sábado, 28 de janeiro de 2012

FERNANDO VI

Fernando VI de EspanhaOrigem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Fernando VI
Rei de Espanha

Governo
Reinado 9 de Julho de 1746 – 10 de Agosto de 1759
Consorte Maria Bárbara de Bragança
Antecessor Filipe V
Herdeiro Carlos III
Sucessor Carlos III
Casa Real Casa de Bourbon
Dinastia Bourbon
Vida
Nascimento 23 de Setembro de 1713
Madrid, Espanha
Morte 10 de Agosto de 1759 (45 anos)
Villaviciosa de Odón, Madrid, Espanha
Pai Filipe V de Espanha
Mãe Maria Luísa de Sabóia
ver
Fernando VI (Madrid, 23 de Setembro de 1713 - Villaviciosa de Odón, 10 de Agosto de 1759), Rei de Espanha (1746-1759). Segundo filho de Filipe V de Espanha e de sua primeira esposa Maria Luísa de Sabóia.

[editar] BiografiaFernando VI sofreu problemas mentais, os quais se agravaram depois da morte de sua mulher, Maria Bárbara de Bragança em 1758. Ambos esposos estavam muito unidos afectivamente, compartindo uma paixão pela música. Não tinham filhos nem ambições de expansão política, pelo que procurou uma política de estrita neutralidade.

Começou o seu reinado eliminando a influência da rainha viúva Isabel Farnésio e do seu grupo de cortesões italianos. Só manteve no governo o marquês de La Ensenada, como Secretário da Fazenda, Marinha e Índias. O contrapeso político ao marquês de la Ensenada, francófilo, era o Secretário de Estado José de Carvajal y Lancaster, de tendência anglófila. A competição entre ambos terminou em 1754, ao falecer Carvajal e cair Ensenada, passando Ricardo Wall a ser o novo homem forte da monarquia.

Quando subiu ao trono, Espanha encontrava-se envolvida na Guerra de Sucessão da Áustria, que terminou em pouco tempo pela Paz de Aquisgran em 1748 sem nenhum benefício para Espanha, sendo esta obrigada a conceder aos ingleses autorização para participarem no comércio de escravos negros com as colónias espanholas das Caraíbas. Desde então, e durante todo o reinado, a obsessão foi manter esta neutralidade a todo o custo, a qual permitiu ao governo concentrar-se sobre a reconstrução económica e financeira do país. Desta forma, melhoraram as receitas da Fazenda Real e, ao mesmo tempo, aliviou-se a pressão fiscal, facilitando a recuperação económica, assim como a reconstrução da Marinha de Guerra.

Mediante uma lei, em 2 de julho de 1751, proibiu a maçonaria[1].

O seu reinado caracterizou-se também por um florescimento cultural: criação da Real Academia de Bellas Artes de San Fernando em 1752 e das Reales Sociedades Económicas de Amigos del País. Foi um mecenas das artes, em especial da música. Protegeu e incentivou o trabalho de historiografia de Enrique Flórez de Setién y Huidobro, o famoso padre Flórez, devendo-se-lhe o empenho posto na publicação da España Sagrada, a sua principal obra [2].

Em Agosto de 1758 a rainha portuguesa D. Maria Bárbara de Bragança, filha de D. João V de Portugal, falecia em Aranjuez, o que levou ao agravamento do estado de saúde mental do rei, até atingir o estado de loucura. Viveu recluso no Palácio de Villaviciosa até falecer em 1759, exactamente um ano após a morte da esposa.

Referências e Notas↑ Anti-Mason Chronology to 1962 por Alphonse Cerza
↑ FLÓREZ, Enrique (1792), España Sagrada. Theatro geographico-histórico de la Iglesia de España. ISBN (OCLC 46247736)
Este artigo sobre um Rei da Espanha é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Realeza Espanhola
Casa de Bourbon
(1700-1833)
Descendência

Filipe V[Expandir]
Filhos
Príncipe Luís (futuro Luís I)
Príncipe Fernando (futuro Fernando VI)
Príncipe Carlos (futuro Carlos III)
Mariana Vitória, Rainha de Portugal
Filipe I de Parma
Infanta Maria Teresa
Infante Luís
Infanta Maria Antonieta
Luís I[Esconder]
Fernando VI[Esconder]
Carlos III[Expandir]
Filhos
Maria Luísa, Imperatriz da Alemanha
Filipe António
Príncipe Carlos (futuro Carlos IV)
Fernando, Rei das Duas Sicílias
Infante Gabriel
Infante António
Infante Francisco
Carlos IV[Expandir]
Filhos
Carlota Joaquina, Rainha de Portugal
Infanta Maria Amália
Infanta Maria Luísa
Príncipe Fernando (futuro Fernando VII)
Carlos María, Conde de Molina
Infanta Maria Isabel
Infante Francisco
Fernando VII[Expandir]
Filhos
Príncesa Isabel (futura Isabel II)
Luísa Fernanda de Bourbon



Precedido por
Filipe V Rei de Espanha
1746 – 1759 Sucedido por
Carlos III

[Expandir]v • eBiografias
A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

[Expandir]v • eMonarcas de Espanha
Casa de Habsburgo Carlos I • Filipe II • Filipe III • Filipe IV • Carlos II
Casa de Bourbon Filipe V • Luís I • Filipe V • Fernando VI • Carlos III • Carlos IV • Fernando VII
Casa de Bonaparte José I Bonaparte
Casa de Bourbon, Primeira Restauração Fernando VII • Isabel II
Casa de Sabóia Amadeu I
Casa de Bourbon, Segunda Restauração Afonso XII • Afonso XIII
Casa de Bourbon, Terceira Restauração Juan Carlos I

Obtida de "http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Fernando_VI_de_Espanha&oldid=28220126"
Categorias: Monarcas católicos romanosReis de EspanhaPríncipes das AstúriasCasa de BourbonAntimaçonariaMortos em 1759Monarcas da Casa de BourbonDescendentes de Luís XIV da FrançaCategorias ocultas: !Esboços maiores que 5000 bytes!Esboços sobre reis da Espanha
Ferramentas pessoaisEntrar / criar conta Espaços nominaisArtigo Discussão VariantesVistasLer Editar Ver histórico AçõesBusca NavegaçãoPágina principal Conteúdo destacado Eventos atuais Esplanada Página aleatória Portais Informar um erro ColaboraçãoBoas-vindas Ajuda Página de testes Portal comunitário Mudanças recentes Estaleiro Criar página Páginas novas Contato Donativos Imprimir/exportarCriar um livroDescarregar como PDFVersão para impressãoFerramentasPáginas afluentes Alterações relacionadas Carregar ficheiro Páginas especiais Ligação permanente Citar esta página Noutras línguasAragonés Български Bosanski Català Česky Dansk Deutsch Ελληνικά English Esperanto Español Euskara Suomi Français Galego Hrvatski Magyar Italiano 日本語 한국어 Latina Latviešu Македонски मराठी Nederlands ‪Norsk (bokmål)‬ Occitan Polski Română Русский Simple English Slovenčina Svenska Tagalog Українська Esta página foi modificada pela última vez à(s) 18h51min de 3 de janeiro de 2012.
Este texto é disponibilizado nos termos da licença Atribuição-Partilha nos Mesmos Termos 3.0 não Adaptada (CC BY-SA 3.0); pode estar sujeito a condições adicionais. Consulte as condições de uso para mais detalhes.
Política de privacidade Sobre a Wikipédia Avisos gerais Versão móvel

COPYRIGHT WIKIPÉDIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas