terça-feira, 31 de janeiro de 2012

RICARDO DE CORNUALHA - SACRO IMPÉRIO ROMANO GERMÂNICO

Ricardo da CornualhaOrigem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Armas de Ricardo da Cornualha como Imperador.
Armas de Ricardo da Cornualha.Ricardo da Cornualha (Castelo de Winchester, Winchester, 5 de Janeiro de 1209 - Castelo de Berkhamstead, Berkhamsted, 2 de Abril de 1272), foi o segundo filho Varão de João Sem Terra e de Isabel de Angoulême.

[editar] BiografiaFoi feito conde da Cornualha em 1227, tendo ficado conhecido por este título, apesar de em Janeiro de 1257 ter sido eleito Rei dos Romanos fora dos muros de Frankfurt pelos bispos de Colónia e de Maguncia, o Conde Palatino de Rin, o rei da Boémia Otokar II da Boêmia. Foi coroado como rei pelo arcebispo de Colónia e Aachen em Maio desse ano.

Ricardo ostentou o título de Rei dos Romanos até à sua morte, nunca tendo no entanto e um poder total sobre a Alemanha. Foi dono do Castelo de Wallingford, onde gastou uma fortuna nos arranjos que mandou fazer.

Tendo ficado novamente viuvo, em 1261, voltou a casar-se na cidade alemã de Kaiserslautern, no dia 16 de Junho de 1269, com Beatriz de Falkenburg. Não tendo descendência deste matrimónio. Ricardo veio a morrer no Castelo de Berkhamstead, Herfordshire, em 2 de Abril de 1272. Foi sepultado na Abadía de Hayles, que tinha sido por si fundada.

[editar] Relações familiaresCasou em Fawley, no dia 13 de Março de 1231 com Isabel Marshal, filha de Guilherme Marshal, conde de Pembroke, de quem teve:

João (Marlow, Bucks, 1232 - Marlow, Bucks, 1233).
Isabel (Marlow, Bucks, 1233 - Marlow, Bucks, 1234).
Henrrique (Castelo de Haughley, 2 de Novembro de 1235 – assassinado pelos seus primos Montfort e Viterbo, em 13 de Março de 1271), foi casado com Constança de Moncada, condessa de Bigorre (? - 1310).
Nicolas (Castelo de Berkhamstead - Castelo de Berkhamstead, 15 de Janeiro de 1240).
Depois da morte da sua 1º esposa esposa em consequência de problemas relacionados com o parto do último filho, volta a casar-se, desta feita na Abadia de Westminster, no dia 23 de Novembro de 1243, com Sancha de Provença, que era cunhada do seu irmão, o rei Henrique III de Inglaterra. Deste casamento nasceram:

Ricardo (Castelo de Wallingford - Castelo de Wallingford, 1246).
Edmundo (Castelo de Wallingford, 26 de Dezembro de 1249 - Abadía de Ashbridge, 1 de Outubro de 1300), Foi sucessor de seu pai como conde da Curnualha em 1272. Casou com Margarida de Clare (1249 - 1313). Este matrimónio foi no entanto anulado em 1294.
[editar] Ligações externasGeneall.net
Obtida de "http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Ricardo_da_Cornualha&oldid=28057137"
Categorias: Sacro Império Romano-GermânicoReis da GermâniaMonarcas católicos romanosPríncipes católicos romanos
Ferramentas pessoaisEntrar / criar conta Espaços nominaisArtigo Discussão VariantesVistasLer Editar Ver histórico AçõesBusca NavegaçãoPágina principal Conteúdo destacado Eventos atuais Esplanada Página aleatória Portais Informar um erro ColaboraçãoBoas-vindas Ajuda Página de testes Portal comunitário Mudanças recentes Estaleiro Criar página Páginas novas Contato Donativos Imprimir/exportarCriar um livroDescarregar como PDFVersão para impressãoFerramentasPáginas afluentes Alterações relacionadas Carregar ficheiro Páginas especiais Ligação permanente Citar esta página Noutras línguasБеларуская Brezhoneg Česky Deutsch English Esperanto Español Eesti Français עברית Hrvatski Magyar Italiano 日本語 Latina Македонски Nederlands ‪Norsk (bokmål)‬ Polski Русский Svenska Esta página foi modificada pela última vez à(s) 13h49min de 21 de dezembro de 2011.
Este texto é disponibilizado nos termos da licença Atribuição-Partilha nos Mesmos Termos 3.0 não Adaptada (CC BY-SA 3.0); pode estar sujeito a condições adicionais. Consulte as condições de uso para mais detalhes.
Política de privacidade Sobre a Wikipédia Avisos gerais Versão móvel


COPÝRIGHT WIKIPÉDIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas