quarta-feira, 3 de outubro de 2012

CULPAR OS OUTROS PELOS NOSSOS ERROS

Vagas






Empregos

Estágios

Informe-se



Editorias



Administração e Negócios

Carreira e RH

Cotidiano

Economia e Finanças



Marketing

Notícias Acadêmicas

Oportunidades

Tecnologia

Entretenimento

Infográficos

Ver todas

+ Informe-se



Entrevistas

Artigos

Produção acadêmica

Eventos

O Portal





Apresentação

Anuncie

Contato

RSS Anuncie Contato InícioInforme-seArtigos

20 de julho de 2009, às 17h20min

Assumindo Responsabilidades - O Segredo do Sucesso

A + A - Tamanho do texto:Por Douglas Ferreira

inShare. CloseCompartilhar Denunciar Spam

ImprimirÉ muito comum, o fato de não assumirmos as responsabilidades de nosso dia a dia, frases como:



■Não fui bem na prova por culpa da professora;

■Fui demitido por culpa do patrão;

■Não consegui emprego por culpa da crise;

■Meu negócio próprio não deu certo por culpa da concorrência;

■Minha vida não vai pra frente por culpa do meu relacionamento;

■Cheguei atrasado por culpa do motorista;

■Fracassei na reunião por culpa de meus colegas de trabalho;

e muitas outras, são desculpas que mesmo sem perceber, acabamos usando no nosso cotidiano. Estamos tão acostumados a não assumir responsabilidades, que qualquer coisa que aconteça em nossa vida, já tentamos arrumar um culpado, um motivo de desculpa insentando nossa propria responsabilidade.



Para o processo de Coaching, é muito importante assumir as responsabilidades pelas nossas falhas, e ao fazer isso, nos colocamos no papel de aprendizes de nossos proprios erros, facilitando um feedback eficiente sobre nossa maneira de agir diante das situações que podem atrapalhar o nosso desenvolvimento.



Uma pessoa de sucesso, não está preocupada em colocar a culpa de seus erros em uma situação, ou em outras pessoas, ela está muito mais preocupada em determinar onde falhou, para que o incidente não se repita novamente, e ela possa alcançar o seu objetivo.



Existem maneiras de não criarmos esta dependência nas desculpas, e verificar se estamos evitando as responsabilidades de nossos atos, uma delas, é você ter um momento de reflexão sobre sí mesmo, pensar um pouco sobre como você esta escrevendo a sua própria vida, ver onde já fracassou e eliminar todas as possibilidades externas de erro, até chegar ao principio, onde na grande parte das vezes, verá que o erro maior foi cometido por si mesmo, ao deixar que a situação saisse de seu controle. Usando como exemplos as frases acima, vamos fazer algumas comparações:



1 – “Não fui bem na prova por culpa da professora”



Essa é realmente a verdade, quando esta situação acontece? Você parou por alguns instantes, para pensar e relembrar se você estudou adequadamente para esta prova? Deixou de perguntar coisas importantes ao seu mestre, no momento das aulas, que influenciou em seu fracasso neste momento? Deu total atenção ao que estava sendo passado, sem se distrair com colegas de classe, não frequentando as aulas? Estas são situações comuns, eu que faço faculdade de administração, vejo muito isso acontecer. Pessoas que faltaram quase em todas as aulas, e chegar ao final do semestre em DP em determinadas matérias, e culpar o ensino da escola, culpar os professores.



2 – “Fracassei na reunião por culpa de meus colegas de trabalho”



Outra situação clássica, onde devemos olhar para trás e analisar nosso próprio comportamento. Será que foi feito uma correta preparação do conteúdo da reunião? Você analisou as pautas, preparou todo o material necessário, deu total importância para o assunto a ser tratado? Conseguiu descansar no dia anterior? Está satisfeito com seu cargo atual, esta satisfeito com a empresa onde trabalha? Se era sua responsabilidade fazer uma apresentação segura na reunião, dedicou parte de seu tempo, para estar realmente preparado para o momento? Em empresas onde já trabalhei, também era situações comuns pessoas irem para as reuniões sem nem ao menos saber a pauta do dia, sem se informar antes do que seria necessário apresentar. E depois estas mesmas pessoas acabam colocando a culpa em outras pessoas que trabalham no mesmo local.



3 – “Não consegui emprego por culpa da crise”



Hoje em dia esta é a desculpa mais comum nos meios de conversas sociais. Mas será que a crise é tão violenta assim? Paremos para analisar novamente: Você se preparou com cursos e conhecimento, para buscar uma vaga de emprego? Você se preparou fiscamente e mentalmente, para aceitar um trabalho, mesmo que seja um pouco fora de sua área de atuação? Você se comportou de maneira adequanda diante de uma entrevista? Trabalhando diretamente com pessoas, muitas vezes me deparo com estas situações, onde o individuo, sem nenhum preparo, vai a uma entrevista de emprego ostentando seus belos piercings, roupas, como se acabasse de sair de um baile de sabado a noite, sem nenhum conhecimento da empresa na qual esta sendo entrevistado, sem nenhum preparo academico para o cargo disputado, e após serem “rejeitadas” nas entrevistas de emprego, acham mais facil culpar a crise.



Estas são algumas analises de situações, onde assumir a responsabilidade se torna importante. Hoje, o profissional, a pessoa, deve ter responsabilidade, deve saber que tem o controle total de sua vida, independente de quem convive ao seu lado. Devemos saber reconhecer nossa culpa quando as coisas dão erradas, pois assim é a vida, assumir responsabilidades e aprender com os erros. Espero ter sido claro em minhas esplanações de hoje, e caso tenham alguma dúvida, algum cometário a fazer, sintam-se a vontade. Aceito também sugestões de outros temas futuros, que se estiverem ao meu alcance, estarei desenvolvendo artigos relevantes.



Abraços e Sucesso a todos…



Curta o Administradores.com no Facebook

Acompanhe o Administradores no Twitter





As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.

Assuntosassumir, responsabilidade, coaching, determinacao, emprego, entrevista, de, erros, responsabil

Gostou? AutorDouglas Ferreira

Estudante de Administração e Formado em Coach, busca sempre novos conhecimentos em sua área de atuação.

Atuando como palestrante motivacional, lidera trabalhos junto a grupos de funcionários e profissionais de diversas áreas, auxiliando no processo de criação de metas e desenvolvimento pessoal.

Visite meu blog de Life Coaching e Siga-me no Twitter: @FerDobasi



Mais do autor08/03/2012A Importância do Resgate a Criança Interior 08/03/2012Do que depende o seu Sucesso? 15/10/2011Os 5 Estágios da Morte 14/10/2011Como saber se eu preciso de: Coaching de Carreira 12/08/2011#Autoconfiança – A importância do Medo Mais artigos do autor

Deixe seu comentário

Disqus.

Login Sobre o Disqus.. Curtir . Não curti .



...Que bom que gostou. Gostaria de compartilhar?Facebook

Twitter

CompartilharNão obrigadoSharing this page …

Obrigado! Close



Login Adicionar novo comentário

Comentar como … .

Atualização em tempo real está pausado. (Continuar)

Ordenar por: populares Ordenar por: melhor classificado Ordenar por: recentes primeiro Ordenar por: antigos primeiro Showing 1 comment

0 novos comentários recém postados Mostrar



Fernando Muller Junior 1 comment collapsed Collapse Expandir Meus parabens, ótimo artigo.



Realmente é um requisito básico, porém as vezes nem metade da equipe segue este caminho.



A Curtir Responder 2 anos atrás 0 Curtir

F .

M Notificar por e-mail S RSS .URL de Trackback

Baixe gratuitamente o app da Revista Administradores e tenha acesso às edições da revista em seu Gadget iOS ou Android.

Assuntos mais falados em Artigos

administracao administração atendimento carreira economia empreendedorismo gestao gestão lideranca liderança marketing mercado motivacao motivação pessoas planejamento sucesso trabalho vendas

Últimas notícias

10h15Negócios: a importância do gerenciamento da mudança 10h01Embraco prorroga inscrições para programa de trainee com vagas em administração 09h49Queda na demanda por veículos fez atividade do comércio recuar 1,8% em setembro, diz Serasa 09h32Carreira: a invenção do capital erótico e os seus prejuízos 08h55O Tio Sam crê no fim do mundo Veja mais notícias

Últimos comentários

Geraldo gomes em 2 hora(s) em

10 razões para ficar em um emprego por 10 anos ou ...

Isso td que o texto afirmar é o q penso. Contudo, o mercado nos ultimos 10/15 anos, endeusou os prof...

Anonimo em 2 hora(s) em

A importância da satisfação no trabalho para os co...

bosta de arquivo é esse??????????????????

Marcia Comercio em 2 hora(s) em

Palavras assassinas internalizadas: aprenda a admi...

Pessoalmente amei o artigo! Agora é praticar! Parabens Sr. José Augusto, pela sabedoria que partilh...

Informativos

Receba nosso informativo em seu e-mail.







Enquete

Você costuma seguir a intuição na hora de tomar decisões importantes?

Sempre

Às vezes

Nunca



Comente esta enquete!

Veja enquetes anteriores



Cursos onlineLivrosDVDs6 Sigma

Fluxo de Caixa

Veja mais cursos

Liderança Baseada em Princípios O Que os Ricos Sabem e Não Contam Veja mais livros

HSM Master Series - KIT Completo (7 DVDs) Liderança – Herb Kelleher / Andy Cohen Veja mais DVDs

Indicadores

Câmbio

Moeda Compra (R$) Venda (R$)

Dólar comercial 2,0264 2,0272

Euro 2,6167 2,6171

Libra 3,2654 3,2658



Bolsa de valores

Bolsa Variação Fechamento

Bovespa 0.0 0.0







Apresentação
Anuncie
Política de Privacidade
Sala de imprensa
Promoções
Parceiros
Depoimentos
ADM no seu site
Contato





© 2003-2012. Administradores - O Portal da Administração. Todos os direitos reservados.     COPYRIGHT 2003 - 2012. ADMINISTRADORES - O PORTAL DA ADMINISTRAÇÃO  - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas