sexta-feira, 4 de junho de 2010

310 - HISTÓRIA DE ROMA

SÓ PARA AJUDAR O PESSOAL DO PRÉ-VESTIBULAR
Home Data de criação : 07/06/19 / Última atualização : 10/05/31 13:46 / 475 Artigos publicados
--------------------------------------------------------------------------------

Descrição

estude-estude-estude-estude-estude-estude-estude-estude-estude-estude-estude-estude- estud ...
Ler a continuação Categorias
LINGUA PORTUGUESA (33)
GRAMATICA (6)
LITERATURA (63)
LIVROS completos (19)
MURAL (4)
HISTORIA (107)
HIST. CONTEMPORANEA (34)
ATUALIDADES (32)
GEOGRAFIA (58)
MEIO AMBIENTE (5)
BIOLOGIA (25)
MATEMATICA (10)
GEOMETRIA (4)
QUIMICA (30)
FISICA (7)
INGLES (6)
INGLES: Letras e mus (2)
CONCEITOS (4)
EXERCICIOS (4)
OS ARTISTAS (5)
buscas arquivadasBusca
Comentários
isis :
wesley : adorei a historia
lucas : Bom!
Nathalie : Boa tarde! Estou querendo publicar um texto sobre os heteronimos de Fernando P...
SOLANGE : NOSSA É MUITA PEGADINHA, FUI FAZER UMA PROVA PARA EMPREGO E NAÕA ME RECORDAVA D...
Últimos vídeos
19º HISTÓRIA DO BRASIL por Boris Fausto: Redemocratização - parte 3

18º HISTÓRIA DO BRASIL por Boris Fausto: Redemocratização - parte 2

17º HISTÓRIA DO BRASIL por Boris Fausto: Redemocratização - parte 1

16º HISTÓRIA DO BRASIL por Boris Fausto: Ditadura - parte 3

Estatísticas
Desde a criação do blog
1627999 Visitantes Únicos
2633968 Pageviews
Ads by Google
Deseja ser um Bacharel?
www.GraduacaoAdministracao.com
Conquiste sua posição no Mercado sem precisar sair de casa! Conheça:
Vagas de Estágio
www.InfoJobs.com.br
Vagas de Estágio para todos os setores. Cadastre-se grátis agora !
< Anterior | Para visualizar todos os artigos | Seguinte >
30 HISTORIA DE ROMA: Antônio e Otávio (HISTORIA) escrito em sábado 02 fevereiro 2008 01:09
HISTÓRIA DE ROMA



Parte 30


Escrito por Jorge Almeida

25-Ago-2006
extraído do site: O Espaço da História

ANTÓNIO E
OCTAVIANO

No Oriente, António retomara a sua relação com Cleópatra. Celebra oficialmente em Antioquia o seu casamento com a rainha egípcia. Todavia, não se havia divorciado de Octávia. Quando esta chega a Atenas, a caminho de se lhe reunir, António ordena-lhe por carta que não prossiga a viagem, deste modo a rejeitando de facto.

Em 36 António inicia a guerra contra os partos. Esta expedição visava aparecer, aos olhos do mundo romano, como a realização dos planos de Júlio César, e devia servir a António, cobrindo-o de glória.

Os romanos marcharam através da Arménia, tentando um ataque por surpresa aos partos. Porém, ao sitiarem uma cidade, deparam com forte resistência e são obrigados a encetar o caminho de volta, sofrendo graves perdas na difícil retirada.

Nos anos seguintes António vai combater contra a Arménia, aprisionando-lhe o seu rei, a quem acusava de haver causado o fracasso da expedição contra os partos. António celebrou esta vitória com um triunfo em Alexandria.

Preparava nova expedição contra os partos, quando se produz a ruptura com Octaviano.

A opinião pública romana seguira com crescente desaprovação os actos de António: havia-se separado da cônjuge romana para se casar com uma rainha “bárbara”; havia celebrado o seu triunfo, não em Roma, mas em Alexandria; distribuíra possessões romanas como se de sua propriedade pessoal se tratasse, beneficiando com elas sobretudo a Cleópatra e seus filhos; proclamara a egípcia “rainha dos reis”.

Octaviano aproveitava todas as oportunidades para espicaçar os ânimos contra António, com este a devolver-lhe os ataques, através dos seus agentes.

A 1 de Janeiro de 32, dia em que cessavam os poderes dos triúnviros, em plena sessão do senado, os cônsules Domício Aenobarbo e Caio Sósio, partidários de António, dirigem acusações directas a Octaviano. Como única resposta, este faz cercar o senado por sequazes armados. Os dois cônsules, seguidos por mais de 300 senadores, abandonam Roma para se juntarem a António.

É então que Octaviano “obtém” das vestais o testamento de António e o lê em público. No documento, António expressava o desejo de ser sepultado em Alexandria, e confirmava todas as concessões que havia feito a Cleópatra.

A parte do senado que ficara e a assembleia popular privam António de todos os poderes e declaram a guerra a Cleópatra, por haver-se apoderado de possessões do povo romano.

No Oriente, António faz as tropas romanas ali estacionadas e os aliados orientais jurarem-lhe fidelidade. Octaviano pede o mesmo às que se encontravam em Itália e nas províncias ocidentais.

As tropas do primeiro eram compostas por cerca de 100.000 infantes e 15.000 ginetes. A sua frota contava com 500 naves. Estas forças dispunham-se ao longo da costa ocidental grega. Num primeiro momento, António terá pensado em desembarcar na Itália, mas teve de renunciar a tal ideia. As costas itálicas estavam bem defendidas. As suas tropas eram constituídas por contingentes heterogéneos e estavam, em parte, mal equipadas E como se poderia apresentar, com Cleópatra a seu lado, em Itália?

Octaviano tinha sob as suas ordens forças inferiores em número, cerca de 80.000 homens e 400 naves. Porém eram tropas bem organizadas, homogéneas, e suportadas pelo aparelho militar e estadual da velha República. Além disso, tinham em Agripa um excelente general. Passando à ofensiva, desembarca as suas tropas no Epiro meridional.

Os dois exércitos encontrar-se-ão frente a frente sobre as costas do Golfo de Ambracia (hoje, Amvrakikós Kólpos), enquanto Agripa se apoderava de Corinto e das praças-fortes vizinhas.

António vai dar provas de total indecisão, dividido entre os emigrados romanos, que o “empurravam” para a luta pelo Ocidente, e Cleópatra e o partido desta, que viam no romano um instrumento para o domínio no Oriente. Entretanto a situação do seu exército vai-se agravando, começando a fazer-se sentir a falta de abastecimentos e com muitos dos aliados a passarem-se para Octaviano.

Por fim, decide-se a dar combate no mar, embarcando uma parte da sua infantaria. A 2 de Setembro do ano de 31, frente ao promontório de Áccio, à saída do Golfo de Ambrácia, a frota de António tenta abrir brecha e sair para o mar. No mais aceso da batalha, a esquadra egípcia, levando Cleópatra, abandona a luta e ruma em direcção a África. António abandona os seus e segue-a. O resto da armada continuou a luta, acabando por ser derrotada.

As forças terrestres de António, que haviam começado a retirar para a Macedónia, rendem-se a Octaviano.

O vencedor, depois de licenciar grande parte das suas tropas, dirigiu-se a Atenas, dali seguindo para a ilha de Samos, onde invernou. Octaviano teve, nesse Inverno, de regressar a Itália e passar ali algum tempo, dada a agitação que se manifestava entre os veteranos. Resolveu a questão com novas distribuições de terras, desta vez tomadas às possessões da própria Roma (cidade-Estado).

António desembarcara na Cirenaica, dirigindo-se depois a Alexandria. Esse Inverno de 31/30 passou-o em festins, havendo organizado entre a juventude emigrada uma sociedade de “desejosos de morrer em conjunto” (um clube de suicidas).

No Verão de 30 Octaviano lança o ataque sobre o Egipto em duas frentes, desde a Síria e a Cirenaica. Em frente a Alexandria, António planeia opor-lhe batalha, mas os restos do seu exército rendem-se ao futuro Augusto.

Abandonado por todos, António suicida-se, lançando-se sobre a sua própria espada. Cleópatra, capturada por Octaviano, também se mata (segundo a tradição, pela mordedura de uma serpente). Por ordem de Octaviano são mortos Ptolemeu Cesarião (filho de Cleópatra e de César) e Antilo, o filho maior de António. Os outros filhos de António e Cleópatra foram confiados aos cuidados de Octávia.

No dia 1 de Agosto de 30 Octaviano havia entrado triunfalmente em Alexandria. O último dos Estados orientais da bacia do Mediterrâneo é oficialmente anexado à potência romana, não como uma província do povo romano, mas como uma possessão pessoal de Octaviano. Um cavaleiro sem fortuna, Caio Cornélio Galo, foi encarregue do governo do Egipto, na qualidade de prefeito. O velho sistema financeiro do Estado egípcio foi conservado, mas com um considerável agravamento do montante dos impostos. O tesouro dos Ptolemeus, caído nas mãos de Octaviano, chegou e sobrou para cobrir todos os gastos da guerra.

Octaviano passou no Oriente o Inverno de 30/29, não tendo introduzido mudanças de maior na ordem ali instituída por António. Com os partos tratou de estabelecer relações pacíficas. No Outono de 29 volta a Roma, para celebrar um triunfo de três dias.

A longa crise da sociedade romana e itálica, depois de muitas matanças, desde Sila, entre os próprios cidadãos romanos e itálicos, havia gerado um único e absoluto governante do seu império.

VOLTA P/ PARTE 29

CONTINUA®

< Anterior | Para visualizar todos os artigos | Seguinte >
Faça um comentário!webcam texto Seu nome:
Seu texto:









Seu email:(Opcional)
Seu blog:(Opcional)
Copiar o texto abaixo:
Importante: comentários racistas, insultas, etc. são proibidos nesse site.
Caso um usuário preste queixa, usaremos o seu endereço IP (187.15.30.169) para se identificar
Todos os comentários desse artigo:
30 HISTORIA DE ROMA: Antônio e Otáviolarissa medeiros Ter 07 Jul 2009 22:08
não consigo entender nadaa pois está tudo muito embolado!
--------------------------------------------------------------------------------


--------------------------------------------------------------------------------
Links Favoritos:



Todos os artigos
Home
O último artigo
25 HISTORIA DE ROMA: Sertório e Espartaco
26 HISTORIA DE ROMA: o extertor do movimento democrático
27 HISTORIA DE ROMA: o primeiro triunvirato
28 HISTORIA DE ROMA: o primeiro triunvirato [cont.]
29 HISTORIA DE ROMA: a queda da república
30 HISTORIA DE ROMA: Antônio e Otávio
31 HISTORIA DE ROMA: historiadores de Roma
ECLUSAS: Como funciona o Canal do Panamá
IRACEMA (J. de Alencar) Prólogo
IRACEMA (J. de Alencar) Parte 1 - Cap. I ao X
IRACEMA (J. de Alencar) Parte 2 - Cap. X ao XV

--------------------------------------------------------------------------------

página 1 página 2 página 3 página 4 página 5 página 6 página 7 página 8 página 9 página 10 página 11 página 12 página 13 página 14 página 15 página 16 página 17 página 18 página 19 página 20 página 21 página 22 página 23 página 24 página 25 página 26 página 27 página 28 página 29 página 30 página 31 página 32 página 33 página 34 página 35 página 36 página 37 página 38 página 39 página 40 página 41 página 42 página 43 página 44 página 45 página 46 página 47 página 48 página 49 página 50 página 51 página 52 página 53 página 54 página 55 página 56 página 57 página 58 página 59 página 60 página 61 página 62 página 63 página 64 página 65 página 66 página 67 página 68 página 69 página 70 página 71 página 72 página 73 página 74 página 75 página 76 página 77 página 78 página 79 página 80 página 81 página 82 página 83 página 84 página 85 página 86 página 87 página 88 página 89 página 90 página 91 página 92 página 93 página 94 página 95 Palavras chave
artigo aula bentinho brasil capitu consultoria acadêmica critica cultura dissertacao dom casmurro história literatura machado de assis monografia portugues pre-vestibular terra tese usp vestibular
Calendário
<< < Jun 2010 >> >

S T Q Q S S D
1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30
Perfil
Ver o perfil
Ver amigos
Escrever uma mensagem
Convidar um amigo
Cadastro a newsletter
Receba por e-mail as novidades desse blog.

cadastre-se clique aqui


Ads by Google
Quer passar em medicina?
www.livrosdecursinhos.com.br
A maior aprovação em medicina. Material específico Turma Medicina
Locar Automóvel Roma
www.HolidayAutos.com.br/Carro_Roma
Qualidade, Disponibilidade, Ótimas Tarifas. Reserve Já! 0800 979 82 62
Santa Bárbara Plantas
www.MelSantaBarbara.com.br
Plantas que Auxiliam Você a Viver Mais e Melhor! Acesse e Confira.
Isa Hotel
www.TripAdvisor.com.br
Informação de viagens e opinióes de hotéis, tarifas, comparações.
Promoção da Videolivraria
www.VideoLivraria.com.br/Saldao
Diversos Livros Técnicos/Didáticos Com Dvd a partir de RS4,90.Peça Já!
Seu filho estudando mais
www.kademi.com.br
Estimule o gosto por aprender de uma forma inovadora !


Este blog contém algum conteúdo censurável? / Divulgar este blog

rede Blogorama
Você também pode criar o seu blog. Clique aqui! reporters without frontiers
Abrir a barraFechar a barra Precisa estar conectado para enviar uma mensagem para pre-vestibular
Precisa estar conectado para adicionar pre-vestibular para os seus amigos
pre-vestibular
Adicionar aos meus amigos | Escrever uma mensagem
Site : arteblog.com.br bebeblog.com.br bigbrotherblog.com.br cineblog.com.br esporteblog.com.br fashionblog.com.br futblog.com.br gamingblog.com.br loveblog.com.br musicblog.com.br novelablog.com.br receitablog.com.br spaceblog.com.br tuningblog.com.br Criar um blog

TODOS OS DIREITOS DE COPYRIGHT RESERVADOS A ARTEBLOG.COM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas