câmara escura que utilizava interiormente um espelho a 45 graus, que refletia a luz vinda da lente para um pergaminho azeitado colocado horizontalmente e uma carapuça de pano preto exterior funcionando como um parasol para melhorar a qualidade da visualização da imagem. Johann Zhan, monge de Wüzburgo, ilustrou em sua obra Oculos Artificialis teledioptricus (1685-1686), vários tipos de câmaras portáteis como o tipo reflex que possuia 23 cm de altura e 60 cm de largura.

Nesta altura já tínhamos condições de formar uma imagem satisfatoriamente controlável na câmera escura, mas gravar essa imagem diretamente sobre o papel sem intermédio do desenhista foi a nova meta, só alcançada com o desenvolvimento da química.

A química em Auxílio a Fotografia

Em 1604, o cientista italiano Ângelo Sala, observa que um certo composto de prata se escurecia quando exposto ao sol. Acreditava-se que o calor era o responsável. Anos antes, o alquimista Fabrício tinha feito as mesmas observações com o cloreto de prata.
Em 1727, o professor de anatomia Johann Heirich Schulze, da universidade alemã de Altdorf, notou que um vidro que continha ácido nítrico, prata e gesso se escurecia quando exposto à luz proveniente da janela. Por eliminação, ele demonstrou que os cristais de prata halógena ao receberem luz, e não o calor como se supunha, se transformavam em prata metálica negra. Sua intenção com essas pesquisas era a fabricação artificial de pedras luminosas de fósforo, como ele as deniminava. Como suas observações foram acidentais e não tinham utilidade prática na época, schulze cedeu suas descobertas à Academia Imperial de Aldorf, em Nürenberg, na apresentação intiutlada "De como descobri o portador da Escuridão ao tentar descobrir o portador da Luz".

Shulze não tinha certeza quanto à utilidade prática de sua invensão, mas observou "Não tenho qualquer dúvida de que esta experiência poderá revelar ainda outras utilidades de aplicações aos naturalistas" profetizou o pai da fotoquímica.

Em 1790, o físico Charles realizou impressões de silhuetas em folhas impregnadas de cloreto de prata.
Gravando Imagens com a Câmara Escura

As experiências de Wedgwood
Em 1802, Sir Humphrey Davy publicou no Journal of the Royal Instiution uma descrição do êxito de Thomas Wedgwood, na impressão de silhuetas de folhas e vegetais sobre couro. Thomas, filho mais moço de Josiah Wedgwood, o famoso cientista amador e ceramista inglês, estando familiarizado com o processo de Schulze, obteve essas imagens mediante a ação da luz sobre o couro branco impregnado de nitrato de prata. Mas Wedgwood não conseguiu "fixar" as imagens, isto é, eliminar o nitrato de prata que não havia sido transformado em prata metálica, pois apesar de bem lavadas e envernizadas, elas se escureciam totalmente quando expostas a luz. Tom Wedgwood aprendera com o pai Josiah, a utilizar a câmara escura para auxiliar seus desenhos de grandes casas de campo que decorava as cerâmicas da Etruria, mas o conhecimento da sensibilidade do nitrato de prata veio através do seu tutor Alexander Chisholm, que tinha sido ajudante do químico Dr. Willian Lewis, primeiro a publicar em 1763, as investigações de Schulze. No entanto, Thomas não chegou a obter imagens impressas com auxílio da Câmera escura devido à sua prematura morte aos 34 anos.
Em 1777, o químico Karl Wilhelm Scheele descobre q
ue o amoníaco atua satisfatoriamente como fixador.

A heliografia de Niépce

Em 1793, junto com o seu irmão Claude, oficial da marinha francesa, Joseph Nicéphore Niépce (1765-1833) tenta obter imagens gravadas quimicamente com a câmara escura, durante uma temporada em Cagliari. Aos 40 anos, Niépce se retirou do exército francês para dedicar-se a inventos técnicos, graças à fortuna que sua família havia realizado com a revolução. Nesta época, a litografia era muito popular na França, e como Niépce não tinha habilidade para o desenho, tentou obter através da câmera escura uma imagem permanente sobre o material litográfico de imprensa. Recobriu um papel com cloreto de prata e expôs durante várias horas na câmera escura, obtendo uma fraca imagem parcialmente fixadas com ácido nítrico. Como essas imagens eram em negativo e Niépce pelo contrário, queria imagens positivas que pudessem ser utilizadas como placa de impressão, determinou-se a realizar novas tentativas.

Após alguns anos, Niépce recobriu uma placa de estanho com betume branco da Judéia que tinha a propriedade de se endurecer quando atingido pela luz. Nas partes não afetadas, o betume era retirado com uma solução de essência de alfazema. Em 1826, expondo uma dessas placas durante aproximadamente 8 horas na sua câmera escura fabricada pelo ótico parisiense Chevalier, conseguiu uma imagem do quintal de sua casa. Apesar desta imagem não conter meios tons e não servir para a litografia, todas as autoridades na matéria a consideram como "a primeira fotografia permanente do mundo". Esse processo foi batizado por Niépce como Heliografia, gravura com a luz solar.

Em 1827, Niépce foi a Kew, perto de Londres, visitar Claude, levando consigo várias heliografias. Lá conheceu Francis Bauer, pintor botânico que de pronto reconheceu a importância do invento. Aconselhado a informar ao Rei Jorge IV e à Royal Society sobre o trabalho, Niépce, cauteloso, não descreve o processo completo, levando a Royal Society a não reconhecer o invento. De volta para a França, deixa com Bauer suas heliografias do Cardeal d'Amboise e da primeira fotografia de 1826.
Em 1929 substitui as placas de metal revestidas de prata por estanho, e escurece as sombras com vapor de iodo. Este processo foi detalhado no contrato de sociedade com Daguerre, que com estas informações pode descobrir em 1831 a sensibilidade da prata iodizada à luz. Niépce morreu em 1833 deixando sua obra nas mãos de Daguerre.

Daguerreotipia – A Fotografia começa a caminhar no Tempo

Foi através dos irmãos Chevalier, famosos óticos de paris, que Niépce entrou em contato com outro entusiasta , que procurava obter imagens impressionadas quimicamente: Louis Jacques Mandé Daguerre (1787-1851). Este, durante alguns anos, causara sensação em Paris com o seu "diorama", um espetáculo composto de enormes painéis translúcidos, pintados por intermédio da câmera escura, que produziam efeitos visuais (fusão, tridimensionalidade) através de iluminação controlada no verso destes painéis.
Niépce e Daguerre durante algum tempo mantiveram correspondência sobre seus trabalhos. Em 1829 firmaram uma sociedade com o propósito de aperfeiçoar a heliografia, compartilhando seus conhecimentos secretos.

A sociedade não deu certo. Daguerre, ao perceber as grandes limitações do betume da Judéia, decidiu prosseguir sozinho nas pesquisas com a prata halógena. Suas experiências consistiam em expor, na câmera escura, placas de cobre recobertas com prata polida e sensibilizadas sobre o vapor de iodo, formando uma capa de iodeto de prata sensível à luz.
Dois anos após a morte de Niépce, Daguerre descobriu que uma imagem quase invisível, latente, podia-se revelar com o vapor de mercúrio, reduzindo-se, assim, de horas para minutos o tempo de exposição. Conta a história que uma noite Daguerre guardou uma placa sub-exposta dentro de um armário, onde havia um termômetro de mercúrio que havia se quebrado. Ao amanhecer, abrindo o armário, Daguerre constatou que a placa havia adquirido uma imagem de densidade bastante satisfatória, tornara-se visível. Em todas as áreas atingidas pela luz, o mercúrio criara um amálgama de grande brilho, formando as áreas claras da imagem. Após a revelação, agora controlada, Daguerre submetia a placa com a imagem a um banho fixador, para dissolver os halogenetos de prata não revelados, formando as áreas escuras da imagem. Inicialmente foi usado o sal de cozinha, o cloreto de sódio, como elemento fixador, sendo substituído posteriormente por tiossulfato de sódio (hypo) que garantia maior durabilidade à imagem. Este processo foi batizado com o nome de Daguerreotipia.

Em 7 de janeiro de 1839 Daguerre divulgou o seu processo e em 19 de agosto do mesmo ano, na Academia de Ciencias de Paris, tornou o processo acessível ao público. Daguerre também era pintor decorador, e inventou o DIORAMA, um teatro de efeitos de luz de velas.

A Daguerreotipia se Difunde pondo medo nos pintores

Através do amigo Arago, que era então membro da Câmara de Deputados da França, Daguerre, em 1839, na Academia de Ciências e Belas Artes, descreve minuciosamente seu processo ao mundo em troca de uma pensão estatal. Mas dias antes, por intermédio de um agente, Daguerre requer a patente de seu invento na Inglaterra.
Rapidamente, os grandes centros urbanos da época ficaram repletos de daguerreótipos, a ponto de vários pintores figurativos como Dellaroche, exclamarem com desespero: "a pintura morreu"!
Como sabemos, foi nessa efervescência cultural que foi gerado o Impressionismo.
Apesar do êxito da Daguerreotipia, que se popularizou por mais de 20 anos, sua fragilidade, a dificuldade de ser vista a cena devido a reflexão do fundo polido do cobre e a impossibilidade de se fazer várias cópias partindo-se do mesmo original, motivou novas tentativas com a utilização da fotografia sobre o papel.

Hércules Florence – A Descoberta Isolada da Fotografia no Brasil

O francês de Nice, Antoine Hercules Romuald Florence, chegou ao Brasil em 1824, e durante quase 50 anos viveu na Vila de São Carlos. Morreu em 27de março de 1879, na então já chamada Campinas, e aplicou-se a uma série de invenções.

Entre 1825 e 1829, participou como 2o desenhista de uma expedição científica chefiada pelo Barão Georg Heirich von Langsdorff, cônsul geral da Rússia no Brasil. De volta da expedição, Florense casou-se com Maria Angélica Alvares Machado e Vasconcelos, em 1830.

Em 1830, diante da necessidade de uma oficina impressora, inventou seu próprio meio de impressão, a Polygraphie, como chamou. Seguindo a meta de um sistema de reprodução, pesquisou a possibilidade de se reproduzir pela luz do sol e descobriu um processo fotográfico que chamou de Photographie, em 1832, como descreveu em seus diários da época anos antes da Daguerre.

Em 1833, Florence fotografou através da câmera escura com uma chapa de vidro e usou um papel sensibilizado para a impressão por contato.

Enfim, totalmente isolado e sem conhecimento do que realizavam seus contemporâneos europeus, Niépce, Daguerre e Talbot, Florence obteve o resultado fotográfico.

Fox-Talbot – Um Nobre Aperfeiçoando a Fotografia

Na Inglaterra, descendente de nobre família, membro do parlamento britânico, escritor e cientista aficionado, Willian Henry Fox-Talbot (1800 - 1877) usava a câmera escura para desenhos em suas viagens. Na intenção de fugir da patente do daguerreótipo em seu pais e solucionar suas limitações técnicas, pesquisava uma fórmula de impressionar quimicamente o papel.
Talbot iniciou suas pesquisas fotográficas, tentando obter cópias por contato de silhuetas de folhas, plumas, rendas e outros objetos.
O papel era mergulhado em nitrato e cloreto de prata e depois de seco, fazia seu contato com os objetos, obtendo-se uma silhueta escura. Finalmente o papel era fixado sem perfeição com amoníaco ou com uma solução concentrada de sal. Às vezes, também era usado o iodeto de potássio.

No ano de 1835, Talbot construiu uma pequena câmera de madeira, com somente 6,30 cm2, que sua esposa chamava de "ratoeiras". A câmera foi carregada com papel de cloreto de prata, e de acordo com a objetiva utilizada, era necessário de meia a uma hora de exposição. A imagem negativa era fixada em sal de cozinha e submetida a um contato com outro papel sensível. Desse modo a cópia apresentava-se positiva sem a inversão lateral. A mais conhecida mostra a janela da biblioteca da abadia de Locock Abbey, considerada a primeira fotografia obtida pelo processo negativo/positivo.

As imagens de Talbot eram bastante pobres, devido ao seu reduzido tamanho de 2,50 cm2, se comparadas com a heliografia de Niépce, com cerca de 25X55 cm, obtida nove anos antes. Sua lentidão, seu tamanho e sua incapacidade de registrar detalhes não causava interesse ao público, quando comparados aos daguerreótipos.

Em 1839, quando chegam na Inglaterra os rumores do invento de Daguerre, Talbot aprimorado suas pesquisas, e precipitadamente publicou seu trabalho e apresentou à Royal Institution e à Royal Socity. Sir Herchel logo concluiu que o tiossulfato de sódio seria um fixador eficaz e sugeriu os termos: fotografia, positivo e negativo.

Um ano após, o material sensível foi substituído por iodeto de prata, sendo submetido, após a exposição, a uma revelação com ácido gálico. Mas para as cópias continuou a usar o papel de cloreto de prata.
O processo que inicialmente foi batizado de Calotipia, ficou conhecido como Talbotipia e foi patenteado na Inglaterra em 1841. Talbot comprou uma casa em Reading, contratou uma equipe para produzir cópias, fotografou várias paisagens turísticas e comercializava as cópias em quiosques e tendas artísticas em toda a Grã Bretanha.

"The pencil of Nature", o primeiro livro do mundo ilustrado com fotografia, foi publicado por Talbot em 1844. O livro foi editado em seis grandes volumes com um total de 24 talbotipos originais, e continha a explicação detalhada de seus trabalhos, estabelecendo certos padrões de qualidade para a imagem.

Como o negativo da talbotipia era constituído de um papel de boa qualidade como base de sensibilização, na passagem para o positivo se perdiam muitos detalhes devido a fibrosidade do papel. Muitos fotógrafos pensavam em melhorar a qualidade da cópia utilizando como base o vidro.

Ascher e suas Placas Úmidas

dificuldade em usar o vidro como base no negativo, era de se encontrar algo que contivesse, numa massa uniforme, os sais de prata sensíveis à luz, para que não se dissolvessem durante a revelação.
Abel Niépce da Saint-Victor, primo de Nicéphore Niépce (1805-1870), descobriu em 1847 que a clara de ovo, ou a albumina, era uma solução adequada, no caso do iodeto de prata. Uma placa de vidro era coberta com clara de ovo, sensibilizada com iodeto de potássio, submetida a uma solução ácida de nitrato de prata, revelada com ácido gálico e finalmente fixadas com tiossulfato de sódio.

O método da albumina, proporcionava uma grande precisão de detalhes, mas requeriam uma exposição de 15 minutos aproximadamente. Sua preparação era bastante complexa e as placas podiam ser guardadas durante 15 dias.

O ano de 1851 foi muito significativo para a fotografia. Na França morre Daguerre. Na Grã Bretanha, como fruto da revolução industrial, é organizada a "Grande Exposição", apresentando os últimos modelos produzidos. Um invento que em pouco tempo chegou a suplantar todos os métodos existentes, foi o processo do "colódio úmido", de Frederick Scott Archer, publicado no "The Chemist" em seu número de março. Este obscuro escultor londrino, com grande interesse pela fotografia, não estava satisfeito com a qualidade das imagens, deterioradas pela textura fibrosa dos papéis negativos, e sugeriu uma mistura de algodão de pólvora com alcool e éter, chamada colódio, como meio de unir os sais de prata nas placas de vidro.

O processo se consistia em:
• Espalhar cuidadosamente o colódio com iodeto de potássio sobre o vidro, escorrendo o excesso, até formar uma superfície uniforme.
• No quarto escuro, com somente uma fraca luz alaranjada, a placa era submetida a um banho de nitrato de prata.
• A placa era exposta na câmera escura ainda úmida, porque a sensibilidade diminuia rapidamente à medida que o colódio secava. O tempo médio de exposição à luz do sol era de 30 segundos.
• Antes que o éter, que se evapora rapidamente secasse, tornando-se impermeável, revelava-se com ácido pirogálico ou com sulfato ferroso.
• A fixagem era feita com tiossulfato de sódio ou com cianeto de potássio (venenoso), para finalmente lavar bem o negativo.

O colódio, além de muito transparente, permitia uma concentração maior de sais de prata, fazendo com que as placas fossem 10 vezes mais sensíveis que as de albumina. Seu único inconveniente era a necessidade de sensibilizar, expor e revelar a chapa num curto espaço de tempo. Como Ascher não teve interesse em patentear o seu processo, morreu na miséria e quase desconhecido; os fotógrafos ingleses podiam praticar livremente, pela primeira vez, a fotografia.

Talbot acreditando que sua patente cobria o processo colódio, levou ao juiz um fotografo que utilizava o processo de placa úmida em Oxford Street. O juiz pôs em dúvida o direito de Talbot reclamar a invenção do colódio e os jurados decidiram que este não infringia sua patente. Então a fotografia estava livre, além de que a patente de Daguerre havia expirado em 1853.

A fotografia agora tinha condições de crescer em popularidade e em quantidade de aplicações do colódio, que durou 30 anos. O número de retratistas aumentou consideravelmente, pessoas de todas as classes sociais desejavam retratos e, se estendeu o uso de uma adaptação barata do processo colódio chamada Ambrotipo.

As Variações do Colódio: o Ambrotipo e o Ferrotipo

A variante Ambrotipia, elaborada por Ascher com a colaboração de Peter Wickens Fry, consistia em um positivo direto, obtido com a chapa de colódio. Branqueava-se um negativo sub-exposto de colódio, escurecia-se o dorso com um tecido preto ou um verniz escuro, dando assim a impressão de um positivo. Quando um negativo é colocado sobre um fundo escuro com o lado da emulsão para cima, surge uma imagem positiva graças à grande reflexão de luz da prata metálica. Dessa maneira o negativo não podia mais ser copiado, mas representava uma economia de tempo e dinheiro, pois se eliminava a etapa de obtenção da cópia. O nome Ambrotipo foi sugerido por Marcos A. Root, um daguerreotipista da Filadélfia, sendo também usado este nome na Inglaterra. Na Europa era geralmente chamado de Melainotipo. Os retratos pequenos, feitos através deste processo, foram difundidos nos anos 50 até serem superados pela moda das fotografias tipo "carte-de-visite".

Outra variação do processo colódio, o chamado Ferrótipo ou Tintipo, produzia uma fotografia acabada em menos tempo que o Ambrotipo. Há divergências entre os autores quanto ao criador do processo; para uns, o ferrótipo foi elaborado por Adolphe Alexandre Martin, um mestre francês em 1853, para outros foi Hannibal L. Smith, um professor de química da Universidade de Kenyon, quem introduziu o processo. Este processo era constituído por um negativo de chapa úmida de colódio com um fundo escuro para a formação do positivo; mas ao invés de usar verniz ou pano escuro, era utilizada uma filha de metal esmaltada de preto ou marrom escuro, como suporte do colódio. O baixo custo era devido aos materiais empregados e sua rapidez decorria das novas soluções de processamento químico.

O ferrótipo desfrutou de grande popularidade entre os fotógrafos nos Estados Unidos a partir de 1860, quando começaram a aparecer os especialistas fazendo fotos de crianças em praças públicas, famílias em piqueniques e recém casados em porta de igrejas.

O inconveniente de todos os processos por colódio era a utilização obrigatória de placas úmidas. Idealizou-se várias maneiras de conservar o colódio em estado pegajoso e sensível durante dias e semanas, de forma que toda a manipulação química pudesse ser realizada no laboratório do fotógrafo em sua casa, mas logo apareceu o processo seco que substituiu o colódio rapidamente: a gelatina.



Maddox e sua Emulsão de Gelatina com Brometo de Prata

Em setembro de 1871, um médico e microscopista inglês, Richard Leach Maddox, publicou no British Journal of Photograph, suas experiências com uma emulsão de gelatina e brometo de prata como substituto para o colódio. O resultado era uma chapa 180 vezes mais lenta que o processo úmido, mas aperfeiçoado e acelerado por John Burgess, Richard Kennett e Charles Bennett, a placa seca de gelatina estabelecia a era moderna do material fotográfico fabricado comercialmente, liberando o fotógrafo da necessidade de preparar as suas placas. Rapidamente várias firmas passaram a fabricar placas de gelatina seca em quantidades industriais.

Burgess comercializou a emulsão de brometo de prata e gelatina engarrafada, mas os resultados não foram satisfatórios devido a presença de sub-produtos tais como nitrato de potássio. Em 1873, Kennett vendia emulsões secas e placas preparadas com bastante sensibilidade à luz. Em 1878, Bennett publicou que conservando a emulsão a 32o centígrados por quatro a sete dias, se produzia uma maturação que aumentava a sensibilidade.

Em 1873, o professor de fotoquímica em Berlin Hermann Wilhelm Voguel, descobriu que podia aumentar a sensibilidade, a uma gama maior das radiações actínicas, quando banhava a emulsão com certos corantes de anilina. Estas emulsões, chamadas ortocromáticas, passaram a ser, além do azul, sensíveis à cor verde. Em 1906 já era comercializada as emulsões pancromáticas, sensíveis ao também à luz laranja e vermelha.

Fabricantes britânicos como Wratten & Wainwrigth e The Liverpool Dry Plate Co., em 1880, monopolizaram a fabricação de placas secas. Logo as fábricas de todos os países passaram a imita-los, até que em 1883 quase nenhum fotógrafo usava material de colódio. Na Alemanha, Otto Perutz, de Munich em 1882, e a Agfa AG, de Berlin, em 1883 fabricavam chapas secas de qualidade.

Você Aperta o Botão e Nós Fazemos o Resto

As placas secas de gelatina, apesar de serem muito mais cômodas que o colódio, tinham o inconveniente de serem pesadas, frágeis e se perdia muito tempo para substituir a placa na câmera. Assim as novas tentativas visavam substituir o vidro por um suporte menos pesado, frágil e trabalhoso. Em 1861, Alexander Parkes inventando o celulóide solucionava de certa forma o problema pois John Carbutt, um fotógrafo inglês que havia imigrado para a América, convenceu em 1888 a um fabricante de celulóide a produzir folhas suficientemente finas para receber uma emulsão de gelatina. No ano seguinte a Eastman Co. começou a produzir uma película emulsionada em rolo, feita com nitrato de celulose muito mais fina e transparente e, em 1902 já era responsável por 85% da produção mundial.

Eastman, em 1888, já produzia uma câmera, a Kodak n.1, quando introduziu a base maleável de nitrato de celulose em rolo. Colocava-se o rolo na máquina, a cada foto ia se enrolando em outro carretel e findo o filme mandava-se para a fábrica em Rochester. Lá o filme era cortado em tiras, revelado e copiado por contato. O slogam da Eastman "Você aperta o botão e nós fazemos o resto" correu o mundo, dando oportunidade para a fotografia estar ao alcance de milhões de pessoas.

O processo fotográfico atual, pouco varia do processo do início do século. O filme é comprado em rolos emulsionados com base de celulose, as fotos são batidas, reveladas e positivadas. Por isso se atribui ao século XIX a invenção e aperfeiçoamento da fotografia como usamos hoje; ao século XX é atribuído a evolução das aplicações e controles da fotografia no aparecimento da fotografia em cores, cinema, televisão, holografia e todos os usos científicos hoje utilizados. Apesar do processo químico da fotografia estar com seus dias contados, devido o aparecimento da fotografia digital, será somente no próximo século XXI, que se tornará padrão para a captura de imagens.

A História da Telegrafia (Telégrafo)

A Telegrafia é a arte de transmitir mensagens codificadas através de aparelho específico denominado Telégrafo.
Telegrafia, Continuous Wave, CW, Código Morse, Codificação, Transmissão Cifrada; traduzimos tudo isso como linguagem sonora. Os sons diferenciados, produzidos ao manipular-mos o Telégrafo, são capazes de oferecer um perfeito entendimento ao ouvido humano. O sistema é representado por sinais de convenção internacional. Há sinais maiores ou menores em cada letra, e o ritmo é que dará a diferenciação entre elas.
Como os sinais formam o som, cada letra tem o seu som característico, tornando-se inconfundível com outra letra ou número, pois o som difere. Assim, temos resumidamente a Telegrafia como linguagem de som e ritmo, tornando-se uma linguagem cifrada. A Telegrafia com fio, podemos defini-la como a transmissão de mensagens em sinais do Código Morse, com o auxílio da corrente que circula através do circuito elétrico, a qual liga o equipamento transmissor ao receptor. A Telegrafia sem fio é a mesma transmissão em Código Morse, sendo que os mesmos são transportados pelas ondas eletromagnéticas através do espaço.
A Telegrafia sem fio sem dúvida alguma deve-se ao dentista norte americano MAHLON LOOMIS. Esse pioneiro americano conseguiu irradiar e receptar pulsações causadas pela produção de um distúrbio no equilíbrio elétrico da atmosfera, conforme consta dos arquivos de patentes americanas no ano de 1872, e na época foi chamado de "Pioneiro da Telegrafia Aérea".
Já o Telégrafo foi inventado no ano de 1835, pelo norte americano SAMUEL FINLEY BREESE MORSE. Além de inventar o Telégrafo, norteou e elaborou o respectivo código, que levou o seu nome: Código Morse. O Código Morse, até hoje conhecido, é utilizado no mundo todo. São sinais constituídos por pontos e traços combinados, que correspondem aos números e letras do alfabeto, desta maneira produzindo sons diferenciados à cada letra, número ou pontuação. Isso caracteriza o Código Morse, tornando seus sons característicos e diferentes. Isso acontece porque existem variações diferentes nos ritmos usados nas comunicações telegráficas para transmissão e recepção de mensagens cifradas. Já o Telégrafo sem fio foi desenvolvido pelo engenheiro italiano GUGLIELMO MARCONI, sendo que no ano de 1895iniciavam-se as transmissões e recepções de sinais via ondas eletromagnéticas sem fio, do Telégrafo de SAMUEL MORSE. MARCONI aproveitou diversas idéias da época, continuando a desenvolver as descobertas do físico alemão HEINRICH HERTZ, o qual faleceu no ano de 1894. MARCONI obteve sucesso total na transmissão e recepção de sinais em Código Morse via rádio, através da Telegrafia sem fio, sendo-lhe concedida a patente do aparelho no ano de 1896 na Inglaterra. O Rádio e o Radioamador surgiram quase que simultaneamente, em virtude do grande interesse em pesquisar todos os fenômenos eletromagnéticos.
O vertiginoso desenvolvimento tecnológico torna inadequada a primitiva montagem artesanal de equipamentos. Contudo permanece aberto o extenso campo de investigação em torno de antenas, e da propagação dos sinais radioelétricos transportados pelas ondas eletromagnéticas.
Basicamente o Radioamadorismo compreende a emissão e ou a recepção de símbolos, caracteres, sinais escritos, imagens e sons, enfim informações de quaisquer natureza. Entre elas a Telegrafia. Tem a finalidade de treinamento próprio, comunicação, pesquisas técnicas e o aprimoramento de Telegrafia(CW, Continuous Wave em inglês).Aqui não cabe discutir se a Telegrafia hoje está ou não ultrapassada. Apenas vamos sustentar que o Radioamadorismo é levado a efeito por verdadeiros amadores, a título pessoal, não visando qualquer outro objetivo a não ser o de treinamento próprio, e julgar-se no dever moral de manter acesa e viva a "Chama da Telegrafia", pois esta é a única maneira de conseguirmos legar ao futuro não muito distante, os 159 anos herdados da Telegrafia de SAMUEL MORSE. Está no Radioamadorismo, a única e a última oportunidade deste legado para a humanidade futura, de maneira que o Radioamador entusiasta que é, certamente, considerando a importância da Telegrafia, não deixará morrer esta nobre arte de se comunicar, de transmitir mensagens codificadas a distancia. Desde os primórdios da civilização, ávidos da necessidade de comunicação à distancia, levou o homem a criar inúmeros sistemas que possibilitassem a transmissão de suas mensagens.
Esta transmissão, originariamente apresentou-se por meios de sinais sonoros ou luminosos emitidos num local, sendo traduzidos no outro, por um código comum. A Telegrafia consiste na transmissão de mensagens, pela emissão de sinais, através do Telégrafo. Os impulsos eletromagnéticos, ao serem recebidos através da codificação comum da linha, são transformados e traduzidos pelo receptor em letras alfabéticas, números, pontuação ou caracteres comuns de escrita. Entre os sistemas telegráficos mais importantes do mundo figuram: O de SAMUEL MORSE (Estados Unidos da América do Norte), o de WHEATSTONE (Inglaterra) e o de STEINHAIL ( Alemanha).O sistema Morse foi o que se apresentou de forma mais completa, conservando suas linhas básicas até nossos dias.
Em época mui recente, foi criado um Comitê Consultivo Internacional nos U.S.A., com o intuito de padronizar os transmissões telegráficas, adotando codificações e freqüências normatizadas. As freqüências comumente adotadas em ciclo por segundo são: 420, 540, 660, 780, 900, 1020, 1140, 1260, 1380, 1500, 1620 1 740.
Fonte: Mário Keiteris -PY2MXK (Dir. do Depto. de Cursos da LPR) -




COPIRIGHT AUTOR DO TEXTO
Contador de visitas