quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

8195 - GUERRA DA CORÉIA

HOMEQUEM SOMOSGOSTOU? ADICIONE AOS FAVORITOSINDIQUE ESTE SITE PARA UM AMIGOFALE CONOSCO
Área do usuário Cadastre-se
Esqueci minha senha

História GeralGuerras Mundiais
História brasileira
Idade Antiga
Idade Contemporânea
Idade Média
Idade Moderna
Pré-História

EspeciaisFacebook
Férias Escolares
Twitter

DisciplinasArtes
Biologia
Educação Física
Espanhol
Filosofia
Física
Geografia
Gramática
História da América
História do Brasil
História Geral
Inglês
Literatura
Matemática
Química
Redação
Sociologia

Escola KidsCiências
Geografia
História
Jogos Infantis
Matemática
Português

Pesquisa EscolarAcordo ortográfico
China
Curiosidades
Datas Comemorativas
Doenças
Drogas
Educação
Enem
Folclore
Informática
Japão
Política
ProUni
Psicologia
Saúde e Bem Estar
Sexualidade

Banco de concursosConcursos Públicos
Inscrições Abertas
Notícias

Você está aqui: Mundo Educação » História Geral » Idade Contemporânea » Guerra da Coréia
Idade Contemporânea

Guerra da Coréia

Guerra da Coréia: duas bandeiras separando diferentes ideologias.
O término da Segunda Guerra Mundial abriu portas para que as práticas de natureza neocolonial perdessem seu vigor. Entre as zonas de exploração imperialista perdidas pelo Japão, a Coréia passou a ser controlada pelo poderio militar e econômico dos norte-americanos e soviéticos. Na medida em que se desenvolvia a Guerra Fria, a presença destas duas nações em território coreano instalou a divisão política desse território.

Na porção setentrional, formou-se a República Democrática da Coréia do Norte, de orientação socialista e influenciada pelos ditames do regime socialista soviético. Na região sul, a orientação capitalista prevaleceu com a formação da República da Coréia do Sul. Divididos por uma linha situada no Paralelo 38º, esses dois países logo entraram em conflito, objetivando restabelecer a hegemonia dos territórios sob o comando de um único governo.

A primeira ação nesse sentido foi tomada pelos norte-coreanos, que inspirados pela vitória da revolução comunista de Mao Tsé-tung, resolveram tentar experiência semelhante em território coreano. Logo depois da primeira ofensiva militar que deu início ao conflito, as principais nações do mundo se reuniram em torno da Organização das Nações Unidas para discutir essa questão. O bloco capitalista, aproveitando a ausência soviética, não reconheceu a legitimidade deste conflito.

Os Estados Unidos, maiores interessados em dar fim ao conflito, enviaram um conjunto de tropas lideradas pelo general MacArthur. O propósito inicial da ofensiva norte-americana era expulsar os norte-coreanos e, logo em seguida, conquistar o restante da Coréia passando pelas fronteiras do território chinês. Inconformados com as pretensões norte-americanas, os chineses resolveram participar do conflito quando, em novembro de 1950, enviou tropas de apoio aos norte-coreanos.

A entrada dos chineses na guerra fez com que os esforços militares norte-americanos fossem intensificados. Ao longo de mais dois anos, o conflito chegou a um equilíbrio de forças que colocava em risco o interesse de ambos os lados. Dessa forma, os Estados Unidos resolveram possibilitar negociações diplomáticas que pudessem dar fim à Guerra da Coréia. Em 1953, a assinatura do Armistício de Pan-munjom encerrou os conflitos e restaurou a linha divisória no Paralelo 38º.

Entretanto, o fim da guerra não significou o fim das tensões entre a Coréia do Norte e o bloco capitalista. Ao longo do século XX, os norte-coreanos aproveitaram das discordâncias entre União Soviética e China para estabelecer um projeto de maior autonomia política. Com a queda do bloco socialista a Coréia do Norte enfrentou graves dificuldades econômicas. Entretanto, desenvolveu políticas eficientes nas áreas de educação e saúde.

Nas últimas décadas, a Coréia do Norte desenvolveu um projeto de tecnologia nuclear com fins militares. Esta atitude preocupa as nações capitalistas e órgãos internacionais, que insistem em obter maiores informações sobre os objetivos da ação norte-coreana. Indiferentes às pressões exercidas, as autoridades daquele país reivindicam os princípios de soberania nacional para negar os pedidos vindos, principalmente, dos EUA. Com isso, há pouco tempo, o presidente George W. Bush resolveu incluir a Coréia do Norte entre os países que integram o chamado “Eixo do Mal”.

Por Rainer Sousa
Mestre em História


ARTIGOS RECOMENDADOS
PERíODO NEOLíTICO
Revolução Neolítica, técnicas agrícolas, desenvolvimento da agricultura, Pré-História, comunidades tribais, sociedades coletoras, coletivismo, sedentarismo, Crescente Fértil.
ESPARTA E ATENAS
Grécia Antiga, Antigüidade Clássica, História Antiga, Atenas, Esparta, cultura, civilização ocidental, cultura militarista, democracia ateniense, o papel das mulheres em Esparta.
AS FONTES HISTóRICAS
Elementos fundamentais para que o trabalho do historiador aconteça.
INTERAGIRImprimir | Indicar | Digg it | Del.icio.us | Twitter | Nenhum comentário | Comentar

Deixe seu comentário para "Guerra da Coréia" Nome:
E-mail:
Comentário:

SOU CADASTRADO Cadastre-se
Esqueci minha senha
INDICAR



digite sua mensagem



Mundo Educação
mundoeducacao
mundoeducacao Filtros Solares: Você sabia que os ácidos carboxílicos são utilizados na produção de filtro solares? http://t.co/aKuDRlt 23 hours ago · reply
mundoeducacao Furacão: Sistemas de baixa-pressão originados sobre a superfície do mar. http://t.co/fKdzC8B 23 hours ago · reply
mundoeducacao Hipertensão: Aumenta as chances de infarto e derrame. http://t.co/41zIpnG 23 hours ago · reply

Join the conversation


POLÍTICA DE PRIVACIDADE | TERMOS DE USO | ESCOLA KIDS | BANCO DE CONCURSOS | FALE CONOSCO
Resolução mínima recomendada de 1024x768 © Copyright 2010 Mundo Educação - Todos os direitos reservados
Proibida a reprodução comercial sem autorização (Inciso I do Artigo 29 Lei 9.610/98).

Dell

Dell Notebook Inspiron 14 Laptop- Pr...

R$ 1.599,00

Fast Shop

Câmera Digital W350 com 14.1 MP / Zo...

R$ 628,21

Terra Ofertas

As melhores ofertas

Confira!



COPYRIGHT AUTOR DO TEXTO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas