domingo, 27 de junho de 2010

1256- HISTÓRIA DO LIVRO

>UOLASSINE 0800 703 3000BATE-PAPOE-MAILSACVOIPE-MAIL GRÁTISSHOPPINGÍNDICE PRINCIPALÁlbum de FotosAntivírus e FirewallAplicativosAssistência TécnicaBanda LargaBate-papo UOLBelezaBibliotecaBichosBlogosferaBuscaCarros - Tabela Fipe - Comparar CarrosCartõesCasa e ImóveisCelebridadesCelularCiência e SaúdeCinema e FilmesClube UOLComparar PreçosCopa do MundoCriançasDownloadsEconomia - Cotações - UOL InvestEducação - Dicionários - VestibularEleições 2010E-MailEmpregos - Enviar currículoEntretenimento - Guia Cultural SPEsporte - Bolão - Brasileirão - Fórmula 1 - Futebol - LibertadoresEstilo - ModaFolha.comFotoblogGay - Namoro gayHoróscopoHumorÍndiceJogos - Jogos Online - Loja de jogosJornais - InternacionaisJovemMapasMúsica - ArtistasNamoroNotícias - Cotidiano - Internacional - Jornais - Política - Últimas NotíciasRádio UOLReceitasRevistasSACServiçosSexoSites PessoaisTecnologiaTelevisão - Novelas - ProgramaçãoTempo e TrânsitoTV UOLUOL KUOL MaisViagemVídeosVoipWi-Fi
Ferramentas PessoaisAcessar Registrar
Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação
Busca
apenas nesta seção Busca Avançada… SeçõesCHC On-line Revista CHC Voltar à página principal
Info Revista CHC | Edição uma-pequena-historia-do-livro
Uma pequena história do livro
Acompanhe a história dos livros

Por: Sandra Medeiros Vieira

Publicado em 15/07/2000 | Atualizado em 12/05/2010

(Ilustração: Walter).
Quando entramos numa livraria e ficamos folheando um livro, dificilmente nos pegamos pensando na maneira como ele foi feito. É mais comum ficarmos curiosos sobre quem escreveu o livro, quem ilustrou a história que está sendo contada, quem fez as fotos... Você, que está aí lendo agora este texto, já se perguntou como surgiu o livro?

Se tentarmos nos imaginar no passado, fica fácil intuir que a criação do livro está ligada ao surgimento da escrita. Mas, antes de desenvolver esta forma de expressão, o homem se comunicava apenas falando. Depois, ele inventou outros sinais de comunicação, como os sinais de fumaça - que ainda hoje vemos os índios usando nos desenhos animados e nas histórias em quadrinhos - e os sons dos tambores - que as tribos africanas ainda usam também nos filmes e nos quadrinhos.

Tempos mais tarde, há cerca de 5.500 anos, em Sumer, na Mesopotâmia (Ásia), o homem inventou o alfabeto. E quando o inventou, já se sentia pronto para escrever e registrar os seus pensamentos e as suas descobertas.

No século 15, os registros do homem ganharam a forma de livros como conhecemos hoje. Mas até isso acontecer, ele escreveu em pedras, ossos e "tábuas" (também chamadas tijolos) de argila. Aliás, os primeiros livros foram mesmo escritos nas tais "tábuas" de argila. Eram várias páginas pesadas contando, por exemplo, a história do rei e herói Gilgamesh, de Uruk, na Mesopotâmia, que viveu há 5.000 anos. Ele foi um valente guerreiro, que lutou com leões e outras feras, construiu uma importante cidade com a ajuda de sábios, percorreu o mundo e saiu vitorioso em muitas batalhas. Esses detalhes sobre a vida de Gilgamesh só puderam ser conhecidos hoje, porque parte do livro de "tábuas" de argila que conta a sua história, escrito há cerca de 4.000 anos, resistiu ao tempo. Não fossem os registros, quem saberia da existência desse guerreiro?

Depois das pedras e das "tábuas de argila", o homem passou a usar o papiro. Essa planta, comum no Egito, era umedecida e ligeiramente amassada, para ficar com uma consistência grudenta. Depois, suas fibras eram trançadas e colocadas para secar, produzindo um papel rústico. Nele, anotava-se a contabilidade das lojas do reino egípcio. Muitas cartas e livros também foram escritos em papiro.


Os escribas copiavam o livro à mão. Usando o couro de animais - raspado, lavado, esticado e seco -, o homem inventou o pergaminho. E não demorou para ter a idéia de costurar vários pedaços de pergaminho, formando livros razoavelmente parecidos com os de hoje. Nas folhas de couro, assim como no papel da atualidade, se escrevia de um lado e de outro. Isso aconteceu entre os séculos 2 e 4 da nossa era.

Por falar em papel... Este material tão comum nos nossos dias foi uma invenção dos chineses, no ano 105. Dos chineses, o segredo do papel foi passado para os árabes até que chegou aos europeus. A primeira fábrica de papel da Europa foi instalada em uma cidade chamada Jativa, na Espanha, em 1150. Surgiram, então, os primeiros livros com o formato que conhecemos hoje - só que escritos à mão!

Gastava-se um tempo enorme para fazê-los. Por isso, os livros eram caros e pouca gente sabia ler . Os alfabetizados formavam uma minúscula parcela da sociedade. Em geral, eram papas, cardeais, arcebispos, bispos, padres, alguns reis, príncipes, rainhas, princesas e homens da corte, professores, astrônomos, filósofos, arquitetos, pintores, e juízes.



Um trabalhão!
Na Idade Média, quando inventaram os livros manuscritos, pouca gente sabia ler - mesmo entre os nobres e reis. Acredite ou não, o grande Carlos Magno - rei da França e imperador de Roma entre os séculos 8 e 9, cuja grande marca foi o interesse pela cultura e pela sua divulgação - não sabia ler. Mas adorava que lessem para ele histórias de heróis das Cruzadas. Esses livros foram chamados códices - ou códex - e eram muito caros. Exigiam, em média, quatro meses de trabalho - tempo que, em alguns casos, podia se estender a um ou dois anos, se fosse um livro ricamente ilustrado. Para se escrever 200 páginas, por exemplo, eram necessários 25 carneiros só para a preparação do pergaminho! Isto quer dizer que de cada carneiro saíam, aproximadamente, oito páginas de livro.


continua...


Sandra Medeiros Vieira,
Departamento de Artes,
Pontifícia Universidade Católica - Rio

Livros CHC 104 História
Ações do documentoEnviar Imprimir
Próximo: Revolução nos livros Navegação

Arquivo CHC 2010
Arquivo CHC 2009
Arquivo CHC 2008
Arquivo CHC 2007
Arquivo CHC 2006
Arquivo CHC 2005
Arquivo CHC 2004
Arquivo CHC 2003
Arquivo CHC 2002
Arquivo CHC 2001
Arquivo CHC 2000
Edição 109
Edição 108
Edição 107
Edição 106
Edição 105
Edição 104
Uma pequena história do livro
Uma pequena história do livro
Edição 103
Edição 102
Edição 101
Edição 100
Edição 99 A melhor da classe

Jogos. Experimentos. Histórias em quadrinhos. Textos divertidos para quem gosta de aprender brincando. Cartazes de bichos para colecionar. Tudo isso você encontra na revista Ciência Hoje das Crianças. Venha conhecê-la!

Publicações



Fale Conosco Quem somos Expediente Sobre a CHC On-line Mapa da CHC On-line
Copyright 2009 INSTITUTO CIÊNCIA HOJE. Todos os direitos reservados. Site desenvolvido por Simples Consultoria.
É proibida a reprodução, integração ou parcial, do conteúdo (imagens e textos) sem prévia autorização.



COPYRIGHT DEVIDO AO INSTITUTO CÎENCIA HOJE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas