segunda-feira, 28 de junho de 2010

1271 - HISTÓRIA DO LIVRO

HISTÓRIA DO LIVRO E DO LIVRO DIDÁTICO: A ESCRITURAÇÃO DOS
SABERES
MUNAKATA, Kazumi – PUC-SP – kazumi@pucsp.br
GT: História da Educação/n. 2
Agência financiadora: FAPESP
Desde os anos 2000, aproximadamente, verificou-se grande proliferação de pesquisas
sobre livro didático, acompanhada de diversificação de enfoques temáticos e
metodológicos, tendo como referenciais a história do livro, de sua edição e de suas
apropriações (usos e leituras), a história das disciplinas escolares, a história e a
sociologia crítica do currículo, a história das políticas educacionais e as noções de
cultura e práticas escolares. Trata-se aqui de sumariar essa produção a fim de apontar
para a centralidade do livro e, em particular, do livro didático, na constituição de um
padrão de organização dos saberes e de transmissão cultural, que têm como suporte a
escrita, ou melhor, o impresso, e a instituição escolar.



COPYRIGHT DEVIDO A MUNAKATA KAZUMI -

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas