terça-feira, 31 de janeiro de 2012

MATIAS - SACRO IMPÉRIO ROMANO-GERMÃNICO

Matias, Sacro Imperador Romano-GermânicoOrigem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Matias I
Sacro Imperador Romano-Germânico

Matia I
Governo
Antecessor Rodolfo II
Sucessor Fernando II
Títulos Rei da Hungria, Rei da Boêmia
Vida
Nascimento 31 de julho de 1527
Viena
Morte 20 de março de 1619 (62 anos)
Viena
ver
Matias da Germânia ou Mateus de Habsburgo (Viena, 24 de fevereiro de 1557- Viena, 20 de março de 1619), filho de Maximiliano II, imperador, e da infanta Maria de Habsburgo, filha de Carlos V. Foi Arquiduque de Áustria, Duque de Carniola, da Caríntia, da Estiria, Conde do Tirol, Landgrave da Alta e da Baixa Alsácia e finalmente foi eleito Imperador do Sacro Império em 1611 na sucessão do irmão, Rodolfo II.

Foi rei da Hungria e da Boêmia como Mateus II de 1611 a 1617.

Casou em 1611 com sua prima Ana do Tirol (nascida em Innsbruck em 4 de outubro de 1585 e morta em 15 de dezembro de 1618 em Viena), filha do Arquiduque Fernando I, Conde do Tirol, e de sua segunda esposa Ana Catarina de Gonzaga; Ana foi a fundadora da Igreja dos capuchinhos no mausoléu dos Habsburgos, em Viena. Sem posteridade, Matias foi sucedido como imperador por seu primo Fernando II da Germânia (1619-1637) filho do arquiduque Carlos da Estiria.

[editar] Ver tambémLista de reis da Boémia



Precedido por
Rodolfo II Sacro Imperador Romano-Germânico
1611 — 1619 Sucedido por
Fernando II

Obtida de "http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Matias,_Sacro_Imperador_Romano-Germ%C3%A2nico&oldid=28066340"
Categorias: Mortos em 1619Monarcas católicos romanosImperadores do Sacro Império RomanoReis da GermâniaReis da HungriaReis da BoêmiaArquiduques da ÁustriaCondes do TirolCavaleiros da Ordem do Tosão de OuroCasa de HabsburgoNaturais de VienaMonarcas da Casa de Habsburgo
Ferramentas pessoaisEntrar / criar conta Espaços nominaisArtigo Discussão VariantesVistasLer Editar Ver histórico AçõesBusca NavegaçãoPágina principal Conteúdo destacado Eventos atuais Esplanada Página aleatória Portais Informar um erro ColaboraçãoBoas-vindas Ajuda Página de testes Portal comunitário Mudanças recentes Estaleiro Criar página Páginas novas Contato Donativos Imprimir/exportarCriar um livroDescarregar como PDFVersão para impressãoFerramentasPáginas afluentes Alterações relacionadas Carregar ficheiro Páginas especiais Ligação permanente Citar esta página Noutras línguasAragonés Български Bosanski Català Česky Dansk Deutsch English Esperanto Español Eesti فارسی Suomi Français עברית Hrvatski Magyar Íslenska Italiano 日本語 한국어 Latina मराठी Nederlands ‪Norsk (bokmål)‬ Polski Română Русский Srpskohrvatski / Српскохрватски Slovenčina Српски / Srpski Svenska Kiswahili ไทย Türkçe Українська Tiếng Việt West-Vlams 中文 Esta página foi modificada pela última vez à(s) 09h31min de 22 de dezembro de 2011.
Este texto é disponibilizado nos termos da licença Atribuição-Partilha nos Mesmos Termos 3.0 não Adaptada (CC BY-SA 3.0); pode estar sujeito a condições adicionais. Consulte as condições de uso para mais detalhes.
Política de privacidade Sobre a Wikipédia Avisos gerais Versão móvel


COPÝRIGHT WIKIPÉDIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas