terça-feira, 31 de janeiro de 2012

HENRIQUE VII - SACRO IMPÉRIO ROMANO-GERMÃNICO

Henrique VII de LuxemburgoOrigem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Os sete príncipes-eleitores votando em Henrique VII.
Territórios comandados diretamente por Henrique
Henrique marchando em San Casciano
Tumba de HenriqueHenrique VII (c. 1275 – 24 de Agosto de 1313) foi Rei da Germânia (ou Rex Romanorum) a partir de 1308 e Sacro Imperador Romano-Germânico a partir de 1312. Ele foi o primeiro imperador da Casa de Luxemburgo. Durante seu breve mandato ele revigorou a causa imperial na Itália e inspirou elogios de Dino Compagni e Dante Alighieri.

Ele era filho do Conde Henrique VI de Luxemburgo e Beatriz de Avesnes. Seu filho, João de Luxemburgo, foi eleito rei Boêmia em 1310. Em 15 de agosto de 1309, Henrique VII anunciou sua intenção de viajar a Roma e esperava que suas tropas estivessem prontas em 1° de outubro de 1310. Ele então viajou para Roma para ser coroado emperador, o título estava vago desde a morte de Frederico II. Sua coroação foi em 29 de Junho de 1312.

Como imperador ele planejou restaurar a glória do Sacro Império Romano-Germânico, e assim restaurou o poder imperial em parte do norte da Itália, lutando contra a comune anti-imperial de Florença. Entretanto ele disputou com os Guelfos e Guibelinos, especialmente nas cidades livres da Toscana, e o Rei Roberto de Nápoles e o Papa Clemente V estavam ambos preocupados sobre as políticas do império. Henrique quis punir Roberto de Nápoles por usa ações desleais (Roberto era tecnicamente vassalo de Henrique), mas ele morreu em 24 de Agosto de 1313, prósimo à Siena.

Henrique o famoso alto Arrigo no Paraíso de Dante, no qual o poeta descreve o trono de honra que espera por Henrique no Paraíso. Dante também faz alusão a ele várias vezes no "Purgatório" como o salvador que iria trazer o governo imperial de volta à Itália, e acabar o controle temporal da Igreja. O sucesso de Henrique VII na Itália não durou muito, e depois de sua morte as forças anti-imperiais reganharam o controle.

Depois da morte de Henrique VII, dois rivais, o Ludovico da Bavária da Wittelsbach e Frederico o Charmoso da Casa de Habsburgo, disputaram a coroa. A disputa culminou na Batalha de Mühldorf em 28 de setembro de 1322, no qual Frederico perdeu.

[editar] ReferênciasWilliam M. Bowsky, Henry VII na Itália, Lincoln, 1960.
Maria Elisabeth Franke, Kaiser Heinrich VII. im Spiegel der Historiographie, Köln/Weimar/Wien, 1992. (em alemão)
Precedido por
Henrique VI Conde de Luxemburgo
1288–1313 Sucedido por
João I
Precedido por
Henrique VI Conde de Arlon
1288–1313 Sucedido por
João I
Precedido por
Gérard I Conde de Durbuy
after 1298–1313 Sucedido por
João I
Precedido por
Alberto I Rei da Germânia
(formally Rei dos Romanos)
1308–1313 Sucedido por
Luís IV o Bávaro &
Frederico III o Charmoso
Precedido por
Frederico II
(vago desde 1250) Sacro Imperador Romano-Germânico
1312–1313 Sucedido por
Luís IV o Bávaro

Obtida de "http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Henrique_VII_de_Luxemburgo&oldid=27580500"
Categorias: Condes de LuxemburgoReis da GermâniaImperadores do Sacro Império RomanoCasa de LuxemburgoMortos em 1313Monarcas católicos romanosPessoas citadas na Divina Comédia (Paraíso)
Ferramentas pessoaisEntrar / criar conta Espaços nominaisArtigo Discussão VariantesVistasLer Editar Ver histórico AçõesBusca NavegaçãoPágina principal Conteúdo destacado Eventos atuais Esplanada Página aleatória Portais Informar um erro ColaboraçãoBoas-vindas Ajuda Página de testes Portal comunitário Mudanças recentes Estaleiro Criar página Páginas novas Contato Donativos Imprimir/exportarCriar um livroDescarregar como PDFVersão para impressãoFerramentasPáginas afluentes Alterações relacionadas Carregar ficheiro Páginas especiais Ligação permanente Citar esta página Noutras línguasCatalà Česky Deutsch Ελληνικά English Español Eesti Français Magyar Italiano 日本語 ქართული 한국어 Latina Lëtzebuergesch Lietuvių Nederlands Polski Română Русский Slovenčina Српски / Srpski Svenska ไทย Türkçe 中文 Esta página foi modificada pela última vez à(s) 16h14min de 10 de novembro de 2011.
Este texto é disponibilizado nos termos da licença Atribuição-Partilha nos Mesmos Termos 3.0 não Adaptada (CC BY-SA 3.0); pode estar sujeito a condições adicionais. Consulte as condições de uso para mais detalhes.
Política de privacidade Sobre a Wikipédia Avisos gerais Versão móvel


COPYRIGHT WIKIPÉDIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas