terça-feira, 31 de janeiro de 2012

FRANCISCO II - ELEITOR DA SAXÔNIA

Frederico II, Eleitor da SaxôniaOrigem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
FREDERICO II de Saxe nasceu em Leipzig em 22 de agosto de 1412 e morreu em 7 de setembro de 1464 em Leipzig. Membro da dinastia de Wettin, era um dos sete filhos de Frederico I de Wettin (1370-1428 Altenburgo) apelidado o Belicoso, der Streitbare, e sua esposa desde 1402 Catarina de Brunswick-Luneburgo, filha de Henrique I, Duque de Brunswick.

Apelidado o Manso, o Plácido, em alemão der Sanftmuetige. Foi duque-Eleitor de Saxe e Conde palatino de Saxe desde 1428, landgrave de Turíngia de 1440 a 1445, margrave da Mísnia ou Meissen em 1440.

[editar] Casamento e posteridadeFrederico se casou em 3 de junho de 1431 em Leipzig com Margarida da Austria ou de Habsburgo (nascida em Viena circa 1416 e morta em 12 de fevereiro de 1486 em Altenburgo, filha de Ernesto I, Duque de Carniola.

Tiveram oito filhos. Em 1485, seus dois filhos ERNESTO e ALBERTO se dividiram entre si os territórios do pai: Ernesto, Eleitor de Saxe, ficou com a Turíngia, Magdeburgo e Saxe ou a Saxônia; o caçula, Alberto de Saxe, Margrave de Meissen ou Mísnia, tomou Meissen e se tornaria em 1488 Stathouder dos Países Baixos.

Desses dois filhos de Frederico II nasceram dois ramos principais da dinastia de Wettin:

1 - de um lado, as famílias de Saxe-Weimar, Saxe-Eisenach, Saxe-Saalfed, Saxe-Hildburghausen e Saxe-Coburgo-Gota, a qual deu Reis à Grã-Bretanha, à Bélgica, a Portugal e à Bulgária;
2 - do outro, os Eleitores mais tarde Reis de Saxe, e as famílias Saxe-Weissenfels, Saxe-Merseburg e Saxe-Zeitz.
Obtida de "http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Frederico_II,_Eleitor_da_Sax%C3%B4nia&oldid=27915390"
Categorias: Eleitores de SaxeReis de SaxeCasa de WettinMortos em 1464
Ferramentas pessoaisEntrar / criar conta Espaços nominaisArtigo Discussão VariantesVistasLer Editar Ver histórico AçõesBusca NavegaçãoPágina principal Conteúdo destacado Eventos atuais Esplanada Página aleatória Portais Informar um erro ColaboraçãoBoas-vindas Ajuda Página de testes Portal comunitário Mudanças recentes Estaleiro Criar página Páginas novas Contato Donativos Imprimir/exportarCriar um livroDescarregar como PDFVersão para impressãoFerramentasPáginas afluentes Alterações relacionadas Carregar ficheiro Páginas especiais Ligação permanente Citar esta página Noutras línguasDeutsch English Español Français Italiano 日本語 Nederlands Polski Русский Svenska Esta página foi modificada pela última vez à(s) 12h46min de 9 de dezembro de 2011.
Este texto é disponibilizado nos termos da licença Atribuição-Partilha nos Mesmos Termos 3.0 não Adaptada (CC BY-SA 3.0); pode estar sujeito a condições adicionais. Consulte as condições de uso para mais detalhes.
Política de privacidade Sobre a Wikipédia Avisos gerais Versão móvel


COPYRIGHT WIKIPÉDIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas