domingo, 27 de junho de 2010

1252 - HISTÓRIA DO LIVRO

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História do Livro e da Leitura
Código: HISTO033 Sigla: HLL_H

Ocorrência: 2008/2009 - 1S
Secção: Departamento de História e de Estudos Políticos e Internacionais

Cursos
Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LCINF 4 Plano Oficial a partir de 2008/2009 3º 6 ECTS
LHISTO 11 Plano Oficial - História 2º, 3º 6 ECTS

Docência - Horas
Teorico-Prática: 3
Orientação Tutorial: 1

Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 3,00
António Barros Cardoso 3,00
Orientação Tutorial Totais 1 1,00
António Barros Cardoso 1,00

Docência - Responsabilidades
Docente Responsabilidade
António Manuel de Barros Cardoso Regente



Língua de Ensino
Português

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem
Colocar os alunos a par dos conhecimentos mais recentes sobre a História do Livro. Fazer os formandos tomar consciência da importância do livro enquanto elemento formativo e veículo de opinião em épocas mais recuadas. Fomentar o estudo da evolução do livro enquanto objecto material e da arte de o produzir na sua relação com o leitor, por forma a que o aluno compreenda o papel do escrito nos grandes movimentos culturais que marcaram a História do mundo ocidental. Fomento de trabalhos com base em fontes inéditas (inventários de livrarias) chamando a atenção do aluno para o estado da arte.

Programa
DA ESCRITA AO LIVRO

1. Das primitivas formas de comunicação oral aos alfabetos
2. Suportes da escrita
3. O livro manuscrito e a sua importância na herança cultural da humanidade
4. A produção do livro manuscrito
5. O autor e a edição no tempo do livro manuscrito
6. A identidade do livro manuscrito
7. Da impressão tabulária à descoberta da imprensa
8. Os incunábulos (identidade, forma, apresentação, escrita reproduzida e ilustração)
9. O aparecimento da imprensa em Portugal (fontes directas e indirectas)
10. As obras impressas em Portugal na era da prototipografia e as oficinas portuguesas do século XV
11. Temáticas da prototipografia portuguesa
12. O livro e a reforma protestante (os casos da França, Países Baixos e Alemanha)
13. O livro e a censura
14. Maneiras de ler – dos Tempos Clássicos à Época Moderna
15. Livrarias e bibliotecas
16. As grandes bibliotecas do Mundo


Bibliografia Principal
ANSELMO, Artur ;Origens da Imprensa em Portugal, Lisboa, Imprensa Nacional - Casa da Moeda, 1981

BASTOS, José Timóteo da Silva;História da Censura Intelectual em Portugal (Ensaio sobre a compreensão do pensamento português), Coimbra, Imprensa da Universidade, 1926

CARDOSO, António M. de Barros;Ler na Livraria de Frei Francisco de São Luís Saraiva, , Ponte de Lima,, 1995.

McCMURTRY, Douglas C. ;- O Livro – Impressão e fabrico, , Lisboa, Funadação Calouste Gulbenkian, , 1982

RAMOS, Luís A. de Oliveira - ;Da Aquisição de Livros Proibidos nos finais do século XVIII (casos Portugueses), in “Revista da Faculdade de Letras, série de História”, vol.s IV-V, , Porto, , 1973/1974.

DARNTON, Robert - ;Le Livre Français a la fin de l'Ancien Régime, in Annales Economies Sociétés civilisations, 28e anné, 3, 1973., in Annales Economies Sociétés civilisations, 28e anné, 3, , 1973.

CHARTIER, Roger, MARTIN, Henri-Jean (Dir.) ;Histoire de l’Édition Française,, Paris, Promodis,, 1984


Métodos de Ensino
Ensino teórico-prático; Na vertente prática, a cadeira implica visitas de estudo a bibliotecas com fundo antigo - Biblioteca da Universidade de Coimbra e Biblioteca do Convento de Mafra. Já na vertente teórica, recorremos ao comentário de textos alusivos às diversas unidades temáticas abordadas.



Modo de Avaliação
A indicar pelo docente

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas
Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Aulas da disciplina (estimativa) Aulas 52
Aulas OT Aulas 7 2008-12-20
Exame esceito Teste/Exame 2 2008-12-20
Trabalho Trabalho 25 2008-12-20
Estudo Estudo 76 2008-12-20
Total: 162

Obtenção de Frequência
Presença em 75% das aulas TP e OT

Cálculo da Classificação Final
Média entre a nota do exame final e uma segunda componente da avaliação a desenvolver nas aulas OT:
Exame final - a nota corresponde à média entre um primeiro grupo - questão obrigatória e um segundo grupo que integra uma questão a escolher entre duas opções. (10 valores cada grupo) Segunda componente de avaliação a desenvolver nas aulas de OT: Trabalho de investigação: Elaboração/Apresentação (15 valores elaboração - 5 valores apresentação) = 50% para cada componente.


Avaliação Especial (TE, DA, ...)
Em conformidade com as determinações do Conselho Pedagógico

Melhoria de Classificação Final/Distribuída
Através do recurso a qualquer uma das componentes da avaliação (exame final ou trabalho de investigação)
Opções
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Horário
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Outras Ocorrências
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Página gerada em: 2010-06-27 às 13:02:42


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