quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

8146 - REVOLTA DA CHIBATA

Metamorfose Digital Seis anos diminuindo a sua produtividade.
Home Aldeia Brasil Amigos Frases Parceiros Piadas Contato Twitter RSS Feed
Vai para Conteúdo A história do brasil que não nos contaram: Revolta da chibataPor binho em Historia em 04-06-2008 Revolta da Chibata foi um movimento de oficiais de patentes inferiores da Marinha do Brasil que se desenrolou de 22 a 27 de novembro de 1910 na baía de Guanabara, no Rio de Janeiro que era na época o Distrito Federal. Na ocasião, dois mil marinheiros rebelaram-se contra a aplicação de castigos físicos a eles impostos como punição, ameaçando bombardear a cidade do Rio.



Antecedentes

Os castigos físicos, abolidos na Marinha do Brasil um dia após a Proclamação da República, foram restabelecidos no ano seguinte (1890), estando previstas:

"Para as faltas leves, prisão a ferro na solitária, por um a cinco dias, a pão e água; faltas leves repetidas, idem, por seis dias, no mínimo; faltas graves, vinte e cinco chibatadas, no mínimo."

Os marinheiros nacionais, quase todos negros ou mulatos comandados por oficiais brancos, em contato cotidiano com as marinhas de países mais desenvolvidos à época, não podiam deixar de notar que as mesmas não mais adotavam esse tipo de punição em suas embarcações, considerada como degradante. O uso de castigos físicos era semelhante aos maus-tratos da escravidão, abolida no país desde 1888. Paralelamente, a reforma e a renovação dos equipamentos e técnicas da Marinha do Brasil eram incompatíveis com um código disciplinar que remontava aos séculos XVIII e XIX. Essa diferença foi particularmente vivida com a estada dos marujos na Inglaterra, em 1909, de onde voltaram influenciados não só pelas lutas dos colegas britânicos mas também pela revolta dos marinheiros da Armada Imperial Russa, no Encouraçado Potemkin, ocorrida poucos anos antes, em 1905. Quando retornaram ao Brasil, o marinheiro João Cândido formou clandestinamente um Comitê Geral para organizar a revolução.


A revolta

O estopim da revolta acabou sendo a punição aplicada ao marinheiro Marcelino Rodrigues Menezes do Encouraçado Minas Gerais, em trânsito para o Rio de Janeiro. Por ter ferido um cabo com uma navalha, foi punido, não com as vinte e cinco chibatadas mínimas regulamentares, e sim com duzentos e cinqüenta, na presença da tropa formada, ao som de tambores. O rigor dessa punição, considerada desumana, provocou a indignação da tripulação.

Uma semana depois, já na baía de Guanabara, na noite de 22 de novembro, os marinheiros do Minas Gerais se amotinaram, mataram quatro oficiais (entre os quais o comandante, Batista das Neves), obtendo a adesão do Encouraçado São Paulo (o segundo maior navio da Armada à época) e de mais seis embarcações menores ancoradas na baía. Foi então emitido um ultimato no qual ameaçavam abrir fogo sobre a então Capital Federal.

- "O governo tem que acabar com os castigos corporais, melhorar nossa comida e dar anistia a todos os revoltosos. Senão, a gente bombardeia a cidade, dentro de 12 horas". (carta de João Cândido, líder da revolta)

E complementava:

- "Não queremos a volta da chibata. Isso pedimos ao presidente da República e ao ministro da Marinha. Queremos a resposta já e já. Caso não a tenhamos, bombardearemos as cidades e os navios que não se revoltarem."

Surpreendido e sem capacidade de resposta, o governo, o Congresso e a Marinha divergiam quanto à resposta, pois a subversão da hierarquia militar é um dos principais crimes nas Forças Armadas. A população da então Capital, num misto de medo e curiosidade, permaneceu em estado de alerta, parte dela refugiando-se longe da costa enquanto outros se dirigiram à orla para assistir o bombardeamento ameaçado pelos marinheiros.

A Marinha esboçou um ataque aos revoltosos com dois navios menores, mas além de rechaçá-lo, estes bombardearam as instalações na ilha das Cobras.

Quatro dias mais tarde, 26 de novembro, o governo do presidente marechal Hermes da Fonseca declarou aceitar as reivindicações dos amotinados, abolindo os castigos físicos e anistiando os revoltosos que se entregassem. Estes, então, depuseram armas e entregaram as embarcações. Entretanto, dois dias mais tarde alguns marinheiros foram expulsos da Marinha, sob a acusação de "incoveniente à disciplina".

Em 4 de dezembro, quatro marujos foram presos, sob a acusação de conspiração. Em meio a uma forte onda de boatos, isolados e desorganizados, os fuzileiros navais sublevaram-se na ilha das Cobras (dia 9 do mesmo mês), sendo bombardeados durante todo o dia, mesmo após hastearem a bandeira branca. De seiscentos revoltosos, sobreviveram pouco mais de uma centena, detidos nos calabouços da antiga Fortaleza de São José da Ilha das Cobras. Entre esses detidos, dezoito foram recolhidos à cela n° 5, escavada na rocha viva. Ali foi atirada cal virgem, na véspera do Natal. Após vinte e quatro horas, apenas João Cândido e o soldado naval Pau de Lira sobreviveram. Cento e cinco marinheiros foram desterrados para trabalhos forçados nos seringais da Amazônia, tendo sete destes sido fuzilados nessa viagem.

Apesar de se declarar contra a manifestação, João Cândido também foi expulso da Marinha, sob a acusação de ter favorecido os rebeldes. O Almirante Negro, como foi chamado pela imprensa, um dos sobreviventes à detenção na ilha das Cobras, foi internado no Hospital dos Alienados em Abril de 1911, como louco e indigente. Ele e dez companheiros só seriam julgados e absolvidos das acusações dois anos mais tarde, em 1 de dezembro de 1912.

E a história , cantada , ficou assim :



Fonte: Wikipédia
Tópicos relacionados:Stanislav Petrov, o homem que salvou o mundo (historia)
Vivian Maier, uma história de paixão pela fotografia (historia)
O padre que criou a teoria do Big Bang (historia)
Já existiu um papa negro? (historia)
Shoichi Yokoi, o Japonês fiel (historia)
O terremoto que enterrou a cabeça de Louis Agassiz (brasil)
O que é que a Lívia tem? (brasil)
As 15 empresas com mais prestígio do mundo (brasil)
Brasileiros, paraguaios e argentinos, os mais rejeitados na Espanha (brasil)
Aumenta o clube dos milionários (brasil)
A marinha dos EUA tem uma arma laser para derrubar aviões (marinha)
O poder de um zero (marinha)
90794 vezesEnviar EmailFaça o seu comentário O seu comentário [Somente cadastrados podem usar Smileys]:


Nome:

E-mail:

Website:
auto-completar na próxima visita
Filtro de Comentários:

Para que seu comentário não caia no filtro, por favor, evite:

1. - Não use palavrões fora de contexto, ou simplesmente não os use. Ninguém gosta de ler textos cheios de #$*s%;
2. - Evite digitar somente em letras maiúsculas, a não ser que esteja gritando e não use miguxez ou palavras que só a sua estranha tribo conhece
3. - Se não quiser se cadastrar como um usuário do MDig, escolha um username amigável. E coloque o email ou sua página na área apropriada, não no corpo do comentário;
Ao colocar links no corpo do comentário não digite o http://, pois ele será reprovado.

Estas medidas se tornaram necessárias para manter o bom nível do site que notabilizou-se pelos comentários inteligentes e bem humorados de seus freqüentadores e amigos. Por favor, não vamos mudar isso.Comentárioscrislayne em 24 de janeiro as 21:57:16 »
poxa gostei, achei de mas qualquer dia eu volto aqui valeu Gilberto Bueno da Silva em 27 de setembro as 14:43:13 »
A Revolta da Chibata é a revolta mais encantadora da República Velha na figura de João Cândido, gaúcho de Encruzilhada do Sul!!! Adalgisa Alves em 18 de setembro as 00:57:04 »
Estou maravilhada com a historia, que por acaso sera tema do meu trabalho de arte. Matraka em 09 de setembro as 13:39:59 »
Chibata Chibata neles nathalia e clara em 02 de setembro as 12:12:02 »
eu adorei a musica João Candido Oliveira Neto/sobrinho-neto em 21 de agosto as 13:19:19 »
Em nome da Família João Cândido Felisberto, radicada em Porto Alegre, agradeço a dedicação com que todos tem dispensado aos atos praticados por este Verdadeiro Herói Nacional - pois o mesmo postulou sempre e em todos os momentos, os interesses de uma Classe, de uma coletividade!
Aí se concentra o grande valor da inciativa daqueles Jovens que ombro a ombro a JC, comandaram aquele memorável levante e que "tem por Monumento as Pedras pisadas do Cais" ! Gustavviiinho em 06 de abril as 17:53:47 »
legal . eu inventei uma musica
+ ou - assim o refrãoo

chibata chibata chibatada quem tinha poder batia quem não tinha apanhava ... !
quem quiser saber mais entre em contato .
gustavinhothug@hotmail.com
valeuu fuii rayllyne maia em 31 de março as 16:05:39 »
podemos perceber q tudo q era impossivel se tornou o possivel de tudo inclusive a vida dos chibatas rayllyne maia em 31 de março as 16:02:21 »
gostei muito do video pois mostra como era a vida dos chibatas antes e a diferença do que vivemos hoje. JORGE PENHA em 23 de fevereiro as 21:51:43 »
A chibata não terminou no Brasil das impunidade politicas, aqui nos! trabalhadores pagadores de impostos continuamos sendo açoitados mas não de chicotes e sim de politicos covardes e de uma justiça fraca omissa e ate corrupita, leis feita so para populaçao pagar mas os politico roubam e não são impuni são condenado e desfilam na televisão pedindo votos para familiares e ainda samos obrigado a assistis na televisão isso não e e nunca foi um DEMOCRACIA REAL E IRRESTRITA EU VOITEI NO PLEBICITO E O PRESIDENTE QUE JA FOI UM DE NOS AGORA E UM DELES, BRASIL UM PAIS DE POUCOS POLITICOS LIMPOS E DE MUITOS + MUITOS POLITICOS LADRÃO E SEM PONIÇÃO Francisco em 13 de janeiro as 16:02:34 »
Gostei , não conhecia esta historia. eduarte em 29 de novembro as 17:01:39 »
e este e o pais que si chama brasil, que existe desendente de africanos que ate hoje vive sendo abusado descaradamente, e desendentes de portuguesese ,que abusam dos negros do brasil so que isso esta prestes para acabar,de alguma forma isso vai acabar,sobre este aconteçimento da revolta da chibata eu ja sabia nunca me disseram na escola mais meus avos falava para meu pai,passa um filme na minha cabeça, de lembrar que fizeram isso resentimente,meu corpo arrepia e meu sangue gela,quem esta brincando com esta historia tome mais atençion e melhor para todos Luís Henrique em 04 de novembro as 21:07:52 »
Achei Bom, Só queria saber por que o nome da revolta era Revolta da Chibata! maria eduarda fonseca em 21 de outubro as 20:17:01 »
Legal, não gostei muito pois tem umas coisas chatas sabe... Jorge em 17 de setembro as 17:34:02 »
A Revolta da chibata foi a mais celebre das lutas no Brasil,pois ainda vivemos sob a chibata não só na Marinha como em todos os cantos da Periferia deste imenso país,basta observar os numeros expressivos de jovens Negros assassinados ,tendo a grande disculpa covarde e esfarrapada que é briga por ponto de Trafico...(nem sempre).Vivemos um colapso Social,onde a droga para o pobre tornou-se um meio de sobrevivencia,transpondo o mercado convencional de Trabalho,não quero com isso fazer defesa deste meio expurio,mas a real da vida é ver o Grande roubo do Colarinho Branco,no Presidio encontra-se o Favelado...este procedimento é mais que chibatadas...?(Frentes de Trabalho para o Povo). roberto em 06 de setembro as 18:34:26 »
que lixo! só serve pra acirrar odios entre brasileiros. Que falta faz uma censura!! Isa ^^ em 02 de junho as 20:02:11 »
Nussa!!....eu não sabia dessa..mas eu já tinha visto essa história em outro site..ainda hoje!!hehe..mas achei muito boa essa historinha..!! paula em 07 de maio as 10:31:42 »
que massa amei a esplicação... juliane coxa em 05 de maio as 14:23:07 »
bom...na verdade falta um pouco de fotos..mais da pra ve o que foi a revolta da chibata...
agora posso faze meu trabalho ja entendi o que eu precisava..
bom...aii soh falto mais fotos..etc..
obrigada por coloka um video agora que eu vo sabe faze uj trabalho otimo
muito obrigada..
adorei tambem passa por aqui..
quando eu precisa de novo eu volto..
obrigada pelos videos e algumas imagem..
ameii... Débora tietbohl em 09 de abril as 23:05:52 »
eu achei o conteudo muito bom!!
mais tinha que ter mais coisas dos chibatas!! jorge maria de vasconcelos em 15 de fevereiro as 16:17:52 »
esse episodio macabro ,e desumano,nos tempos de hoje,em pleno seculo
21,não acontece igual,aquela epoca mais,ainda ha muitas,descriminaçõe
entre a tropa,separação entre oficiais e praças,nunca chegaremos,a poder,fazer reinvidicações salariais justas,que e dado como,insubodinação,principalmente anivel,de policias militares, lidamos com o publico,do qual paga ,o nosso salario,e não recebemos como policiais e não como militares, baixos salarios para proteger,a sociedade enão somos,protegidos e nem remunerado,dignamente, afinal o que somos policiais ou militares. Reginaldo José de Santana Júnior em 13 de fevereiro as 12:20:05 »
Para mim, João Cãndido foi um miseravão, um cara digno de todo aplauso. Queria eu poder saber o nome de cada um dos marinheiros fuzilados ou mortos sob a cal virgem. Quero demonstrar meu repúdio à atitude dos militares de alta patente que se retiraram da ou não compareceram à cerimônia de anistia aos rebeldes da Revolta da Chibata, inclusive João Cândido. Eles acham que a "hierarquia militar"(irônico) está acima da dignidade humana. É isso aí, moçada! Vamos todos romper com a ordem democrática sempre que ela se mostrar anti-democrática! llllluuuuuucccccccccccccccaaaaaaaaasssss em 29 de agosto as 12:39:36 »
foi bom mas acho que deveria ter mais imagens maysa em 18 de julho as 08:31:16 »
valeu..................encontrei o que precisava para o meu trabalho que irei apresentar na minha escola.procurava algo diferente e encontrei ;muito bom tambem video..............obrigado e ate as proximas pesquisas.............. Lisboa em 09 de junho as 11:52:48 »
Desculpe-me, brasileiro, mas para quem se julga escritor, você deveria aprender, além de física, história e matemática, um pouco mais da sua língua-mãe: o PORTUGUÊS. Falta um pouco de zelo na ortografia, na sintaxe e na semântica.
Por favor, não confunda VONTADE de ser escritor com SER escritor. Michael em 06 de junho as 17:01:08 »
Na vdd me contaram sim, mês passado na aula de história. Renata em 05 de junho as 23:27:46 »
eu estudei isso no colégio !
ME CONTARAM! TOTAL ALIEN em 05 de junho as 10:09:20 »
Essa é uma das histórias que não nos contaram, assim como o assassinato de tancredo neves e ulisses guimarães.

Zequinha Cypriano em 05 de junho as 08:57:38 »
João Bosco e Aldir Blanc fizeram esta música em homenagem ao líder da Revolta da Chibata, o que poucos sabem é que a letra foi censurada pela ditadura, fazendo com que o Aldir tivesse que mudar coisas como "Almirante Negro" para "Navegante Negro".

Mestre-Sala dos Mares
(João Bosco/Aldir Blanc)

Há muito tempo,
Nas Águas da Guanabara,
O Dragão do Mar reapareceu,
Na figura de um bravo feiticeiro
A quem a história não esqueceu
Conhecido como o Navegante Negro,
Tinha a dignidade de um mestre-sala
E ao acenar pelo mar, na alegria das regatas
Foi saudado no porto
Pelas mocinhas francesas,
Jovens polacas e por batalhões de mulatas.

Rubras cascatas
Jorravam das costas dos santos
Entre cantos e chibatas,
Inundando o coração
Do pessoal do porão
Que, a exemplo do feiticeiro,
Gritava então:
Glória aos piratas,
Às mulatas,
Às sereias,
Glória à farofa
À cachaça,
Às baleias...
Glória a todas as lutas inglórias
Que através da nossa história
Não esquecemos jamais.

Salve o Navegante Negro,
Que tem por monumento
As pedras pisadas do cais
João Cândido foi um exemplo, um verdadeiro herói, e merece lugar de destaque em nossa história...mas desde sempre aprendemos nos bancos escolares que heróis nacionais foram Tiradentes, Duque de Caxias e outros aproveitadores e bunda-moles... New em 04 de junho as 22:59:33 »

Adorei passear por aqui. Virei sempre que puder. Parabéns!
Abraços. Lampa em 04 de junho as 15:41:39 »
Brasileiro, mais um pouco e eu ia pensar que voce tivesse participado
da revolta da chibata, e ainda estivesse vivo, ai voce ja iria dizer que
era o espirito que anda e que se chamava Fantasma e tinha um
cachorro chamado capeta, e andava em um cavalo branco, e usava
um anel com uma caveira, e que voce ficou preso nesta ilha, e assim
se torna o espirito que anda.

Voce deve estar tomando muita cachaca estragada, misturada com
criolina, diabo verde, soda caustica e shop belco.

Fraternos Abracos. Dentark em 04 de junho as 14:41:53 »
brasileiro a tua mae e o teu pai nao tinha morrido??? diessica em 04 de junho as 14:13:13 »
nossa e pq nunca me ensinaram sobre isso na escola??

que coisa horrivel ne

um passado sujo do nosso pais Leticia em 04 de junho as 14:06:20 »
Eu estudei isso na escola Elbereth em 04 de junho as 14:03:43 »
Eu aprendi isso no colégio normal mesmo...

Poucas foram as revoltas "populares" do Brasil. Essa, mesmo não envolvendo a população em geral, também não foi uma revolução por alto, de fachada. Foi feita por quem tinha um interesse legítimo e pôde reivindicá-lo... gostaria de saber que houveram mais revoltas assim, mesmo me entristecendo com o fim dos revoltosos. Gih#) em 04 de junho as 13:07:50 »
que horror toda essa revolta... «Ant.Prox.»Login RegistroLogin Nome:

Senha:

Esqueceu a senha?

Desativar auto-login Registro Login: (a-z, 0-9)

Nome Real:

Email: (Email válido)

URL:

Busca InternaGoogle MDig


Sites AmigosUeba Uhull Saber é bom demais Bocaberta Lista 10 O buteco da Net e-Zap! NDig CategoriasTodas Adulto Animações Arte Bofes Classicos Contando Histórias Curiosidades Frases Gatas História IdioticesImagens Ilusões de óptica Imagens Imagens da Semana Informatica Jogos Listas Música Notícias O que é isto? Paisagens Por onde anda? Textos Videos Top 50 Ranking do MDig Online: 312Links ÚteisA terra vista do espaço Consulta CEP Conversores EarthCam Cotação Dólar Crianças desaparecidas DDDs BR Descubra o seu IP Dicionário BR Dicionários e Tradutores IPVA e Multas Loterias Metereologia Tradutor MDig Web Messenger Últimos comentáriosDalila : 36320Dalila : nunca vi tanta gente...leitora arrependida: jogo mei besta e cha...leitora arrependida: toma noku leitora arrependida: ainda fico com o jog...leitora arrependida: se ela sem maquiagem...leitora arrependida: antigamente tava mai...leitora arrependida: quando eu clico em c...Lívia: Também não entendi.....joyce santiago: ooiii gente irei viv...Doe SangueWEB



Powered by


EditorialDireitos autorais FAQ Responsabilidade Política de privacidade Termos de uso Sobre o MDig Posts NDigEncontram o primeiro dinossauro com apen... Biolamp converte o ar contaminado em bio... É lógico... NASA encontrou material orgânico em Mart... Bloom Electrons: aluga seu próprio gerad... O banheiro canivete suíço... Selo MDigCopie e cole no seu site/blog.
MDig - O maior repositório de risos da rede© 2004-2011 Metamorfose Digital | Design by: LuisãoCS | RSS Feed

Leia mais em: A história do brasil que não nos contaram: Revolta da chibata - Metamorfose Digital http://www.mdig.com.br/index.php?itemid=2896#ixzz1C8EJIFm7

COPYRIGHT AUTOR DO TEXTO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas