domingo, 29 de janeiro de 2012

FRANCSCO COSSIGA

Francesco CossigaOrigem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Francesco Cossiga
Francesco Cossiga
8º Presidente da Itália
Mandato 3 de julho de 1985 – 28 de abril de 1992
Antecessor(a) Sandro Pertini
Sucessor(a) Oscar Luigi Scalfaro
Primeiro ministro da Itália
Mandato 4 de agosto de 1979 - 18 de outubro de 1980
Antecessor(a) Giulio Andreotti
Sucessor(a) Arnaldo Forlani
Vida
Nascimento 26 de Julho de 1928
Sassari
Falecimento 17 de agosto de 2010 (82 anos)
Roma
Primeira-dama Giuseppa Sigurani
Partido Democracia Cristã
Profissão professor e político
ver
Francesco Cossiga (Sássari, 26 de Julho de 1928 — Roma, 17 de agosto de 2010) foi um político italiano.

Índice [esconder]
1 As actividades do Governo
1.1 O primeiro ano do Ministério do Interior
1.2 O caso Moro
2 Morte
3 Citação
4 Referências
5 Ver também

[editar] As actividades do GovernoFoi ministro do Interior no terceiro governo de Giulio Andreotti (1976 - 1978), quando se demitiu após o assassinato de Aldo Moro. De 1979 a 1980 foi presidente do Conselho de Ministros (primeiro-ministro) e, de 1983 a 1985, foi presidente do Senado da República até ser eleito presidente da República, o mais jovem da República Italiana até então.

Desde 1992 é senador vitalício na qualidade de ex-Presidente da República Italiana e após um decreto do presidente do Conselho de Ministros obteve o título de Presidente emérito da República Italiana.

Considerado honesto e incorrúptivel durante todos os seus mandatos até 1992, sempre foi respeitado, mesmo por seus oponentes políticos. Após o assassinato de Aldo Moro, declarou ao jornalista Paolo Guzzanti : "Se tenho os cabelos brancos e manchas na pele, é por isto. Porque eu me dava conta de que estávamos deixando que matassem Moro e o nosso sofrimento estava em sintonia com o sofrimento dele".

Provocou a hostilidade do establishment político e da OTAN, ao tornar pública a existência da Operação Gladio e o seu papel nessa organização. Suas revelações provocaram um inquérito parlamentar, em 2000, sobre as atividades da Gladio na Itália.[carece de fontes?]

Foi apurado que os serviços secretos norte-americanos e da OTAN haviam realizado atividades terroristas « sob falsa bandeira», causando numerosas vítimas entre a população civil. O objetivo era culpar os grupos de esquerda pelos atos de terror, a fim de incitar a opinião pública contra os comunistas e assim justificar medidas de exceção, por parte do Estado.[carece de fontes?]

[editar] O primeiro ano do Ministério do InteriorA 11 de março de 1977, durante os mais confrontos entre estudantes e polícia na área da universidade de Bologna, foi morto a luta militante continua Pierfrancesco Lorusso, protestos estudantis subseqüentes, Cossiga, que ocupou o Ministério do Interior envio de veículos blindados de transporte de tropas (M113), na área universitária.

[editar] O caso MoroEm março de 1978, quando Aldo Moro foi seqüestrado pelas Brigadas Vermelhas, rapidamente criou duas comitê de crise ", um oficial e um restrito para resolver a crise.

[editar] MorteAntes de morrer, a vontade em anexo, Cossiga incluía quatro cartas, tornado público e dirigida ao chefe de Estado (Presidente da República, o Presidente do Conselho dos Presidentes da Câmara e do Senado:Giorgio Napolitano,Silvio Berlusconi,Gianfranco Fini e Schifani Renato).

O Cardeal Tarcísio Bertone, Secretário de Estado da Santa Sé, em artigo no jornal L'Osservatore Romano afirmou que a fé católica de Cossiga era granítica e aberta e que durante a sua vida perseguira tenazmente tres metas as quais teria alcançado: a proclamação de São Tomás More como padroeiro dos políticos católicos, a beatficação do abade Antonio Rosmini e a do cardeal John Henry Newman. Disse ter sido testemunha "da amizade e da familiaridade intectual que uniu Cossiga ao cardeal Joseph Ratzinger com o qual passava horas de empenhativas conversações filosóficas e teológicas."[1]

[editar] Citação"Minha religião professada na Santa Igreja Católica e civil confirmar minha fé na República, uma comunidade de livres e iguais em nação italiana e que alcançou a sua liberdade e unidade." (Francesco Cossiga, em uma carta ao presidente do Senado)

Referências↑ L'Osservatore Romano, ed. port. A. XLI, n.35, pg.2., 28.ag.2010
[editar] Ver tambémLista de primeiros-ministros da Itália
Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Precedido por
Sandro Pertini Presidente da Itália
1985 - 1992 Sucedido por
Oscar Luigi Scalfaro
Precedido por
Giulio Andreotti Primeiro-ministro da Itália
1979 - 1980 Sucedido por
Arnaldo Forlani

[Esconder]v • eBiografias
A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

Obtida de "http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Francesco_Cossiga&oldid=28558958"
Categorias: Mortos em 2010Primeiros-ministros da ItáliaPresidentes da ItáliaGrande Colares da Ordem Nacional do Cruzeiro do SulCategorias ocultas: !Artigos que carecem de notas de rodapé!Esboços maiores que 5000 bytes!Esboços de biografias
Ferramentas pessoaisEntrar / criar conta Espaços nominaisArtigo Discussão VariantesVistasLer Editar Ver histórico AçõesBusca NavegaçãoPágina principal Conteúdo destacado Eventos atuais Esplanada Página aleatória Portais Informar um erro ColaboraçãoBoas-vindas Ajuda Página de testes Portal comunitário Mudanças recentes Estaleiro Criar página Páginas novas Contato Donativos Imprimir/exportarCriar um livroDescarregar como PDFVersão para impressãoFerramentasPáginas afluentes Alterações relacionadas Carregar ficheiro Páginas especiais Ligação permanente Citar esta página Noutras línguasالعربية Беларуская ‪Беларуская (тарашкевіца)‬ Български Brezhoneg Català Cymraeg Dansk Deutsch Ελληνικά English Esperanto Español Eesti Euskara Suomi Français Galego עברית Hrvatski Bahasa Indonesia Íslenska Italiano 日本語 ქართული Latina Lëtzebuergesch Lietuvių मराठी Malti Nederlands ‪Norsk (bokmål)‬ Occitan Polski Piemontèis Română Русский Sicilianu Slovenščina Svenska Ślůnski Türkçe Українська Vèneto Yorùbá 中文 Esta página foi modificada pela última vez à(s) 10h18min de 29 de janeiro de 2012.
Este texto é disponibilizado nos termos da licença Atribuição-Partilha nos Mesmos Termos 3.0 não Adaptada (CC BY-SA 3.0); pode estar sujeito a condições adicionais. Consulte as condições de uso para mais detalhes.
Política de privacidade Sobre a Wikipédia Avisos gerais Versão móvel

COPYRIGHT WIKIPÉDIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas