segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

FRANCISCO JOSÉ I

Francisco José I da ÁustriaOrigem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Francisco José I

Imperador da Áustria-Hungria

Governo
Reinado 2 de dezembro de 1848 - 21 de novembro de 1916
Consorte Imperatriz Elisabeth da Áustria
Antecessor Fernando I
Sucessor Carlos I
Casa Real Habsburgo
Títulos Rei da Croácia
Rei da Galícia e Lodomeria
Rei da Boemia
Grão-Duque de Cracóvia
Vida
Nascimento 18 de Agosto de 1830
Viena, Império Austríaco
Morte 21 de novembro de 1916 (86 anos)
Viena, Império Austro-Húngaro
Sepultamento Igreja Nossa Senhora dos Anjos, Viena
Filhos Sofia Frederica da Áustria
Gisela da Áustria
Rodolfo de Habsburgo
Maria Valéria da Áustria
Pai Francisco Carlos da Áustria
Mãe Sofia da Baviera
ver
Francisco José I, em alemão Franz Joseph I, (Palácio de Schönbrunn, Viena, 18 de agosto de 1830 — Palácio de Schönbrunn, Viena, 21 de novembro de 1916) foi imperador da Áustria (1848-1916), rei da Hungria (1867-1916) e último governante influente da dinastia dos Habsburgo. Restabeleceu a ordem no Império e restaurou o domínio da Áustria na Confederação Germânica (1849-1850). Seu reinado, que durou 68 anos, é o terceiro mais longo da história européia, depois de Luís XIV da França e de Johann II de Liechtenstein. Seu lema era Viribus Unitis (União de Forças).

Índice [esconder]
1 Primeiros anos
2 Imperador da Áustria
2.1 Início do reinado
2.2 Casamento
3 Imperador Austro-húngaro
3.1 Anexação da Hungria
3.2 O enfraquecimento do Império
3.3 Tragédias familiares
3.4 Primeira Guerra Mundial e término do reinado
4 Ver também
5 Referências

[editar] Primeiros anosFrancisco José nasceu nos arredores de Viena em 18 de agosto de 1830. Filho primogênito do arquiduque Francisco Carlos, segundo filho do imperador Francisco I, foi educado como herdeiro do trono do império austríaco, na qualidade de sucessor de seu tio, Fernando I.

[editar] Imperador da Áustria[editar] Início do reinadoSubiu ao trono imperial da Áustria aos dezoito anos, em 1848, durante os movimentos revolucionários da Hungria e da unificação italiana, após a abdicação de seu tio Fernando I e da renuncia de seu pai. Adoptou um estilo de vida austero, apesar do luxo do palácio Schönbrunn, embora mantivesse na corte um ambiente fausto de uma etiqueta estrita e de grandiosas cerimônias. Não possuindo a envergadura de um homem de Estado, demonstrou parcialidade na sua governação do império.

Até 1852, seu reinado sofreu influência do príncipe Karl Philipp de Schwarzenberg, que defendia uma política absolutista e centralizadora.

Com o apoio do exército, estabeleceu na primeira década do reinado um regime autoritário, que terminou em 1859 com a derrota da Áustria frente aos exércitos da França e da Sardenha-Piemonte, ao qual a Áustria teve de ceder o território da Lombardia, pelo acordo de paz de Villafranca. Francisco José teve de adoptar, então, uma política liberal.

[editar] CasamentoEm 24 de Abril de 1854 casou-se com sua prima, a duquesa Isabel da Baviera (conhecida na família por "Sissi"), filha da sua tia Ludovika e do Duque Maximiliano da Baviera. Sissi, por quem Francisco José foi apaixonado, apesar das constantes desavenças, e que exerceu profunda influência sobre ele, deu-lhe três filhas e um varão.

[editar] Imperador Austro-húngaro[editar] Anexação da Hungria
O Imperador em 1853.Em 1849 restabeleceu a dominação austríaca na Lombardia e na Hungria, beneficiando-se do apoio da Rússia. Tentou reorganizar o seu império sob o sistema do federalismo. As reivindicações nacionais de algumas regiões do império obrigaram-no a estabelecer novas instituições, menos opressoras. Apesar disso, em 1866, antes de conseguir seu intento de restaurar o prestígio internacional da Áustria, deflagrou contra a Prússia a Guerra dos Ducados (1863-1865). A derrota em Sadowa, em 1866, eliminou definitivamente os Habsburgos da política alemã.

A rebeldia dos húngaros obrigou Francisco José, no ano seguinte, a abandonar a orientação absolutista e reaproximar-se dos húngaros, fazendo concessões substanciais à Hungria, e reconhecendo o regime dualista , no qual a Hungria era reconhecida como Estado em pé de igualdade com a Áustria, unidos sob o mesmo monarca. Em 1867 foi coroado rei da Hungria, em Budapeste. Os eslavos, entretanto, não aceitaram a dupla submissão, a austríacos e húngaros. A dependência da Áustria-Hungria com relação ao Império Alemão foi aumentando gradualmente e selou-se com a assinatura, em 1879, da Dúplice Aliança com o Reich, à qual se juntou a Itália em 1882, criando-se assim a Tríplice Aliança, entidade política de grande importância até à Primeira Guerra Mundial. Em 1908, anexou a Bósnia e a Herzegovina.

[editar] O enfraquecimento do Império
O Imperador Francisco José.A divisão étnica do império austríaco teve como consequência a reivindicação de independência dos checos, croatas, húngaros, sérvios e muitas outras nacionalidades. Após breve retorno à política opressiva, o imperador teve de instaurar o voto universal para a eleição do Reichsrat (Parlamento).

[editar] Tragédias familiaresO esforço de manter unido o império reflecte-se nos acontecimentos familiares: a execução do seu irmão Maximiliano no México (1867); o suicídio, em circunstâncias mal conhecidas, do seu único filho, o arquiduque Rudolfo de Habsburgo, herdeiro do trono da Áustria-Hungria (1889); o assassinato de sua mulher, a imperatriz Sissi por um anarquista em Genebra (1898); e o assassinato do arquiduque Francisco Fernando, seu sobrinho e herdeiro, por um estudante sérvio quando visitava Sarajevo.

[editar] Primeira Guerra Mundial e término do reinado
Busto do imperador Francisco José.A influência do imperador era tanta que em 1903 teve participação decisiva na eleição do Papa Pio X[1], após vetar o nome do cardeal siciliano Mariano Rampolla del Tindaro. Governara praticamente por decretos até que, em 28 de junho de 1914, o arquiduque Francisco Fernando foi morto num atentado em Sarajevo. Persuadido por um de seus ministros, Francisco José I consentiu em enviar um ultimato à Sérvia. Foi declarada guerra à Sérvia (1914), o que desencadeou a Primeira Grande Guerra. O império austro-húngaro desmembrou-se e Francisco José I morreu, em 21 de novembro de 1916, dois anos antes de o seu império entrar em derrocada total, no castelo de Schönbrunn, onde nascera. O seu sucessor foi jovem imperador Carlos I, neto do seu irmão Carlos Luís.

[editar] Ver tambémImpério Austro-húngaro
Casa de Habsburgo
Primeira Guerra Mundial
[editar] Referências↑ Revista 30 dias - Na Igreja e no mundo - "Quando o veto do imperador favoreceu a eleição de um Papa santo"
O Commons possui uma categoria com multimídias sobre Francisco José I da ÁustriaPrecedido por
Fernando I Imperador da Áustria
1848 - 1916
Sucedido por
Carlos I
Precedido por
Fernando V Rei da Hungria
1848 - 1916
Sucedido por
Carlos I
Precedido por
Fernando I Rei da Boémia
1848 - 1916
Sucedido por
Carlos I

[Esconder]v • eBiografias
A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z



Obtida de "http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Francisco_Jos%C3%A9_I_da_%C3%81ustria&oldid=28151046"
Categorias: Mortos em 1916Monarcas católicos romanosImperadores da ÁustriaReis da BoêmiaReis da HungriaCondes da FlandresCavaleiros da Ordem da JarreteiraCavaleiros da Ordem do Tosão de OuroCasa de HabsburgoCasa de Habsburgo-LorenaCategorias ocultas: !Artigos bons na Wikipédia em estônio!Artigos destacados na Wikipédia em espanhol
Ferramentas pessoaisEntrar / criar conta Espaços nominaisArtigo Discussão VariantesVistasLer Editar Ver histórico AçõesBusca NavegaçãoPágina principal Conteúdo destacado Eventos atuais Esplanada Página aleatória Portais Informar um erro ColaboraçãoBoas-vindas Ajuda Página de testes Portal comunitário Mudanças recentes Estaleiro Criar página Páginas novas Contato Donativos Imprimir/exportarCriar um livroDescarregar como PDFVersão para impressãoFerramentasPáginas afluentes Alterações relacionadas Carregar ficheiro Páginas especiais Ligação permanente Citar esta página Noutras línguasAfrikaans العربية Azərbaycanca Беларуская Български Brezhoneg Bosanski Català Česky Dansk Deutsch Ελληνικά English Esperanto Español Eesti Euskara فارسی Suomi Français Galego עברית Hrvatski Magyar Bahasa Indonesia Ido Italiano 日本語 한국어 Latina Lumbaart Lietuvių Latviešu Nederlands ‪Norsk (bokmål)‬ Polski Română Русский Srpskohrvatski / Српскохрватски Simple English Slovenčina Slovenščina Shqip Српски / Srpski Svenska ไทย Türkçe Українська Tiếng Việt ייִדיש 中文 Esta página foi modificada pela última vez à(s) 13h22min de 29 de dezembro de 2011.
Este texto é disponibilizado nos termos da licença Atribuição-Partilha nos Mesmos Termos 3.0 não Adaptada (CC BY-SA 3.0); pode estar sujeito a condições adicionais. Consulte as condições de uso para mais detalhes.
Política de privacidade Sobre a Wikipédia Avisos gerais Versão móvel

copýright wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas