segunda-feira, 28 de junho de 2010

1295 - HISTÓRIA DO LIVRO

home | sobre o projeto | publicações | grupo de pesquisa | contato | seleção | manutenção | fazer login



versão 0.01.14 - Beta Teste




Palavras-chave Título Resumo Autor Todos



Resultado da Busca

Biblioteca como lugar de memória e eco de conhecimento: um olhar sobre “O Nome da Rosa” . Revista Digital de Biblioteconomia & Ciência da Informação v. 4, n. esp., 2006 (00005)
CASTRO, César Augusto
Analisa-se a biblioteca como lugar de memória e espaço de produção e circulação de conhecimento, a partir do texto O Nome da Rosa , de Umberto Eco, tomado como referência. Evidenciam-se as diferentes formas de criação e destruição desse espaço de memória em diferentes sociedades, bem como as diferentes estratégias de salvaguarda de seus acervos. Defende-se a biblioteca como espaço de guarda e conservação das materialidades documentais produzidas no passado, como fontes de informação para uma compreensão aprofundada do presente e o bibliotecário, por sua vez, como guardião do conhecimento. Enfocam-se as tecnologias como recursos auxiliares na recuperação de informações produzidas no passado, sem, contudo, fetichizá-las. Conclui-se que, entre as instituições envolvidas com a preservação da memória, a biblioteca tem papel preponderante na preservação e disseminação do passado – e, portanto, da identidade – de um povo.

Palavras-chave: Libraries history. Library and memory. Documental preservation. Book and reading. história das bibliotecas. biblioteca e memória. preservação documental. livro e leitura

download PDF
Método de pontos:


--------------------------------------------------------------------------------
Dos espaços de leitura para a Constituição da Biblioteca Pública Municipal “Rui Barbosa” de Jaraguá do Sul (SC) / Brasil . Informação & Sociedade: Estudos v. 16, n. 2, jul./dez. 2006 (ARTIG)
EGGERT-STEINDEL, Gisela
Esquadrinha-se um circuito de espaços consagrados à cultura do livro e da biblioteca existentes no município de Jaraguá do Sul, entre as décadas de 1930 e 1950, os quais se constituiriam nos primeiros alicerces para a criação, em 1970, da atual biblioteca pública municipal. Estes dados são resultantes da tese de doutoramento, que buscou investigar uma biblioteca pública contemporânea a partir de alguns pressupostos da História Cultural, mais especificamente, buscou na vertente da Micro-História compreender a constituição da biblioteca municipal da cidade de Jaraguá do Sul (SC). O estudo considera que são diferentes os gestos de uma comunidade no esforço de constituir seus espaços de leitura ao longo do tempo no seu lugar.

Palavras-chave: história do livro - biblioteca pública municipal (santa catarina). espaços de leitura - biblioteca pública municipal - jaraguá do sul (sc). biblioteca pública - história - brasil

link externo
Método de pontos:


--------------------------------------------------------------------------------
Um contexto de leitura: a biblioteca municipal Emilio Carlos Jourdan - entre patronos e discursos . Encontros Bibli: Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação v. 11, n. 22, 2º sem. 2006 (ARTIG)
EGGERT-STEINDEL, Gisela
O estudo analisa a fundação da Biblioteca Municipal Emilio Carlos Jourdan, um dos contextos de leitura antecedentes à constituição da biblioteca municipal da cidade de Jaraguá do Sul (SC). Neste texto discute-se um modo de criação de uma biblioteca municipal na década de 40 do século XX. Os dados resultaram dos estudos de doutoramento que investigou a biblioteca pública municipal Rui Barbosa neste município. Esta investigação se pautou em alguns pressupostos da História Cultural, mais especificamente, buscou na vertente da Micro-História compreender como em um lugar e um tempo uma dada comunidade constituiu o seu espaço público de leitura. O estudo mostra que essa a biblioteca municipal Emilio Carlos Jourdan, foi fundada em um discurso político-retórico e sem legislação e como conseqüência não resistira às injunções políticas do seu tempo e lugar.

Palavras-chave: biblioteca pública municipal - história (santa catarina). biblioteca pública municipal discursos. história do livro e da biblioteca - santa catarina

link externo
Método de pontos:


--------------------------------------------------------------------------------
Possíveis indícios da biblioteca escolar na rede pública do estado de Santa Catarina: estudo de um acervo bibliográfico museológico . Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina v. 11, n. 1, jan./jul. 2006 (ARTIG)
EGGERT-STEINDEL, Gisela
Trata-se de uma pesquisa em andamento, de caráter descritivo e documental abrangendo as áreas da História da Educação, Biblioteconomia e Museologia. Analisa um acervo bibliográfico existente no Museu da Escola Catarinense visando reconhecer alguns aspectos da biblioteca escolar em Santa Catarina na Rede de Ensino Pública.

Palavras-chave: biblioteca escolar - santa catarina. história do livro. história da educação

link externo
Método de pontos:


--------------------------------------------------------------------------------
Produção e circulação de livros no Brasil: dos jesuítas (1550) aos militares (1970) . Encontros Bibli: Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação v. 10, n. 20, 2º sem. 2005 (ARTIG)
CASTRO, César Augusto
Análise da produção e circulação de livros no Brasil. Discute-se a censura aos livros tendo-se como referente a Ordem dos Jesuítas (1550) e a ação dos militares na década de 70. Trata-se de algumas estratégias para socialização da leitura como a produção dos livros de bolso e a venda de livros em farmácias. Aborda-se o livro didático universitário e a ação da COLTED e papel do INL no sentido de fazerem circular em todo o país livros e criarem-se bibliotecas públicas. Faz-se referência às formas de censura exercidas no Brasil como impeditivas a uma prática de leitura crítica, notadamente, o Decreto 1077/71.

Palavras-chave: história do livro brasil. censura de livros. livros didáticos- brasil-história

link externo
Método de pontos:


--------------------------------------------------------------------------------
Books in Brazil: a history of the publishing trade . Revista de Biblioteconomia de Brasília v. 11, n. 1, jan./jun. 1983 (RECEN)
Emir SUAIDER
HALLEWELL, Lawrence. Books in Brazil; a history of the publishing trade ? London, Scarecrow Press, 1982. 485p.

Palavras-chave: Biblioteconomia. história do livro

link externo
Método de pontos:


--------------------------------------------------------------------------------
Total de 6 trabalho(s) recuperado(s).




© 2009 - 2010 - UFPR
Grupo de pesquisa E3PI registro no CNPq
Última modificação feita em 29 de Junho de 2010
Session ID:f5df9024fb


COPYRIGHT @ 2009 - 2010 UFPR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas