domingo, 29 de janeiro de 2012

ENRICO DE NICOLA

Enrico De NicolaOrigem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde janeiro de 2012).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Google — notícias, livros, acadêmico — Scirus. Veja como referenciar e citar as fontes.
Enrico De Nicola
Enrico De Nicola
I Presidente da Itália
Mandato 1 de julho de 1946 – 31 de dezembro de 1947 (Chefe Provisório do Estado)
1 de janeiro de 1948 – 15 de junho de 1948 (Presidente da República)
Antecessor(a) ninguém
Sucessor(a) Luigi Einaudi
Vida
Nascimento 9 de novembro de 1877
Nápoles
Falecimento 1º de outubro de 1959 (81 anos)
Torre del Greco
Primeira-dama nenhuma (solteiro)
Partido Partido Liberal Italiano
Profissão advogado e político
ver
Enrico De Nicola (Nápoles, 9 de novembro de 1877 — Torre del Greco, 1 de outubro de 1959) foi um advogado e político italiano. Foi o primeiro Presidente da República Italiana. Foi eleito presidente provisório da assembléia constituinte do estado, naquele momento, até o dia 1º de janeiro de 1948, em que é públicada a nova constituição republicana, da Itália, cuja qual atribuia a ele de forma provisória a presidência da República Italiana de fato, até o dia 12 de maio de 1948. Antes desse momento, era presidente da Câmara dos Deputados, entre 26 de junho de 1920 até 25 de janeiro de 1924

Advogado, especializado na área Penal, de renome nacional, tinha como ideologia política, o liberalismo de Giolitti, foi eleito deputado, pela primeira vez, em 1909, pelo colégio eleitoral, de Afragola, e assim permaneceu até a XXVI Legislatura, cuja qual deixa o poder, em função a Marcha sobre Roma, organizada pelos fascistas, em 1922.

Enrico De Nicola, retorna mais tarde, e em 1924 vira presidente da Câmara dos Deputados. Sendo nomeado, em 1929 senador, do Reino da Itália. Era simpatizante da monarquia, e via a mesma como um meio de união nacional e pacificação.

Em 1943, em função da sua conduta política, antes do fascismo, foi chamado para resolver a questão política da Itália, na queda do Fascismo, que acaba, por sua vez, terminando como Presidente da República Italiana, em 1946, após a monarquia ter sido derrubada.

Precedido por
Rei Humberto II
(monarquia)
Alcide De Gasperi
(presidente provisório)
Presidente da Itália
1946 - 1948 Sucedido por
Luigi Einaudi
Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Obtida de "http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Enrico_De_Nicola&oldid=28442832"
Categorias: Mortos em 1959Presidentes da ItáliaPolíticos da ItáliaNaturais de NápolesCategorias ocultas: !Artigos que carecem de fontes desde janeiro de 2012!Esboços de biografias
Ferramentas pessoaisEntrar / criar conta Espaços nominaisArtigo Discussão VariantesVistasLer Editar Ver histórico AçõesBusca NavegaçãoPágina principal Conteúdo destacado Eventos atuais Esplanada Página aleatória Portais Informar um erro ColaboraçãoBoas-vindas Ajuda Página de testes Portal comunitário Mudanças recentes Estaleiro Criar página Páginas novas Contato Donativos Imprimir/exportarCriar um livroDescarregar como PDFVersão para impressãoFerramentasPáginas afluentes Alterações relacionadas Carregar ficheiro Páginas especiais Ligação permanente Citar esta página Noutras línguasCatalà Deutsch English Esperanto Español Suomi Français Bahasa Indonesia Italiano 日本語 ქართული Latina Lietuvių Монгол Nnapulitano Nederlands Polski Piemontèis Русский Svenska Türkçe Yorùbá Esta página foi modificada pela última vez à(s) 12h58min de 21 de janeiro de 2012.
Este texto é disponibilizado nos termos da licença Atribuição-Partilha nos Mesmos Termos 3.0 não Adaptada (CC BY-SA 3.0); pode estar sujeito a condições adicionais. Consulte as condições de uso para mais detalhes.
Política de privacidade Sobre a Wikipédia Avisos gerais Versão móvel


COPYRIGHT WIKIPÉDIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas