quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

8245 - GUERRA DO AFEGANISTÃO

MiniWeb Educação
10 anos com você
Home
Apresentação
Serviços
Mosaico
Cursos
Cadastro
A nova guerra no Afeganistão Clique aqui =========== Pré-História ... Antropologia ... Arqueologia ... Dinossauros ... Paleontologia ========= Idade Antiga ... Egito ... Mesopotâmia ... Roma ... India ... Grecia ... China ========== Idade Média ... Igreja ... Cruzadas ... Feudalismo ... Legado ... Os bárbaros ... Os árabes ... Os Magno ========== Id. Moderna ... Renascimento ... Descobrimentos ... Colonização ... Américas ... Reforma ... Absolutismo ... Legado ========== Id. Contemp. ... Rev. Francesa ... Ind. Américas ... Rev. Industrial ... Socialismo ... Imperialismo ... Guerras ... Guerra Fria ... Dias Atuais ============ Dúvidas




Relações Internacionais
por Paulo Fagundes Vizentini


Como anunciado e esperado, os EUA e a Inglaterra lançaram um ataque aéreo contra o Afeganistão. Trata-se de uma iniciativa que comporta riscos, tal como adverti no artigo da semana passada. A atual fase da guerra tem objetivos mais de propaganda: dar uma resposta aos anseios de vingança de uma parte da opinião pública americana e demonstrar e reafirmar o poderio do país. Mas trata-se de um conflito radicalmente diferente da Guerra do Iraque e da Iugoslávia. Estes eram países modernos, com regimes laicos (e com uma visão "racional") e dotados de uma infra-estrutura urbano-industrial passível de ser atacada

Foto: Família de afegãos espera condução para deixar Cabul, após os ataques dos EUA. (8/outubro/2001) por bombardeios.

Já o Afeganistão não. O país não tem mais infra-estrutura, e o que foi atingido tem pouco valor. A luta será em terra, contra milícias dispersas e dotadas de uma visão "tribal" do mundo e da estratégia. Trata-se, portanto, muito mais de demonstrar a determinação americana e de estimular a oposição afegã a avançar. Os preparativos diplomáticos foram muito apressados e, seguramente, seus resultados não serão sólidos, como o tempo virá a demonstrar. Além disso, a estratégia de declarar que a guerra não é contra o povo afegão, nem contra o mundo árabe-muçulmano, pouca eficácia terá para as populações destes países. Da mesmo forma, lançar bombas e mísseis, e depois pacotes com mantimentos, é algo que raia a ingenuidade política.





Membros das forças norte-americanas e britânicas participam do ataque contra o regime talibã no Afeganistão. (8/outubro/2001)

Trata-se de uma guerra do criador contra a criatura, uma vez que os EUA, o Paquistão e a Arábia Saudita colocaram o regime Talibã no poder, estimularam e armaram o fundamentalismo contra os soviéticos, e deram projeção a figuras grotescas como Bin Laden (que agora se volta contra eles). Uma situação no mínimo embaraçosa. Por outro lado, a guerra expõe países como o Paquistão, cuja situação interna virá a definir o cenário futuro da região. O que devemos nos perguntar é qual será a próxima etapa, depois dos bombardeios. Como estabilizar o país? Quando uma guerra contra o terrorismo será ganha e quando se encerra? São perguntas sem respostas.

A nova guerra é um conflito Norte-Sul, e não um novo enfrentamento Leste-Oeste (Oriente versus Ocidente). Lamentavelmente, é um conflito entre o que de pior há nos países em desenvolvimento com o menos preparado governo que os EUA tiveram nas últimas décadas. Este não está avaliando corretamente os custos e as conseqüências da nova aventura militar.

Volto a insistir: os Talibãs são qualitativamente diferentes de Saddam Hussein e Milosevic, personagens grandemente previsíveis. Trata-se de um inimigo difuso, orientado por outra lógica. Finalmente, iniciar um conflito numa região tão sensível do ponto de vista estratégico necessitaria de preparativos mais sérios. Considero válidas as advertências feitas anteriormente: há limites sérios para esta guerra promovida pelos EUA. Eliminar Bin Laden e sua organização, e derrubar os Talibãs, não significará o fim desta guerra. (10 / 2001)

(*)

Paulo Fagundes Vizentini é Professor de Relações Internacionais e Diretor do Instituto Latino-Americano de Estudos Avançados da UFRGS. Pesquisador Associado do NUPRI/USP.


Outubro de 2001

Voltar - Sobe



COMPARTILHE A MINIWEB EDUCAÇÃO COM SEUS AMIGOS

Facebook Google LinkedIn MySpace Orkut Twitter

Web www.miniweb.com.br



Menu


Artes
Biblioteca
Ciências
Geografia
História
Literatura
Educadores
Informática
Cantinho Infantil
Entrevistas
3ª Idade
Cidadania
Restrito

Interação



Twitter


Sites Amigos

Carreira Fashion
Escola de Empreendedores
Emfils
NATO
Mosaico de Lembranças
Irmã Clara Fietz


Sobe

Copyright © 2000 - 2010 - MiniWeb Educação - Todos os direitos reservados - 27/01/2011 - 10:46:39



CIOOPYRIGHT MINIWEB EDUCAÇÃO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas