terça-feira, 31 de janeiro de 2012

CARLOS VII - SACRO IMPÉRIO ROMANO -GERMÂNICO

Carlos VII, Sacro Imperador Romano-GermânicoOrigem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Carlos VII
Sacro Imperador Romano-Germânico

Carlos VII
Governo
Antecessor Carlos VI
Sucessor Francisco I
Dinastia Wittelsbach
Títulos Rei da Polônia, Rei da Boêmia
Vida
Nascimento 6 de agosto de 1697
Bruxelas
Morte 20 de janeiro de 1745 (47 anos)
Munique
ver
Carlos Alberto da Baviera ou Carlos VII da Germânia foi imperador do Sacro Império Romano-Germânico. Carlos Alberto I pertencia à família Wittelsbach, há séculos no poder como duques e depois eleitores da Baviera. Nasceu em Bruxelas em 6 de agosto de 1697 e morreu em Munique em 20 de janeiro de 1745. Filho do eleitor Maximiliano Emanuel e de sua segunda esposa Teresa Cunigunda Sobieska, filha de João III Sobieski, Rei da Polônia (1624-1696) e de Maria Casimira d'Arquien. Duque da Baviera, sucedeu ao pai em 26 de fevereiro de 1726 e foi rei da Boêmia em 1741.

[editar] BiografiaTendo o pai tomado o partido de Luís XIV na Guerra da Sucessão Espanhola, o Baviera foi ocupado por tropas estrangeiras. Ele e seu irmão Clemente (futuro arcebispo de Colônia) foram levados para Viena prisioneiros, educados pelos jesuítas como condes de Wittelsbach.

Quando o pai foi restaurado ao eleitores, foi solto. Em 1717, liderou o contingente bávaro que serviu no exército imperial do Príncipe Eugênio contra os turcos e teria se distinguido em Belgrado. O tio da esposa, imperador Carlos VI da Germânia, arquiduque da Áustria, insistiu que a Casa da Baviera reconhecesse a Pragmática Sanção, que estabelecia sua filha Maria Teresa como herdeira dos domínios dos Habsburgos. O que foi por ele feito, embora com reservas mentais e protestos secretos, pois os eleitores da Baviera tinham direito às posses dos Habsburgos por testamento de Fernando I em 1564.

Quando, em 20 de outubro de 1740 morreu Carlos VI, entrou em liga contra Maria Teresa, apoiado pelos franceses e foi eleito imperador em oposição ao marido de Maria Teresa, Francisco de Lorena, Grão-Duque da Toscana, em 24 de janeiro de 1742, sendo coroado em Frankfurt-am-Main em 12 de fevereiro de 1742. Com exército negligenciado, incapaz de resistir às tropas austríacas, enquanto era coroado, seus domínios hereditários na Baviera eram invadidos…

Durante esta Guerra da Sucessão Austríaca se tornou títere nas mãos da coalizão antiaustríaca. Em 1743, reentrou na capital, Munique, para fugir dela logo depois. Foi restaurado por Frederico, o Grande, da Prússia em outubro 1744, mas morreu exausto. Foi sucedido como imperador por Francisco I , que inaugurou a casa de Habsburgo-Lorena.

[editar] Casamento e posteridadeCasou em 25 de setembro de 1722 com Maria Amélia de Habsurgo (Viena 22 de outubro de 1701-11 de dezembro de 1756 Munique), filha do imperador José I da Germânia.

[editar] Ver tambémLista de imperadores do Sacro Império Romano-Germânico
Lista de soberanos da Hungria
História da Áustria
dinastia Wittelsbach
Precedido por
Carlos VI Sacro Imperador Romano-Germânico
1742 — 1745 Sucedido por
Francisco I

Obtida de "http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Carlos_VII,_Sacro_Imperador_Romano-Germ%C3%A2nico&oldid=28213197"
Categorias: Mortos em 1745Imperadores do Sacro Império RomanoReis da GermâniaReis da BoêmiaDuques da BavieraCasa de WittelsbachCavaleiros da Ordem do Tosão de OuroMonarcas católicos romanosMonarcas da Casa de Habsburgo
Ferramentas pessoaisEntrar / criar conta Espaços nominaisArtigo Discussão VariantesVistasLer Editar Ver histórico AçõesBusca NavegaçãoPágina principal Conteúdo destacado Eventos atuais Esplanada Página aleatória Portais Informar um erro ColaboraçãoBoas-vindas Ajuda Página de testes Portal comunitário Mudanças recentes Estaleiro Criar página Páginas novas Contato Donativos Imprimir/exportarCriar um livroDescarregar como PDFVersão para impressãoFerramentasPáginas afluentes Alterações relacionadas Carregar ficheiro Páginas especiais Ligação permanente Citar esta página Noutras línguasБългарски Bosanski Català Česky Dansk Deutsch English Esperanto Español Eesti فارسی Suomi Français Hrvatski Magyar Italiano 日本語 한국어 Latina Lëtzebuergesch Lietuvių मराठी Nederlands ‪Norsk (nynorsk)‬ ‪Norsk (bokmål)‬ Polski Română Русский Sardu Srpskohrvatski / Српскохрватски Slovenčina Slovenščina Српски / Srpski Svenska Türkçe Українська 中文 Esta página foi modificada pela última vez à(s) 03h15min de 3 de janeiro de 2012.
Este texto é disponibilizado nos termos da licença Atribuição-Partilha nos Mesmos Termos 3.0 não Adaptada (CC BY-SA 3.0); pode estar sujeito a condições adicionais. Consulte as condições de uso para mais detalhes.
Política de privacidade Sobre a Wikipédia Avisos gerais Versão móvel

COPYRIGHT WIKIPÉDIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas