segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

GUILHERME II

Guilherme II da AlemanhaOrigem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Guilherme II

Imperador da Alemanha e Rei da Prússia
.
Kaiser Guilherme II
Governo
Reinado 15 de Junho de 1888 – 11 de Novembro de 1918
Coroação 15 de junho de 1888
Rainha Augusta Vitória de Schleswig-Holstein
Consorte Augusta Vitória de Schleswig-Holstein
Antecessor Frederico III da Alemanha
Herdeiro Guilherme da Alemanha
Sucessor República de Weimar
Casa Real Casa de Hohenzollern.
Dinastia Casa de Hohenzollern.
Hino Real "Heil dir im Siegerkranz" (Imperial)
"Deutschlandlied" (Popular)
"Die Wacht am Rhein" (Não-oficial)
Títulos Imperador da Alemanha, Rei da Prússia, Margrave do Brandemburgo, Burgrave de Nuremberga e Conde de Hohenzollern, Soberano e Duque Superior da Silésia e do Condado de Glatz, Grão-Duque do Baixo Reno e da Posnânia, Duque da Saxônia, Vestfália e Engern, da Pomerânia, Lüneburg, Holstein e Schleswig, de Magdeburg, Bremen, Clève, Jülich e Berg, Wenden e Kaschuben, de Krossen, Lauenburg e Mecklenburg, Landgrave de Hesse e da Turíngia, Margrave de Lausitz Superior e Inferior, Príncipe-Herdeiro de Orange, Príncipe de Rügen, Frísia Oriental, Padernborn e Pyrmont, Halberstadt, Münster, Minden, Osnabrück, Hildesheim, Verden, Kammin, Fulda, Nassau e Mörs, Conde de Henneberg, Conde de Marca e de Ravensberg, Hohenstein, Tecklenburg e Linden, de Mansfeld, Sigmarigen e Veringen, Senhor de Frankfurt
Vida
Nome completo Friedrich Wilhelm Viktor Albrecht von Hohenzollern
Nascimento 27 de Janeiro de 1859
Postdam
Morte 4 de Junho de 1941 (82 anos)
Utrecht nos Países Baixos
Sepultamento Huis Doorn
Esposas Augusta Vitória de Schleswig-Holstein
Filhos Guilherme da Alemanha, Eitel Frederico da Prússia, Adalberto da Prússia, Augusto Guilherme da Prússia, Óscar da Prússia, Joaquim da Prússia e Vitória da Prússia.
Pai Frederico III da Alemanha
Mãe Vitória de Inglaterra
Assinatura
ver
Guilherme II da Prússia, nascido Frederico Guilherme Victor Alberto de Hohenzollern (em alemão Friedrich Wilhelm Viktor Albrecht von Hohenzollern) (Berlim, 27 de Janeiro de 1859 - 4 de Junho de 1941), foi o último imperador alemão (Kaiser) e o último Rei da Prússia, detendo os títulos entre 1888 e 1918.

Guilherme era filho do Príncipe-Herdeiro Frederico da Prússia, depois Frederico III, e de sua esposa, a Princesa Real da Grã-Bretanha, Vitória (filha da Rainha Vitória de Inglaterra). Sua mãe era tia da Imperatriz Alexandra (a mulher do Czar Nicolau II da Rússia), e a irmã do Rei Eduardo VII de Inglaterra. A Rainha Vitória de Inglaterra era sua avó. Um traumático incidente à nascença incapacitou-o parcialmente, tendo-lhe deixado o braço esquerdo atrofiado, uma deficiência que ele tentou sempre esconder. Vários historiadores viram neste traumatismo uma razão para a necessidade de compensação psicológica através das cerimónias pomposas e o estilo autocrático que o caracterizaram. Muitos apontam-no como o exemplo acabado do homem errado no lugar errado, uma figura com um carácter muito aquém da sua responsabilidade na história.

Guilherme II tinha por título oficial Guilherme II pela Graça de Deus, Imperador da Alemanha, Rei da Prússia, Margrave do Brandemburgo, Burgrave de Nuremberga e Conde de Hohenzollern, Soberano e Duque Superior da Silésia e do Condado de Glatz, Grão-Duque do Baixo Reno e da Posnânia, Duque da Saxônia, Vestfália e Engern, da Pomerânia, Lüneburg, Holstein e Schleswig, de Magdeburg, Bremen, Clève, Jülich e Berg, Wenden e Kaschuben, de Krossen, Lauenburg e Mecklenburg, Landgrave de Hesse e da Turíngia, Margrave de Lausitz Superior e Inferior, Príncipe-Herdeiro de Orange, Príncipe de Rügen, Frísia Oriental, Padernborn e Pyrmont, Halberstadt, Münster, Minden, Osnabrück, Hildesheim, Verden, Kammin, Fulda, Nassau e Mörs, Conde de Henneberg, Conde de Marca e de Ravensberg, Hohenstein, Tecklenburg e Linden, de Mansfeld, Sigmarigen e Veringen, Senhor de Frankfurt

Índice [esconder]
1 Biografia
2 Descendência
3 Referências
4 Ver também

[editar] BiografiaImperador germânico nascido no castelo de Potsdam, perto de Berlim, que depois de ocupar o trono durante três décadas, foi testemunha e participante do desaparecimento do império alemão, desmembrado após a primeira guerra mundial.. Era filho mais velho do rei Frederico, que ocupou o trono durante apenas três meses, como Frederico III, e de Victoria, primogênita da Rainha Vitória do Reino Unido. Apesar de uma atrofia congênita do braço esquerdo, ingressou na escola militar e, mais tarde, na guarda real, da qual faria parte até se tornar Kaiser, em 1888. Seu caráter autoritário e sua concepção de poder levaram-no a um confronto com o chanceler Otto von Bismarck, na discussão sobre reformas trabalhistas propostas pelo imperador, que resultou na demissão do famoso primeiro ministro (1890). Com um novo chanceler, Leo Caprivi, Graf von Caprivi ou conde de Caprivi, iniciou uma política conhecida como neue Wegrichtung, que visava aliviar o descontentamento do proletariado e evitar o crescimento do Partido Socialista. Sem êxito desencadeou uma política de intenso nacionalismo, de promover o prestígio internacional da Alemanha e defender uma política de âmbito mundial. Assim empreendeu um programa de fortalecimento das forças armadas, em especial da Marinha, o que provocou a desconfiança das nações europeias. Acirrou a rivalidade anglo-alemã, especialmente após o início da guerra dos bôeres (1899). Com a criação da Tríplice Aliança, constituída pela Alemanha, Áustria-Hungria e Itália (1882) contra a França, gerou em oposição a criação da chamada Tríplice Entente integrada pela França, Reino Unido e Rússia e, assim essa ambiciosa política de poder promoveu a intensificação de um complicado panorama político internacional que deu início a primeira guerra mundial (1914). Como resultado da guerra (1914-1918) veio a desagregação do império (1918) e o Kaiser foi obrigado a exilar-se nos Países Baixos e onde permaneceu até morrer, em Doorn, Países Baixos. Encontra-se sepultado em Huis Doorn, Doorn, Doorn Municipality, Utrecht no Países Baixos.[1]

[editar] Descendência
O Kaiser Guilhherme II da AlemanhaGuilherme II teve os seguintes filhos da sua primeira esposa, a Imperatriz Augusta Vitória de Schleswig-Holstein:

Nome Nascimento Morte Observações
Guilherme da Alemanha 6 de Maio de 1882 20 de Julho de 1951 Príncipe herdeiro da Alemanha e da Prússia desde o nascimento até à implantação da República; casado com a Duquesa Cecília de Mecklenburg-Schwerin; com descendência.
Eitel Frederico da Prússia 7 de Julho de 1893 8 de Dezembro de 1942 casado com a Duquesa Sofia Calota Holstein-Gottorp de Oldenburgo em 1906 de quem se divorciou em 1926; sem descendência.
Adalberto da Prússia 14 de Julho de 1884 22 de Setembro de 1948 casado com a Princesa Adelaide de Saxe-Meiningen; com descendência.
Augusto Guilherme da Prússia 29 de Janeiro de 1887 25 de Maio de 1949 era membro das SA e um grande apoiante de Hitler; casou-se com a princesa Alexandra Vitória de Schleswig-Holstein-Sonderburg-Glücksburg; com descendência.
Óscar da Prússia 27 de Julho de 1888 27 de Janeiro de 1958 casado com a Condessa Ina-Maria von Bassewitz; com descendência;
Joaquim da Prússia 17 de Dezembro de 1890 18 de Julho de 1920 considerado para o trono da Irlanda; casado com a Princesa Maria-Augusta de Anhalt; com descendência.
Vitória Luísa da Prússia 13 de Setembro de 1892 11 de Dezembro de 1980 casada com Ernesto Augusto, Duque de Brunswick; com descendência.
Referências↑ Guilherme II da Alemanha no Find a Grave
[editar] Ver tambémO Commons possui multimídias sobre Guilherme II da AlemanhaO Wikiquote possui citações de ou sobre: Wilhelm II da Alemanha


Precedido por:
Frederico III Imperador da Alemanha
1888 — 1918 Seguido por:
abolição da monarquia
Rei da Prússia
1888 — 1918 Seguido por:
abolição da monarquia
Chefe da Casa de Hohenzollern
1888 — 1918 Seguido por:
Príncipe Wilhelm da Prússia

Portal da Alemanha

Obtida de "http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Guilherme_II_da_Alemanha&oldid=28346867"
Categorias: Imperadores da AlemanhaReis da PrússiaCasa de HohenzollernPessoas da Primeira Guerra Mundial (Alemanha)Descendentes da rainha Vitória do Reino UnidoMortos em 1941Categorias ocultas: !Artigos destacados na Wikipédia em hebraico!Artigos destacados na Wikipédia em limburguês
Ferramentas pessoaisEntrar / criar conta Espaços nominaisArtigo Discussão VariantesVistasLer Editar Ver histórico AçõesBusca NavegaçãoPágina principal Conteúdo destacado Eventos atuais Esplanada Página aleatória Portais Informar um erro ColaboraçãoBoas-vindas Ajuda Página de testes Portal comunitário Mudanças recentes Estaleiro Criar página Páginas novas Contato Donativos Imprimir/exportarCriar um livroDescarregar como PDFVersão para impressãoFerramentasPáginas afluentes Alterações relacionadas Carregar ficheiro Páginas especiais Ligação permanente Citar esta página Noutras línguasAfrikaans Aragonés العربية Asturianu Azərbaycanca Беларуская ‪Беларуская (тарашкевіца)‬ Български Brezhoneg Bosanski Català Česky Cymraeg Dansk Deutsch Ελληνικά English Esperanto Español Eesti Euskara فارسی Suomi Võro Føroyskt Français Frysk Gaeilge Gàidhlig Galego Gaelg עברית हिन्दी Hrvatski Magyar Հայերեն Bahasa Indonesia Ido Íslenska Italiano 日本語 ქართული 한국어 Kurdî Latina Lëtzebuergesch Limburgs Lietuvių Latviešu Македонски Монгол मराठी Bahasa Melayu Nederlands ‪Norsk (nynorsk)‬ ‪Norsk (bokmål)‬ Polski Română Русский संस्कृतम् Sicilianu Srpskohrvatski / Српскохрватски Simple English Slovenčina Slovenščina Српски / Srpski Svenska Kiswahili தமிழ் ไทย Tagalog Türkçe Українська Tiếng Việt Walon Winaray 中文 Esta página foi modificada pela última vez à(s) 03h44min de 14 de janeiro de 2012.
Este texto é disponibilizado nos termos da licença Atribuição-Partilha nos Mesmos Termos 3.0 não Adaptada (CC BY-SA 3.0); pode estar sujeito a condições adicionais. Consulte as condições de uso para mais detalhes.
Política de privacidade Sobre a Wikipédia Avisos gerais Versão móvel


COPYRIGHT WIKIPÉDIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas