domingo, 27 de junho de 2010

1254 - HISTÓRIA DO LIVRO

Referências
A história do livro. Gutenberg (Primeiras impressões). Artigo extraído da coluna
“Perfil” da Revista Superinteressante.. Outubro de 2003.
ALVAREZ, Octávio H. O texto eletrônico: um novo desafio para o ensino da leitura e da
escrita. In: PÉREZ, Francisco C.; GARCIA , Joaquín R. Ensinar ou aprender a ler e a
escrever. Porto Alegre: Artmed, 2001.
ALVES, Rubem. O prazer da leitura. Disponível em:
http://www.rubemalves.com.br/oprazerdaleitura.htm. Acesso em: 10/03/05.
BIZZO, Nélio. Ciências: fácil ou difícil? São Paulo, Ática, 1999.
BORGES, L.R. Quadrinhos: literatura gráfico-visual. Revista Agaquê, vol. 3 n. 2. São
Paulo: ECA/USP, agosto 2001.
BRAGA, Denise B, A comunicação em ambiente hipermídia: as vantagens da
hipermodalidade para o aprendizado no meio digital. In: MARCUSCHI, Luiz A.; XAVIER,
Antonio C. Hipertexto e gêneros digitais. Rio de Janeiro: Lucena,2004.
CAMPELLO, Bernadete. Enciclopédias. In: CAMPELLO, Bernardete; CALDEIRA, Paulo T.
(orgs). Introdução às fontes de informação. Belo Horizonte: Autêntica, 2005. pp.
9-22.
CARVALHO, D. A educação está no gibi: experiências: uma breve história de
porquês. Cosmo HQ. Junho 2000.
CAVALCANTE, Marianne C. Mapeamento e produção de sentido: os links no hipertexto.
In:
MARCUSCHI, Luiz A.; XAVIER, Antonio C. Hipertexto e gêneros digitais. Rio de
Janeiro: Lucena, 2004.
CONTIJO, Silvana. O livro de ouro da comunicação. Rio de Janeiro: Ediouro, 2004.
COSTA, Cristina. Educação, imagem e mídias. São Paulo: Cortez, 2005.
FARIA, M. Como usar o jornal na sala de aula. São Paulo: Contexto, 1996.
FERREIRO, Dalmir. O livro, esse estranho amigo. Jornal A Tribuna, 29/10/2003.
Disponível em:
http://www.ufac.br/informativos/ufac_imprensa/2003/10out_2003/artigo985.html
Acesso em: 12/02/05.
FREIRE, Fernanda M. O trabalho com a escrita: a produção de hqs eletrônicas. XIII
Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE), UNISINOS, 2002. pp. 310-318.
FURLAN, Sueli A. A Geografia na sala de aula: a importância dos materiais
didáticos. Brasília: MEC/Seed, 2002.
GATTI JÚNIOR, Décio. A escrita escolar da História: livro didático e ensino no Brasil
(1970-1990). Bauru: EDUSC; Uberlândia: EDUFU, 2004.
KENSI, Vani M. Múltiplas linguagens na escola. In: ENDIPE. Linguagens, espaços e
tempos no ensinar e aprender. Rio de Janeiro: DP&A, 2000. pp. 123-140.
LEVY, Pierre. O que é virtual?São Paulo: Editora 34, 2003.
MASETTO, Marcos; MORAN, José; BEHRENS, Marilda. Novas tecnologias e
mediação pedagógica. Campinas: Papirus, 2000.
MEC. Cadernos da TV Escola, Livros etc...Brasília: MEC/Seed, 1996.
MELLO Jr. José de.A evolução do livro e da leitura. Revista Editor. Ano 2, nº 8.
Fevereiro/Março 2000.
MERCADO, Luís P. (org). Novas tecnologias na educação: reflexões sobre a prática.
Maceió: Inep/Edufal, 2002.
MERCADO, Luís P. Aprendizagem por projetos com tecnologias. In: ______ (org).
Tendências na utilização das tecnologias da informação e comunicação na
educação. Maceió: Edufal, 2004. p. 51-69.
MERCADO, Luís P. As aventuras de Marco Pólo: uma viagem na Rota da Seda. In:
______; VIANA, Maria A. (orgs). Projetos utilizando Internet: a metodologia
Webquest na prática. Maceió: Marista, 2004. p. 275-279.
PAN, Maria Claudia de Oliveira. Leitura e suporte digital: desafio para a EAD.
Florianópolis, 12. Congresso Internacional da ABED, 2005.
PEREZ, Adoracion; SERRANO, Jordi; ENRECH, Marta; SOLER, Nuria. Bibliotecas y
centros de documentación virtuales en la nueva era de la sociedad de la
información: la biblioteca virtual de la UOC. Disponível em:
http://cvc.cervantes.es/obref/formacion_virtual/edicion_digital/perez.htm Acesso em:
12.11.01.
PEREZ, Dora. La biblioteca digital. Disponível em:
http://www.uoc.es/web/esp/articles/La_biblioteca_digital.htm. Acesso: 24/03/02.
PINSKY, Jaime. Leitura e (é) inclusão social. Folha de São Paulo, 28/11/03.
RAMAL, Andréa C. Educação na cibercultura: hipertextualidade, leitura, escrita e
aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2001.
ROCCO, M. Viagens de Leitura. Brasília: MEC/Seed, 1996.
ROCHA, Ruth; ROTH, Otávio. A história do livro. São Paulo, 2005.
SERPA, Dagmar; ALENCAR, Marcelo. As boas lições que aparecem nos gibis. São Paulo,
Revista Nova Escola, Abril, Abril 1998. p. 10-19.
SOARES, Magda. Letrar é mais que alfabetizar Jornal do Brasil. 26/11/2000.
Disponível em: Acesso em
12/02/05.
STANTON, Michael. As bibliotecas no tempo da Internet. Disponível em:
http://www5.estadao.com.br/tecnologia/coluna/stanton/2001/mai/29/106.htm Acesso
em: 02.07.01.
XAVIER, Antonio C. Leitura, texto e hipertexto. In: MARCUSCHI, Luiz A; ______.
Hipertexto e gêneros digitais. Rio de Janeiro: Lucena. 2004.
YUNES, E; PONDE, G.. Leitura e leituras da literatura infantil. São Paulo: FTD,
1989.
ZATZ, L. Aventura da Escrita: história do desenho que virou letra. São Paulo:
Moderna, 1995.


COPYRIGHT DEVIDO A PERFIL DA REVISTA SUPERINTERESSANTE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas