segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

FREDERICO GUILHERME III

Frederico Guilherme III da PrússiaOrigem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Frederico Guilherme III
Rei da Prússia

Ordem: 3º Rei da Prússia
Reinado: 1797–1840
Predecessor: Frederico Guilherme II
Sucessor: Frederico Guilherme IV
Data de Nascimento: 3 de agosto de 1770
Local de Nascimento: Potsdam
Reino da Prússia
Data de Falecimento: 7 de junho de 1840
Local de Falecimento: Berlim
Reino da Prússia
Pai: Frederico Guilherme II
Mãe: Frederica Luísa de Hesse-Darmstadt
Consorte: Luísa de Mecklenburg-Strelitz
Frederico Guilherme III (Friedrich Wilhelm III, em alemão) (Potsdam, 3 de agosto de 1770 – Berlim, 7 de junho de 1840) foi rei da Prússia entre 1797 e 1840. Subiu ao trono em 16 de novembro de 1797.

Embora Frederico Guilherme e seus conselheiros tentassem manter a Prússia neutra durante as Guerras Napoleônicas, as provocações de Napoleão Bonaparte forçaram-na a declarar guerra à França em outubro de 1806. Na Batalha de Jena, os franceses derrotaram o exército prussiano de maneira decisiva, o que levou a família real a refugiar-se na Prússia Oriental, onde ficou à mercê do Imperador Alexandre I da Rússia.

Em Tilsit, a França celebrou a paz com a Rússia e a Prússia. Esta última perdeu todos os seus territórios poloneses, bem como a área a oeste do Elba, e teve que pagar uma grande indenização.

Embora o rei, considerado fraco e ineficiente, parecesse resignado com o destino da Prússia, diversos ministros, como o Barão vom Stein, Scharnhorst e o Conde Gneisenau ocuparam-se em reformar a administração e o exército do reino.

Em 1813, em seguida à derrota de Napoleão na Rússia, Frederico Guilherme aliou-se aos russos e voltou-se contra a França. As tropas prussianas desempenharam um papel essencial nas vitórias dos aliados em 1813 e 1814.

Durante o Congresso de Viena, os ministros de Frederico Guilherme lograram assegurar importantes ganhos territoriais para a Prússia, embora não tivessem conseguido anexar a totalidade da Saxônia, como desejavam. Após a guerra, o rei adotou uma postura mais conservadora, ao esquecer a promessa que havia feito em 1813 no sentido de outorgar uma constituição à Prússia.

Destacam-se as modificações no sistema educacional fomentadas por Frederico Guilherme nesse período. Em 1809, ele funda, sob a concepção de Wilhelm von Humboldt, a Universidade de Berlim, a qual entre 1828 e 1949 passou a se chamar Universidade de Frederico-Guilherme (em alemão: Friedrich-Wilhelms-Universität), em sua homenagem, vendo a ser depois denominada Universidade Humboldt de Berlim (em alemão: Humboldt-Universität zu Berlin). No ano de 1811 funda a Universidade da Breslávia (em alemão: Schlesische Friedrich-Wilhelms-Universität), hoje na cidade de Wrocław (em alemão: Breslau), e, finalmente, em 1818 funda a Universidade de Bonn (em alemão: Rheinische Friedrich-Wilhelms-Universität Bonn).





Casa de Hohenzollern
Nascimento: 3 de agosto de 1770; Morte: 7 de junho de 1840
Precedido por
Frederico Guilherme II Eleitor de Brandemburgo
como Frederico Guilherme IV
1797–1806 Fim do Sacro Império
Romano-Germânico
Rei na Prússia
1797–1840 Sucedido por
Frederico Guilherme IV


Obtida de "http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Frederico_Guilherme_III_da_Pr%C3%BAssia&oldid=28530553"
Categorias: Reis da PrússiaCasa de HohenzollernNaturais de PotsdamCategoria oculta: !Artigos bons na Wikipédia em chinês
Ferramentas pessoaisEntrar / criar conta Espaços nominaisArtigo Discussão VariantesVistasLer Editar Ver histórico AçõesBusca NavegaçãoPágina principal Conteúdo destacado Eventos atuais Esplanada Página aleatória Portais Informar um erro ColaboraçãoBoas-vindas Ajuda Página de testes Portal comunitário Mudanças recentes Estaleiro Criar página Páginas novas Contato Donativos Imprimir/exportarCriar um livroDescarregar como PDFVersão para impressãoFerramentasPáginas afluentes Alterações relacionadas Carregar ficheiro Páginas especiais Ligação permanente Citar esta página Noutras línguasБългарски Brezhoneg Català Česky Dansk Deutsch English Esperanto Español Eesti فارسی Suomi Français Galego עברית Magyar Bahasa Indonesia Italiano 日本語 ქართული 한국어 Latina Lietuvių Latviešu Nederlands ‪Norsk (bokmål)‬ Polski Română Русский Simple English Slovenščina Српски / Srpski Svenska Türkçe Українська 中文 Esta página foi modificada pela última vez à(s) 16h59min de 27 de janeiro de 2012.
Este texto é disponibilizado nos termos da licença Atribuição-Partilha nos Mesmos Termos 3.0 não Adaptada (CC BY-SA 3.0); pode estar sujeito a condições adicionais. Consulte as condições de uso para mais detalhes.
Política de privacidade Sobre a Wikipédia Avisos gerais Versão móvel

COPYRIGHT WIKIPÉDIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas